Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 71 a 80 da novela “Começar de Novo”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 71, 19 de novembro de 2004 – Simone interrompe a dança de Letícia e Miguel dando a notícia da morte de Eurídice. Todos ficam chocados. Miguel conversa com Lucrécia e percebe que foi ela quem ordenou a morte de Eurídice. Ademar tenta levar Carmem embora da festa, mas ela se recusa a ir. Doidona e Doidão mimam Dandara, que adora. Carmem decide largar Ademar e arruma as malar para ir embora. Ademar primeiro suplica que Carmem não vá, mas depois, vendo que não consegue fazer com que ela mude de ideia, diz que ela estará assinando a sentença de morte dos pais se for. Carmem decide ficar. Lucas diz que Lucrécia matou Eurídice e que está tentando acabar com toda a sua família. Moacir ouve e fica intrigado. Letícia fica chocadíssima com as palavras de Lucas. Sonya diz a Dimitri que tem medo que Miguel se arrependa de sua vingança. Dimitri fala que tem esperanças de que o bom coração dele prevaleça.
Miguel dá a Artur as instruções para conquistar Carmem. Carlos pede que Júlia peça dinheiro emprestado a Miguel para que ele possa pagar suas dívidas. Letícia pergunta a Anselmo se Lucrécia teria sido capaz de matar Eurídice, deixando-o nervoso. Rico apresenta seus supostos pais para Lucrécia, que fica feliz por receber milionários em casa. Lúcia avisa a Olavinho que Teca sumiu. Teca conta para Betinho que fugiu de casa e pergunta se pode morar com ele. Betinho e Pepê escondem Teca. Artur vai visitar Carmem em sua casa. Ademar revela a Lucrécia e Olavinho que Andrei descobriu onde estavam os restos mortais de Mikhail e Ana e os enterrou na fazenda Karamazov. Lucrécia passa mal. Letícia diz a Miguel que está do lado dele.
Capítulo 72, 20 de novembro de 2004 – Sidarta cuida de Lucrécia. Olavinho e Branca se desesperam. Artur conversa com Carmem e finge se lembrar dela. Carmem quase morre de felicidade. Rosário vê os dois conversando e fica pasma. Joana percebe que Elvira está chorando muito pela morte de Eurídice e fica intrigada. Letícia e Miguel confessam que não conseguem viver um sem o outro e dormem juntos. Olavinho diz a Letícia que Lucrécia teve um derrame e está em coma. Moacir tem uma visão de Eurídice e se desespera. Xavier encontra uma marca de pé molhado no quarto de Moacir e se espanta. Pedro diz a Júlia que tem certeza de que Lucrécia está por trás da morte de Eurídice. Rosário conta para Ademar que Carmem recebeu uma visita de Artur. Artur leva Carmem para conhecer o resto da equipe do filme e ela adora. Ademar vê Carmem com Artur e ameaça bater nela. Artur joga Ademar na piscina do spa.
Ademar se declara para Carmem e pede que ela volte para casa. Ela fica pasma. Abel consola Branca, que se preocupa com o estado de saúde de Lucrécia. Betinho conta para Teca que Lucrécia está mal. Pepê fala para Kiko que Teca está escondida em sua casa. Rico diz a Miguel que não está gostando de enganar Linda, pois agora gosta dela de verdade. Miguel trata Rico com desprezo. Sidarta se dá conta de que Doidona havia lhe dito que ela tinha uma filha chamada Dandara, mesmo nome da menina que a socorreu nas vezes em que desmaiou. Ele vai até a casa dos pais e encontra Dandara morando lá. Letícia vê Lucrécia em coma e acha que ela deve estar sofrendo muito. Miguel pede para conversar com Olavinho.
Capítulo 73, 22 de novembro de 2004 – Miguel coloca seu jato e um médico nos Estados Unidos para atender Lucrécia. Olavinho não aceita. Letícia diz a Pimenta que a mãe abriu os olhos, mas ele fala que não é possível no estado dela. Pedro dá força a Moacir. Anselmo recebe uma caixa com peixe podre dentro. Maria se assusta. Rosário fala mal de Carmem para Ademar, que continua revoltado contra o bando de atores, a quem chama de desclassificados. Júlia grava algumas cenas do filme e Mérilin reclama de todas. Sonya se diverte na filmagem. Miguel e Letícia se encontram no Hangar para almoçar. Anselmo tem certeza que Andrei e Miguel são uma pessoa só. Doidona confirma para Sidarta que Dandara é sua filha e de Leilinha, uma hippie com quem ele “ficou” em sua despedida de solteiro. Sidarta insiste que a mãe se trate, porque ela é o esteio da família. Ela desaba chorando nos braços do filho. Ademar acha que Miguel não pode ter sobrevivido ao tiro.
