Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 145 a 156 da novela “Da Cor do Pecado”, exibida pela Globo em 2004.
Capítulo 145, 12 de julho de 2004 – Preta fica revoltada quando Paco conta que está morando na cabana. Paco a beija e ela vai embora. Felipe ainda aguarda Preta, que o convence a ir a um restaurante. Tony não dá comida e nem água para Bárbara, que permanece amarrada. Felipe fala que vai pedir a separação. Jiboia aconselha Kaike a fugir. Preta vai ao encontro de Paco na cabana e passa a noite com ele. Paco fala que o lugar dela e de Raí é ao lado dele. Preta se impressiona com as semelhanças entre os irmãos gêmeos, até as palavras e expressões. Kaike pede que Olívia consiga dinheiro e entregue ao carcereiro. Germana aconselha Preta a ficar com Paco. Moa e Sal customizam as roupas e entregam para Guilherme, que faz nova encomenda. Eduardo, Verinha e Beki penetram em uma festa infantil.
Edilásia coloca Thor de castigo e ele foge com a ajuda de Greta. Eduardo, Verinha e Beki atacam o bolo e acabam sendo expulsos. Edilásia faz um novo visual em Frazão e Napoleão no retrato se diverte. Thor se instala na casa de Greta. Otávio chora e diz para Raí que está preocupado com a mãe. Preta assume a cozinha do restaurante em um momento de emergência. Os clientes adoram e o maitre convida-a para ser a nova chef. Olívia entrega o dinheiro ao carcereiro. Tony liberta Bárbara em troca de uma noite de amor. Kaike e Jiboia armam uma briga, são levados para a solitária e Kaike foge da penitenciária, com a ajuda do carcereiro. Bárbara algema Tony na cama e foge. Tony alcança-a. Preta vai à cabana e aceita a proposta de Paco : morar com ele.
Capítulo 146, 13 de julho de 2004 – Paco e Preta se beijam. Kaike chega à casa de Olívia. Tony é avisado da fuga de Kaike, conta para Bárbara, que não esboça reação. Bárbara está muito fraca e Tony dá-lhe um pouco de água. Paco pede que Preta pegue a sua mala e se mude com Raí. Otávio conta para Raí que Bárbara é prisioneira de Tony. Preta e Paco comunicam que vão morar juntos. Afonso acha a decisão precipitada. Germana propõe um brinde aos noivos. Kika fica triste quando Sal fala que a relação deles acabou. Raí pede para não sair da casa de Afonso com tanta pressa. Preta deixa que ele fique morando com Afonso. Tina chora por ter sido abandonada por Thor. Abelardo sofre porque Thor está com Greta. Edilásia convoca os filhos para o resgate de Thor.
Greta amarra Thor para que ele não vá embora. Helinho aceita que Pilar venha morar com ele. Roberval dá conselhos de sedução a Helinho, que manda Pilar embora. Edilásia e Tina lutam contra Greta. Abelardo e Dio libertam Thor. Edilásia desmancha os coques de Greta. Verinha e Beki vão a um velório e fingem ser viúva e filha do falecido Almeidinha. Edu banca o marido traído. Raí conta para Afonso que Bárbara é prisioneira de Tony. Otávio dá indicações sobre a casa. Tony veste um smoking e dá um vestido para Bárbara, que mal consegue levantar o braço. Kaike entra na casa de Afonso, com a ajuda de Germana, e se abraça emocionado com Otávio. Afonso e seus seguranças cercam a casa onde está Tony. Silva avisa Tony. Bárbara recupera um pouco das forças, sai correndo, pede socorro a Afonso e desmaia em seus braços.
Capítulo 147, 14 de julho de 2004 – Silva e Tony fogem por um alçapão. Bárbara fala para Afonso que ficou de refém, para que Tony libertasse Otávio. Kaike insiste em conversar com Afonso e fazer um teste para provar que é pai do menino. Paco ensina Preta a semear rosas e ela se impressiona como ele tem os mesmos gostos de seu antigo amor. Bárbara dá um escândalo ao ver Kaike na casa de Afonso e exige que a polícia seja chamada. Afonso discorda de um novo exame de DNA. Bárbara pressiona Otávio e ele vai embora com ela. Tony deixa um recado para Bárbara e diz que está voltando. Abelardo desamarra Greta. Ela decide ir para o tatame com ele, que se transforma. Verinha e Beki descobrem que o falecido estava falido.
