Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 81 a 90 da novela “Começar de Novo”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 81, 1 de dezembro de 2004 – Letícia morre de ciúmes ao ver Miguel e Gigi juntos, mas disfarça. Miguel se diverte ao perceber o ciúme de Letícia. Xavier fala para Pedro que não sabe muito sobre Miguel, apenas que ele era muito amado por todos. Anita fica arrasada ao perceber que Márcio está apaixonado por Mérilin. Anselmo conta para Letícia que seus negócios andam muito mal e explica que todos os seus fornecedores estão dificultando seu trabalho. Letícia fica furiosa ao descobrir que Miguel está tentando arruinar Anselmo. Miguel fala para Letícia que nada vai impedir sua vingança. Gigi vê Almeida, um dos homens para quem seu marido deve dinheiro e foge dele. Ademar implora que Carmem volte para ele, mas ela permanece irredutível. Abel garante a Branca que não vai forçá-la a fazer nada que ela não queira.
Branca diz a Abel que o ama e os dois ficam juntos. Miguel percebe que Gigi está se escondendo de alguém. Gigi tem vergonha de falar a verdade a Miguel e diz que está se escondendo de um ex-marido que era violento com ela. Xavier fala para Joana que eles precisam fazer algo para ajudar Moacir. Murilo não sabe como falar para Dandara de Carmem. Lucas descobre que Betinho fala errado de propósito para impressionar as garotas. Dudu, Kiko e Pepê decidem pedir a ajuda de Ana para decorar a matéria das provas finais. Margarida se espanta ao perceber que Ana já sabe ler. Joana queima todas as lembranças que Moacir tinha de Eurídice. Elvira beija Moacir, mas ele sente algo estranho. Almeida fala para Gigi que ela vai ter que lhe pagar. Miguel interfere em defesa de Almeida.
Capítulo 82, 2 de dezembro de 2004 – Gigi pede que Miguel não a defenda mais. Miguel não entende nada, mas se diverte com Gigi. Letícia decide ir trabalhar na firma de Anselmo para ajudá-lo a melhorar sua situação. Anselmo tenta usar a situação para se reaproximar de Letícia. Ademar explica para Olavinho que eles não poderão tocar na fortuna de Branca se Lucrécia não se recuperar. Moacir descobre que Joana jogou as coisas de Eurídice fora e fica furioso com ela. Miguel vê Anselmo e Letícia conversando e fica com ódio. Ademar dá uma bronca em Simone por ela ter deixado que Elvira visse seu filho. Olavinho manda Aída não tentar prejudicar a carreira política dele, mas ela não se intimida. Gigi confessa para Miguel que vai ficar arrasada se souber que seu marido está em Paris com outra.
Miguel consola Gigi e começa a se sentir atraído por ela. Dandara dá um beijo em Murilo. Carmem vê. Anita comenta com Isadora que perdeu seu marido para Mérilin. Júlia confessa para Artur que está decepcionada com Pedro. Artur fala para Júlia que ela deveria ficar com ele. Zezé pergunta a Lucas se ele não quer namorá-la. Aída fala para Simone que vai conversar com Lucrécia. Simone deixa um recado no celular de Olavinho avisando. Júlia ouve. Moacir faz as pazes com Joana e garante que sabe que tem que esquecer Eurídice. Joana teme que Moacir vá se envolver com Elvira por carência. Elvira chora muito ao falar de seu filho para Sonya, o que a deixa intrigada. Pedro pede que Moacir investigue Miguel Arcanjo. Aída exige que Lucrécia a ouça. Miguel exige explicações de Letícia.
Capítulo 83, 3 de dezembro de 2004 – Miguel diz a Letícia que ficou furioso ao vê-la com Anselmo. Letícia fala que estava tratando de assuntos de trabalho. Miguel confessa para Letícia que tem medo de perdê-la de novo para Anselmo. Elvira conta para Gigi que algumas pessoas em Ouro Negro têm medo de Miguel. Gigi fica intrigada. Aída fala para Lucrécia que sabe que ela vendeu seu filho e garante que vai fazê-la pagar por tudo o que fez. Lucrécia fica apavorada, mas não tem como reagir. Moacir conta para Pedro algumas coisas sobre a morte de Miguel Arcanjo. Sonya comenta com Dimitri que acha que há algo de errado com Elvira. Ademar manda que Elvira nunca mais tente ver seu filho e a humilha. Moacir fala para Joana que está sofrendo por não poder contar a Pedro que seu pai está vivo.
