Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 171 a 180 da novela “Começar de Novo”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 171, 16 de março de 2005 – Sonya dá a Miguel o dossiê que Moacir preparou. Miguel lê e diz a Sonya que não pode perder tempo. Letícia fala para Joana que Miguel jamais vai perdoá-la por ter duvidado dele. Doidona e Júlia convencem Ítala a tomar seus remédios. Betinho mostra seu projeto de limpeza das praias a Mário, que adora o projeto, mas Olavinho diz que aquilo não é prioridade da prefeitura e ele aceita. Betinho fica decepcionado com Mário. Linda diz a Rico que seu pai cortou sua mesada e avisa que ele só vai ajudá-la se eles se casarem. Rico se dispõe a casar com Linda e ela fica furiosa, pois acha que ele está fazendo tudo por dinheiro. Miguel descobre que Pedro guardou o bilhete que ele recebeu na noite em que Anselmo sofreu o atentado e fica satisfeito, pois sabe que aquilo pode provar sua inocência. Sonya encontra um testamento feito por Miguel e estranha.
Miguel garante a Sonya que está apenas fazendo um inventário de seus bens, mas ela continua desconfiada. Betinho pede o apoio de empresas particulares para sua campanha. Gigi confessa para Aída que gosta de Pedro, se sente magoada por ele ter saído da cadeia e ido direto para a Escócia. Mérilin descobre que Ademar tem um cofre em casa e fica interessadíssima. Júlia pede que Ítala não deixe de tomar os remédios. Rico fica muito magoado com as desconfianças de Linda. Letícia deixa claro para Anselmo que não acredita que Miguel tenha feito algo contra ele. Sonya aconselha Miguel a procurar Letícia. Dimitri diz a Miguel que ele deveria contar a Sonya e Pedro que está doente. Pimenta não se conforma com o fato de que Joana perdoou Elvira. Estevão investiga a morte de Eurídice e Telmo sugere que ele fale com Elvira. Gigi pensa em Pedro. Murilo garante a Sonya que Carlos ainda gosta dela, deixando-a feliz. Gigi sonha com Johnny e teme que ele apareça na sua vida. Johnny chega em Ouro Negro. Letícia pede para conversar com Miguel.
Capítulo 172, 17 de março de 2005 – Miguel diz a Letícia que eles não têm mais nada a conversar e pede que ela não o procure mais. Letícia devolve a aliança da mãe de Miguel e vai embora arrasada. Gigi diz a Thiago que não aguenta mais morar com ele. Thiago fica magoado, mas não deixa que Gigi perceba. Johnny se hospeda no spa. Lúcia e Mérilin o veem e ficam interessadas. Lucrécia gosta de saber que Simone vai ser a secretária de Lúcia. Mário pergunta a Simone se ela era espiã de Lucrécia no spa, mas ela lhe dá uma resposta atravessada. Anselmo aconselha Letícia a esquecer Miguel e refazer sua vida. Linda decide trabalhar e compra material para fazer algumas pulseiras. Miguel diz a Sonya que Thiago vai ser seu advogado caso ele seja acusado pelo atentado a Anselmo. Isadora vê Márcia Anita matando aula.
Mérilin tenta várias combinações para abrir o cofre de Ademar. Estevão pede que Elvira lhe fale sobre as investigações que Moacir estava fazendo. Elvira fica nervosa. Branca volta de viagem e Joana avisa Abel que ela está na cidade. Elvira confessa para Estevão que Lucrécia e Ademar lhe contrataram para partir o coração de Moacir. Sonya desconfia de que Miguel não esteja bem de saúde, mas Dimitri garante a ela que o que o aflige é sua situação com Letícia. Lúcia diz a Lucrécia que não vai permitir que ela governe no lugar de Olavinho. Lucrécia acha graça, deixando Lúcia furiosa. Betinho se pergunta se deveria contar aos pais que Márcia Anita não está mais indo à escola. Ítala foge da casa de Doidona sem que ela perceba. Mérilin pede para falar com Carmem. Sonya lê os exames de Miguel e descobre que ele tem um tumor na cabeça. Miguel confessa que tem apenas seis meses de vida.