Anselmo insiste que Andrei é Miguel e está preparando uma baita vingança. Murilo diz a Carmem que ela deve largar Ademar. Carmem diz que precisa pensar nos pais. Dimitri conversa com Romualdo e promete ajudá-lo financeiramente. Tenório pede instruções a Ademar sobre o que fazer com o filho de Elvira. Simone pressiona Elvira para que ela seduza Moacir. Lúcia se chateia por Teca ter dormido na casa de Betinho. Moacir vê Eurídice numa das celas e chora pedindo perdão. Carlos convida a família Estrela para fazer figuração no filme. Márcio derruba Mérilin no chão em uma cena. Abel garante a Branca que ala ainda irá amá-lo. Xavier diz a Moacir que Eurídice está apenas na sua imaginação, mas se intriga ao encontrar um pente dela na cela. Dimitri grava uma conversa em que Ademar oferece um terreno para Miguel. Olavinho acusa Miguel de ter causado o derrame de Lucrécia. Letícia reage.
Capítulo 74, 23 de novembro de 2004 – Olavinho diz a Letícia que Andrei está ameaçando diversas pessoas na cidade. Letícia finge não acreditar, mas constata que a vingança de Miguel começou. Elvira tenta seduzir Moacir, mas ele só fala em Eurídice. Pimenta explica para Olavinho que Lucrécia pode ter sequelas por causa do derrame e ficar com dificuldades para falar ou compreender. Olavinho fica arrasado. Carmem engana Rosário e vai escondida assistir às filmagens. Sidarta leva Doidona para fazer exames. Doidão quer ir junto, mas Doidona não permite e ele começa a desconfiar que ela esteja gravemente doente. Letícia diz a Miguel que é um absurdo ele odiar Lucrécia e Olavinho daquela maneira. Miguel mostra a Letícia a fita em que Lázaro acusa Lucrécia e seus cúmplices. Letícia continua sem acreditar na culpa deles, para ódio de Miguel. Ademar fica furioso ao saber que Carmem saiu escondida de casa.
Teca vê Lucas conversando com Zezé e se chateia. Zezé fica cada vez mais encantada por Lucas. Isadora conta para Betinho que Doidona está muito doente, deixando-o arrasado. Dudu fala para Pepê e Kiko que Ana é mágica e mostra que ela adivinha seus pensamentos, deixando-os pasmos. Ana ouve a voz de uma mulher mandando-a proteger Miguel Arcanjo. Aída percebe que Mário está com uma crise de bronquite e cuida dele. Anselmo conta para Maria que não é pai de Pedro. Ademar tenta levar Carmem para casa à força, mas Romualdo o impede e diz que ela não vai mais voltar. Letícia se comove ao ver Lucrécia fragilizada. Anselmo conta para Pedro que Miguel Arcanjo é seu pai. Miguel vê Sonya e Carlos juntos e fica furioso.
Capítulo 75, 24 de novembro de 2004 – Sonya pede que Miguel dê uma chance a Carlos. Ele concorda, mas continua não gostando do namoro. Anselmo fala para Pedro que Letícia e Andrei estão juntos. Letícia confessa para Joana que sentiu amor por Lucrécia ao vê-la tão mal. Carmem apronta as malas para sair de casa. Ademar implora que Carmem fique. Carmem sente pena de Ademar, mas vai embora, deixando-o arrasado. Olavinho garante a Aída que Mário está querendo espioná-los e diz que vai pressioná-lo para dizer para quem trabalha. Aída impede Olavinho de perturbar Mário e eles dois acabam brigando. Pedro conta para Letícia que já sabe que Miguel Arcanjo é seu pai e pede que ela lhe fale dele. Letícia conta sua história com Miguel Arcanjo para Pedro, mas não revela que ele ainda está vivo.
Rico se despede de seus supostos pais, satisfeito por acabar com aquela farsa. Romualdo garante a Dimitri que sua loja vai deslanchar agora que há dinheiro investido nela. Sonya decide levar Carmem para comprar roupas novas. Ademar pede que Tenório descubra onde Romualdo conseguiu dinheiro e avisa que vai obrigar Carmem a voltar nem que seja à força. Doidão diz a Doidona e a Sidarta que sabe que eles estão escondendo alguma coisa. Sidarta pede que Dandara tente aceitá-lo como pai e garante que todos da família vão adorá-la. Murilo fica radiante ao saber que Carmem deixou Ademar, mas não gosta ao perceber que ela ainda está fascinada por Paulo Roberto. Mário fala para Aída que é o filho dela. Gigi chega ao spa e pede ansiosamente para falar com Aída. Miguel ouve e fica curioso.
