Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 41 a 50 da novela “Cidadão Brasileiro”, exibida pela Record em 2006.
Capítulo 41, 28 de abril de 2006 – Celso fala para Maura colocar roupas na mala para eles fugirem. Ele explica que vão para Minas com o caminhãzinho da fazenda. Luiza fala para Marcelo que ela está com medo de perder Antonio para Carolina, agora que ela não terá um filho dele mas Carolina sim. Maria e Mariazinha prendem Gasosa na casa e dizem que só deixarão ele sair após ele escolher uma das duas para se casar. Antonio chega no chalé. Marcelo vai embora. Antonio fala para Luiza que tem ciúmes de Marcelo e ela fala para ele que tem ciúmes de Carolina. Os dois se beijam. Gasosa decide ficar com Maria e Mariazinha. Marcelo liga para Tereza. Os dois se encontram no armazém de algodão e fazem amor. Celso e Maura estão fugindo quando vêem uma luz piscando. Celso atira e quando chega perto vê que era Argemiro. Argemiro ainda está vivo. Maura e Celso saem para buscar o caminhão. Eles deixam Argemiro em um depósito abandonado. Celso diz para Maura que não vai dar para eles fugirem hoje depois de encontrarem Argemiro. Eles voltam à fazenda.
Camilo chega no armazém e vê Marcelo dormindo. Marcelo acorda e vai para sua casa. Cleonice está muito abatida ao saber que Marcelo tem um caso com Tereza. Ela então pergunta para Cristina onde Tereza mora. Cleonice chega na casa de Tereza e começa a falar sobre Marcelo. Ela fala que Cristina é a mulher certa para seu filho. Luiza e Antonio arrumam a casa de Antonio. Tereza fala para Cleonice que ela luta contra seu sentimento que é o amor por Marcelo. Cleonice diz que isso não será bom para o futuro de seu filho. Tereza diz que entende perfeitamente e promete que fará de tudo para esquecer Marcelo. Cleonice agradece e vai embora. Eleni fala para sua mãe que ela quer Marcelo só para ela. Atílio briga com Laércio por ele ter falado mal dele enquanto estava no hospital. Atílio fala que quando ele estiver no poder ele vai denunciar toda a corrupção que Laércio fez em seu governo. Celso visita Argemiro que arde em febre. Celso fala que ele terá de contar tudo o que aconteceu com Emílio.
Capítulo 42, 29 de abril de 2006 – Celso fala para Argemiro que se ele contar tudo sobre Emílio ele o deixa viver. Laís fala para Cleonice e Cristina que Atílio quer fazer um almoço especial para comemorar sua candidatura em Guará. Atílio chama Américo para ser seu vice na prefeitura. Laércio fala para Fausta que Atílio quer destruí-lo. Ela responde que ele o traiu. Laércio diz que ela não poderia ter contado a Atílio o que ele fez. Fausta faz discurso sobre a candidatura de Atílio e Américo. Um fotógrafo tira fotos de toda a família. Júlio percebe que Luiza não está. Luiza e Homero convencem Antonio para ser candidato a prefeito. Os três se abraçam felizes. Luiza fala para Homero que fará um jantar de confraternização. Carmen aparece no jornal e fala para Homero que quer saber o endereço de Maria Dalva Lins. Homero diz que não conhece ninguém com esse nome. Carmen descreve a mulher e ele percebe que é Fausta, mas não revela. Carmen fala que descobrirá sozinha. Homero estranha. Alcides e Dias discutem por Carmen. Os dois tristes, com a amizade balançada.
Fausta conta para Antonio que Carmen sabe do golpe que ela deu em Guará e que irá dar no Uruguai. Fausta fala que ela e Antonio têm de fugir logo. Antonio diz que não quer sair de Guará. Fausta fica com raiva. Dr. Leão interroga Carmen e diz que ela não pode se prostituir em Guará. Carmen explica que ela está atrás de uma mulher que a roubou e que é uma golpista e está em Guará. Dr. Leão se interessa e deixa Carmen ficar na cidade por mais uma semana. Celso conta para Nestor que o homem das ligações anônimas ligou pedindo dinheiro e por isso ele pegou 3 mil reais da gaveta de seu pai. Celso chora e fala que tem medo de voltar para a prisão. Nestor fala que quem deve não teme. Dadá prepara jantar na casa de Antonio. Luiza fala que não vai contar nada para Atílio. Luiza, Antonio e Homero jantam. Antonio pede Luiza em casamento. Ela tenta mudar de assunto. Maria e Mariazinha esperam Gasosa na cama de casal. Celso fala para Maura que vai atirar em um cavalo para ter remédio de cavalo e dar para Argemiro. Celso sai. Toca o telefone e Maura atende. Uma voz de homem fala : Maura, minha Maura.