Capítulo 173, 18 de março de 2005 – Sonya não acredita que Miguel está doente e diz que ele precisa se consultar com outros médicos. Miguel explica para Sonya que o resultado do exame é definitivo. Sonya se desespera. Miguel a consola e diz que está feliz por não ter mais que guardar segredo dela. Ítala anda pelas ruas de Ouro Negro e joga fora seus comprimidos. Mérilin pergunta a Carmem quando ela se casou com Ademar e qual é o dia de seu aniversário. Carmem não entende nada, mas responde. Ademar confessa para Rosário que está animado para se casar com Mérilin. Rosário aconselha Ademar a procurar uma noiva melhor. Abel fica radiante ao saber que Branca voltou para Ouro Negro. Miguel deixa claro para Sonya que quer que parte de sua fortuna fique para Pedro e outra parte para Dimitri. Sonya concorda. Dimitri garante a Gigi que Pedro está apaixonado por ela, deixando-a radiante. Branca fica perturbada ao saber que Joana perdoou Elvira e pensa se não devia perdoar Abel.
Doidona se dá conta de que Ítala fugiu. Carlos e Júlia saem para procurar Ítala. Mérilin começa a usar as datas que Carmem lhe falou para tentar abrir o cofre de Ademar, mas é interrompida por Rosário. Letícia diz a Joana que matou o amor que Miguel sentia por ela. Miguel faz com que Sonya jure que não vai dizer a Letícia que ele está doente. Betinho e Pepê se perguntam se devem ou não contar a seus pais que Márcia Anita desistiu de ir ao colégio. Lúcia exige de Olavinho verba para redecorar seu escritório. Olavinho concorda e Mário fica pasmo. Branca decide dar outra chance a Abel. Thiago se oferece para ajudar Júlia a procurar Ítala. Linda acusa Rico de ser interesseiro, deixando-o furioso. Gigi dá de cara com Johnny e se assusta. Júlia vê Ítala entrando no mar e corre atrás dela. Miguel dá o relatório de Moacir a Estevão e diz que só está entregando-o agora porque antes não confiava nele. Estevão pergunta a Miguel como ele sabe que pode confiar nele.
Capítulo 174, 19 de março de 2005 – Miguel diz a Estevão que resolveu apostar no caráter dele. Thiago tira Ítala do mar. Júlia fica muito agradecida e dá um beijo em Thiago, que adora. Johnny fala para Gigi que a quer de volta. Gigi fica arrasada por ter que lidar com Johnny novamente. Estevão lê o dossiê de Moacir. Doidona dá uma bronca em Ítala por ela ter fugido. Carlos diz a Doidão que vai levar Ítala para outro lugar, pois não quer que ele e Doidona se preocupem com ela. Mérilin tenta todas as combinações que imagina, mas não consegue abrir o cofre de Ademar. Abel diz a Branca que morreu de medo de perdê-la. Gigi conta para Thiago que Johnny está de volta ao Brasil. Thiago fala para Gigi diversos clientes processando Johnny e promete que vai fazer com que ele pare de persegui-la. Gigi não percebe que Thiago está interessado nela.
Betinho sugere aos amigos que eles parem de tomar banho e fiquem bem sujos até que os adultos resolvam limpar as praias. Todos concordam. Olavinho fica furioso com a greve de banho de Teca e Kiko. Linda fica arrasada quando Rico a deixa por não aguentar mais suas acusações. Estevão chama Anselmo para prestar depoimento na delegacia. Ítala promete a Júlia e Carlos que vai se comportar e eles permitem que ela continue morando com Doidona e Doidão. Isadora descobre que Márcia Anita parou de vez de ir à aula. Mérilin decide ver se Lúcia sabe qual a combinação que Ademar usa em seu cofre. Miguel garante a Thiago que é inocente. Sonya implora para que Letícia não desista de Miguel.
Capítulo 175, 21 de março de 2005 – Sonya garante à Letícia que Miguel ainda a ama e pede que ela não se afaste dele. Anselmo conta para Letícia que não acusou Miguel. Lúcia conta para Mérilin que Ademar desvia para o seu bolso metade da verba da prefeitura em Ouro Negro e já comprou uma mansão em Miami com o dinheiro. Aída diz a Albert que encontrou um comprador para o spa. Albert pede que Aída reconsidere, mas ela afirma que não tem mais ânimo para ficar em Ouro Negro depois de perder Mário para Olavinho. Ítala toma seus remédios na hora certa e Doidona fica orgulhosa. Estevão lê o relatório de Moacir e descobre que Eurídice morreu afogada numa água com cloro. Joana aconselha Letícia a procurar Miguel, mas ela afirma que não quer ser rejeitada de novo.
Sonya pede para ser amiga de Carlos, mas ele continua tratando-a mal. Linda garante a Carmem que vai se virar sem Rico. Anselmo descobre que Isaías deu um golpe e roubou sua empresa de pesca. Gigi e Sonya preparam um jantar para Miguel e Letícia e convidam os dois sem que eles saibam. Mário percebe que Olavinho está ignorando seus deveres como prefeito. Ademar fala de seus bens para Mérilin e ela descobre que o noivo é muito mais rico do que pensava. Estevão diz a Lucrécia que fará uma perícia em sua piscina e ela fica preocupada. A diretora da escola dá uma bronca em Márcia Anita por ter faltado às aulas. Thiago diz a Johnny que quer conversar com ele sobre Gigi. Miguel e Letícia se encontram na casa de Gigi. Letícia pergunta a Miguel se ele fica para jantar.