Capítulo 76, 25 de novembro de 2004 – Miguel acha divertido o jeito de Gigi. Gigi explica para Simone que precisa ver Aída imediatamente, deixando-a impressionada. Mário fala para Aída que é o filho dela e a acusa de tê-lo vendido para seus pais adotivos. Albert explica para Aída que a mãe adotiva de Mário, que o amava muito, morreu, e que o pai não gosta muito dele. Conta que foi ele quem comprou Mário para os patrões quando ele era bebê, de uma mulher chamada Edméia. Aída se desespera e fala para Albert que Edméia era o nome de sua mãe. Olavinho imagina um diálogo com Lucrécia e ela lhe dá uma ordem. Letícia fala para Miguel que não quer mais vê-lo. Miguel a beija e Letícia muda de ideia, dizendo que não pode viver sem ele. Aída diz a Gigi que ela pode ficar no spa sem pagar, mas só enquanto não houver hóspedes em todos os quartos.
Moacir conta para Pedro que tem quase certeza de que Eurídice morreu por sua causa. Letícia começa a ficar amiga de Júlia. Aída tenta falar para Olavinho o que Mário lhe disse, mas ele é grosso com ela, que decide não dizer nada. Dandara conta para Murilo que Sidarta é seu pai. Simone ouve tudo. Doidona e Doidão falam para Betinho que Dandara é sua irmã. Albert garante a Mário que Aída é uma boa pessoa. Simone manda que Elvira dê um envelope sem remetente a Isadora. Mário fala para Aída que não acredita que ela não o tenha vendido, deixando-a arrasada. Olavinho fala para Ademar e Anselmo que Lucrécia quer a morte de Andrei. Ana dá uma imagem de Miguel Arcanjo para Letícia. Lúcia pergunta a Andrei se ele não quer levá-la para o seu chalé.
Capítulo 77, 26 de novembro de 2004 – Gigi comenta com Aída que achou Andrei muito antipático. Letícia fala para Joana que acha que Ana tem uma sensibilidade fora do comum e que quis lhe mostrar que Miguel Arcanjo precisa dela. Ademar diz para Olavinho que eles não conseguiriam matar Andrei sem levantar suspeitas. Olavinho garante que vai pensar numa maneira. Pimenta fala para Dimitri que Lucrécia provavelmente vai se recuperar do derrame, deixando-o satisfeito. Ademar vai até o spa e avisa a Carmem que veio buscá-la. Murilo e Rico arrombam a porta do quarto de Carmem e obrigam Ademar a ir embora. Carmem chora no ombro de Murilo, que fica perturbado com a proximidade dela. Moacir pede para fazer uma massagem com Elvira, para satisfação de Simone. Olavinho sente saudades de Lucrécia.
Isadora recebe uma carta anônima que fala que Dandara é filha de Sidarta com uma mulher com quem ele passou a noite um dia antes de se casar. Linda se desculpa com Rico por não ter confiado nele. Rico começa a gostar de Linda de verdade. Artur tenta explicar para Carmem que ele e Paulo Roberto não são a mesma pessoa. Júlia confessa para Miguel que Sonya e Carlos estão envolvidos. Pedro vê Miguel e Júlia conversando e não gosta. Gigi conta para Aída que seu marido se envolveu em negócios ilegais, colocou-a como sócia sem que ela soubesse e fugiu do Brasil quando foi descoberto. Aída sugere que Gigi peça ajuda a Andrei. Elvira consegue seduzir Moacir. Pedro fala para Júlia que o namoro deles não está dando certo. Andrei se veste de médico e vai até o quarto de hospital de Lucrécia, que fica apavorada ao vê-lo.
Capítulo 78, 27 de novembro de 2004 – Miguel faz acusações a Lucrécia, deixando-a apavorada. Anselmo tenta ficar sozinho com Letícia, mas Abel e Pedro conseguem impedir. Aída explica para Mário que Edméia e Lucrécia o venderam sem que ela soubesse. Mário fica perturbado pelas palavras de Aída, mas diz que precisa de um tempo para pensar. Gigi e Dimitri ficam amigos. Miguel não gosta de ver Gigi em seu chalé e é frio com ela, que fica furiosa. Dimitri se oferece para ajudar Gigi e pede que ela conte qual é o seu problema. Pedro diz para Júlia que não quer terminar o namoro. Júlia faz Pedro prometer que não vai mais abandoná-la. Sonya avisa Carlos que não quer nada sério com ele, mas ele não acredita. Gigi conta sua história para Dimitri. Miguel ouve Gigi falando e pede que ela lhe diga em quais negócios exatamente Johnny estava envolvido.