Capítulo 43, 1 de maio de 2006 – Desesperada, Maura corre em direção a uma cachoeira. Carolina pega o telefone que Maura deixou fora do gancho. Maura encontra Celso e lhe conta que ‘Emílio’ lhe chamou de minha Maura. Celso pede para Maura parar de falar no seu irmão pois ele está morto. Nestor fala para Carolina que desconfia de alguma coisa entre Maura e Celso. Celso agarra Maura próximo a cachoeira. Maura cede. Lívia pede para Laércio não renunciar ao cargo de prefeito. Sugere então que ele se una a Antonio Maciel. Celso e Maura vão até o depósito para saber do estado de Argemiro. Celso conta para Nestor que ele gosta muito de maura e ela dele. Nestor se irrita. Maria e Mariazinha levam café na cama para Gasosa. Maura vai até o armazém pedir remédio para Jorge alegando que um cavalo levara um tiro e necessitava de remédio. Américo conta a Toc Toc que o candidato udenista será Atílio Salles Jordão.
Carmen escuta a conversa entre Lourenço e Américo na qual citam o nome de Fausta. Carmen vai até a casa de Tereza lhe dizer que o delegado a expulsou da cidade, mas que ela não deseja sair de Guará. O que ela realmente quer é mudar de vida. Carmen fala que sabe cuidar de crianças. Tereza liga para Fausta para interceder a favor de uma amiga dela. Carolina fica sabendo onde é a casa de Antônio e vai até lá. Luiza surge na sala e fica frente a frente com Carolina. Tereza leva Carmen até a casa de Fausta. Maura chega com os remédios para Argemiro. Luíza vai até o Casarão. Atílio discute com Luíza por causa de Antônio e a obriga a sair de casa. Fausta vai a casa de Atílio que lhe diz que deseja voltar até a praça da cidade ao lado de Antônio. Atílio diz estar disposto a pagar. Fausta fala que por 1 milhão ela convence Antônio a fazer isso.
Capítulo 44, 2 de maio de 2006 – Luiza conta para Antônio que sua família a chamou de traidora. Antônio mostra para Luiza um cartaz em preto-e-branco com a foto dele e a frase: Para prefeito vote em Antônio Maciel. Luiza e Antônio riem. Atílio aceita pagar 1 milhão para Antônio. Laís fica enciumada por causa de Fausta. Celso cuida de Argemiro e volta para casa depois. Ao chegar em casa se depara com o Dr. Leão que lhe pede mais informações sobre os telefonemas anônimos. Carmen vai até a casa de Fausta a convite dela. Fausta lhe diz que a sorte está sorrindo para elas. A telefonista de Guará fala para o Dr. Leão que todos os telefonemas para o Celso vieram de fora da cidade. O Dr. Leão fica desanimado até que dona Rosa afirma que a voz no telefone não lhe é estranha, e que é de um homem de Guará. Dr. Leão fica perplexo.
Marcelo vai até a sorveteria a pedido de Eleni. Eleni o leva para casa dela alegando que deseja conversar com ele. Eleni pede para Marcelo levá-la até o bar do lago. Eleni fala que foi muito duro para sua mãe receber a visita da mãe de Marcelo. Eleni fala que Marcelo nunca mais se deitará com Tereza. Em seguida sai correndo com a chave do carro de Marcelo. Ele vai atrás para pegá-la. Como Eleni se recusa a dar a chave ele a pega a força. Eleni volta para o bar chorando. Zezé e Lívia perguntam o que a deixou naquele estado. Eleni fala que Marcelo a agarrou a força e que ela não conseguiu resistir. Eleni é levada para casa por Zezé e Lívia. Tereza se assusta ao ver o estado de sua filha. Eleni conta que Marcelo a atacou. Tereza fica perplexa. Celso recebe outro telefonema. Desta vez a voz pede que Celso entregue 30 mil para Argemiro. Fausta leva Carmen a delegacia onde o informa que Carmen mudou de vida. Que a partir daquele dia ela cuidará de crianças. Fausta encontra Antônio e lhe fala da proposta de Atílio. Antônio fica atônito.
