Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 161 a 170 da novela “Começar de Novo”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 161, 4 de março de 2005 – Pedro se desculpa com Gigi. Ademar faz uma pesquisa sobre a vida de Estevão e conta a Lucrécia que ele estava trabalhando no Ministério da Justiça quando largou tudo e veio para Ouro Negro. Lucrécia estranha que Estevão tenha deixado o poder para ser delegado de uma cidadezinha e deduz que ele deve estar se escondendo depois de ter feito alguma falcatrua. Ela decide convidá-lo para ser seu sócio no contrabando e, assim, envolvê-lo com as atividades ilegais de Ouro Negro. Letícia confessa a Aída que sente muito a falta de Miguel, mas não tem coragem de ligar para ele. Miguel tenta ligar para Letícia, mas não consegue encontrá-la. Gigi diz a Miguel que Pedro está na plataforma. Miguel acha que nem Letícia nem seus filhos estão sentindo sua falta e fica deprimido.
Joana fala para Xavier que Moacir conheceu uma moça e está pensando em se casar. Elvira garante a Rico e Linda que nunca vai se esquecer de Moacir. Dandara finge que está dormindo para não precisar jantar. Sidarta não desconfia de nada. Doidona percebe que Letícia está muito triste e a consola como se fosse sua mãe. Letícia fica emocionada. Lucrécia pergunta a Estevão qual é seu preço. Estevão finge não entender o que Lucrécia está falando. Lucrécia dá a Estevão uma caneta de ouro que era de Ademar e pergunta a ele se ele quer conhecer uma mina de ouro. Estevão afirma que sim. Lucrécia garante a Ademar e Olavinho que Estevão está do lado deles. Pedro sonha com Gigi.
Capítulo 162, 5 de março de 2005 – Pedro acorda e lembra que está na cadeia, bem longe de Gigi. Gigi conta para Sonya que Pedro está na cadeia, mas avisa que Miguel não pode saber. Doidona convida Letícia para ficar um tempo no sítio com ela e Doidão. Albert aconselha Mário a não abandonar os estudos, mas ele não lhe dá ouvidos. Betinho, Teca e Márcia Anita descobrem que um bando de surfistas mal-encarados conhecidos como os Calções Negros está na cidade. Lucas conta para seus amigos que conhece os Calções Negros. Eles ficam surpresos. Isaías e Ademar avisam Lucrécia que o contrabando está sendo feito novamente. Isadora tenta fazer com que Dandara coma, mas ela explica que não consegue de jeito algum. Betinho diz a Lucas que os Calções Negros não estão deixando ninguém surfar.
Lucas defende os Calções Negros, para grande espanto de Betinho. Miguel pede a Sonya notícias das investigações e ela é evasiva, deixando Miguel desconfiado. Doidão e Doidona paparicam Letícia. Carlos pergunta a Júlia se ela tem certeza de que está preparada para ver Ítala e ela garante que sim. O estado de Anselmo melhora e ele recebe uma visita de Abel, que conta que Pedro confessou ter atirado nele e está preso. Letícia pergunta a Doidona se ela foi amiga de Lucrécia quando jovem. Doidona diz que não e muda de assunto. Rosário fala para Gigi que ela está apaixonada por Pedro. Tenório e seus homens vão até a casa de Carmem e levam seu piano, afirmando que ele pertence a Ademar. Carlos leva Júlia para ver Ítala. Doidona exige que Lucrécia vá consolar Letícia.
Capítulo 163, 7 de março de 2005 – Doidona exige que Lucrécia console Letícia e diz que vai contar seu passado para todos se ela não concordar. Ítala confunde Júlia com outra pessoa, o que a deixa completamente arrasada. Carmem implora que Tenório não leve seu piano embora, mas ele diz que precisa cumprir as ordens que recebeu. Gigi diz a Rosário que Pedro é muito mulherengo e confessa que tem medo que ele a magoe. Sonya visita Pedro na cadeia e diz que está muito orgulhosa do que ele está fazendo por Miguel. Miguel descobre que Leon desviou dinheiro de sua empresa, mas garante a Dimitri que vai conseguir tudo de volta. Aída conta para Dandara que ficou com anorexia depois que lhe roubaram Mário e a incentiva a lutar contra a doença. Dandara promete para Aída que vai fazer tudo o que puder para se curar.
