Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 11 a 20 da novela “Começar de Novo”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 11, 10 de setembro de 2004 – Andrei pergunta quem é a jovem na foto. Letícia confirma que é ela. Anselmo se aproxima, levemente enciumado. Andrei diz que Letícia se parece com sua mulher Irina. Pedro fala para Maria que não se conforma com as atitudes da avó. Lucrécia fica aliviada ao saber que Andrei não tem relação com os Karamazov. E manda Ademar promover um encontro dela com o empresário. Sid examina Tereza, que tem uma crise alérgica, por excesso de chocolate. Aída quer descobrir quem contrabandeia guloseimas no spa. Lucas pergunta a Moacir se foi Lucrécia quem mandou surrá-lo. Ele responde que está investigando. Moacir fala que aconteceu porque ele é negro. Teca não acredita quando Betinho diz que Lucrécia foi a mandante da surra e briga com ele.
Júlia é aprovada no teste, para irritação de Mérilin. Andrei quer descobrir porque Maria usa a sua medalha. Pedro e Anselmo acham que ele está paquerando Maria. Xavier aconselha Doidona a não ter uma cobra como bicho de estimação. Pepê conta para Kiko e Dudu sobre a sua abdução. Teca se choca ao ver que Lúcia é racista. Olavinho olha deslumbrado para sua caixinha. Pepê mente para os amigos que os marcianos vão invadir a Terra. Sid acha que o filho precisa ir a um psicólogo. Betinho quer brigar com Lucas quando Teca o tira para dançar. Pedro encontra Maria e André conversando no spa. Júlia fica feliz porque Andrei liga. Letícia confessa a Joana que tem uma sensação muito forte quando vê Andrei. Xavier comenta que só Lucrécia sabe quem está enterrado no túmulo de Miguel. Pedro e Maria brigam. Ela devolve a medalha. Ademar se apresenta a Dimitri que pergunta se há alguma documentação sobre os russos que moraram na cidade. Andrei descobre o seu túmulo e olha a fotografia esmaecida.
Capítulo 12, 11 de setembro de 2004 – Andrei sente a dor na nuca e se lembra de sair para uma festa com dois amigos, sob os olhares carinhosos de Ana e Mikhail. Xavier se aproxima. Andrei faz perguntas sobre Miguel, mas Xavier não responde. Ademar conta a Dimitri que Ana e Mikhail morreram em um acidente, quando estavam a caminho do hospital para ver o filho. Sozinho, Ademar se lembra do caminhão que colocou o carro dos Karamazov para fora da estrada. Lucrécia garante a Ademar que vai avaliar seus adversários. Pedro diz que terminou com a noiva, por causa de Andrei, e devolve a medalha para Letícia. Andrei pensa em conversar com Letícia sobre o seu passado, mas é desaconselhado por Dimitri.
Joana estranha Andrei ter ido ao túmulo de Miguel. Pimenta morre de ciúmes de Andrei. Moacir confirma para Pedro que Lucrécia estava envolvida na tocaia e que está reunindo provas contra ela e Ademar. Olavinho conta para a mãe que está sendo pressionado por Aída. Andrei manda flores para Letícia, que se emociona. Carlos encontra um bilhete de Júlia avisando que foi atrás de Andrei. O carro de Julia quebra e ela é socorrida por Pedro. Abel pega o diário de Branca, que o arranha. Júlia e Pedro se estranham. Júlia quebra o salto do sapato, cai e Pedro a carrega nos braços. Lucrécia não acredita ao ver Doidona na porta de sua casa com uma cesta de frutas. Andrei percebe que Maria está sem a medalha. Pedro chega com Júlia nos braços e a entrega a Andrei, que adora a surpresa.
Capítulo 13, 13 de setembro de 2004 – Andrei e Júlia se beijam com intensidade. Ela pergunta se a mulher que estava com ele era a do medalhão. Ele diz que Maria está noiva de Pedro, o rapaz que a trouxe no colo. Doidona garante que veio em missão de paz. Suzana, a cobra sai do cesto. Pedro diz para Maria que o russo tem dono, o que a deixa enfurecida. Aída convida Andrei e Júlia para jantar no Bistrô do Hangar 66. Anselmo vê a medalha no cofre. Letícia rasga o cartão de Andrei. Andrei comenta com Júlia que foi convidado para jantar na casa de Lucrécia. A cobra assusta Lucrécia, que pede socorro a Olavinho. Doidona fala do contrabando, intimidando Lucrécia e vai embora. Pepê leva Dudu e Kiko ao lugar do disco voador e eles se assustam com um cachorrinho. Lucrécia fala para Ademar que Doidona sabe do contrabando.