Letícia conta para Pedro que Andrei é primo de Miguel e ele decide ir conversar com ele. Olavinho descobre que Aída foi até a casa de Lucrécia e morre de ódio. Ademar pede que Carmem o perdoe e volte para casa. Artur interrompe a conversa deles dois e leva Carmem embora dali, deixando Ademar furioso. Dandara consegue um emprego no Hangar. Zezé pede um beijo a Lucas. Teca e Márcia Anita desconfiam da nova mania de estudar de Betinho, mas ele garante que é sério. Pepê diz para Doidona que está muito feliz por ela poder ficar na Terra com ele. Lúcia fala com Ademar ao telefone diante de Rico e ele percebe que eles são cúmplices. Olavinho obriga Aída a entrar em seu carro. Júlia vê e conta para Miguel. Miguel pede que Dimitri investigue Gigi. Olavinho coloca Aída no fundo do mausoléu de Lucrécia. Branca e Abel voltam da lua-de-mel. Miguel pede para conversar com Simone.
Capítulo 84, 4 de dezembro de 2004 – Miguel pergunta a Simone onde Aída está. Simone acaba confessando que acha que sabe para onde Olavinho levou Aída. Aída implora que Olavinho a tire do túmulo de Lucrécia. Olavinho, falando às vezes como Lucrécia e às vezes como ele próprio, afirma que não sabe se Aída merece ser perdoada. Dandara anuncia para as alunas de Doidona que ela vai ficar algum tempo sem dar aula . Gigi acha que pode ser a professora substituta e pede que Dandara a leve até Doidona. Miguel vai com dois seguranças até o cemitério e vê Aída no mausoléu de Lucrécia. Doidona aceita ser substituída por Gigi e explica para ela que tudo o que está lhe acontecendo faz parte de seu carma. Gigi fica encantada com Doidona. Simone fala para Ademar que Andrei a ameaçou.
Linda pega todos os dados dos pais de Rico na ficha do spa para confirmar se eles são verdadeiros. Rico conta para Dimitri sobre a conversa de Lúcia e Ademar. Sonya fica com pena de Rico ao perceber que ele está infeliz por ter que enganar Linda. Miguel pergunta a Aída se ela quer ajudá-lo em sua vingança e ela diz que sim. Artur beija Júlia com paixão numa das cenas do filme. Carmem vê e morre de ciúmes. Letícia e Abel pensam em soluções para tirar a empresa da família do buraco. Linda fala para Rico que ligou para a casa de seus pais e descobriu que o número que eles deram é falso. Rico diz a Linda que a desconfiança dela passou dos limites e vai embora, se fazendo de ofendido. Doidona fala para Gigi que ela precisa de um grande amor em sua vida. Pedro diz a Miguel que quer conversar com ele sobre Miguel Arcanjo.
Capítulo 85, 6 de dezembro de 2004 – Pedro fala para Miguel que gostaria de saber mais sobre Miguel Arcanjo, pois já ouviu falar da história dele com Letícia. Miguel não dá muitas informações a Pedro, mas fica intrigado com a curiosidade dele. Anselmo fala para Letícia que está muito feliz por ela estar ao seu lado novamente. Letícia deixa claro para Anselmo que só quer ajudá-lo profissionalmente, deixado-o frustrado. Aída permite que Gigi seja a professora substituta de dança. Carmem elogia Artur para Murilo. Murilo fala para Carmem que ela está se iludindo de novo e ela fica arrasada. Ademar pede conselhos a Tenório para reconquistar Carmem e Tenório sugere a Ademar que ele tente parecer mais jovem. Anselmo termina tudo com Maria, afirmando que acha que Letícia vai voltar para ele.
Letícia fala para Joana que não vai contar para Miguel que Pedro é seu filho, pois tem medo de que ele o magoe. Miguel diz a Dimitri que desconfia que Pedro seja seu filho. Ademar experimenta roupas de garotão, sob a supervisão de Tenório. Carlos é atacado por dois homens e explica para Júlia que precisa pagar logo o dinheiro que deve. Júlia garante que vai ajudá-lo. Aída fala para Mário que Olavinho não é mau, mas ele não acredita. Carmem ri ao ver o novo visual de Ademar, que fica furioso e parte para cima dela. Artur e Rico defendem Carmem. Dandara recebe uma carta contando do caso de Murilo com Carmem e termina tudo com ele. Júlia conta para Dimitri que Carlos está devendo muito dinheiro. Gigi confunde Pedro com o jardineiro do spa e pede que ele cuide dos canteiros. Pedro fica pasmo com a beleza de Gigi. Miguel pergunta a Letícia se Pedro é mesmo filho de Anselmo.
