Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 71 a 80 da novela “Como Uma Onda”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 71, 11 de fevereiro de 2005 – Alice fica chocada. Conrado confessa para Carol que está gostando dela, mas tem medo de se envolver por ter sido magoado por Lenita. Carol dá um beijo em Conrado. Darci garante a Idalina que só se envolveu com Pedroca porque não sabia que era casado. Alice vai até a mesa de Prata e Virgínia e pergunta sobre o que eles estavam conversando. Daniel e Sinésio decidem não perder mais a paciência com JJ, para não colocar tudo a perder. Encarnação pergunta a Rubico o que ela precisa fazer para ser perdoada. Rubico pede que Encarnação o deixe ir morar com Sandoval. Lenita conta para Mariléia que Nina e Daniel estão juntos desde que se conheceram em Portugal, deixando-a pasma.
Lenita encontra o fax de Almerinda no quarto de Daniel. Encarnação fala para Sandoval que quer morar com ele e Rubico. Sandoval conta para Encarnação que está com Lavínia. Encarnação fica muito chocada e vai embora, deixando Sandoval arrasado. Lenita fala para JJ que Almerinda é apaixonada por Daniel e o aconselha a procurá-la. Sandoval conta para Lavínia o que se passou com Encarnação e explica que contou que eles estavam juntos. Lavínia decide mostrar a todos da aldeia que ela e Sandoval estão namorando e sai abraçada com ele. Francisquinha conta para Querubim sobre os dois e ele fica revoltado. JJ compra lingerie para Nina. Prata garante a Alice que não tem um caso com Virgínia. Alice exige que Prata demita Virgínia da clínica.
Capítulo 72, 12 de fevereiro de 2005 – Prata fala para Alice que o que ela está pedindo é um absurdo, mas ela avisa que é melhor ele atender seu pedido. Rosário conta para Amanda que Lenita foi atrás de Floriano durante a lua-de-mel deles. Idalina arruma a casa de Darci, que fica impressionada com a gentileza dela. Darci convida Idalina para ir num pagode com ela. JJ sonha com Nina declarando o seu amor por Daniel e acorda angustiado. JJ pede que Nina diga que o ama e ela afirma que ama Daniel. JJ pede que alguém em Portugal levante a ficha de Almerinda. Idalina adora o pagode e fica cada vez mais amiga de Darci. Lavínia tenta conversar com Querubim, mas ele a trata friamente.
Sandoval explica para Querubim que gosta de Lavínia de verdade, mas ele não quer saber. JJ pede que Oscar compre os terrenos ao redor da aldeia, para fazer pressão para que os pescadores vendam suas casas. Daniel ouve Oscar conversando com JJ e manda que ele tome cuidado. Samuca encontra uma colher que veio do navio e explica para Frank e Gigi que está cada vez mais próximo de saber exatamente onde encontrá-lo. Daniel provoca JJ e eles discutem. Francisquinha repreende Querubim por ter brigado com Lavínia e pergunta como ele se sentiria se ela fosse contra seu namoro com Júlia. Rubico encontra Sandoval e é frio com ele. Lavínia explica para Sandoval que Rubico deve estar zangado por ele não ter escolhido ficar com Encarnação e com ele. Pedroca encontra Idalina na casa de Darci.
Capítulo 73, 14 de fevereiro de 2005 – Idalina exige que Pedroca se explique para ela e para Darci. Daniel diz a Sinésio e Nina que a aldeia pode ser transformada num ponto turístico como JJ quer, mas sem ser destruída. Ele fala que o projeto de JJ para a aldeia pode ter potencial e decide invadir a empresa, à noite, para descobrir do que se trata. JJ manda seu contato em Portugal descobrir tudo o que puder sobre Almerinda. Oscar conta para JJ que o proprietário das terras que ficam em torno da aldeia concordou em vendê-las. Idalina fala para Pedroca que vai voltar para casa e não quer mais saber dele, pois está muito magoada. Pedroca fica arrasado.
Samuca e Bartô decidem onde vão recomeçar a busca pelo navio. Darci diz a Pedroca que ele pode ficar com ela, mas avisa que ele ainda vai sentir muito a falta de Idalina. Conrado conta para Carol que sua mãe acha que Prata está envolvido com Virgínia. Rosário faz alguns exames com Virgínia para começar a tomar pílula. Prata diz a Alice que não vai despedir Virgínia só por causa de um capricho dela. Alice diz que vai sair de casa, mas Prata decide ir embora. Virgínia garante a Carol que não tem nenhum envolvimento com Prata. Alice fica arrasada quando Prata sai de casa. Conrado reprova a atitude de Alice. JJ percebe que esqueceu na empresa o contrato de compra das terras em redor da aldeia e manda Benvindo ir buscá-lo. Nina ouve e liga para avisar Daniel. Daniel mexe nas coisas de JJ e encontra o contrato. Benvindo chega à empresa.
