Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Coração de Estudante”, exibida pela Globo em 2002.
Capítulo 16, 14 de março de 2002 – Clara avisa Amelinha que se afastou de Edu e não vai mais tolerar grosserias. Baú garante a Fábio que a ordem de despejo é engano, mas ele fica preocupado. Nélio manda Edu não aparecer mais na fazenda. Rafaela começa seu estágio com Clara. Edu e Clara se encontram na universidade. Rafaela faz as pazes com Rosana. Amelinha demite Nélio ao saber que ele ameaçou Edu. Rafaela, Bruna e Rosana ficam histéricas com o aparecimento de uma barata em sua casa e chamam os rapazes para matar. Clara e Edu ficam presos em Ouro Preto e acabam tendo que dividir o mesmo quarto de hotel. Carlos fica preocupado ao saber da ordem de despejo. Amelinha garante a João que Nélio lhe faltou com o respeito. Edu e Clara se beijam.
- Veja também:
- Resumo da novela Coração de Estudante
- Final da novela Coração de Estudante
- Resumo das novelas
Capítulo 17, 15 de março de 2002 – Clara pede que não aconteça de novo, pois acha que Edu gosta de Amelinha. Edu garante a Clara que sente algo muito forte por ela. Amelinha decide não contar a João o que Nélio fez, e ele não despede o peão. Os estudantes descobrem que a ação de despejo está no nome de um ex-morador da república. Edu dorme no saguão do hotel. Pati fica sabendo que Clara estava em Ouro Preto com Edu e a acusa de estar tendo um caso com ele. Mateus fica felicíssimo ao saber que os rapazes vão ser despejados. Esmeralda dá um fora em João. Ronaldo se recusa a dar a Edu o alojamento da faculdade. Clara vê Edu e fica perturbada ao pensar no beijo. João começa a explicar o projeto Vitória para Lineu. Mateus garante a Edu que tem a casa perfeita para ele. Lígia pergunta a Clara se está acontecendo algo entre ela e Edu e ela nega. Amelinha fica furiosa ao saber que Clara e Edu estavam juntos em Ouro Preto.
Capítulo 18, 16 de março de 2002 – Amelinha pede satisfações a Edu. Mateus leva a polícia para expulsar os jovens da república. Edu conta para Amelinha o incidente, mas ela desconfia que aconteceu algo entre ele e Clara. Os rapazes tentam conversar com Beatriz, mas ela decide despejá-los de qualquer jeito. Clara confessa para Eneida que beijou Edu, mas sabe que foi um erro. Mateus sugere que Edu seja o novo inquilino de Bia. Raimunda consola Amelinha. Os meninos vão se alojar na república Três Corações, para desespero de Rafa. Edu decide alugar a casa de Beatriz. Bruna expulsa os meninos da casa e eles são obrigados a dormir numa barraca. Pati se irrita com as cobranças de Raul e revela que Clara não é nenhuma santa. Raul pergunta o que ela quis dizer e Lígia e Leandro disfarçam. Clara confessa a Leandro que Edu a beijou, o que o deixa muito incomodado. Clara vê o inquérito do acidente e descobre que Julio foi assassinado.
Capítulo 19, 18 de março de 2002 – Amelinha ameaça Clara, e revela que subornou Leandro para Edu ser aceito na universidade. Clara checa a história, mas Leandro nega. João conversa com Lígia sobre o desempenho escolar de Sofia e aconselha-a a fazer uns exames neurológicos. Armando vê que está tudo bem com a saúde de Sofia. João revela que a filha adivinha o futuro e insiste para que ela submeta-se a um exame no cérebro. Edu encontra Clara.
Capítulo 20, 19 de março de 2002 – Clara tenta cortar Edu, mas ele garante que não vai desistir. Leandro revela a João e Amelinha que Edu conseguiu o emprego sozinho. Mateus fica com raiva de Rafa, pois ela fica estudando no bar sem consumir nada. Edu declara-se para Clara, mas ela não acredita. Fábio decide organizar as tarefas de cada um na casa. Lígia pede que Edu evite fofocas envolvendo Clara. Raimunda garante para João que Sofia tem um dom. Amelinha leva Lipe para passar uma noite na fazenda. Eneida acha que Clara está com medo de se entregar para Edu. Rosana e Carlos percebem um clima entre Rafa e Fábio. Raimunda aconselha Amelinha a não usar Lipe para conquistar Edu. Amelinha dá um fora em Nélio. Lígia se preocupa com Clara. Rafaela acha estranho Mateus não fazer faculdade. Um homem ameaça assaltar o bar de Esmeralda. Sofia pressente que Edu não está sozinho, deixando Amelinha preocupada.