Capítulo 86, 7 de dezembro de 2004 – Miguel diz que Pedro deve ser filho de Anselmo, pois tem o mesmo temperamento terrível dele. Letícia fica furiosa e não revela a verdade a Miguel. Pedro explica para Gigi que não é o jardineiro do spa e fica cada vez mais impressionado com as maluquices dela. Lucrécia vê Abel e Branca juntos e promete a si mesma que assim que puder vai acabar com o casamento deles. Carlos confessa para Sonya que está sendo perseguido por alguns caras para quem deve dinheiro. Carmem pede que Dandara perdoe Murilo, mas ela se recusa. Carlos paga os homens que contratou para fingir que o estavam perseguindo. Murilo explica para Carmem que gosta de verdade é de Dandara.
Carmem concorda que é com Dandara que Murilo deve ficar. Mário quer contar para Teca e Kiko que é irmão deles, mas Aída pede que ele guarde segredo por mais um tempo. Ele fica irritado. Betinho pede Teca em namoro e Márcia Anita decide namorar Mário. Anita fica triste, pois Márcio não repara mais nela. Sidarta pergunta a Isadora se pode ter alguma esperança, mas ela continua irredutível. Carmem fala para Sonya que foi o destino quem trouxe Artur para perto dela. Sonya se sente culpada por estar enganando Carmem. Miguel exige que Artur comece um romance com Carmem. Ademar leva Olavinho até um local barra-pesada e convida duas mulheres bonitas para serem vereadoras. Uma policial pede que Gigi a acompanhe. Aída vê. Joana aconselha Letícia a contar logo para Miguel que Pedro é seu filho. Letícia pede para conversar com Miguel.
Capítulo 87, 8 de dezembro de 2004 – Aída avisa para Miguel que Gigi está sendo levada por uma policial. Miguel interrompe sua conversa com Letícia para ir ajudar Gigi. Letícia morre de ciúmes. Sidarta dá um beijo em Isadora, que não se aguenta e retribui. Miguel deixa Letícia esperando durante muito tempo, para profunda irritação dela. Sonya garante a Letícia que Gigi não significa nada para Miguel. Miguel tira Gigi da cadeia e ela pede que ele lhe faça companhia. Letícia vê Miguel brindando com Gigi. Miguel tenta se desculpar, mas Letícia se recusa a ouvi-lo. Moacir fala para Joana que está se apaixonando por Elvira. Joana diz a Pimenta que acha que está cedo demais para Moacir gostar de outra pessoa. Elvira começa a gostar de Moacir. Ademar manda que Rosário compre roupas para Tânia e Vânia, as vereadoras da chapa de Olavinho.
Doidona fala para Aída que vai haver um grande amor na vida de Gigi em breve. Linda continua achando que Rico está mentindo para ela. Rico diz a Dimitri que não aguenta mais enganar Linda. Dimitri garante a Rico que o que ele está fazendo é pelo bem de Linda. Carmem elogia Artur, que não resiste e a beija. Artur se sente culpado por ter beijado Carmem e pede que ela não se iluda com ele. Murilo vê o beijo e avisa Carmem que ela vai se machucar. Dandara fala para Doidão e Doidona que quer voltar para o Rio. Rosário veste Tânia e Vânia com roupas comportadas. Joana vai fazer uma massagem com Elvira para conhecê-la melhor. Anselmo ameaça Pedro para Letícia. Moacir e Pedro enfrentam dois assaltantes e Moacir é baleado. Gigi cai bêbada na piscina e começa a se afogar. Miguel salva Gigi, que lhe dá um beijo.
Capítulo 88, 9 de dezembro de 2004 – Gigi desmaia de bêbada. Miguel fica perturbado pelo beijo. Elvira garante a Joana que gosta de Moacir de verdade, deixando-a mais aliviada. Pimenta cuida de Moacir e explica que o tiro foi de raspão. Ademar diz a Simone que Elvira precisa deixar Moacir completamente apaixonado. Letícia pede para conversar com Anselmo sobre Pedro. Maria insulta Letícia, que lhe dá um tapa. Letícia fala para Joana que teme que Anselmo ou Miguel magoem Pedro. Joana aconselha Letícia a contar a verdade a Miguel, mas ela afirma que ele não está interessado em ouvi-la. Miguel leva Gigi para o quarto e a coloca na cama. Aída conta para Miguel que Lucrécia fez com que sua mãe vendesse seu filho. Miguel garante a Aída que vai ajudá-la a se vingar. Isadora conta para Doidona que está grávida. Carmem e Artur começam a namorar com cada vez mais entusiasmo. Gigi acha que Miguel se aproveitou dela.