Branca conta que Abel tentou lhe dar um beijo e Lucrécia vibra. Doidona recebe uma carta, mas prefere levitar antes de ler. Pepê dá o nome de Spock para o cachorro e pede que Betinho não conte para o pai. Letícia comenta com Joana que seu coração dispara cada vez que pensa em Andrei. Andrei recebe um telefonema de Letícia, agradecendo as flores. Dimitri encontra as notícias da morte de Miguel e de seus pais. Doidona chora depois de ler a carta. Andrei vê a foto dos pais e promete vingança. Ademar convida Carmem para jantar fora, Anselmo procura Ademar. Sidarta descobre o cachorro. Maria e Eurídice saem juntas. Pedro e Moacir encaram motoqueiros mal encarados. Letícia empalidece ao ver Andrei, Dimitri, Aída e Júlia entrando no restaurante.
Capítulo 14, 14 de setembro de 2004 – Júlia beija Andrei e Letícia desvia os olhos. Anselmo estremece quando Ademar diz que Andrei fez perguntas sobre a família Karamazov. Letícia diz a Joana que foi bom ver Andrei e Júlia juntos para tirá-lo da cabeça. Lucrécia conta para Abel que Branca vai herdar uma fortuna e que ele deve se casar com ela. Pedro disputa corrida de moto com Barra Pesada. Maria e Eurídice ouvem o barulho das motos. Sid manda Betinho levar Spock embora. Eurídice bronqueia com Moacir. Maria olha triste para Pedro, que é aclamado. Abel, invejoso, propõe disputar com Pedro, que não aceita. Barra Pesada topa. Ademar escolhe um vestido da primeira esposa para Carmem usar.
Isadora promete tentar convencer Sid. Betinho leva Spock para o quarto do irmão. Pedro avisa que Abel sofreu um acidente. Doidona garante que não pode deixar a jovem que escreveu a carta sem amparo. Doidão teme a confusão. Letícia vai para o hospital e Andrei se oferece para levá-la. Anselmo culpa Pedro pelo acidente. Letícia e Andrei se constrangem ao ouvirem Pedro perguntar ao pai porque ele o odeia tanto. Abel sai do hospital com o braço na tipoia. Lucrécia tira uma toalha de mesa dos guardados e um envelope com os recortes sobre a morte dos Karamazov cai. Andrei vai até a casa abandonada, ouve um tiro, sente a dor na nuca e vê Ana e Miguel, que logo desaparecem. Carlos chega em Ouro Negro. Letícia, na praia, vê Miguel voltando para ela. Sai correndo, tropeça e é segurada por Andrei.
Capítulo 15, 15 de setembro de 2004 – Letícia se perturba com o contato íntimo com Andrei e diz que teve um pesadelo que a perturbou. Carlos avisa Júlia que ela precisa gravar Eu Amo Rita. Andrei pede que Letícia vá ao jantar, mas ela diz que não se dá bem com a mãe. Anselmo avisa Letícia que eles irão ao jantar, a pedido de Ademar. Doidão acha que Sidarta não tem estrutura para o que irá acontecer, depois que a carta for enviada. Jairo aconselha Pedro a ir ao jantar. Andrei se aborrece ao ver Carlos, mas tenta consertar. Júlia se aborrece. Andrei conta a alucinação que teve na casa de seus pais. Carlos se encontra com Rosiclaire no spa. Letícia se emociona quando Pedro diz que não sabe por que o pai o odeia.
Teca se irrita quando Betinho não dá a mão a Lucas depois que seu time perdeu a pelada. Xavier pergunta pela carta e pede para ajudar Doidona, mas ela diz que ele não deve comentar com Sidarta. Júlia fica feliz quando descobre que Andrei não está chateado com ela. Andrei empalidece quando ela pega a sua medalha e pede que ela não o faça nunca mais. Pepê mostra Spock para Doidona. Kiko avisa que fica para o jantar, mas não vai tocar piano. Ademar elogia Carmem com o vestido da falecida. Andrei tem certeza que Letícia era sua namorada e que fizeram tudo para destruí-lo por causa disso. Dimitri sugere que investiguem mais. Andrei chega ao jantar. Lucrécia o cumprimenta. Pedro se impressiona com a beleza de Júlia. Dimitri observa a tudo.
