Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 10 da novela “Cúmplices de um Resgate (versão mexicana)”, exibida pelo SBT em 2002/2003.
Capítulo 1 – Mariana e sua banda participam de um festival de grupos musicais. Joaquim diz a Florência que o pai do André vai levá-los para uma audição, pois a gravadora onde ele trabalha está selecionando crianças para formar um grupo infantil. Rosa vai até a tecelagem cobrar de Alberto Del Rio uma explicação por ter acabado com parte da fábrica e deixado tantas funcionárias sem emprego e, em protesto, se recusa a receber o cheque da rescisão. Orlando pede a opinião de Regina sobre a possibilidade de Silvana participar da seleção, vai escolher a vocalista de um grupo musical. Regina diz que Silvana não tem a mínima condição de vencer o concurso. Depois, ela telefona para seu irmão, Geraldo, que é dono da gravadora, para dizer que ele não deve permitir que Silvana participe da audição, pois ela tem uma irmã gêmea e se aparecer na televisão sua verdadeira mãe poderá reconhecê-la. Florência proíbe os sobrinhos de participar do concurso. Felipe finge um desmaio e, enquanto Florência vai pegar o vidro de álcool, as crianças escapam. Alberto Del Rio vai pessoalmente até a casa de Rosa para entregar o cheque e aproveita para entregar uma proposta de trabalho para ela e suas companheiras. Marina leva Silvana para assistir o festival de música infantil.
Capítulo 2 – Ao ver Mariana cantar, a menina fica muito surpresa ao perceber a semelhança que existe entre elas. Silvana se surpreende ao ver que Mariana é idêntica a ela e que canta muito melhor. Regina procura o produtor musical da gravadora para ordenar que ele diga que Silvana não tem voz para cantar. Silvana pergunta a Marina quem ganhou o festival e ela diz que foi uma menina chamada Mariana. Orlando passa por uma avaliação e o médico diz que ele tem problemas de coração. Ele recomenda uma dieta e, principalmente, evitar fortes emoções. Regina diz ao Geraldo que depois do teste deverão infernizar a vida de Silvana, para que ela desista da ideia de ser cantora. Felipe comenta com Joaquim e Júlia que, desde que conheceu Silvana, não pára de pensar nela. Mariana vê Silvana e desmaia. Rosa se apavora ao ver a filha desmaiada e, quando ela volta a si, pergunta o que aconteceu, mas Mariana está confusa e só diz que viu a si mesma. Silvana, por sua vez, também está muito intrigada se pergunta quem é aquela menina e porque se parece tanto com ela.
Capítulo 3 – Silvana decide procurar sua sósia e pedir a ela que se apresente, em seu lugar, no concurso que vai escolher a vocalista para o grupo musical. Silvana pede a Mariana que se apresente em seu lugar, pois canta melhor e poderá ser escolhida para fazer parte do concurso. Florência continua irredutível em sua decisão de não permitir que seus sobrinhos participem do concurso. Vicente intercede à favor das crianças, se compromete a cuidar dos estudos e consegue autorização para assinar o contrato com a gravadora. Regina acompanha Vicente até a gravadora e diz ao advogado que o dinheiro será depositado em uma conta que abriu especialmente para seus sobrinhos. Regina tenta convencer o marido de que Silvana não tem talento para se transformar numa cantora e que, além disso, é muito frágil para se expor a um fracasso. Silvana vai até a casa de Mariana para ver como ela vive. Ao ouvir que sua família está chegando, Mariana pede a Silvana que se esconda, pois sua mãe e sua avó podem se assustar ao vê-la. Alberto Del Rio propõe a Rosa e sua amigas que formem uma cooperativa.