Eduardo propõe pedir ajuda a Bárbara. Abelardo avisa a família que vai se casar com Greta. Bárbara denuncia o paradeiro de Kaike. Kaike consegue se esconder da polícia, que dá uma batida no apartamento de Olívia. Eduardo e Beki pedem ajuda a Bárbara. Ela se choca porque eles nem percebem que ela está machucada e os expulsa. Otávio conta para a mãe que Preta e Paco estão juntos e ela fica furiosa. Germana pede que Afonso regularize a situação dos herdeiros, para que Otávio não seja o único beneficiado. Brad observa, despeitado, o sucesso de Sal e Moa, que vendem roupas na praia. Felipe reage quando Afonso conta que Preta e Paco estão morando juntos. Kaike vai à cabana e pede para conversar com Paco.
Capítulo 148, 15 de julho de 2004 – Kaike diz para Paco que Bárbara falsificou o exame de DNA de Otávio; que somente Raí é filho de Paco. Raí concorda em ir morar na cabana. Bárbara fala para Otávio que ele vai mudar de escola para ficar longe de Raí. Kaike pede que Paco se aproxime de Bárbara para conseguir provas. Afonso visita Otávio. Kaike insiste que Bárbara ama Paco e que somente ele poderá desmascará-la. Preta pede que Kaike não o envolva, mas ele garante que os dois estão correndo perigo. Moa e Sal preparam as roupas para um desfile. Guilherme diz que será um sucesso. Raí chega na casa e Paco lhe dá um barco de madeira. Sal é aplaudido no final do desfile na praia. Brad e sua turma vaiam. Paco pede que Raí o veja como um pai. Greta faz papinha para Abelardo, que sente-se triste.
Edilásia convoca Thor e Tina para salvarem Abelardo. Eles invadem a casa de Greta e Edilásia convida a lutadora para morar com eles. Helinho suspira por Zuleide. Bárbara vê Preta e Paco se beijando. Afonso fecha negócio de venda de suas empresas. Bárbara vai ao restaurante em que Preta trabalha e acusa-a de ser uma criminosa. Preta manda que ela se afaste de Paco e quase se atraca com ela. O maitre a segura. Afonso pede que Borja inclua logo Raí e Apolo como seus beneficiários. Marina pede que Tony esqueça o seu ódio de Afonso. Silva vigia Borja. Bárbara aparece com Otávio no trabalho de Paco, que está construindo um barco. Ele diz que ama Preta. Tony invade o quarto de hotel, onde Borja está com um rapaz. Preta vê Bárbara dando um beijo no rosto de Paco.
Capítulo 149, 16 de julho de 2004 – Bárbara se despede de Paco e insinua que o verá mais tarde. Preta acha que os dois combinaram alguma coisa. Tony mostra as fotos que tem de Borja e diz que ele terá que entregar-lhe um documento. Preta pede que Paco prometa se afastar de Bárbara. Ele diz que não pode abandonar Otávio, mas que ela jamais vai conseguir o que quer. Germana diz que não quer herdar dinheiro algum de Afonso. Tony surpreende Bárbara ao tomar o lugar da massagista em uma clínica de beleza. Ela fala que a sociedade deles acabou. Ele manda que ela ligue para Afonso e ameaça contar tudo. Ela desiste. Tony exige que ela expulse os seguranças porque vai voltar para a casa. Sal e Moa jantam com Guilherme. Ele conta que vai abrir uma loja e Sal será o estilista e modelo. Sal percebe que ele está paquerando Moa. Moa se perturba ao ver que Preta é a chef. Otávio se apavora ao ver Tony em casa. Moa pede desculpas a Preta, deseja que ela seja feliz no casamento e diz que ela vai descobrir muitas coisas sobre o marido.
