Acompanhe a seguir o resumo do final da novela “Ciranda de Pedra” e descubra tudo o que vai acontecer nos últimos capítulos da novela exibida pela Globo em 2008.
Capítulo 121, 22 de setembro de 2008 – Natércio informa a Otávia e Bruna que Laura está sendo bem cuidada. Daniel diz a Eduardo que vai salvar Laura. Frau Herta demite Silvério, Iracema e Pedro. Natércio mostra uma liminar que proíbe Daniel de se aproximar dele. Daniel rasga a liminar. Rogério intervém e diz a Daniel que ele deve obedecer à ordem judicial. Elzinha, Cícero e Letícia estranham a ausência de Laura. Natércio pede a Afonso que providencie fotos do sótão e do galpão destruídos. Afonso fotografa o galpão. Frau Herta diz a Laura que se tornará a nova senhora Silva Prado. Virgínia se entristece ao saber que Laura está no sanatório. Frau Herta dá instruções a Antonio, Olga e Inácio, os novos empregados. Silvério anuncia a Iracema e Pedro que comprou a padaria de Quintela.
Afonso e Frau Herta destroem o sótão. Antonio ajuda, sem entender o propósito. Afonso fotografa o cômodo arruinado. Virgínia culpa Bruna e Otávia por não terem ajudado Laura. Frau Herta toma sol na piscina da mansão. Frau Herta diz a Rosa que não a demitiu porque alguém intercedeu por ela. Natércio diz a Rogério que Laura incendiou o ateliê e destruiu o sótão. Natércio mostra as fotos como prova da insanidade de Laura. Virgínia invade o escritório de Natércio e exige saber onde Laura está. Natércio diz que é legalmente responsável pelos cuidados com Laura. Virgínia briga com Natércio e Rogério a contém.Laura pede às enfermeiras que chamem Daniel, mas elas acham se tratar de um delírio.
Últimos Capítulos
Capítulo 122, 23 de setembro de 2008 – Otávia diz a Bruna que Natércio pode estar prejudicando Laura. Bruna afirma que Natércio sempre tomou as decisões corretas. Frau Herta diz a Otávia e Bruna que cuidará delas como uma mãe. Frau Herta não informa onde está Laura e Otávia a acusa de ser comparsa de Natércio. Rogério diz a Daniel e Virgínia que eles precisam se acalmar para não caírem nos planos de Natércio. Cícero invade o escritório de Natércio exigindo que ele liberte Laura, mas ele o expulsa. Natércio manda Frau Herta providenciar a transferência de Laura para Petrópolis. Natércio diz a Laura que eles ainda serão felizes juntos. Laura reage. Cícero faz uma serenata para Elzinha.
Elzinha joga um balde d´água em Cícero. Frau Herta humilha Laura. Um oficial de justiça avisa a Urânia que as contas do Grêmio estão sob sindicância. Virgínia diz a Natércio que percebeu que Laura é má influência. Virgínia afirma que quer se despedir de Laura para aliar-se a Natércio. Natércio garante que não será enganado. Natércio ameaça colocar Virgínia num colégio interno. Otávia flagra a discussão. Lindalva pede que Elzinha se case com Cícero. Urânia pede que Seu Memé desista da sindicância no Grêmio. Natércio ordena que Afonso, Frau Herta e Ferdinando tirem Laura da cidade.
Capítulo 123, 24 de setembro de 2008 – Laura finge fazer perguntas loucas às enfermeiras para entender o funcionamento do sanatório. Laura disfarça e não toma os remédios. Frau Herta coloca vestidos de Laura e delira que está recebendo convidados como a Senhora Silva Prado. Bruna vê. Urânia manda Patrício e Naná juntarem todos os documentos do Grêmio. Natércio coloca a fita número sete para Laura ouvir e diz que Laura está presa a ele. Urânia queima os documentos comprometedores. Jovelina conta aos moradores da pensão sobre sua participação no filme “A Mão da Fortuna”. Letícia e Conrado contam a Cícero que o carro de Julieta foi sabotado. Afonso suborna Guerra para que ele o mantenha informado sobre Conrado. Margarida tem delírios de febre alta. Daniel socorre Margarida.