Capítulo 21, 20 de março de 2002 – Edu fala de amor para Clara. Armando chega no bar e o assaltante foge com o dinheiro. Sofia se recusa a revelar com quem Edu está. Amelinha liga para Edu e confirma que ele está acompanhado. Esmeralda agradece a Armando. Clara conta para Eneida que se acertou com Edu. Bruna aconselha Rosana a fazer trabalho comunitário para ficar próxima de Fábio. Raul e Lígia se preocupam com a falta de responsabilidade de Pati. João se oferece para contratar um segurança particular para Esmeralda e ela recusa. Edu avisa Lígia que precisa conversar com ela sobre Clara. João quer Esmeralda de volta, mas ela não o aceita. Lígia e Esmeralda estranham o otimismo de Clara. Rafa empresta um livro para Mateus. Edu explica que está apaixonado por Clara, deixando Lipe triste. Fábio não resiste e beija Rosana. Rafaela vê e fica decepcionada. Clara confessa a Edu que o ama.
Capítulo 22, 21 de março de 2002 – Carlos, Cardosinho e Baú socorrem Fábio, que está com muita febre. Amelinha, com ar sofredor, procura Edu. Rosana e Rafaela se ressentem quando Fábio fala de Lu, mas dão força para o amigo doente. Rafa decide passar a noite ao lado dele. Carlos banca o solidário e fica também. Amelinha faz chantagem emocional, demonstrando seu enorme amor por Lipe, mas não dobra Edu. João sofre por Esmeralda não querer saber mais dele, mas a filha comemora. Lígia aceita o convite de Raul para ir a Belo Horizonte. Dr Armando acha que Fábio pode estar com dengue. Carlos mente que passou a noite com Rosana ao lado do doente. Pati e Baú combinam passar a noite juntos. Mateus devolve o livro para Rafa sem ler, mas ela acaba deixando-o caído no chão.
Edu, Lipe e Clara se divertem na cachoeira. Mateus se interessa pelo livro. Amelinha insiste que Sofia tem problemas, embora João afirme que nada foi encontrado no eletro. Leandro se desaponta quando Clara garante que seu romance é sério. Baú e Pati acordam e ouvem Lígia chegando. Amelinha coloca o carro na frente de Clara e pergunta se ela está treinando para correr atrás dos homens das outras.
Capítulo 23, 22 de março de 2002 – Clara tenta fugir da discussão, mas Amelinha não deixa. Baú pula pela janela e cai ao lado de Mateus, que ia chegando na casa de Dr. Raul, e sai correndo. Amelinha ameaça contar para o pai de Clara que ela teve um caso com Júlio Rosa. Madalena é gentil com Edu. Lipe quebra a formalidade do reitor. Rafaela impede que Cardosinho e Carlos perturbem Fábio. Clara garante que não cederá à chantagem, mas fica muito preocupada. Edu percebe a tensão da namorada. Rosana se joga para cima de Fábio, que sente falta de Lu.
Lineu entrega para João o levantamento da periferia da cidade. Esmeralda convida Rafa para sentar-se no bar, mesmo sem dinheiro para consumir. Pati dá um fora em Mateus, que fica triste. Clara cobra da irmã ter contado seu passado para Amelinha. Pati jura que não falou que era Julio. Armando dá de presente um cordão para Esmeralda, mas ela não aceita. Rafa chega, se irrita ao ver uma festa e todos se beijando, inclusive Fábio e Rosana, e decide ir embora. Clara conta para a mãe a ameaça que está sofrendo. Lígia fica surpresa e não gosta ao saber que a filha está namorando Edu.
Capítulo 24, 23 de março de 2002 – Lígia jura que não vai permitir que Amelinha cometa um desatino. Rosana não deixa Fábio ir atrás de Rafa. Lígia sugere, mas Clara se recusa a terminar com Edu. Esmeralda conversa com Rafa ao vê-la com a mala na mão. Todos da república aparecem e pedem que ela fique. Rafaela se preocupa com o dia que os pais descobrirem que ela está numa república mista. Edu e Lipe pegam Clara para um piquenique. Amelinha telefone e pressiona Clara. Lipe convida Sofia e Zé para o programa e Raimunda concorda. Beraldo acha que o patrão não vai gostar. João, realmente, se chateia. Amelinha acha ótimo. Lígia conversa duramente com Amelinha, que garante que contará para o padrinho toda a verdade. Pati se assusta ao saber que Amelinha chamou Raul na fazenda. No Bar Império, todos dançam, até Esmeralda e Armando. Fábio quase desmaia nos braços de Rafa e Mateus, enciumado, expulsa os dois do bar pensando que eles estão se agarrando. Clara vai à casa de Amelinha, garante que não vai se submeter à chantagem. Raul chega.
Capítulo 25, 25 de março de 2002 – Clara conta ao pai que está namorando Edu e que, no passado, teve um romance com Júlio. Raul acusa a filha de ter sido indigna; Clara pede que o pai não a julgue tão erradamente. Leandro sofre e se aconselha com Eneida.
