Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 61 a 70 da novela “Começar de Novo”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 61, 8 de novembro de 2004 – Júlia pede que Miguel não dê dinheiro a Carlos para financiar o filme e avisa que ele está interessado em Sonya. Miguel gosta de saber que Júlia está namorando Pedro. Anselmo exige que Letícia lhe diga quem lhe deu o cartão e a acusa de tê-lo traído com Andrei. Murilo fica fascinado por Dandara. Cleide liga para Joana e avisa que Anselmo e Letícia estão brigando. Jairo se preocupa ao ver que Lucas está mesmo apaixonado por Teca. Margarida percebe que uma menina chamada Zezé está interessada em Lucas e torce para que ele goste dela também. Miguel comenta com Dimitri que acha que vai patrocinar um filme que Júlia vai estrelar. Miguel interrompe o encontro de Sonya e Carlos e explica a Sonya que Carlos estava tentando dar o golpe do baú.
Joana vai até a casa de Letícia com Moacir, que exige que Anselmo deixe Letícia em paz. Letícia confessa para Joana que está começando a ficar com medo de Anselmo. Elvira exige ver seu filho antes de executar o plano de Lucrécia contra Moacir. Lucrécia deixa claro que vai mandar matar o menino se Elvira não fizer o combinado. Elvira se desespera e acaba cedendo. Márcio e Anita veem um sujeito mal-encarado com Spock e recuperam o cãozinho. Sonya chora de decepção por causa de Carlos. Pepê fica radiante ao ver Spock. Sidarta agradece a Márcio. Anselmo encontra Maria fragilizada e pede que ela o deixe cuidar dela. Lúcia convence Olavinho de que é uma boa ideia ele se candidatar a prefeito. Moacir vê Elvira e fica perturbado. Joana percebe que Elvira está dando em cima de Moacir. Maria começa a se deixar envolver por Anselmo. Lúcia anuncia para Lucrécia que Olavinho vai se candidatar à prefeitura, deixando-a furiosa. Ademar finge ficar magoado. Dimitri, Miguel e Sonya chegam a Ouro Negro.
Capítulo 62, 9 de novembro de 2004 – Simone liga para Lucrécia e avisa da chegada de Andrei. Miguel avisa Dimitri que Sonya insistiu em ajudá-lo em sua vingança e revela que seu primeiro alvo será Ademar. Sonya pede para ter aulas de piano com Carmem. Anselmo encontra Andrei e fala com ele cordialmente, mas no fundo morre de ódio ao vê-lo. Sonya puxa papo com Carmem e consegue fazê-la falar de sua paixão por Paulo Roberto. Pedro explica para Júlia que vai ter que voltar para Ouro Negro para terminar tudo com Maria. Júlia fica feliz por estar amando e ser amada. Carlos sofre por Sonya. Anselmo conta para Letícia que Andrei está na cidade e avisa que vai fazer uma loucura se os ver juntos. Letícia diz a Joana que Miguel não está em Ouro Negro por um bom motivo e afirma que alguma desgraça está prestes a acontecer.
Abel diz a Branca que está apaixonado por ela de verdade. Lucrécia ouve e fica furiosa. Miguel pede que Rico espione a casa de Lucrécia para ele e, em troca, se oferece para financiar seu namoro com Linda. Doidona sente muita dor, mas não deixa que Doidão perceba. Lucas dá um beijo em Teca. Betinho vê e quase tem um treco. Albert se hospeda no Spa. Aída acha que o conhece, mas ele garante que não. Doidona diz a Pepê que acha que vai ser abduzida mais uma vez, dessa vez para sempre. Sonya conta para Miguel que Carmem é mesmo apaixonada por Paulo Roberto. Miguel liga para Carlos e avisa que quer financiar o filme. Carlos fica sinceramente feliz ao pensar em ver Sonya de novo. Maria e Anselmo ficam juntos. Doidona pede que Xavier a leve para um hospital. Lucrécia permite que Elvira veja seu filho de longe. Dimitri pergunta se Ademar quer fazer um grande negócio. Miguel vai até o escritório de Letícia.