Capítulo 16, 16 de setembro de 2004 – Andrei apresenta Júlia e Dimitri para Lucrécia. Letícia acha que Anselmo não deve ser amigo de Ademar, mas ele diz que são só negócios. Maria e Pedro se entreolham na festa. Doidão quer jogar fora fotos de Doidona do passado, em que ela está nua no palco, mas ela não deixa. Spock late e Sidarta descobre que ele está na casa. Ademar avisa Lucrécia que Dimitri fez pesquisa sobre a morte dos Karamazov e que Anselmo está culpado pelo passado. Andrei reage ao ver a medalha no colo de Letícia. Júlia pergunta se ela é o seu amor do passado e ele pede que ela não comente com ninguém. Letícia estranha quando Carmem comenta que Anselmo esteve em sua casa.
Sid abandona Spock na estrada. Moacir agarra Eurídice, confessa que a ama e a beija. Andrei fala sobre a medalha e se emociona ao saber que Letícia não a usava há muito tempo. Júlia beija Andrei, deixando Letícia sem graça. Aída recebe Carlos e Rosiclaire no Hangar. Andrei observa Ademar e Lucrécia conversando. Pepê fica feliz ao ver Spock debaixo de sua janela. Letícia acusa Anselmo de ter mentido para ela. Ele garante que não vai sempre à casa de Ademar. Anselmo se lembra de Miguel e Letícia e da inveja que sentia do amigo. Maria beija Pedro e diz que não pode viver sem ele. Pepê vê a chegada de Anita e Márcio e tem certeza que eles são Libda e Árbor. Ao ver a adolescente Márcia Anita que chega com eles jura que é Amla e conclui que os marcianos se mudaram para a casa em frente. Anselmo procura Andrei.
Capítulo 17, 17 de setembro de 2004 – Anselmo faz perguntas sobre o que Andrei está investigando, diz que era o melhor amigo de Miguel Arcanjo e se oferece para ajudar na investigação. A chegada de Jairo interrompe a conversa. Kiko e Dudu não acreditam que os vizinhos de Pepê sejam marcianos. Kiko se oferece para ficar com Spock. Pedro e Maria se reconciliam. Anita Estrela se apresenta aos meninos. Branca promete a Kiko que vai esconder Spock de Lucrécia. Anselmo volta para casa. Joana e Letícia conversam sobre Andrei, quando Júlia entra. Júlia pergunta sobre a medalha. Letícia diz que a outra metade pertencia a um antigo namorado, que morreu. Pepê se surpreende ao saber que Márcia Anita vai estudar na escola. Betinho quer reatar com Teca e promete pedir desculpas a Lucrécia.
Carmem se diverte ouvindo o programa de Doidona. Rosário desliga o rádio. Lúcia chega para levar Carmem para comprar roupas. Ela hesita, mas acaba saindo. Rosário lê a carta que Carmem estava escrevendo para Paulo Roberto. Lucrécia fica apoplética ao descobrir Spock dormindo ao seu lado e acha que é armação de Doidona. Carlos faz fotos sensuais de Rosiclaire. Lucrécia manda investigar o passado de Andrei. Kiko implora para que a avó deixe que ele fique com Spock. Aída e Olavinho se encontram. Rosário mostra a carta para Ademar. Andrei recebe uma carta da filha Sonya. Pedro, Júlia e Maria se encontram na praia. Lucrécia vai ao escritório de Anselmo. Isadora apresenta os filhos aos vizinhos. Pepê fica em pânico. O cavalo que Júlia monta, dispara. Pedro vai atrás.
Capítulo 18, 18 de setembro de 2004 – Pedro emparelha o cavalo ao de Júlia, salta para ele e o faz parar. Anita diz que é botânica e Márcio, entomologista. Pepê olha tudo estatelado. Betinho gama em Márcia Anita. Pepê junta os nomes – Marcianita – e tem certeza que são alienígenas. Lucrécia pergunta a Anselmo porque ele procurou Andrei e Dimitri. Ele diz que estava interessado em saber o que eles investigavam. Lucrécia retruca que ele não aguenta a própria culpa e o proíbe de se aproximar dos russos. Lúcia chega com Carmem toda produzida. Letícia estranha encontrar a mãe com o marido. Lucrécia diz que veio conversar com Anselmo porque está quebrada, por culpa de Olavinho e Lúcia, e que Anselmo vai lhe conseguir um empréstimo. Letícia não acredita.