Sonya avisa Miguel de que ele vai perder Letícia se não tomar cuidado. Péricles, pai de Mário, pede para conversar com Aída. Simone observa. Péricles diz para Aída que ela pode ficar com Mário se quiser. Albert fala para Aída que é por causa da indiferença de Péricles que Mário é tão revoltado. Péricles explica para Mário que vai deixá-lo com Aída. Mário sofre com a rejeição do pai. Joana conta para Miguel que Anselmo ameaçou Pedro. Miguel pergunta a Joana porque Anselmo é tão carinhoso com Abel e tão frio com Pedro. Joana não sabe o que dizer. Jairo e Xavier tentam convencer Moacir a se candidatar a prefeito. Aída garante a Gigi que é testemunha de que Miguel não fez nada com ela. Anselmo encontra Miguel em seu escritório e parte para cima dele. Os dois brigam.
Capítulo 89, 10 de dezembro de 2004 – Miguel e Anselmo começam a brigar. Letícia chega e pede que Miguel vá embora. Anselmo se faz de vítima para Letícia. Letícia manda Anselmo se afastar de Pedro. Doidão fala mal de Lucrécia em sua rádio. Olavinho ouve e fica furioso. Gigi se dá conta de que foi ela quem beijou Miguel e morre de vergonha. Miguel explica para Sonya e Dimitri que Gigi poderia ajudá-lo em sua vingança, enquanto Letícia apenas o atrapalha. Os dois ficam chocados com a frieza dele. Letícia afirma para Joana que vai ter que escolher entre Miguel e Pedro. Olavinho exige que Ademar dê um jeito em Doidão. Doidona diz a Doidão que é muito perigoso provocar Lucrécia. Dandara fala para Isadora que vai embora de Ouro Negro e pede que ela dê outra chance a Sidarta.
Márcia Anita afirma para os pais que não quer mais namorar Mário, pois ele é muito mentiroso. Mário conta toda a sua história a Lucas. Isadora explica para Sidarta que não consegue perdoá-lo, deixando-o arrasado. Abel fala para Pedro que não quer que Letícia namore Miguel, pois sabe que ele bateu em Anselmo. Jairo pede que Pedro tente convencer Moacir a se candidatar a prefeito. Moacir e Elvira se declaram um para o outro. Ademar mostra Tânia e Vânia a Lúcia. Tenório e alguns capangas invadem a rádio de Doidão. Pedro comenta com Jairo que conheceu uma mulher interessante no spa. Aída afirma que Gigi está interessada em Miguel, mas ela nega. Letícia fala para Miguel que quer terminar tudo com ele. Miguel diz a Letícia que se apaixonou por outra mulher.
Capítulo 90, 11 de dezembro de 2004 – Letícia fica completamente arrasada ao ouvir que Miguel ama outra mulher, mas disfarça. Lúcia se enfurece ao ver Tânia e Vânia. Doidona descobre que o cabelo de Doidão foi cortado e morre de rir do novo visual dele. Olavinho mostra a Lucrécia o rabo-de-cavalo de Doidão, que mandou que Tenório cortasse. Lucrécia adora. Murilo pede que Dandara não vá embora e se declara para ela. Gigi descobre que Miguel pagou toda a sua dívida com o banco e agradece efusivamente. Sonya fica desgostosa ao ver Miguel e Gigi juntos. Lúcia tem ideias mirabolantes para a campanha de Olavinho, deixando Ademar impaciente. Murilo garante a Dandara que Carmem não significou nada para ele e acaba conseguindo convencê-la a ficar em Ouro Negro. Carmem avisa a Artur que vai precisar visitar os pais, pois sua mãe piorou de saúde novamente.
Artur beija Carmem com paixão pela primeira vez e pede que ela não o esqueça. Dimitri dá dinheiro a Carlos, que fica radiante por ter conseguido enganá-lo. Pepê e Betinho pedem que Isadora deixe que Sidarta volte. Sidarta se desespera, pois acha que perdeu o amor de Isadora e ainda por cima não conseguiu conquistar Dandara. Dandara fala para Doidona e Doidão que decidiu ficar em Ouro Negro, para grande alegria deles. Anselmo coloca um comprimido no café de Letícia, que bebe e começa a sentir muito sono. Teca e Dandara elogiam o novo cabelo de Doidão. Doidona pensa em se vingar de Lucrécia pelo que ela fez com Doidão. Olavinho encontra desenhos de Lucrécia nua assinados por Mikhail Karamazov. Abel vê Anselmo carregando Letícia desacordada. Miguel pede Gigi em casamento.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 91 a 100 de Começar de Novo!