Paco diz que não está escondendo nada de Preta. Tina ameaça ir embora. Zuleide pede proteção a Helinho. Roque revista a casa e só encontra Cezinha no armário. Otávio diz que não vai contar para Afonso que Tony voltou. Kaike pede que Paco pegue a chave da casa de Bárbara guardada no armário. Paco vai à casa de Bárbara. Afonso explica para Otávio e Raí que eles serão seus herdeiros, além de Paco. Preta assina a documentação. Borja guarda o documento numa pasta. Bárbara e Paco dançam juntos e quando ela está quase beijando-o, a campainha toca. Ela tranca Paco no closet. Tony mostra os documentos que Borja lhe entregou. Tony desconfia quando Bárbara manda que ele vá embora. Ele revista a casa e abre a porta do closet.
Capítulo 150, 17 de julho de 2004 – Tony vasculha o closet, mas não encontra Paco. Bárbara coloca a música alta para Paco não ouvir o diálogo. Ela diz para Tony ir embora. Paco é abraçado por Bárbara, que pede proteção. Preta tem um pressentimento ao não encontrar Paco em casa. Bárbara diz que é chantageada por Tony. Ela tenta beijar Paco e ele vai embora. Preta aborda-o na porta da casa de Bárbara. Paco diz que está tentando pegar Tony. Preta pede que ele jure que nem tocou em Bárbara. Afonso pergunta por Tony e percebe que Otávio está mentindo. Sal não quer mais fazer negócio com Guilherme, por ciúmes de Moa. Afonso insiste que Paco aceite a herança e ele manda que ele doe a sua parte. Greta e Tina batem boca. Edilásia dá um prazo para Greta engravidar. Todos se impressionam com a mudança de comportamento de Abelardo. Zuleide diz estar apaixonada por Helinho. Roberval vai embora. Helinho decide enfrentar Roque.
Tina joga alho em pó no prato de Greta. Ela come tudo e todos fogem do seu cheiro. Helinho diz que ama Zuleide e Roque se revolta. Edu faz discurso e reúne mendigos para invadir as casas em construção. Thor se maquia e dança até ser surpreendido por Dio. Kaike insiste que Paco volte na casa de Bárbara e pegue a chave. Paco leva flores para Bárbara. Paco finge dor quando ela quer levá-lo para o quarto. Otávio não aceita a coleção de figurinhas de Paco e diz que não quer mais mentir. Tony avisa que está chegando e Bárbara manda Paco embora. Paco mostra a chave e Kaike entrega-lhe um gravador. Paco grava Bárbara e Tony conversando sobre a troca de sangue de Otávio pelo de Raí.
Capítulo 151, 19 de julho de 2004 – Paco, escondido, grava a conversa entre Tony e Bárbara sobre a troca das amostras para o exame de DNA. Kaike ouve a conversa pela escuta e vibra. Paco não consegue sair da casa. Otávio diz para Afonso e Germana que é um mentiroso, mas não revela nada quando é pressionado. Tony descobre Paco escondido. Tony acusa Bárbara de estar se encontrando com Paco e ameaça o rival. Kaike se desespera ouvindo a conversa. Tony intui que Paco queria ouvir a conversa dos dois e deve ter feito uma cópia da chave. Bárbara revista Paco, mas não encontra o gravador, que ele escondeu em um móvel da casa. Preta vai à casa de Afonso, preocupada porque Paco não apareceu para jantar. Raí consola Otávio. Tony se prepara para matar Paco, Bárbara joga-se em cima dele, impedindo-o.
Dio diz que Thor está virando fruta e ele se preocupa. Roque atira facas em Cezinha. Pai Helinho e Zuleide se escondem. Abelardo come bife e Thor se delicia com queijo francês, para surpresa de todos. Edilásia, Tina, Greta, Dio, Abelardo e Frazão se horrorizam ao ver Thor fazendo uma performance com castanholas. Todos choram e Edilásia promete salvar o filho. Zuleide, Cesinha e Helinho se vestem de viúvas, mas são descobertos por Roque, que leva a mulher. Eduardo, Beki e Verinha tomam cachaça e dançam pagode. Kaike liga para a polícia, que vai até a casa de Tony e Bárbara. Paco escapa com o gravador. Tony briga com Bárbara. Paco impede que Afonso expulse Kaike e toca a fita para que todos escutem.