Capítulo 63, 10 de novembro de 2004 – Letícia deixa claro que não está feliz em ver Miguel, pois sabe que ele está ali para se vingar. Miguel fica furioso com Letícia. Dimitri diz a Ademar que Miguel está querendo abrir diversos negócios em Ouro Negro, mas quer receber benefícios da prefeitura. Ademar concorda, contanto que receba uma porcentagem dos lucros. Sonya grava a conversa. Doidona confessa para Xavier que está com um tumor no útero, mas não quer contar para sua família por medo de vê-los sofrer. Xavier fica muito chocado com a notícia. Pedro vê Maria aos beijos com Anselmo. Miguel sugere que Rico conte a todos que estava brigado com seus pais para explicar por que não tinha dinheiro antes. Sonya, Miguel e Dimitri juram no túmulo dos Karamazov que vão fazer de tudo para que a justiça seja feita.
Pedro termina tudo com Maria. Albert diz a Aída que foi amigo de seu falecido marido e pergunta se eles não tiveram filhos, o que a deixa emocionada. Ademar diz a Lucrécia que eles deveriam apoiar a candidatura de Olavinho. Jairo pergunta a Moacir se ele vai aceitar se candidatar a prefeito. Xavier conta para Dandara que Doidona está muito doente. Miguel leva as cinzas de seus pais para a fazenda deles. Olavinho recebe em casa uma fita de vídeo onde estão gravadas cenas dele com sua mulher e seus filhos e também cenas dele com Aída. Ademar lê no jornal que Artur está vindo a Ouro Negro. Anselmo recebe um embrulho com um peixe morto. Lucrécia chega na fazenda dos Karamazov e vê que uma placa com o nome da família está sendo afixada na porta. Miguel manda para Letícia um buquê de girassóis mortos e sua metade da medalha. Miguel avisa Dimitri que sua vingança está apenas começando.
Capítulo 64, 11 de novembro de 2004 – Dimitri diz a Miguel que ele está confundindo justiça com vingança. Letícia fala para Joana que achou cruel o que Miguel fez. Joana diz que Miguel está passando por uma fase difícil e pede que Letícia tente não bater de frente com ele. Lucrécia descobre que Olavinho e Lúcia venderam a fazenda Karamazov. Ademar entra em pânico ao saber que o ator que faz Paulo Roberto está vindo para Ouro Negro. Joana conta para Letícia que Maria e Anselmo estão tendo um caso, deixando-a pasma. Maria pede demissão da plataforma. Miguel conta para Júlia seus motivos para estar ali em Ouro Negro e ela garante que ele pode contar com ela. Letícia mostra um profundo desprezo por Anselmo por ele estar com Maria, e ele fica desconcertado. Dandara chora muito ao pensar no quanto foi cruel com Doidona. Murilo consola Dandara e os dois vão ficando cada vez mais envolvidos.
Rico diz a Lucrécia que é herdeiro de uma família rica e pede a mão de Linda em casamento. Lucrécia concorda. Linda acha que Rico está mentindo e fica furiosa com a cara-de-pau dele. Pepê chora e fala para Isadora que Doidona vai ser abduzida para sempre. Isadora fica zangada, achando que Doidona está enchendo a cabeça de Pepê com bobagens. Doidona faz um testamento. Doidão vê e pergunta se ela está doente, mas ela desconversa. Xavier revela a Miguel que o irmão de sua mãe ainda mora em Ouro Negro. Márcia Anita vê Betinho observando Teca e dá um beijo em Mário para deixá-lo com ciúmes. Mário fica zonzo e diz a Albert que acha que está apaixonado. Júlia tenta conversar com Maria sobre Pedro. Maria é muito grossa com Júlia e avisa que ela ainda vai pagar por ter-lhe roubado Pedro. Maria pede a ajuda de Anselmo para se vingar de Pedro. Dandara pede que Doidona a ensine a dançar, o que a deixa muito emocionada. Miguel vai visitar Doidão.
Capítulo 65, 12 de novembro de 2004 – Miguel revela quem é a Doidão, que fica muito emocionado. Dandara pede perdão a Doidona por ter sido grossa com ela. Olavinho conta para Lucrécia que alguém gravou cenas suas beijando Aída. Doidão revela a Miguel que Ana lhe mandou uma carta dizendo que estava com medo de Lucrécia, mas ele não pôde voltar para Ouro Negro a tempo de salvá-la. Olavinho acusa Mário de ter deixado a fita de vídeo em sua casa e exige que ele lhe diga quem o mandou gravá-la. Tenório interpela Dimitri e diz que Lucrécia quer conversar com ele. Letícia dá uma garrafa de vodka com pimenta de presente para Miguel. Miguel e Letícia começam a discutir, mas ele dá um beijo nela. Letícia fica furiosa com a ousadia de Miguel. Lucrécia diz a Dimitri que quer comprar de volta a fazenda dos Karamazov e garante que é melhor para Andrei que ele aceite sua proposta. Aída vê Olavinho ameaçando Mário e fica furiosa.