Capítulo 4 – Florência decide viver sua própria vida e vai embora deixando seus sobrinhos completamente sozinhos. Na carta, ela pede ao Joaquim que cuide de seus irmãos menores. As crianças ficam muito tristes com o abandono, mas Joaquim diz aos irmãos que não devem contar a ninguém o que aconteceu, pois se souberem que estão sozinhos os levarão para instituições que cuidam de menores abandonados. Felipe chora e diz que tem medo que possam separá-los. Joaquim, Felipe e Júlia estão muito tristes por que foram abandonados pela tia Florência. Silvana liga para Mariana e propõe que elas troquem de identidade. Silvana diz que irá ao colégio no lugar da sósia, enquanto ela vai à aula de canto. Orlando flagra Regina espiando Silvana e Marina e, irritado, pergunta a esposa porque ela está tão curiosa. Rosa diz ao Sebastião que não deve pensar mal do Alberto e ele acaba confessando que se comporta assim por que está apaixonado por ela. Silvana dá instruções a Mariana de como deve se comportar e dar ordens ao motorista. Dona Pura percebe que sua filha, Rosa, está começando a gostar de Alberto Del Rio e a aconselha a tomar muito cuidado para não se decepcionar, pois o rapaz pertence a outra classe social.
Capítulo 5 – A professora fica muito surpresa com a prova feita por Silvana (que se faz passar por Mariana) e leva a menina para a diretoria, pois acredita que ela colou e por isso se saiu tão bem. Mariana (que se faz passar por Silvana) fica muito nervosa durante a aula de música, pois está sendo observada por Geraldo e Regina e acaba perdendo a voz durante o teste. Silvana, fazendo-se passar por Mariana, está esperando seu motorista particular, quando chegam Sebastião e Helena. Mariana, fazendo-se passar por Silvana, pressente que algo ruim vai acontecer. Geraldo e Regina acreditam que ao lado de Priscila, Silvana não terá chance de vencer o concurso. Mariana conta a Silvana, que seu tio e sua mãe a deixaram muito nervosa. Silvana diz a Mariana que foi obrigada a fugir pois a professora e a diretora desconfiaram que ela colou na prova. Na gravadora, Geraldo aconselha Pricila a dar tudo de si para vencer os outros concorrentes. Alberto Del Rio dá flores a Rosa e a convida para jantar. Silvana diz a Mariana para não se intimidar diante de sua mãe e de seu tio e que precisa cantar muito bem para ser a escolhida para o grupo infantil. Mariana fazendo-se passar por Silvana diz ao Orlando que ganhará o concurso.
Capítulo 6 – Rosa diz ao Alberto que não acredita em seus sentimentos, pois sabe que ele tem um compromisso com Dora. Regina pressiona Geraldo para que faça alguma coisa para impedir que Silvana ganhe o concurso. Orlando ouve a conversa onde Regina e Geraldo planejam manipular os jurados para que Priscila seja a escolhida como vocalista do grupo musical. Indignado com a atitude da esposa, Orlando exige que Regina explique como é possível que ela queira frustrar os sonhos da própria filha. Priscila comenta com Mariana que sua mãe, Dora, é amiga do dono da gravadora e certamente ela será a escolhida para fazer parte do grupo musical. Regina fica furiosa ao ver que Silvana se sai bem no teste e decide despedir Marina por não ter cumprido suas ordens e permitido que Silvana comparecesse a audição. Geraldo tenta convencer o jurado de que Priscila é a melhor candidata. Vicente propõe que o grupo tenha duas vocalistas. Geraldo comunica ao Orlando que o sócio da gravadora decidiu que o grupo terá duas vocalistas e, portanto, Priscila e Silvana cantarão juntas. Silvana, furiosa, se recusa a dividir o palco com Priscila. Mariana tem febre e delira.
Capítulo 7 – Orlando sofre uma parada cardíaca e desmaia. Orlando suplica ao Dr. Raul que o salve, pois sua filha precisa muito dele. Silvana se desespera ao saber que seu pai está muito mal e Felipe, ingenuamente, diz que, se ele morrer, ela ainda terá a sua mãe. Mariana fica muito preocupada quando a professora diz que precisa conversar com a sua mãe. Alberto pede ao Dr. Raul que examine Mariana, mas ele diz que não poderá atendê-la, pois está com um amigo em estado muito grave na UTI e sua vida está em suas mãos. Os colegas de classe colocam um rato na sala para desviar a atenção da professora e evitar que ela converse com a mãe de Mariana. Regina diz a Silvana que, enquanto seu pai estiver doente, ela tomará as decisões. Rosa consulta a filha sobre se deve aceitar o convite de Alberto para jantar. Mariana diz que a ama muito e o que mais deseja é que ela seja muito feliz. Sebastião vai até a fábrica para conversar com Alberto e o encontra com Dora. Sebastião, muito nervoso, diz ao Alberto que terá que acertar contas com ele, caso se atreva a brincar com os sentimentos de sua amiga, Rosa. Alberto diz a Dora que não quer que as pessoas tenham a impressão de que exista algo mais do que uma relação de trabalho entre eles.