Virgínia diz a Eduardo que ele tem de estar ao lado de Margarida. Cícero rapta Elzinha para fazer com que ela o escute. Otávia diz a Virgínia que vasculhou a casa e descobriu que Laura está internada na Clínica Europa. Ferdinando ouve Virgínia falar para Otávia que vai pedir instruções com Daniel sobre como agir. Cícero se declara para Elzinha e oferece um anel de diamantes como pedido de casamento. Daniel diz a Dona Alzira e Seu Memé que o estado de Margarida é grave. Uma enfermeira traz um padre para ver Margarida. Naná disfarça e guarda um documento do Grêmio sem que Urânia veja. Ferdinando conta a Natércio que Virgínia descobriu onde está Laura. Natércio ordena que Ferdinando vigie a Clínica Europa.
Capítulo 124, 25 de setembro de 2008 – Eduardo invade o quarto e diz a Margarida que não a deixará morrer. Margarida acorda depois da declaração de Eduardo. Daniel anuncia que Margarida apresentou grande melhora. Otávia e Conrado visitam Laura na clínica. Ferdinando observa de longe. Otávia diz a Laura que passou a desconfiar das atitudes de Natércio. Frau Herta ameaça chamar os enfermeiros se Otávia não se retirar. Natércio repreende Otávia por ter vasculhado suas coisas. Laura foge do sanatório e vai para a casa de Daniel. A enfermeira encontra Frau Herta presa na cama no quarto em que Laura estava. Urânia diz a Naná que não está encontrando um documento importante que pode comprometê-la.
Elzinha aceita o pedido de casamento com algumas condições. Natércio ordena que Ferdinando traga Laura de volta. Afonso diz a Frau Herta que tem medo de Ferdinando. Frau Herta afirma que ele deve se importar apenas em recuperar a confiança de Natércio. Virgínia diz a Laura que ela não está segura na casa de Daniel. Dona Ramira e Dona Alzira aceitam acolher Laura em casa. Virgínia vê o sótão destruído e não acredita na explicação de Frau Herta de que Laura quebrou tudo. Frau Herta tenta expulsar Virgínia da mansão. Elzinha revela a Cícero que tem uma filha. Daniel dá a Laura a pulseira de Julieta que Letícia lhe dera de presente. Laura e Daniel fazem um pacto de amor eterno.
Capítulo 125, 26 de setembro de 2008 – Janjão informa a Letícia que aceitou o convite para treinar uma outra tenista. Letícia diz que sentirá falta de Janjão. Cícero afirma que gostaria de assumir Lindalva como filha dele. Ferdinando vasculha a casa de Daniel em busca de Laura. Otávia impede que Frau Herta expulse Virgínia. Bruna e Otávia pedem que Virgínia diga onde está Laura. Virgínia não revela. Naná entrega o documento a Seu Memé, que o reconhece como a cessão da Prefeitura para a construção do Grêmio. Natércio pergunta a Daniel onde está Laura. O médico diz a Margarida que os pulmões dela estão limpos. Eduardo pede Margarida em casamento. Daniel afirma que não sabe onde Laura está. Cícero e Elzinha contam a Conrado e Letícia que vão se casar. Ferdinando sequestra Virgínia e a entrega a Natércio.
Natércio diz a Virgínia que vai trocá-la por Laura. Daniel se desespera ao ver que Virgínia sumiu. Ferdinando e Frau Herta trancam Virgínia no quarto. Franzé mostra a Daniel a motoneta de Virgínia jogada no meio da rua. Conrado diz que não vai aceitar que Cícero coloque outra mulher no lugar de Julieta. Elzinha conta a Laura que vai se casar com Cícero. Natércio liga para Daniel e oferece Virgínia em troca de Laura. Laura se revolta ao saber da proposta de Natércio. Laura diz a Daniel que não voltará para Natércio. Frau Herta leva comida para Virgínia. Virgínia tenta fugir e é impedida por Antonio. Laura diz a Elzinha que já tem uma solução para o sequestro de Virgínia. Rogério alerta Daniel de que Natércio é o pai de Virgínia perante a lei. Laura invade a mansão e exige que Natércio liberte Virgínia.
Capítulo 126, 27 de setembro de 2008 – Laura revela que convocou a imprensa para acompanhar a operação. Natércio fica intimidado. Os fotógrafos registram Laura saindo com Virgínia. Laura revela aos jornalistas que Virgínia é filha de Daniel. Laura beija Daniel em frente às câmeras. Natércio tem um ataque de fúria. Laura afirma que vai morar com Daniel. Daniel se emociona ao ver Laura e Virgínia reunidas na casa dele pela primeira vez. Iracema e Pedro trabalham na padaria. Os moradores de Vila Mariana comentam sobre as notícias nos jornais. Natércio queima os jornais e dá ordens a Ferdinando. Natércio instrui Ferdinando a sabotar o carro de Daniel de forma que pareça um acidente. Natércio diz a Laura que jamais fará algo contra ela porque a ama. Cícero e Elzinha se casam. Elzinha joga o buquê para Margarida.