Capítulo 176, 22 de março de 2005 – Letícia pede que Miguel o perdoe. Thiago manda Johnny se afastar de Gigi e ele fica furioso. Isadora diz a Sidarta que falou para Márcia Anita que eles vão devolvê-la para os pais se ela não voltar a estudar. Anselmo descobre que Isaías obrigou os trabalhadores da empresa a pegar uma carga que não registrou. Miguel diz a Letícia que o amor deles foi apenas uma ilusão da juventude e pede que ela o esqueça. Letícia fica furiosa com Miguel e ele, triste. Dandara pergunta a Isadora se pode chamá-la de mãe e ela se sente radiante. Júlia agradece Thiago por ele ter salvado a vida de Ítala. Gigi nota que Júlia e Thiago estão interessados um no outro.
Estevão descobre que Eurídice não se afogou na piscina de Lucrécia. Mérilin tenta abrir o cofre de Ademar, mas não consegue. Sidarta diz a Ítala que os remédios do tratamento são ultrapassados e a aconselha a se consultar com um psiquiatra no Rio. Thiago beija Júlia, mas depois confessa que gosta de Gigi. Anselmo garante a Abel que vai pegar Isaías. Mário fica preocupado quando Ademar conta que a prefeitura está completamente sem verba. Júlia explica para Thiago que não se envolveria com um homem que gosta de outra. Anselmo encontra Isaías na porta da casa de Lucrécia e exige que ele lhe diga quem está por trás de seu golpe. Estevão suspeita que a morte de Eurídice possa ter acontecido no spa.
Capítulo 177, 23 de março de 2005 – Sonya ouve Estevão pensando em voz alta e fica intrigada. Márcia Anita concorda em voltar a estudar. Lucrécia avisa Ademar que outra carga de contrabando chegará a Ouro Negro em breve. Anselmo e Isaías discutem. Miguel vê a cena e exige que os dois expliquem o que está acontecendo. Teca e Kiko não aguentam mais ficar sem tomar banho, mas não desistem até que Olavinho concorde em limpar as praias. Sidarta marca uma consulta para Ítala num psiquiatra e ela concorda em ir. Aída contrata Júlia para dar aulas de dança espanhola no spa. Isaías confessa que Lucrécia armou o atentado a Anselmo para que Miguel fosse incriminado e ela tomasse conta da empresa de pesca.
Miguel liberta Isaías e explica a Anselmo que tem um plano para desmascarar Lucrécia de uma vez por todas. Lúcia garante a Teca e Kiko que Olavinho vai limpar as praias, mas eles dizem que só acreditam vendo. Thiago pergunta a Gigi se ela sentiu ciúmes ao vê-lo com Júlia. Gigi fica indignada. Doidona garante a Doidão que Ítala vai voltar a ser a mulher que era. Olavinho explica para Teca e Kiko que limpar as praias é complicado, mas eles o ignoram. Anselmo concorda com o plano de Miguel e diz que mal pode esperar para colocá-lo em prática. Gigi e Thiago entram em pânico quando estoura um cano na casa de Pedro. Mérilin consegue abrir o cofre de Ademar. Anselmo diz a Lucrécia que quer destruir Miguel e participar do contrabando.
Capítulo 178, 24 de março de 2005 – Lucrécia aceita a proposta de Anselmo e conta que eles terão uma nova carga em breve. Gigi consegue fechar o registro da água, mas sem impedir que o cano estourado deixe alagada a casa de Pedro. Mérilin encontra um envelope com um número de conta na Suíça e decide escondê-lo para ler com calma depois. Lucrécia conta para Ademar que Anselmo está do lado deles novamente. Anselmo fala para Miguel quando será o próximo contrabando de Lucrécia. Miguel garante a Anselmo que eles vão desmascarar Lucrécia e Ademar. Teca e Kiko desistem da greve de banho. Lucas diz que eles precisam pensar numa nova maneira de levar a campanha adiante. Betinho sugere que eles promovam um luau para arrecadar dinheiro e gravem um rap de Lucas, que fala da limpeza das praias. Doidão conta para Doidona que o juiz decidiu que a casa de Lucrécia é mesmo sua.