Ítala diz a Júlia que vai estrear numa peça naquela noite. Júlia percebe que a mãe está delirando. Doidona obriga Lucrécia a dizer a Letícia que estava preocupada e a fazer para ela o mingau que ela gostava na infância. Letícia fica atônita. Miguel tenta falar com Letícia e não entende por que ela não atende ao telefone do chalé no spa. Estevão recebe o laudo da perícia e descobre que o carro de Lucrécia esteve no armazém no dia em que Anselmo foi baleado. Carlos garante a Júlia que Ítala ainda vai se lembrar dela. Carmem vai dar queixa de Ademar na delegacia, mas o policial afirma que não pode fazer nada, pois o piano é mesmo dele. Estevão ouve a conversa e garante a Carmem que vai ajudá-la. Letícia ouve Doidona chamando Lucrécia de Lulu do Bexiga.
Capítulo 164, 8 de março de 2005 – Letícia ouve Doidona chamando Lucrécia de Lulu do Bexiga. Lucrécia garante a Letícia que aquele é apenas um apelido que Doidona colocou nela. Letícia continua desconfiada. Lucrécia insulta Letícia e diz que Miguel só se casou com ela para depois abandoná-la e se vingar. Letícia fica muito magoada e explica para Doidona que sua mãe não tem jeito. Betinho tenta convencer Dandara a comer uma torrada. Dandara fica emocionada com o carinho de Betinho, mas não consegue comer. Miguel demite Leon de sua empresa. Anselmo fala para Sidarta que precisa sair do hospital para cuidar de sua empresa. Sidarta explica para Anselmo que só pode liberá-lo quando tiver certeza de que ele não corre mais risco de vida. Isaías usa os barcos de Anselmo para trazer o contrabando para Ouro Negro.
Tenório vê a quantidade de contrabando e começa a se revoltar por estar trabalhando tanto para deixar Ademar e Lucrécia mais ricos. Aída fala para Mário que ele está cometendo um erro em sair da escola, mas ele não lhe dá ouvidos. Márcia Anita diz a Betinho que está pensando em seguir o exemplo de Mário e largar os estudos também. Miguel fala para Dimitri que já resolveu seus negócios e agora precisa voltar ao Brasil e reconquistar Letícia. Letícia consegue encontrar Thiago, o amigo de Pedro que ele pediu que cuidasse de seu caso. Estevão sugere a Carmem que ela ameace exigir seus direitos como ex-mulher de Ademar. Júlia conta para Sonya que Carlos estava ajudando a mãe deles com o dinheiro que conseguia. Sonya fica muito culpada por ter desconfiado de Carlos e decide fazer o que puder para reconquistá-lo. Lucrécia e Ademar recebem uma maleta cheia de dinheiro do contrabando. Olavinho vê a maleta.
Capítulo 165, 9 de março de 2005 – Olavinho exige que Lucrécia lhe diga que dinheiro é aquele na maleta. Lucrécia fica espantada com a reação de Olavinho e concorda em lhe contar de onde veio o dinheiro. Estevão sonha com sua falecida mulher e sofre. Carmem fala para Linda que acha que Estevão está interessado nela, mas afirma que não quer mais se envolver com homem algum. Lucrécia conta para Olavinho que está fazendo contrabando. Miguel fala para Dimitri que ele só precisa se consultar com mais um médico antes que eles voltem ao Brasil. Letícia decide voltar a morar em sua casa, enquanto Anselmo estiver no hospital. Thiago chega em Ouro Negro e passa uma cantada em Júlia, o que a deixa irritada. Júlia vê Carlos conversando com o agiota e fica furiosa com ele. Carlos explica para Júlia que não há outra maneira de pagar o tratamento de Ítala. Estevão se espanta ao saber que o advogado de Pedro vai ser Thiago.
Pedro percebe que Thiago está muito diferente do menino tímido que conheceu na faculdade, pois virou um homem mulherengo. Márcia Anita diz a Betinho que resolveu largar a escola. Lucrécia dá a Olavinho um cheque para sua campanha. Lúcia pega o cheque e diz que ela é quem vai saber gastá-lo direito. Lucrécia diz a Lúcia que vai sustar o cheque se ela não o devolver a Olavinho. Gigi fica pasma ao saber que é Thiago o advogado de Pedro, pois o considera um mau caráter que já magoou muitas de suas amigas. Thiago fala para Gigi que Pedro deixou que ele ficasse na casa dele. Miguel revela a Dimitri que seu último exame mostrou que ele tem poucos meses de vida.
Capítulo 166, 10 de março de 2005 – Miguel conta para Dimitri que tem um tumor inoperável no cérebro. Dimitri fica arrasado. Gigi fica furiosa por ter que morar com Thiago. Xavier fica indignado ao saber que Pedro disse à polícia que atirou em Anselmo e garante que ele está fazendo uma bobagem. Miguel fala para Dimitri que não quer que Letícia e seus filhos sofram por sua causa e pensa em não voltar ao Brasil. Dimitri diz a Miguel que seria crueldade da parte dele privar Letícia e seus filhos dos últimos momentos com ele. Dandara ajuda Sidarta a preparar um fondue para Isadora. Para grande felicidade da família, Dandara acaba experimentando o prato. Elvira é gentil com Joana, que a trata friamente. Mário pede a Olavinho para ir morar com ele. Lucrécia não gosta, mas muda de ideia ao saber que Mário tem muito dinheiro.