Capítulo 152, 20 de julho de 2004 – Afonso fica estarrecido ao ouvir a confissão de Bárbara e pede perdão a Preta. Tony diz a Bárbara que Apolo se aproveitou de sua boa fé. Afonso diz a Kaike que Otávio continua seu neto e herdeiro. Kaike se abraça com Otávio, que está na casa da árvore. Afonso fala que Kaike agora é seu amigo. Bárbara vai à casa de Afonso, mas os seguranças a impedem de entrar. Afonso manda que Pereira siga Bárbara e Tony, que sai logo depois dela. Otávio vibra ao saber que é filho de Kaike. Otávio confirma que deseja ficar com Kaike e Afonso sugere que eles viajem. Pereira sequestra Tony. Edilásia manda Dio ficar longe de Thor. Tina tenta Thor, mas ele só quer as suas castanholas de volta.
Thor foge de casa e dança na praça. Brad e os pitboys vaiam. Helinho vê Roque atirar facas em Zuleide. Edilásia leva Thor para casa. Roque leva uma paulada de Helinho, que foge com Zuleide. Afonso decide conversar com Bárbara a sós. Em um armazém abandonado, os seguranças prendem Tony. Afonso diz a Bárbara que Paco está apaixonado por ela, que realmente Germana e Raí estavam afastando-o dela e dá-lhe um colar. Germana se preocupa com o marido. Afonso convida Bárbara para um passeio e leva-a a uma grande mansão, que avisa será dela. Pede que ela vista um belo vestido e desça para jantar. Feliz, Bárbara se arruma, mas a parede sofre um abalo e despenca. Horrorizada ela percebe que a casa está sendo demolida.
Capítulo 153, 21 de julho de 2004 – Bárbara desce as escadarias e encontra Afonso esperando-a. Ele diz que a casa caiu e que ela nunca terá nada. Arranca o colar de seu pescoço, acusa-a de ter matado Paco e diz que ela ficará na miséria. Afonso leva Bárbara até o armazém, Tony o ameaça e o empresário diz que não teme a lei e vai se vingar. Manda que levem Bárbara e garante que a vida de Tony vai piorar muito. Raí vibra ao saber que é mesmo filho de Paco e fica triste por Otávio. Preta fala que acabaram as mentiras e Paco fica constrangido. Afonso exige que Bárbara confesse. Bárbara garante que só foi tão ambiciosa quanto Afonso e que todos só querem o seu dinheiro. Afonso perde a calma quando ela se refere a Raí como “o mulatinho”. Afonso propõe que ela abra mão da guarda de Otávio, denuncie Tony e ele não a mandará para a cadeia. Ela grita que não aceita acordo com ele e Afonso manda que ela seja jogada na rua, sem nada.
Edilásia faz a sopa para Dio lutar com Brad. Greta, que é irmã de Pedra, promete conseguir a sopa para Brad e sua turma, mas eles terão que dizer que foi Tina. Greta rouba um pouco da sopa e acrescenta alguns novos ingredientes no caldeirão. Helinho, Zuleide e Cesinha compram um caminhão do circo e seguem rumo ao Rio de Janeiro. Guilherme dá um brinco para Moa e a beija. Silva pega Bárbara desorientada na rua e pede que ela indique onde Tony está. Silva liberta Tony. Afonso declara que tem muito orgulho de ter Preta como nora e dá a ela o colar de esmeraldas.
Capítulo 154, 22 de julho de 2004 – Bárbara acusa Tony de ter estragado tudo. Tony fala que a guerra ainda não está perdida e impede-a de sair. Pereira avisa Afonso que Tony escapou. Tony diz que Afonso deve ter feito uma proposta, mas que ele tem uma melhor. Bárbara tranca Tony no banheiro e escapa. Bárbara procura Paco e pede que ele se case e tenha um filho com ela. Ele avisa Afonso que Bárbara enlouqueceu de vez. Ela desaparece. Tony manda Borja pegar a fita. Olívia insiste que Kaike fuja. Raí diz a Otávio que gosta dele como um irmão. Afonso mostra a gravação para Borja, que diz que não é prova suficiente para prender Tony. Borja fala que já encaminhou a relação de beneficiários para o banco.