Olavinho conta para Aída que não pode se envolver num escândalo, pois vai se candidatar a prefeito de Ouro Negro. Albert pergunta a Mário se ele não está sendo muito duro com Aída, mas ele afirma que uma mulher capaz de abandonar o filho não poder ser boa. Linda pede para conhecer os pais de Rico. Letícia conta para Joana que Miguel a beijou, mas garante que eles não têm mais como dar certo. Lúcia diz a Teca que ela não pode namorar Lucas porque ele é negro. Teca fica indignada com a mãe. Doidão manda um recado ameaçador para Lucrécia através da rádio. Lucrécia diz a Ademar que a chegada dos russos tem algo a ver com a mudança de atitude de Doidão. Carlos liga para Sonya e diz que vai vê-la em breve. Sonya fica feliz. Olavinho avisa Letícia de que se ela ficar do lado de Andrei, estará contra eles. Pedro vê Júlia conversando com Miguel.
Capítulo 66, 13 de novembro de 2004 – Miguel é gentil com Pedro. Letícia garante a Olavinho que não vai ficar do lado de Andrei e portanto ele e Lucrécia não precisarão matá-lo. Olavinho fica nervoso com a insinuação de Letícia, mas tenta disfarçar. Carmem comenta com Murilo que encontrou com Júlia e que ela lhe contou detalhes sobre Paulo Roberto. Rosário ouve tudo. Carlos diz a Artur que está louco para ver Sonya e garante que está apaixonado de verdade. Letícia vai falar com Anselmo sobre o divórcio e o encontra com Maria. Maria fica com ódio ao perceber que Anselmo ainda é apaixonado por Letícia. Pedro conhece Sonya. Rosário conta para Ademar que Carmem continua interessada em Paulo Roberto. Ademar fica possesso, briga com Carmem e expulsa Murilo de casa.
Márcio e Anita pedem a mão de Betinho em casamento em nome de Márcia Anita. Sidarta e Isadora ficam pasmos. Betinho fica passado ao perceber que Teca está com Lucas e Márcia Anita está com Mário. Pepê começa a fazer uma história em quadrinhos sobre os marcianos. Kiko combina com Dudu e Pepê que eles vão fazer gibis para vender. Sidarta dá uma bronca em Doidona por ela ter dito a Pepê que ia ser abduzida. Xavier não aguenta ver aquilo e passa um pito em Sidarta. Doidona fala para Xavier que Sidarta não pode nunca saber que ela está doente. Carmem confessa para Sonya que está chateada, pois Ademar expulsou Murilo de casa. Ademar ensina Olavinho a ser um político. Murilo vai morar com Rico. Elvira se insinua para Moacir, que fica cada vez mais envolvido. Eurídice vê os dois conversando e acha que Moacir estava dando em cima de Elvira. Doidão vai até a casa de Lucrécia confrontá-la. Doidona começa a delirar. Xavier revela a Sidarta que Doidona está muito doente. Miguel prepara envelopes para enviar a seus inimigos.
Capítulo 67, 15 de novembro de 2004 – Miguel manda que Dimitri entregue convites a seus inimigos. Letícia vê Pedro e Sonya conversando. Doidona desmaia. Sidarta fica arrasado ao saber que Doidona está doente e garante a Xavier que vai se assegurar de que ela esteja se cuidando direito. Xavier pede que Sidarta não diga a Doidona que sabe a verdade e não conte nada a Doidão, pois ele não iria aguentar. Doidão diz a Lucrécia que sabe que ela foi responsável pela morte de Ana e garante que Miguel vai voltar para vingá-la. Lucrécia não dá atenção às palavras de Doidão. Dandara encontra Doidona desmaiada na estrada e consegue parar um carro onde estão Xavier e Sidarta.