Capítulo 45, 3 de maio de 2006 – Fausta tenta convencer Antônio a aceitar o dinheiro de Atílio e sair de Guará. Atílio pede dinheiro a seu pai e obriga Laís a lhe dar a caderneta de depósitos em poupança dela para ele. Celso leva uma matula de comida para Argemiro. Tereza tenta fazer um carinho em Eleni, mas ela vira-se de costa. Antônio vai até a casa de Carolina para conversar com Nestor e aproveita para dizer a Carolina que ele quer levá-la ao médico. Celso pressiona Argemiro para que ele lhe conte quem está por trás dos telefonemas. Zezé e Lívia visitam Eleni. Marcelo e Tereza discutem em um restaurante. Tereza não acredita nas palavras dele. Marcelo desabafa com Luíza e Tereza com Fausta. Fausta aconselha Tereza levar Eleni a um médico. Antônio conta para Luiza que ele pode receber 1 milhão de cruzeiros caso ele saia da cidade e desista de sua candidatura.
Fausta recebe parte do dinheiro de Antônio. Antônio e Luiza vão até Homero falar da proposta recebida. Tereza fala para Eleni que deseja levá-la a um médico, mas ela se nega. Celso recebe outro telefonema pedindo para que ele coloque 30 mil no bolso do Argemiro e solta o homem. Celso conta para Maura do outro telefonema. Fausta vai até a casa de Tereza contar uma história de sua vida similar a de Eleni. Fausta explica que amava muito um homem mas não era correspondida. Teve ódio dele. O que a fez se vingar dele inventando uma história na qual ela teria sido violentada, mas que na verdade nada aconteceu. Tereza escuta atenta a história. Celso vai até Argemiro novamente. Argemiro pede para Celso trazer Maura para ele. Celso se irrita e lhe dá um soco no rosto. Argemiro cai no chão e começa a sangrar na cabeça. Dr. Leão vai até a casa de Celso.
Capítulo 46, 4 de maio de 2006 – Celso dá iodo para Argemiro colocar no machucado provocado pela pancada na cabeça. Celso insiste para que Argemiro conte quem faz os telefonemas anônimos e onde está o corpo de Emílio. Argemiro não responde. Celso suja a camisa de sangue. Celso se irrita e vai embora. Dr. Leão fala para Nestor que recebeu informação do centro telefônico dizendo que Celso teve uma conversa com um homem de São Joaquim à noite. Nestor diz que não ouviu o telefone à noite. Antonio fala para Luiza que vai levar Carolina no médico. Luiza fica com ciúmes e não se sente confortável, mas, disfarça. Lourenço fala para Homero que ele errou em confiar em Antonio e que ele os traiu por aceitar dinheiro de Atílio. Antonio chega no jornal e ouve Lourenço falando mal dele. Antonio ameaça brigar com Lourenço. Homero pede para Antonio voltar depois. Celso fala para Dr. Leão que houve um telefonema e que a pessoa pediu que ele entregasse dinheiro ao Argemiro. Dr. Leão pergunta se Celso sabe onde está Argemiro. Celso diz que não. Dr. Leão pede para Celso não se afastar da fazenda. Camilo visita Luiza e pede para ela voltar para ele. Ela o chama de abusado. Antonio fala para Nestor que ele vai levar Carolina à Ribeirão Preto e depois explica o porque.