Dio toma a sopa e fica roxo. Brad, Pedra e Minotauro bebem a sopa, vão para o tatame e ganham a luta de Dio. No final, agradecem a Tina pela sopa. Helinho decide fazer shows pelo caminho, mas é vaiado pela platéia. Tina alega inocência, mas ninguém acredita. Dio acorda sábio. Eduardo, Verinha e Beki vão a um churrasco no vizinho. Preta chega em casa e encontra Bárbara, que a ameaça. Borja pega a fita. Preta enfrenta Bárbara, que atira para o alto e depois tranca-a no banheiro. Bárbara rasga fotos de Preta e Raí e coloca fogo nelas. Paco chega e ela exige que ele se declare para ela, senão não entrega a arma. Preta tosse no banheiro por causa da fumaça.
Capítulo 155, 23 de julho de 2004 – Paco tira Preta do banheiro e os dois se abraçam. Bárbara diz que não é bandida. Paco a abraça e a desarma. Afonso manda levá-la para o apartamento em que morava. Preta não se conforma que Paco se envolva tanto, mas ele diz que precisa ajudar o pai. Afonso insiste que Bárbara aceite a proposta, senão irá interná-la em uma clínica. Paco chega e ela se joga nos braços dele, dizendo a Afonso que vai se casar com seu filho. Dois enfermeiros levam Bárbara. Silva vê tudo. Afonso finaliza a venda de suas empresas. Stela diz a Afonso que a fita sumiu.
Dio decide ir a uma palestra sobre astrofísica nuclear. Helinho, Cesinha e Zuleide ensaiam. Dio deixa todos os cientistas impressionados. Edilásia tira o filho da palestra. Roque encontra os três e persegue-os atirando facas. Kika diz a Sal que ele gosta de Moa. Afonso pede que Kaíke se refugie em uma de suas fazendas. Tony se veste de enfermeiro e passa pelos seguranças com Bárbara na maca. No hotel, ele mostra a fita para ela. Germana percebe uma cicatriz no pé de Paco. Tony gosta de saber que a arma de Bárbara ficou na casa de Paco. Germana se lembra do incidente em que Paco feriu o pé na infância e tem certeza que ele está vivo.
Capítulo 156, 24 de julho de 2004 – Afonso pergunta se Germana está bem e ela diz que sonhou com Paco. Silva encontra a arma no armário de Paco, limpa as digitais e recoloca-a no lugar. Germana pergunta como Afonso se sentiria se o filho morto retornasse. Afonso diz que ficaria feliz, mas ao mesmo tempo horrorizado por um filho fingir que morreu. Paco enterra a arma e Silva pega e entrega-a para Tony. Bárbara não entende o que Tony vai fazer com arma, que está só com as digitais de Paco. Otávio se preocupa que a mãe esteja internada. Moa recebe um presente de Guilherme. Sal fica furioso e diz que ama Moa. Ela fala que é uma fantasia e não um aceita um beijo dele. Sal arruma as coisas. Edilásia dá um cascudo em Dio para que ele volte ao normal, mas ele continua gênio. Ela pede que Greta dê um jeito em Dio.
Roque persegue o caminhão. Dio não se rende a Greta. Eduardo lidera uma manifestação da “Nação Mendiga”. Tina e Greta se atracam. Sal vai embora e Moa fica arrasada. Thor, Dio e Abelardo encontram Sal engraxando sapatos na rua. Tony não deixa Bárbara sair. Germana tem certeza que Apolo é Paco. Afonso contrata novo segurança, Jamil. Germana leva Paco até a mansão em ruínas onde ele se acidentou quando era pequeno. Jamil conversa com Tony, que o manda agir. Afonso sente uma pontada no coração. Paco se emociona ao se lembrar do dia em que sua mãe morreu e chora. Germana pergunta por que ele mentiu para ela.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 157 a 168 de Da Cor do Pecado!