Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 141 a 150 da novela “Como Uma Onda”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 141, 4 de maio de 2005 – Pedroca ouve Robusto dizendo que conseguiu um grupo para tocar no casamento de Lavínia e decide que o seu vai se apresentar também. Lenita comenta que acha JJ bonito e Mariléia fica muito nervosa. Nina percebe e estranha. Pedroca coloca o nome de sua banda de Tá na Mão, para rivalizar com o Tá na Rua, de Robusto. Francisquinha fala para Amarante que Ylana vai precisar da ajuda dele e prevê que isso trará problemas com Lavínia. Almerinda diz a Nina que quer se mudar para uma casa na aldeia com Maria Luísa, mas deixa claro que Daniel vai continuar morando no apartamento. Amanda se recusa a ajudar Rafa a se locomover, dizendo que ele precisa se esforçar se quiser sair da cadeira de rodas.
Almerinda vê Daniel com Maria Luísa e se emociona, lembrando de quando pediu a Prata que guardasse segredo sobre sua condição. Nina conta para Encarnação que JJ vai acabar sendo preso se não se acertar com Sinésio. Ela pede a Oswaldo para convencer o irmão a fazer um acordo. Rafa diz a Conrado que quer ver como andam as coisas na operadora. Sandoval pede o barco de Pedroca emprestado. Francisquinha fica feliz ao saber que Rafa está na aldeia e fala que aqueles que o tiraram da água vão ajudá-lo a melhorar. Sandoval leva Encarnação para passear no barco de Pedroca.
Capítulo 142, 5 de maio de 2005 – Oswaldo mostra a JJ que fez um dossiê com todas as suas falcatruas, mas diz que pode entregá-lo se ele devolver o dinheiro de Sinésio. O vilão o expulsa de casa. Rafa reúne Pedroca, Idalina e Amanda e diz que quer retirar o pedido de casamento por causa de seu estado. Amanda se desespera e afirma que sua vida não terá sentido sem ele. Nina e Daniel descobrem uma casa na aldeia onde Almerinda poderá morar com Maria Luísa. Quebra-Queixo pede para participar da cerimônia do casamento e Júlia sugere que ele entre com as alianças.
Encarnação diz a Sandoval que gostaria de passar o resto da vida com ele e com Rubico. Oswaldo entrega seu dossiê a Sinésio e sugere que ele o dê a seus advogados. Quebra-Queixo diz a Francisquinha que não tem roupa para ir ao casamento e ela decide vesti-lo com uma roupa de Lourenço. Lenita exige saber por que Mariléia ficou horrorizada com a ideia dela se envolver com JJ. Sandoval mostra a Encarnação que comprou um barco para reformar e pergunta se ela quer morar lá com ele, deixando-a encantada. Lenita pede que Abigail entre em seu carro. Floriano e Rosário veem e ficam assustados. Lenita exige que Abigail lhe diga se Ana Amélia teve outro filho além de JJ e Encarnação.
Capítulo 143, 6 de maio de 2005 – Abigail confessa para Lenita que Ana Amélia estava grávida quando saiu de casa. Amarante conta para Lavínia que Francisquinha teve uma visão com Ylana. Lenita diz para Nina que Ana Amélia teve outro filho e decide passar alguns dias no Rio de Janeiro. Sinésio conta para Mariléia que Lenita interrogou Abigail e que eles devem contar a verdade a ela. Almerinda diz a Francisquinha que teme não ter mais muito tempo ao lado de Maria Luísa e fala que não tem coragem de contar tudo a Daniel. Oswaldo fala para Encarnação que tentou convencer JJ a devolver o que roubou, em vão. O arquiteto pergunta também se tem alguma chance com ela, mas Encarnação explica que é apaixonada por Sandoval. Sinésio diz a Daniel que não vai entregar JJ à justiça e afirma que tem motivos fortes para isso. Mariléia se desespera ao saber que Lenita vai passar alguns dias na casa de Ana Amélia. JJ explica para Sinésio que não pode abrir mão de Nina. Lenita diz ao vilão que está indo para a casa de Ana Amélia no Rio.