Capítulo 127, 29 de setembro de 2008 – Conrado diz a Letícia que ainda não se conformou com o casamento. Virgínia parabeniza Margarida e Eduardo pelo noivado. Seu Memé diz a Urânia que vai se tornar presidente do Grêmio. Alice aceita o pedido de casamento de Adonir. Rogério oferece a Alberto uma vaga em seu escritório. Divina beija Rogério. Faísca e Gracinha dizem a Luciana que a mãe deles não é boa como ela. Letícia apresenta sua nova treinadora a Cícero e Elzinha e anuncia que vai jogar na Europa. Daniel conta a Elzinha e Cícero que levará Laura para um lugar que só ele conhece, longe de Natércio.
Quincas manda uma mensagem por um pombo-correio. Elzinha dá presentes aos amigos e vizinhos. Virgínia pede a Laura e Daniel que a deixem estudar no Rio de Janeiro e eles concordam. Natércio planeja enviar Virgínia para um internato. Cícero diz a Conrado que descobriu onde está o carro de Julieta. Guerra escuta e avisa a Afonso que Cícero vai atrás da carcaça do carro. Cícero encontra um isqueiro com as iniciais F.F. nos destroços do carro. Daniel tira uma foto de Laura e Virgínia. Natércio aparece na casa de Daniel com um oficial do juizado de menores e diz que Virgínia deve sair dali.
Capítulo 128, 30 de setembro de 2008 – Virgínia resolve ir com Natércio, pedindo a Laura e Daniel que confiem nela. Natércio diz a Laura que ela pode voltar para casa se quiser ficar com Virgínia. Cícero diz a Conrado que o isqueiro com as iniciais F.F. é uma pista do assassino. Guerra observa. Natércio diz a Virgínia que vai mandá-la para um internato. Virgínia fica resignada. Elzinha manda construir um muro para separar a casa dos Cassini da mansão de Natércio. Virgínia conta a Elzinha que está obedecendo Natércio para poupar Laura.
Virgínia diz que planeja se desvencilhar de Natércio quando completar a maioridade. Letícia treina para o campeonato de tênis. Guerra conta a Afonso sobre o isqueiro encontrado por Natércio. Bruna e Otávia pedem a Virgínia que revele o que está tramando para Natércio. Ferdinando fica na fila para ser atendido por Daniel e some repentinamente. Daniel estranha. Frau Herta tem uma crise e pensa que é Laura. Frau Herta dá ordens a Rosa delicadamente e aconselha Virgínia à maneira de Laura. Natércio avisa a Ferdinando que ele fará apenas mais um serviço e depois deixará o país.
ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 129, 1 de outubro de 2008 – Afonso diz a Rosa que o que aconteceu com Frau Herta não deve ser comentado. Virgínia diz a Natércio que se sente em cárcere privado. Bruna flagra Afonso beijando Mirna. Ferdinando joga o carro em cima de Daniel. Eduardo salva Daniel do atropelamento. Bruna ordena que Mirna se afaste de Afonso. Afonso contém Bruna. Margarida mostra a Jovelina o enxoval de casamento. Daniel conta a Laura que Ferdinando estava dirigindo o carro que quase o atropelou e afirma que ele deve estar a serviço de Natércio. Bruna insulta Afonso por tê-la destratado. Afonso humilha Bruna. Virgínia e Otávia defendem Bruna.
Rogério pede Divina em casamento. Bruna diz a Virgínia que deve respeito a Afonso como marido. Afonso confessa a Frau Herta que não suporta Bruna. Bruna escuta. Elzinha diz a Cícero que sonha em abrir a Maison Elza Carmelo-Cassini. Ferdinando corta o cabo de freio do carro de Cícero. O carro de Cícero capota. Cícero e Elzinha sobrevivem. Cícero conclui que o assassino de Julieta tentou provocar outro acidente porque está com medo de ser descoberto. Cícero lembra que Guerra ouviu o comentário dele sobre o isqueiro. Frau Herta acaricia o travesseiro de Natércio fingindo falar com ele. Virgínia pergunta se Natércio sabe que Afonso maltrata Bruna.
PENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 130, 2 de outubro de 2008 – Todos se reúnem na estréia do filme de Jovelina. Adonir encontra a irmã gêmea de Alice e a beija. Alice vê e fica perplexa, mas depois esclarece tudo. Natércio diz a Daniel que nunca mais terá o desprazer de encontrá-lo. Laura pede para Bruna ficar na casa de Cícero e Elzinha. Alice apresenta sua irmã gêmea, Amélia, para todos. Natércio não gosta de ver Frau Herta agindo como Laura. Alice e Adonir comemoram seu noivado na pensão. Margarida e Eduardo aproveitam para anunciar que vão se casar. Natércio ordena que enfermeiros levem Frau Herta. A governanta sai em uma camisa de força. Pedro leva Rosa embora da mansão dos Prados. Afonso mostra as jóias de Laura para Peixe. Ferdinando aparece e pega as jóias pra ele.
Laura vai visitar Bruna na mansão dos Cassinis, mas a filha não está lá. Ferdinando entrega as jóias de Laura a Natércio. Bruna vai atrás de Afonso pedir para ele ficar com ela. Ele leva Bruna em sua fuga, pois pensa que ela pode ser útil. Franzé avisa Cícero que Afonso está com Bruna. Cícero, Eduardo e Nicolau vão para o Grêmio atrás de Patrício. Patrício leva os três ao encontro de Afonso. Faísca ouve Luciana dizer que é sua mãe. Cícero e Eduardo resgatam Bruna e pegam o dinheiro de Patrício. Afonso conta a Cícero que foi Natércio quem mandou matar Julieta. Peixe, Patrício e Afonso pegam carona em um caminhão cheio de galinhas. Virgínia escuta Natércio pedindo que Ferdinando mate Daniel. Virgínia conta a Laura o que ouviu. Laura tenta falar com Daniel, mas a linha do telefone é cortada. Ferdinando aparece no sobrado de Daniel.
ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 131, 3 de outubro de 2008 – Ferdinando chega na casa de Daniel e avisa que veio terminar o que começou. Daniel consegue derrubá-lo e foge. Cícero vai tirar satisfação com Natércio pelo assassinato de Julieta e Natércio avisa que ele não tem provas de nada do que está falando. Cícero avisa Conrado e os outros que eles precisam tomar cuidado, pois o capanga de Natércio pode aparecer a qualquer momento. Cícero diz que vai cuidar das filhas de Laura como se elas fossem suas próprias filhas. Mergulhada em sua loucura, Frau Herta agride uma enfermeira consegue fugir do manicômio. Daniel e Laura fogem juntos, mas Ferdinando está armado e na cola dos dois. Daniel e Ferdinando brigam. Laura se desespera. Momentos antes de morrer, Ferdinando revela a Daniel que Natércio mandou matar Rita e Julieta.
Frau Herta chega à mansão de Natércio dirigindo uma ambulância. Ela se declara para o patrão, que não entra no jogo de sua governanta e diz que sempre amará Laura. Frau Herta ameaça Natércio, dizendo que se ele não se casar com ela, a polícia vai ficar sabendo de todas as suas falcatruas. Natércio coloca veneno no copo de Frau Herta, que nem desconfia e acaba sucumbindo aos efeitos da droga. Natércio vai preso, mas não perde a pose. Daniel e Laura curtem seus dias como casal, em uma praia distante. Elzinha continua na mesma e deixa Cícero louco da vida com suas futilidades. Cícero conversa com Franzé e o menino fica radiante quando escuta que vai ser adotado pela família Cassini. Chega a hora do casamento de Margarida.
Eduardo está ansioso para que a cerimônia chegue ao seu auge. Noivo e noiva se declaram diante do padre e convidados. Afonso mergulha na vida de malandro e vai viver nos becos do Rio de Janeiro, ganhando a vida do jeito que dá. Letícia parte para os Estados Unidos. Já em 1968, Otávia e Conrado têm uma linda família. Bruna se torna uma promotora homenageada por seus colegas de trabalho. Virgínia vira uma revolucionária e participa da famosa passeata de 1968 contra a ditadura no país. Daniel e Laura vivem seu amor, no paraíso que escolheram para morar. Laura: “Um dia alguém ainda vai contar essa história…”. Fim.
O que você achou do final de Ciranda de Pedra? Não deixe de comentar! Quer lembrar o que acontece no início da novela? Acesse a página com o resumo dos primeiros capítulos de Ciranda de Pedra!