Capítulo 26, 26 de março de 2002 – Rafaela garante que não está a fim de Carlos. Clara atende a um telefonema, mas ninguém fala. Leandro desliga o celular. João cobra a dívida em três parcelas e faz Esmeralda assinar um compromisso. Leandro avisa que vai dificultar a vida de Edu e que acaba com ele, caso faça Clara sofrer. Amelinha acha uma cena de beijo entre ela e Edu em um vídeo. Os pais de Rafa avisam que não irão visitar a filha. Amelinha leva Sofia para brincar com Lipe e deixa a fita de vídeo com o menino, que coloca-a, causando um constrangimento geral. Pati desconfia estar grávida e Baú se assusta. Ronaldo dá o diário de Júlio para que Leandro leia e encontre a razão para João querer tanto as terras. Mateus derrama uma lágrima ao acabar de ler o livro. Clara manda que Amelinha deixe-a em paz, mas ela avisa que mal começou.
Capítulo 27, 27 de março de 2002 – Amelinha promete transformar a vida de Clara e Edu em um inferno. Clara se indispõe com João por causa da dívida de Esmeralda. Rafa fica feliz porque Mateus gostou do livro. Carlos sugere que a rapaziada pague as contas penduradas para ajudar Esmeralda. Esmeralda inventa uma festa e uma rifa para levantar dinheiro. Edu faz a horta com as crianças. Amelinha chega de surpresa para ajudar. Clara dá um beijo em Edu, deixando a rival furiosa, que se retira. Descontrolada, Amelinha tenta selar Ventania, mas Nélio impede-a, abraça-a e dá-lhe um beijo. Amelinha gargareja cachaça para ficar com bafo. Pati fica injuriada quando Baú sugere que o filho pode ser de Mateus. Luciana chega na República. Bruna, Rafa e Rosana não deixam que ela fique hospedada lá. Amelinha finge-se bêbada e beija Edu.
Capítulo 28, 28 de março de 2002 – Edu decide fazer um café forte para curar a bebedeira de Amelinha. Bruna concorda que Luciana fique na República. Rafa e Mateus conversam amigavelmente e Carlos encrenca. Clara e Edu se encontram com Leandro e Eneida. Pati conversa com Amelinha sobre a sua provável gravidez. Ligia comenta com Raul que tem a intuição que a filha está com algum problema. Todos compram a rifa da noite na pousada. Raimunda pede para Clara não ligar para as provocações de Amelinha. Rafaela e Mateus, na cachoeira, conversam sobre amor. Ronaldo e Dadá fazem uma caminhada. Fábio cai das nuvens quando Luciana avisa que já teve a sua primeira vez e que o namoro deles acabou.
Carlos, Baú e Cardosinho se preocupam com Fábio, que decide que vai se acabar. Edu quer saber se Clara pretende mesmo passar quatro anos em Paris, agora que os dois estão juntos. Clara garante que o ama e vai pensar em alguma solução. Baú não quer ir à festa e se oferece para tomar conta de Vitinho. No Bar Império, rola o maior clima de animação. Fábio bebe sem parar. Esmeralda agradece a força de Mateus e de Raimunda. Bia e Rita falam mal de Clara. Amelinha tira Edu para dançar, mas Clara sai com ele para a pista. Pati avisa Baú que vai à médica de Amelinha.
Capítulo 29, 29 de março de 2002 – Carlos fica uma fera porque Rafaela dança com Mateus. Rafaela ganha a rifa, mas Rosana e Fábio é que passam a noite na pousada. Ele agarra-a com força e ela dá uns tapas nele, que chora. Amelinha se esconde na casa de Edu. Quando Clara chega de manhã, ela finge estar abotoando a blusa. De ressaca, Fábio pede desculpas a Rosana. Clara expulsa Amelinha e beija Edu. Esmeralda não consegue o dinheiro para pagar a dívida, mas Mateus entrega para a mãe o dinheiro que vinha juntando há anos para sair de Nova Aliança. Pati vibra por não estar grávida.
João fica estupefato quando Esmeralda paga a primeira parcela. Fábio decide sair da República das Bananeiras. Amelinha descobre que está na sexta semana de gravidez.Amelinha fica em choque com a notícia. Lígia oferece dinheiro para Esmeralda pagar a segunda parcela e ela aceita. Rafaela se choca ao saber que Fábio foi violento com Rosana, mas aconselha-o a encarar o problema e não fugir. Pati se surpreende quando Amelinha conta que o filho não é de Edu, mas de Nélio.
Capítulo 30, 30 de março de 2002 – Clara, Edu e Lipe almoçam com Raul e Lígia. Amelinha manda que Pati fique de boca calada. Baú suspira aliviado ao saber das novidades e aproveita para terminar o namoro. Pati, irritada, é grosseira com Clara e Edu. Amelinha estapeia Nélio, manda-o embora da fazenda senão ela mente para o pai que ele agarrou-a à força. Pati jura dar força para Amelinha, mesmo que isso prejudique Clara e a amiga conta o seu plano. Rosana perdoa Fábio e os dois se beijam. Nélio vai embora. Pati avisa Edu que Amelinha está esperando um filho dele e está decidida a fazer um aborto.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Coração de Estudante!