Ademar faz Carmem tirar a roupa nova e esfrega o seu rosto para limpar a maquiagem. Pepê, Kiko, Dudu e Spock se unem para defender os terráqueos. Na casa de Márcio tudo é estranho: a decoração, a comida e os gestos. Mário pede emprego para Aída, ela não lhe dá e ele se afasta rancoroso. Simone estranha ao ver Aída chorosa. Andrei avisa Dimitri que pretende comprar a casa que era dos pais. Pepê conta sobre os marcianos para Doidona. Márcia Anita olha a foto de Betinho. Ademar proíbe Carmem de ver televisão se ele não estiver em casa. Murilo se revolta quando Carmem diz que Ademar tem razão. Andrei encontra em sua antiga casa uma caixa de costura, um disco e sente uma pontada. Ele se lembra de uma noite dançando em sua casa com Letícia. Letícia entra na antiga casa dos Karamazov. Andrei a beija.
Capítulo 19, 20 de setembro de 2004 – Letícia bate em Andrei, que passa mal. Dimitri explica a Letícia que Andrei não está bem, mas ela continua furiosa. Andrei se arrepende de ter beijado Letícia. Júlia diz a Carlos que vai aceitar fazer o seriado, mas não queria ficar longe de Andrei. Letícia fala para Joana que beijar Andrei foi como beijar Miguel Arcanjo. Ademar diz a Anselmo que ele vai ter que viajar em seu lugar, deixando-o furioso. Doidona faz um bolo para ter uma desculpa para entrar na casa dos marcianos. Rico convida Linda para sair. Ela fica tentada, mas não aceita. Joana diz a Xavier que acha que Miguel Arcanjo está vivo. Doidona garante a Pepê que Anita e Márcio são mesmo marcianos.
Xavier diz a Joana que ela está fantasiando. Moacir reconhece um dos bandidos que o atacou, persegue-o e consegue capturá-lo. Ademar diz a Lucrécia que Dimitri perguntou quem é o atual proprietário da fazenda dos Karamazov. Anselmo se sente culpado ao lembrar de quando traiu Miguel Arcanjo e Letícia. Júlia diz a Dimitri que vai ter que ir para o Rio gravar o seriado. Letícia sofre com a lembrança que o beijo de Andrei despertou. Moacir diz a Pedro que vai fazer com que o bandido diga o nome do mandante. Pedro fala que Lucrécia, deve responder à Justiça, se for a culpada. Lucrécia chama Júlia para uma conversa. Andrei pede para conversar com Letícia.
Capítulo 20, 21 de setembro de 2004 – Andrei explica para Letícia que tem dores de cabeça de fundo psicológico que o fazem agir sem pensar. Letícia perdoa Andrei. Lucrécia pergunta a Júlia como ela conheceu Andrei. Teca fica furiosa com Betinho, que garante que nem conhece Márcia Anita direito. Mário e Lucas ficam encantados com Márcia Anita. Anselmo vê Abel dando uma festa em casa e expulsa seus amigos, deixando-o furioso. Lucrécia tenta descobrir quais são os planos de Andrei, mas Júlia não revela nada, para sua irritação. Letícia conta para Andrei que tinha um namorado que morreu muito jovem. Andrei se perturba ao ver que Letícia ainda se emociona com a história. Anselmo diz a Letícia que vai ter que viajar. Lucrécia avisa Olavinho que os russos podem ser uma ameaça para eles.
Doidona diz a Doidão que a família vizinha a Pepê é de marcianos disfarçados. Letícia diz a Anselmo que anda nervosa e garante que não vai mais brigar com ele, mas continua perturbada. Júlia conta para Andrei que Lucrécia lhe fez perguntas, mas garante que não disse nada. Ademar avisa Lucrécia que um dos bandidos que atacou Moacir foi preso. Lucrécia diz que ele sabe o que fazer. Ademar dá dinheiro a Romualdo, pai de Carmem. Rico aparece na casa de Linda e a convida para sair, o que a deixa pasma. Lúcia manda Rico não faltar ao respeito com Linda. Andrei diz a Dimitri que quer saber quem era delegado na época de seu desaparecimento. Pimenta sente ciúmes de Dimitri com Joana. Letícia pensa em Andrei, perturbada. Andrei não quer dançar com Júlia, então ela chama Pedro para dançar.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 21 a 30 de Começar de Novo!