Dandara e Carmem sentem ciúmes uma da outra, para constrangimento de Murilo. Doidão tenta consolar Sidarta, que está arrasado por ter magoado Isadora. Doidona explica para Isadora que Sidarta não sabia que Dandara existia, mas ela continua se sentindo traída. Isadora exige que Sidarta saia de casa. Pepê e Betinho ficam arrasados. Anselmo pede que Letícia dê mais uma chance ao casamento deles. Letícia explica para Anselmo que não quer mais nada com ele, que fica furioso. Miguel pede que Gigi faça um favor para ele depois que ele a ajudar. Gigi concorda. Anselmo avisa Ademar que vai dar cabo de Andrei. Lucrécia tenta fazer com que Olavinho compreenda que Andrei esteve em seu quarto. Letícia vê Miguel e Gigi conversando.
Capítulo 79, 29 de novembro de 2004 – Letícia fica com ciúmes ao ver Miguel e Gigi, mas disfarça. Miguel percebe os ciúmes de Letícia e garante que ela não tem nada a temer. Letícia fala para Miguel que está com medo que Anselmo tente fazer algo contra eles. Abel garante a Branca que ela não vai se arrepender de casar com ele e lhe dá um beijo. Branca tenta resistir ao beijo, mas acaba gostando. Miguel fala para Anselmo que sabe que ele ameaçou Letícia e avisa que ele terá que assumir as consequências de seus atos. Anselmo não consegue enfrentar Miguel e fica furioso. Ademar manda Simone fazer com que Carmem se decepcione com Artur. Pedro acha que Moacir esqueceu Eurídice rápido demais. Sidarta explica para Pepê e Betinho que ele e Isadora vão ficar um tempo afastados.
Pepê e Betinho se fazem de fortes, mas na verdade ficam arrasados com a separação dos pais. Simone sugere que Mérilin se livre de Carmem. Mário resolve perdoar Aída, que fica radiante. Doidona incentiva Sidarta a batalhar para reconquistar Isadora. Márcio e Anita tentam ajudar Sidarta e Isadora, mas acabam atrapalhando. Dandara confessa para Linda que acha que Murilo gosta de Carmem. Mérilin fala para Carmem que Artur não aguenta mais seu assédio, o que a deixa arrasada. Artur fica furioso com Mérilin. Letícia conta para Pedro que está mesmo envolvida com Andrei. Carmem beija Murilo. Começa a festa de casamento de Abel e Branca e Lucrécia participa, ainda que numa cadeira de rodas e sem falar. Miguel mostra ao promotor a fita de Ademar aceitando suborno de Dimitri.
Capítulo 80, 30 de novembro de 2004 – O promotor explica a Miguel que a fita mostrando Ademar aceitando suborno de Dimitri não poderá ser usada com prova num tribunal. Miguel garante que continuará atacando seus inimigos e que irá reunir mais provas. Anselmo fala para Ademar que seus negócios de pesca estão muito mal e pede dinheiro emprestado. Ademar se recusa a emprestar dinheiro a Anselmo. Aída fala para Lucrécia que seu filho está vivo, deixando-a apavorada. Doidona volta para casa depois da cirurgia e é muito mimada por Doidão, Sidarta e Dandara. Miguel desconfia que Simone seja espiã de Lucrécia. Ademar fala para Lucrécia que Abel e Branca assinaram sem saber um acordo de comunhão total de bens. Olavinho fica espantado ao saber que Branca tem dinheiro e entende por que Lucrécia queria o casamento.
Lucrécia não quer que Olavinho conte para Lúcia sobre a herança de Branca, mas não sabe como se fazer entender. Doidona fala para Isadora que Sidarta está morando na rádio. Joana fala para Moacir que ele não pode se deixar abater pela morte de Eurídice. Márcio confessa para Sidarta que está apaixonado por Mérilin. Mérilin recebe uma aranha de presente e acha que alguém não gosta dela. Murilo fica feliz por estar com Carmem, mas se sente culpado por causa de Dandara. Sidarta pede a Isadora que ela o perdoe, mas ela fala que agora é tarde. Anselmo fala mal de Letícia, deixando Pedro furioso. Letícia manda Anselmo se afastar de Pedro. Simone leva Elvira para ver seu filho. Pedro pergunta a Xavier quem foi Miguel Arcanjo. Miguel leva Gigi para jantar no restaurante de Letícia.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 81 a 90 de Começar de Novo!