Sidarta decide levar Doidona para a casa de Pimenta. Miguel finge se insinuar para Lúcia, que adora. Letícia confessa a Joana que teme que Pedro e Sonya se interessem um pelo outro, sem saber que são irmãos. Doidona melhora e garante a Sidarta que não está doente. Carlos chega em Ouro Negro e encontra Sonya. Maria garante a Pedro que Júlia ainda gosta de Andrei. Anselmo diz a Ademar que gosta de seu relacionamento com Maria, mas avisa que não vai desistir de Letícia nunca. Eurídice manda Elvira se afastar de Moacir. Isadora aconselha Sidarta a ajudar Doidona a lutar contra a doença. Júlia garante a Pedro que não gosta mais de Andrei, mas pede que ele não tente controlá-la. Pedro fica contrariado. Linda conta para Carmem que Paulo Roberto vem para Ouro Negro. Isadora vê alguns envelopes de laboratório na bolsa de Doidona e os pega. Miguel vai até a casa de Joana para ver como Ana está. Letícia chega e dá de cara com ele.
Capítulo 68, 16 de novembro de 2004 – Miguel é frio com Letícia, que fica furiosa. Lúcia conta para Aída que está interessada em Andrei. Lucrécia recebe um convite para um almoço em homenagem a Ana e Mikhail Karamazov e fica apavorada ao ver que o remetente é Miguel Arcanjo Karamazov. Carmem descobre que Ademar estava escondendo dela as revistas que falavam da vinda de Paulo Roberto e Ouro Negro. Maria diz a Letícia que Andrei a está enganado com Júlia. Letícia trata Maria com desprezo. Júlia percebe que nada vai impedir Miguel de se vingar e fica um pouco assustada, mas garante que ele pode contar com ela. Lucrécia fala para Ademar, Anselmo e Olavinho que eles todos vão ao almoço oferecido por Miguel. Olavinho fica apavorado. Miguel proíbe Carlos de se aproximar de Sonya, mas ele garante que gosta dela de verdade. Moacir confessa para Pedro que está interessado em Elvira, mas acha que há algo de estranho nela.
Carlos mente para Júlia, dizendo que está devendo dinheiro para uns caras perigosos. Pimenta lê os exames que Isadora roubou da bolsa de Doidona e conta para Sidarta que o caso dela é grave, mas que ela ainda tem chances se começar logo um tratamento. Aída conta para Olavinho que Lúcia está interessada em Andrei. Carmem diz a Ademar que ele pode controlar o que ela vê e lê, mas não o que ela pensa. Ademar fica furioso e dá um tapa em Carmem. Sidarta diz a Doidona que sabe de tudo. Rico recebe os atores que estão fingindo que são seus pais. Moacir descobre que acharam o corpo de uma moça cuja descrição bate com a de Eurídice. Lucrécia e seus aliados chegam para o almoço com Miguel.
Capítulo 70, 18 de novembro de 2004 – Miguel faz um discurso, dizendo que Miguel Arcanjo era seu primo e chegou a ser levado para a Rússia depois de ser baleado, mas morreu logo depois. Lucrécia e os outros ficam aliviados. Miguel mantém sua identidade como Andrei e fala que está dando aquele almoço para enterrar o passado. Moacir vê que o corpo da moça afogada é mesmo o de Eurídice e se desespera. Elvira diz a Simone que se sente culpada pelo que está fazendo com Moacir. Simone manda que Elvira pense no que pode acontecer com seu filho se ela não colaborar. Rico apresenta Wagner e Dora, seus supostos pais, para Linda. Sidarta diz a Doidona que ela não pode se entregar sem lutar. Moacir acha que Eurídice se matou e se sente culpado. Pedro tenta consolá-lo. Letícia surge na festa de Miguel usando as duas metades da medalha no pescoço.
Carlos se declara para Sonya, que faz pouco dele, deixando-o chateado. Carmem fala para todos ouvirem que Ademar não gosta que ela se divirta. Miguel fica satisfeito. Júlia diz a Miguel que espera que ele não magoe Carmem. Rico diz a Wagner e Dora o que falar para impressionar a família de Linda. Mérilin e Artur chegam na festa de Miguel, para espanto de Carmem e pavor de Ademar. Joana e Pimenta consolam Moacir. Betinho tenta conversar com Teca, mas ela não lhe dá bola. Márcia Anita diz a Mário que ele é muito mentiroso e eles fica assustado. Linda deixa claro para Rico que ainda não confia nele. Simone diz a Elvira que ela precisa ir ao enterro de Eurídice para consolar Moacir. Dandara pede para morar com Doidona e Doidão, que ficam muito emocionados. Miguel tira Letícia para dançar, diante dos olhares de todos.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 71 a 80 de Começar de Novo!