Sonya pede que Carlos a perdoe, mas ele é grosseiro com ela, o que a deixa furiosa. Rico reclama com Linda que ela está gastando dinheiro demais. Linda fica chateada. Dandara fica pasma ao saber que Márcia Anita também está pensando em largar os estudos. Gigi fala para Thiago que sabe que ele teve uma namorada chamada Helena que o trocou por seu melhor amigo. Thiago se sente humilhado. Linda decide pedir mais dinheiro para seu pai. Carlos percebe que a clínica de Ítala está cara demais e decide levá-la para casa por uns tempos. Júlia concorda. Letícia liga para Miguel, mas Dimitri diz que ele não está. Letícia teme que Miguel esteja evitando falar com ela. Thiago consegue tirar Pedro da cadeia e pede que ele o leve para uma noitada. Gigi decide preparar um jantar para receber Pedro. Doidona reconhece Ítala. Miguel fala para Dimitri que vai acabar com seu casamento.
Capítulo 167, 11 de março de 2005 – Miguel diz a Dimitri que não quer mais rever Letícia, Sonya ou Pedro, para não fazê-los sofrer. Dimitri discorda da decisão de Miguel, mas é obrigado a aceitá-la. Doidona e Ítala relembram o passado. Carlos conta para Murilo que trouxe sua mãe para morar na república, mas avisa que ela não lembra que Júlia também é sua filha. Albert aconselha Mário a não ir morar com Olavinho e pede que ele dê uma chance para Aída provar que gosta mesmo dele. Mário fica balançado, mas decide ir morar com seu pai assim mesmo. Aída diz a Albert que não vai fazer nada para impedir Mário de se mudar, mas espera que ele se decepcione com Olavinho e sua família. Letícia liga para Miguel e ele atende, sem querer. Miguel é frio com Letícia e avisa que não vai mais voltar ao Brasil. Letícia fica arrasada.
Murilo fala para Júlia e Carlos que não há espaço para Ítala na república. Júlia e Carlos concordam. Doidona se oferece para levar Ítala para o seu sítio. Júlia e Carlos ficam radiantes. Carmem fala para Ademar que vai exigir metade de seus bens na Justiça se ele não lhe devolver seu piano. Mérilin exige que Ademar se case logo com ela. Olavinho convence Lúcia a lhe devolver o cheque de Lucrécia. Lucrécia fala para Olavinho que ele vai ter que deixá-la continuar com o contrabando quando for prefeito. Olavinho concorda. Anselmo fica satisfeito ao saber que Letícia está morando na casa deles de novo. Gigi fica horas esperando por Pedro, mas ele não aparece em casa. Mário descobre que Teca se encontra com Betinho escondida de Olavinho e não gosta. Gigi acaba jantando com Sonya e elas choram suas mágoas uma para a outra. Dois bandidos amarram e amordaçam Joana e Elvira e assaltam o Hangar. Thiago chega em casa muito alegre e dá um beijo em Gigi. Pedro vê.
Capítulo 168, 12 de março de 2005 – Pedro não gosta de ver Thiago beijando Gigi. Gigi se afasta de Thiago e diz a Pedro que ele a beijou à força. Thiago pergunta a Gigi e Pedro se eles são um casal e eles garantem que não. Gigi não fala nada para Pedro, mas fica muito magoada por ele ter demorado a procurá-la depois que saiu da cadeia. Teca chega tarde em casa e diz que estava estudando com uma amiga. Mário confirma a mentira dela. Lúcia não acredita em Teca, mas Olavinho garante a ela que Mário não mentiria para ele. Dandara mostra a Sidarta que está começando a comer aos poucos e diz que vai tentar voltar ao trabalho. Sidarta fica satisfeito. Estevão descobre que o incêndio da fazenda Karamazov foi criminoso e desconfia que o culpado também tenha atirado em Anselmo. Elvira aproveita que ela e Joana estão amarradas juntas e explica que teve que prejudicar Moacir para salvar a vida de seu filho. Joana é obrigada a ouvir, contrariada.