Doidona fica radiante e afirma para Doidão que uma nova era vai começar na vida deles. Gigi pede que Thiago pague pelo conserto do cano, pois não tem dinheiro. Thiago fala que tampouco tem dinheiro, mas sugere a disputa de seu celular numa partida de buraco: se ela ganhar, pode vendê-lo e consertar o cano. Letícia descobre que Elvira foi despejada e está morando num lugar muito longe e perigoso. Estevão chega à conclusão que Eurídice morreu no spa e pergunta para Aída quem teria motivos para o crime. Aída, então, fala de Simone. Letícia diz a Elvira que ela pode se hospedar em sua casa e ela se emociona. Mérilin lê os documentos do envelope. Murilo recebe uma convocação do exército e fica desesperado. Mérilin pede que Carlos esconda o envelope para ela. Doidona mostra a Lucrécia o documento que prova que sua casa lhe pertence.
Capítulo 179, 25 de março de 2005 – Doidona mostra a Lucrécia o documento que prova que sua casa lhe pertence. Lucrécia fica furiosa e tenta expulsar Doidona. Doidona prega o papel com a sentença do juiz na parede e manda que Lucrécia arrume suas coisas. Mérilin explica para Carlos que aqueles são documentos importantes de sua família. Carlos concorda em guardá-los para Mérilin. Miguel explica para Thiago que quer colocar Lucrécia atrás das grades e pede que ele atue como advogado de acusação no processo contra ela. Murilo fala para Rico que não quer servir o exército, pois não conseguiria ficar longe de Dandara. Thiago sugere a Gigi que eles joguem pôquer: se ela ganhar, leva o celular dele. Gigi concorda, mas confessa que joga pôquer muito mal. Doidona avisa Lucrécia que ela vai dividir a casa enquanto não sair dali. Lucrécia se vê obrigada a jantar com Doidona, Doidão e Aninha.
Mérilin fala para Ademar que sabe exatamente a quantia de dinheiro que ele tem no exterior e o número das contas. Ela avisa que vai denunciá-lo se ele não se casar com ela. Thiago pergunta a Gigi como ela se envolveu com Johnny e ela explica que era ingênua e confiou nele por amor. Thiago fica indignado e jura que vai se vingar de Johnny. Doidona fala para Aninha que sabe que ela está muito triste porque Miguel está doente e, também, que é um anjo. Gigi começa a ganhar no jogo de pôquer. Dandara garante a Murilo que a distância não vai acabar com o amor deles. Gigi manda Johnny se afastar dela, mas ele não a leva a sério. Estevão chama Simone para depor. Letícia descobre que Miguel ligou para Anselmo e pergunta a Anselmo o que eles têm para conversar. Gigi discute com Johnny. Thiago chega e decide interferir.
Capítulo 180, 26 de março de 2005 – Thiago diz a Johnny que vai denunciá-lo para a polícia se ele não deixar Gigi em paz. Anselmo fala para Letícia que Miguel quer conversar sobre o dia do atentado no galpão. Letícia teme que Anselmo e Miguel se desentendam, mas Anselmo garante confiar na inocência do empresário russo. Betinho se irrita porque a campanha pela limpeza das praias não vai para frente e culpa Olavinho. Mário explica que a prefeitura não tem verba, mas Betinho não quer saber. Gigi vê Estevão e ajuda Johnny a se afastar dele, pois teme que ele seja preso. Thiago vê Johnny e Gigi indo embora juntos e não entende nada. Murilo se despede de seus amigos e de Dandara. Johnny agradece a Gigi por tê-lo ajudado a sair de perto de Estevão e vê nisso uma prova de que ela ainda gosta dele. Gigi garante a Johnny que só o ajudou porque tem medo de ser presa também.
Rico lembra Linda que ela tem uma consulta no médico para ver se o bebê está bem. Linda fica emocionada com os cuidados de Rico, mas não faz as pazes com ele. Aída conta para Olavinho e Lúcia que vai vender o spa. Lúcia fica com pena de Aída, mas Olavinho fala que ela não se importa com Mário, pois o vendeu quando ele era criança. Miguel descobre que gravou sem querer a conversa em que conta para Sonya que está doente. Carlos aconselha Mário a perdoar Aída e ele fica confuso. Doidona descobre que Lucrécia guarda os seus segredos no escritório. Ademar jura se vingar de Mérilin. Thiago acusa Gigi de ainda gostar de Johnny, mas ela garante que estava apenas protegendo o ex-marido da polícia. Gigi ganha no pôquer e exige o celular de Thiago. Thiago diz a Gigi que não precisa vender o celular para consertar o vazamento. Gigi se dá conta de que Thiago só quis brincar com ela e fica furiosa. Estevão pede que Simone vá até a delegacia dar seu depoimento.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 181 a 190 de Começar de Novo!