Capítulo 8 – Irritada, ela diz que da próxima vez pedirá para ser anunciada. Mariana liga para Silvana e fica sabendo que o pai da menina está muito mal. Marina e Silvana tratam de entrar escondidas na UTI para ver Orlando, mas são surpreendidas por Regina. O Dr. Raul diz a Regina que Orlando pediu para falar com algumas pessoas, entre elas Marina. Alberto pergunta a Rosa que tipo de relação ela tem com o Sebastião. Rosa não gosta nada da desconfiança de Alberto e diz que ele duvida de seus sentimentos, então é melhor terminar o relacionamento. Geraldo aconselha Regina a fazer alguma coisa para precipitar a morte do marido. Regina decide seguir o conselho do irmão e, na tentativa de provocar uma forte emoção, diz ao Orlando que Silvana não é filha deles. Regina, decidida a acabar com a vida do marido, revela que Silvana não é filha deles, que fingiu estar grávida para que ele não a deixasse e que só esteve a seu lado todos esses anos, interessada no seu dinheiro. Orlando não resiste à tanta emoção e morre. Geraldo informa ao sócio que Orlando faleceu e sua irmã tomou a decisão de não permitir que Silvana participe do grupo musical. O advogado de Orlando comunica a Regina que para a leitura do testamento deverão estar presentes o administrador e a tutora de Silvana.
Capítulo 9 – O advogado começa a leitura do testamento, onde Orlando nomeia Silvana sua herdeira universal. O Dr. Raul será o administrador de seus bens e Marina a tutora da menina. Regina reage com indignação ao testamento deixado pelo marido. Alberto presenteia Rosa com um anel de compromisso e a pede em casamento. Silvana, imponente, diz a Regina que sente muito que seu pai não a tenha incluído no testamento, mas se ela se comportar bem a presenteará com a casa onde vivem. Silvana também deixa claro que, de agora em diante, vai tratá-la como quiser, pois já sabe que ela não é sua mãe. Silvana diz a Regina que ouviu quando ela disse ao Orlando que ela não era filha de nenhum dos dois e a acusa da morte dele. Regina, preocupa em perder a boa vida que tem, pede ao Geraldo que a ajude a transformar Silvana numa cantora de sucesso e diz que já não se importa que sua irmã gêmea apareça. André recrimina seus amigos, Joaquim, Júlia e Felipe por ter contado que a tia os havia abandonado.
Capítulo 10 – Marina desmaia quando Ofélio lhe apresenta Mariana e ela percebe que a menina é idêntica a Silvana. Joaquim, Júlia e Felipe pedem ao André que não conte a ninguém, nem mesmo a seus pais, que a tia os abandonou. Marina diz a Silvana que viu sua sósia cantando em um festival e que ela se chama Mariana. Silvana conta a Marina que ouviu quando Regina disse ao Orlando que ela não é filha deles. Marina diz a Silvana que se isso for verdade então, com certeza, Mariana é sua irmã gêmea. Silvana pergunta a Mariana a data de seu nascimento e fica surpresa ao saber que foi no mesmo dia que ela. Geraldo diz a Regina que tem certeza que foi Mariana que se apresentou para o teste no lugar de Silvana. Geraldo diz à irmã que poderão explorar a menina através da gravadora e assim recuperar a fortuna que perderam por causa de Silvana. Dora mostra um lindo anel para Rosa, diz que foi presente de Alberto Del Rio e que ele a pediu em casamento. Rosa fica muito deprimida, pois acredita que foi enganada por ele. Júlia, mudando a voz, passa um trote na vizinha. Ela se faz passar por Florência e diz que se continuar perseguindo seus sobrinhos a denunciará para a polícia. Regina diz a Silvana que cumprirá o último desejo de seu pai e vai apoiá-la em sua carreira artística.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 11 a 20 de Cúmplices de um Resgate (versão mexicana)!