Betinho descobre que os Calções Negros estão sujando a praia e decide fazer uma campanha pela limpeza de Ouro Negro. Lucas gosta da ideia. Elvira e Joana conseguem se soltar. Joana perdoa Elvira. Sidarta fala para Anselmo que sua recuperação está indo de vento em popa. Júlia diz a Carlos que acha melhor Ítala saber logo que é sua mãe. Carlos concorda. Carmem conta para Estevão que conseguiu seu piano de volta. Estevão pede que Carmem toque para ele. Pimenta passa mal ao saber que Joana foi assaltada. Estevão fica encantado ao ouvir Carmem tocar. Doidona conta para Júlia que Ítala jogou fora seus remédios. Estevão conta para Xavier que o julgamento de Pedro será em três meses. Xavier fala para Miguel que Pedro confessou ter atirado em Anselmo.
Capítulo 169, 14 de março de 2005 – Xavier conta para Miguel que Pedro está na cadeia porque confessou ser o autor do atentado a Anselmo, mas avisa que Estevão já o inocentou. Gigi descobre que é realmente apaixonada por Pedro e torce para que ele volte logo para ela. Ítala continua sem lembrar que Júlia é sua filha. Pimenta passa mal, mas se recusa a ir ao médico. Joana chama Sidarta para cuidar de Pimenta. Miguel volta ao Brasil e provar que não fez nada a Anselmo. Elvira conta para Letícia que ela e Joana fizeram as pazes. Betinho e Lucas mostram a Doidão as ideias que têm para uma campanha para limpar as praias de Ouro Negro. Aída avisa Mário que vai vender o spa e vai embora de Ouro Negro, pois não quer ser um empecilho para ele. Mário fica perturbado. Júlia conta para Thiago que está sofrendo muito, pois sua mãe não a reconhece. Pimenta diz a Sidarta que não vai deixar que ele o examine de jeito nenhum.
Gigi confessa para Rosário que tem medo de se declarar para Pedro e levar um fora. Thiago sugere a Júlia que ela mostre fotos antigas a Ítala e tente fazer com que ela se lembre dela. Albert aconselha Aída a não vender o spa, mas ela não lhe dá ouvidos. Estevão conta para Letícia que o incêndio da fazenda Karamazov foi criminoso. Miguel diz a Jairo que quer que Pedro saia do Brasil para que não seja alvo dos Borges. Jairo fala para Miguel que vai mandar Pedro fazer um curso de mergulho na Escócia. Ítala vê as fotos e se lembra de Júlia, deixando-a emocionada. Doidona conta para Doidão que em breve vai poder tomar posse da casa de Lucrécia. Miguel e Dimitri chegam a Ouro Negro.
Capítulo 170, 15 de março de 2005 – Miguel garante a Dimitri que está pronto para enfrentar todos os problemas que o aguardam no Brasil. Olavinho recebe os últimos resultados da eleição e descobre que foi eleito prefeito de Ouro Negro. Ele, Lúcia, Ademar e Mário comemoram. Anselmo tem alta do hospital e vai para casa. Letícia fica constrangida ao vê-lo. Olavinho faz com que Mário acredite que ele vai usar seu cargo de prefeito para fazer o bem. Lucrécia parabeniza Olavinho pela vitória nas eleições e os dois planejam várias falcatruas. Mário ouve a conversa e fica abismado. Dimitri conta para Miguel que Olavinho foi eleito. Miguel garante a Dimitri que uma de suas missões no Brasil será desmascarar os Borges. Estevão dá um CD de música clássica para Carmem, que fica encantada. Miguel reencontra Sonya e mente para ela, dizendo que sua saúde está ótima.
Júlia apresenta Ítala para Thiago e conta que a ideia dele deu certo. Ítala pergunta a Thiago se ele é o namorado de Júlia, deixando-a sem graça. Thiago gosta. Estevão garante a Telmo que vai agir contra os Borges, se precisar. Olavinho diz a Lúcia que Simone será sua nova secretária e afirma que ela sempre se manteve fiel a Lucrécia quando trabalhava para Aída. Mário ouve e pergunta a Olavinho se Simone espionava para Lucrécia. Olavinho disfarça. Ademar confessa que está triste por deixar a prefeitura e não se mostra entusiasmado com a ideia de se casar, deixando Mérilin desanimada. Pimenta se recusa a fazer os exames de que precisa. Sidarta vê Márcia Anita matando aula e ela dá uma desculpa. Sonya tenta se reaproximar de Carlos, mas ele é grosseiro com ela. Betinho pede a ajuda de Mário para sua campanha para limpar as praias de Ouro Negro. Doidona pega Ítala jogando fora seus remédios. Joana conta para Letícia que Miguel está de volta a Ouro Negro. Letícia fica muito perturbada. Sonya dá a Miguel o dossiê que Moacir preparou. Miguel diz a Sonya que eles precisam incriminar Lucrécia.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 171 a 180 de Começar de Novo!