Capítulo 144, 7 de maio de 2005 – JJ não consegue reagir e Lenita manda Benvindo levá-lo com ela para o aeroporto. Mariléia conta para Sinésio que a filha foi para o Rio e ele a aconselha a ligar para Ana Amélia e pedir que ela mantenha sua promessa de não revelar a verdade. Sinésio diz para Daniel que eles vão ter que processar JJ se quiserem vencê-lo. Lavínia pede que Sandoval instale uma rampa no bar para que Rafa possa ir ao casamento. JJ fala para Encarnação que vai ao Rio encontrar Ana Amélia, preocupando-a. Ylana aparece na casa de Francisquinha e diz que seu avô Capiba morreu. A matriarca conta que Amarante e Lavínia vão se casar. Ylana, triste, tenta ir embora, mas Francisquinha insiste para que ela fique mais um pouco. Almerinda oficializa a compra da casa na aldeia. Amarante dá apoio a Ylana, a pedido de Francisquinha. Darci se despede de Idalina e diz que tem certeza de que Pedroca gosta muito dela. Nina tenta falar com JJ, mas ele desliga o celular quando vê que é ela. Júlia conta para Lavínia que Ylana está na aldeia. Lenita pergunta a Ana Amélia se é filha dela.
Capítulo 145, 9 de maio de 2005 – Lenita pergunta a Ana Amélia se ela é sua mãe. Ana Amélia garante que a filha que teve é Memel e pede que a menina não diga nada. O grupo de Pedroca canta na festa de casamento de Lavínia e Amarante e faz sucesso, para despeito de Robusto. Idalina fica encantada ao ver o ex-marido se apresentando. Lavínia empresta uma roupa a Ylana para ir à cerimônia. Ana Amélia conta para Memel o que disse a Lenita, mas não explica o porquê da mentira. Rafa fica triste ao pensar em todos os planos que havia feito e que não sabe se vai realizar. Amanda o consola, garantindo que eles serão felizes juntos. Lenita leva Ana Amélia para ver JJ. Ele trata a mãe com gentileza, mas se dirige a ela como a uma estranha. Ana Amélia fica muito nervosa ao ver o filho e pede que Lenita fique com eles. Ylana tira os sapatos para dançar melhor e todos os convidados da festa a imitam. JJ comenta com Ana Amélia que seus pais já morreram, deixando-a arrasada.
Capítulo 146, 10 de maio de 2005 – JJ volta a Florianópolis e sofre ao pensar em Ana Amélia. O grupo de dança açoriana se apresenta no casamento de Lavínia. Rafa pede que Amanda dance para ele. Almerinda vê Nina e Daniel juntos e sofre. Pedroca observa Idalina dançando com Robusto e não gosta. Sinésio dá a Amarante a chave de seu barco. JJ vai até o apartamento de Almerinda e Daniel, diz à babá que é um amigo deles e que gostaria de ver Maria Luísa. Lenita aconselha Ana Amélia a contar para Memel que é mãe dela e diz que não a perdoaria se fosse sua filha. A babá diz a Daniel e Almerinda que um amigo deles esteve no apartamento. O português se dá conta de que foi JJ. Amarante tira Lavínia da festa de casamento e a leva até o barco de Sinésio, onde há um banquete preparado para eles. Nina e Encarnação percebem que JJ está muito perturbado, embora ele finja que está tudo ótimo.
Capítulo 147, 11 de maio de 2005 – Francisquinha aconselha Ylana a ficar na aldeia e garante que ela vai conseguir um emprego de babá. Sandoval fala para Encarnação que vai começar a reformar o barco que comprou para que eles possam morar lá. Daniel conta para Francisquinha que quer chamar alguém para ajudar Almerinda a cuidar da filha na aldeia. Ela sugere que ele contrate Ylana. Rafa fala para Amanda que quer conversar com Francisquinha sobre o tesouro. Nina mostra um chocalho que achou no quarto de JJ a Daniel. Ele reconhece o brinquedo da filha. Francisquinha conta para Amanda e Rafa que tirou mesmo o tesouro do fundo do mar e diz que eles precisam decidir o que fazer com ele. Quebra-Queixo aconselha Rafa a se exercitar como Amarante para ficar bom das pernas, mas avisa que ele precisa fazê-lo com fé. O mergulhador consegue mexer as pernas um pouco, para grande emoção dele e de Amanda.
Nina fala para Encarnação que JJ está piorando e a aconselha a se mudar com Rubico. Daniel invade o escritório do vilão e o manda nunca mais chegar perto de Maria Luísa. Lenita confessa para Mariléia e Sinésio que desconfiou ser filha de Ana Amélia, mas diz que sabe que eles não mentiriam para ela. Rosário mostra a Idalina que vai começar a vender produtos de beleza. Daniel pede que Nina saia da casa de JJ. O vilão recebe a visita de dois agentes da polícia federal, que o intimam a prestar depoimento.