Capítulo 74, 15 de fevereiro de 2005 – Nina consegue avisar Daniel que Benvindo está indo para a empresa e ele sai do escritório de JJ sem ser visto, levando uma cópia do contrato. Pedroca sente falta dos confortos de sua casa, pois Darci não o paparica. Daniel mostra a Sinésio que JJ planeja comprar os terrenos em volta da aldeia dos pescadores. Alice sente a falta de Prata. Rafa e Conrado a consolam. Encarnação conta para Nina que JJ está sofrendo, mas Nina diz que ele só está colhendo o que plantou. Rubico comenta com Nina que acha que Sandoval prefere Lavínia a ele. Nina garante a Rubico que Sandoval vai continuar lutando por ele. Lavínia pede que Sandoval se mude para o quarto dela, deixando-o feliz. Francisquinha tem uma visão de Amarante. Pedroca se cansa de Darci e vai embora.
Uma jovem chamada Ylana e seu avô Capiba cuidam de Amarante, que está inconsciente. Quebra-Queixo sente saudades de Querubim. Gigi empresta o binóculo de Sinésio para Quebra-Queixo, querendo consolá-lo. Samuca mergulha em busca do navio do tesouro. Francisquinha tenta entender o significado de sua visão. Amarante acorda e pede que Capiba e Ylana o levem para ver o mar. Virgínia fica horrorizada ao saber que Prata brigou com Alice por causa dela. Conrado e Rafa sugerem a Prata que ele converse com Alice. Idalina volta para casa e diz a Amanda que precisa ter uma conversa séria com ela, Floriano e Rosário. Amarante vê o barco de Quebra-Queixo ao longe.
Capítulo 75, 16 de fevereiro de 2005 – Amarante pensa que Querubim está dentro do barco e gesticula para ele. Quebra-Queixo o vê pelo binóculo e vai embora apavorado, pois acha que está diante de uma assombração. Sinésio explica a Daniel que precisaria ter dinheiro para investir na aldeia. Daniel sugere que ele monte uma empresa com os pescadores e comece do zero. Sinésio manda Daniel e Nina convencerem os pescadores da aldeia a fazer sociedade com ele. Ylana conta para Amarante que alguém roubou suas roupas. Amarante diz que precisa voltar para sua mulher e Ylana fica chateada.
Robusto conta para Sandoval que encontrou uma notícia de jornal sobre o acidente que cita o nome de um mecânico chamado Magrão. Ele diz que sabe onde Magrão está trabalhando e Sandoval decide falar com ele. Sandoval percebe que Rubico está chateado com ele e garante que não desistiu de tirá-lo da casa de JJ. Rubico fica mais consolado. Quebra-Queixo diz a Lavínia que viu a assombração de Amarante, mas ela não dá bola. Sandoval pergunta a Magrão se lembra do dono do carro vermelho que participou do racha e ele diz que não. Nina e Daniel contam a Lavínia e Francisquinha que Sinésio quer investir em todas as atividades da aldeia e transformá-la num ponto turístico. Menez fala para Sandoval que pode lhe fornecer informações se ele der de comer a ele e sua turma. Idalina anuncia para Amanda, Floriano e Rosário que Pedroca saiu de casa. Querubim encontra Júlia no Rio. JJ descobre que Almerinda ainda ama Daniel.
Capítulo 76, 17 de fevereiro de 2005 – Lavínia e Francisquinha prometem contar a ideia de Daniel e Nina para todos os pescadores da aldeia. Sandoval conta para Rubico que pode estar próximo de conseguir uma prova de sua inocência e o menino o incentiva. Menez dá a Sandoval um papel com o nome de cinco homens que costumavam fazer racha. Sandoval conclui que um daqueles homens pode ter sido o que desafiou JJ. Menez se espanta ao saber que JJ é o culpado do acidente e garante a Robusto que vai fazer o que puder para o ajudar. Amarante diz a Ylana que só quer voltar para casa quando estiver bem o suficiente para enfrentar JJ. Idalina garante a Lavínia que sua história com Pedroca acabou para sempre.
Pedroca volta para a aldeia e diz a Idalina que quer voltar para casa. Ela o expulsa e o manda morar no barco. Rubico fala para Encarnação que Sandoval quer que ele vá morar com seu pai e com Lavínia. Encarnação conta para Alice que não vai deixar isso acontecer. Rosário revela a Floriano que talvez não possa ter filhos. Floriano garante a Rosário que quer ficar com ela de qualquer jeito. Lenita se insinua para Floriano, que fica perturbado. Alice pede para conversar com Prata e ele concorda, mas se irrita quando ela volta a pedir que ele demita Virgínia. Daniel recebe um telefonema de Adélia e revela a Nina o que ela disse: Almerinda ainda o ama.