Capítulo 148, 12 de maio de 2005 – Nina garante a Daniel que JJ não vai fazer nada contra ela. Sandoval pede que Encarnação deixe Rubico dormir na casa dele, para afastá-lo de JJ. Ela concorda. Lavínia e Amarante voltam de sua lua-de-mel, felizes. Os homens da aldeia e as crianças ajudam Sandoval a reformar seu barco. Prata confessa para Virgínia que não sabe se quer se divorciar de Alice. Lenita diz a JJ que ele precisa encarar Ana Amélia, mas ele se recusa. Benvindo fala para JJ que Oswaldo saiu de Florianópolis. Prata diz a Alice que precisa entender o que sente por ela. Marly conta para Daniel que a Polícia Federal está atrás de JJ e pede que ele a ajude. Alice fala para Prata que acha que a separação é a melhor solução para eles. Bartô e Rafa decidem que o tesouro pertence à Francisquinha. Nina descobre que o terapeuta de JJ está viajando e que ele mentiu quando disse que estava indo às sessões.
Capítulo 149, 13 de maio de 2005 – Lavínia leva roupas e móveis para Ylana, que agradece muito. Quebra-Queixo também se dispõe a ajudar na mudança. Mariléia se espanta ao saber que Marly foi cúmplice de JJ. Lenita garante que o vilão não vai abrir mão de Nina. Prata hesita, mas diz a Virgínia que ele e Alice vão mesmo se divorciar. Daniel e Amarante combinam de agilizar as obras na aldeia. JJ pica papéis e manda Marly acabar com todas as provas que possam incriminá-lo. Os pescadores se reúnem e Nina se chateia ao ver que eles não têm dinheiro para tocar a obra. Tadeu Araújo chega para fazer uma reportagem na aldeia e Amarante acha que esta é a solução.
Pedroca se anima em dar entrevista, mas Tadeu não se interessa. Nina sugere ensinar uma receita açoriana e o jornalista adora. Daniel pressiona a arquiteta para sair da casa de JJ. Ela pede paciência e diz que deseja falar com o médico dele antes. Bartô se emociona arrumando suas coisas para a mudança. A equipe grava as atividades na aldeia. Benvindo sai com duas caixas e JJ diz que fez uma limpeza em seus papéis. O vilão reage quando Nina conta da reportagem na aldeia. Conrado pede que Rafa se abra com ele. Francisquinha manda Bartô tomar banho e vestir as roupas de seu falecido marido. Rafa propõe passar a operadora para Conrado. Ele gargalha, irritando o mergulhador, que faz um esforço supremo para levantar e brigar com o irmão. Rafa fica em pé e chora abraçado a Conrado.
Capítulo 150, 14 de maio de 2005 – Amanda percebe que Rafa chorou, mas ele e Conrado nada revelam. Querubim não gosta de saber que vai dividir o quarto com um amigo da avó. Rafa se levanta para surpresa e emoção de Alice, Prata e Amanda. Querubim fica fascinado pelas histórias de Bartô. Francisquinha leva Bartô para comer no Bar de Lavínia e o apresenta ao filho e à nora. Encarnação vai ao barco de Sandoval e se lembra de seu pedido de casamento. Rafa mostra o cheque que conseguiu com a venda do tesouro e o entrega a Bartô, que faz questão de dá-lo a Francisquinha. Ela passa o dinheiro para Amarante e diz para ele utilizá-lo nas obras na aldeia. Nina conversa com o médico e descobre que JJ foi a uma consulta e nunca mais retornou. Encarnação vai para casa decidida a falar sério com o irmão.
As crianças insistem que Bartô passeie pela aldeia. Ele tem vergonha, mas é convencido por Francisquinha. Oswaldo conta para Sinésio que denunciou JJ e garante que o vilão está de mãos atadas até encerrar o processo. Daniel vibra. JJ quebra um boneco de Rubico e dá-lhe uma bronca pela bagunça. O menino vibra ao fazer as malas para se mudar. Quebra-Queixo não acredita que o velhinho simpático que passeia com os meninos é o Velho Bartô. Lenita sai sem dar satisfação aos pais. Encarnação se despede emocionada de JJ, que chora sabendo que perdeu a irmã. Bartô adora sorvete. Lenita pede que Francisquinha ligue para Ana Amélia.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 151 a 160 de Como Uma Onda!