Capítulo 77, 18 de fevereiro de 2005 – Nina fica perturbada com a possibilidade de Daniel reencontrar Almerinda. Lenita percebe a perturbação de Nina e fica satisfeita. JJ vê Nina arrasada e a consola sem perguntar o motivo de sua tristeza. Sinésio conta para Mariléia que vai montar outra empresa, começar do zero e ela o apóia. Alice diz a Rafa que vai conversar com Virgínia e saber qual é a versão dela dos fatos. Daniel lembra de seu namoro com Almerinda. Alice vai até o prédio de Virgínia e a vê saindo de carro com Prata. Ela diz a Rafa e Conrado que agora tem certeza de que os dois estão juntos, deixando-os preocupados. Amarante se esforça para melhorar o mais rápido possível. Ylana vai até a aldeia de onde Amarante diz que veio. Lenita descobre que Nina tem planos para a aldeia e fica intrigada. JJ compra as terras em volta da aldeia e planeja cercar os pescadores com as obras do resort. Ylana ouve Quebra-Queixo reclamando de saudades de Querubim.
Capítulo 78, 19 de fevereiro de 2005 – Daniel explica para Nina que precisa conversar com Almerinda pessoalmente. Nina fica muito contrariada com a decisão de Daniel e confessa para Abigail que tem medo que ele volte a se apaixonar por Almerinda. Ylana pede que Quebra-Queixo a leve para falar com Lavínia. Quebra-Queixo mostra Lavínia e Sandoval a Ylana e diz que ele é o novo marido dela. Ylana desiste de falar com Lavínia e vai embora. Lenita fala para Daniel que não vai deixá-lo ir para Portugal, pois teme que ele não volte nunca mais. Daniel garante a Lenita que vai voltar por Nina, mas ela duvida. Sandoval diz a Lavínia que vai pedir a ajuda de Sinésio para brigar pela guarda de Rubico.
Encarnação sugere a Rubico que eles se mudem para longe de JJ e ele adora a ideia. Sinésio decide ajudar Sandoval, mas avisa que ele tem poucas chances de conseguir a guarda. Lenita fala para Nina que, se ela deixar Daniel ir embora, ele nunca mais voltará. Nina fica perturbada. Oscar leva uma equipe para fazer medições em torno da aldeia, deixando os moradores inquietos. Ylana diz a Amarante que descobriu que Querubim morreu. Nina e Daniel reúnem todos os pescadores para contar quais são seus planos para a aldeia. Amarante fica transtornado e diz a Ylana que vai voltar e fazer com que JJ pague por tudo. Daniel garante a Nina que não vai deixar de amá-la nunca. Alice destrata Carol, e Conrado fica bravo. Encarnação fala para JJ que vai sair de casa com Rubico.
Capítulo 79, 21 de fevereiro de 2005 – JJ tenta fazer com que Encarnação fique em casa, mas ela não muda de ideia. Carol diz a Virgínia que Alice a tratou mal por culpa dela e pede que a mãe resolva a situação. Encarnação fala para Nina que acha que nunca vai ser feliz, deixando-a penalizada. Virgínia garante a Alice que é apenas amiga de Prata, mas ela não acredita e a insulta. Pedroca finge ter passado a noite no banco da praça para deixar Idalina com pena, mas ela não dá a menor bola. Amarante se esforça para ficar bom logo e voltar para casa. Ylana não conta para Amarante sobre Lavínia e Sandoval. Lenita diz a Daniel que paga a passagem de Almerinda para o Brasil, mas ele recusa a proposta. Nina fala para JJ que ele não está cumprindo sua parte no trato ao retomar as obras do resort.
Júlia volta para casa, para alegria de Lavínia. Daniel se despede de Abigail, mas garante que vai voltar. Nina não consegue se despedir de Daniel e fica frustrada. Lavínia e Sandoval contam para Júlia que estão juntos. Ela não repreende a mãe, deixando-a pasma. Encarnação fala para Rubico que encontrou um apartamento para eles morarem. Amarante fica com febre por causa do esforço que fez e Ylana cuida dele. Daniel encontra Almerinda.
Capítulo 80, 22 de fevereiro de 2005 – Daniel e Almerinda se dão conta de que foram separados pelas mentiras de Adélia e do Almirante. Almerinda percebe que o português ama outra mulher. Daniel confessa para Almerinda que está apaixonado por Nina. Encarnação mostra fotos de seu pai a Rubico, mas explica que não tem imagens de sua mãe, pois JJ as jogou fora. Júlia confessa a Querubim que está gostando dele e os dois decidem namorar secretamente. Quebra-Queixo vê os dois, mas Querubim pede a ele que não conte nada a ninguém. Almerinda fala para Daniel que eles vão ter uma filha e diz que decidiu dar-lhe o nome de Maria Luísa. O português fica muito emocionado.
Lenita descobre que Sinésio e Nina estão planejando abrir uma nova empresa e conta a JJ. Sinésio explica ao povo da aldeia que vai abrir outra empresa para enganar o vilão. Rubico pega uma caixa no escritório de JJ com fotos da mãe dele. Daniel liga para Nina e garante que vai voltar o mais rápido possível. Almerinda ouve a conversa e sofre. Mariléia consola Alice. Davi, dono do carro envolvido no acidente, conta para JJ que Sandoval o encontrou.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 81 a 90 de Como Uma Onda!