Carolina pega duas alianças. Uma para ela e uma para Antonio. Ela diz que quer que ele coloque para ela se sentir melhor no médico. Antonio coloca a aliança. Fausta entrega para Luiza o dinheiro de Antonio que Atílio mandou junto com uma carta de compromisso que Antonio deve assinar. Luiza pergunta como ela conheceu Antonio. Fausta fala que foi no Rio de Janeiro e pergunta se Luiza vai junto com Antonio para São Paulo. Ela responde que sim. Antonio conta para Carolina que ele vai embora de Guará. Ela chora muito e fica desesperada por saber que seu filho vai crescer sem pai. Antonio fala que nunca vai abandoná-los. Antonio e Luiza contam a Nestor sobre o filho. Nestor fica feliz. Mas quando Antonio conta que vai embora da cidade e que não vai se casar com Carolina, Nestor avança para cima dele e o expulsa de sua casa. Antonio fica bastante chateado. Eleni fala para Tereza que ela pode estar grávida. Antonio conta para Luiza a conversa que teve com Nestor e Carolina. Américo informa Atílio pelo telefone como está a construção do palanque. Celso dá água para Argemiro e pede que ele conte como conseguiu o atestado de óbito. Argemiro fala para Celso que Emílio vai matá-lo. Celso fica paralisado e surpreso com a revelação de Argemiro.
Capítulo 47, 5 de maio de 2006 – Celso diz para Argemiro que viu Emílio morto, por isso sabe que ele está mentindo. Argemiro diz que não está mentindo. Celso ameaça matá-lo se ele não contar a verdade. Lourenço fala para Toc Toc que Antonio foi comprado por um milhão e que não é mais gambá. Todos que estão no bar ouvem e comentam sobre o assunto. Homero fala para Lourenço que não vai julgar Antonio antes da hora, sem saber o que ele realmente vai fazer. Fausta fala para Antonio que ele não deveria ter tanta certeza de que vai se casar com Luiza. Argemiro fala para Celso que Emílio vai encontrá-lo. Celso fica com medo mas disfarça. Argemiro percebe que começou a ter poder em cima de Celso. Júlio e Cleonice visitam Luiza e pedem para ela voltar para casa. Eleni decide falar com Júlio e Cleonice sobre Marcelo. Ela diz que Marcelo a atacou. Júlio e Cleonice ficam muito chocados e pedem para Eleni não comentar esse assunto com mais ninguém.
Atílio tira fotos para sua campanha. Marcelo fala para seus pais que Eleni está mentindo. Antonio conta para Carolina que ele aceitou um milhão de Atílio para apoiá-lo na candidatura e depois ir embora da cidade. Lívia fala para Laércio que ela não consegue mais ficar longe dele. Ele pergunta se ela bebeu. Américo chega e ouve o que Laércio disse. Ele manda Lívia embora para casa. Antonio tenta se explicar para Homero e diz que ele está muito dividido. Antonio e Luiza discutem Luiza está com ciúmes de Carolina e da família dela e Antonio tem ciúmes da família de Luiza. Os dois conversam e se entendem. Ela fala que o ama e que vai para São Paulo com ele. Ele também fala que a ama e que ainda pensa em se casar com ela. Ela muda de assunto. Atílio liga para Antonio e pede para ele ir ao casarão para acertar os últimos detalhes da comissão. Luiza fala para Antonio que vai junto com ele para o casarão.
Capítulo 48, 6 de maio de 2006 – Luiza fala para Antonio que ele será bem tratado no casarão. Atílio diz para Américo que vai marcar o comício com Antonio. Maria e Mariazinha discutem por causa de Gasosa. As duas tem ciúmes uma da outra com Gasosa. Homero fala para Lourenço e para os outros também que eles não podem condenar Antonio já que ele nunca falou que queria realmente ser candidato a prefeito. Todos decidem então esquecer o Antonio e arranjar outro candidato. Antonio e Luiza chegam no casarão. Joana brinca e fala alto que chegaram os noivos. Camilo diz para Luiza que se a história do noivado fosse verdade ia ser muito absurdo da parte dela. Luiza diz que não é uma possibilidade absurda ela se casar com Antonio. Luiza fala para Cleonice e para Júlio que ela vai para São Paulo. Antonio fala para Atílio que ele quer que o restante do dinheiro seja depositado na conta de Luiza para ela se estabelecer em São Paulo. Atílio faz um discurso para todos em sua casa dizendo que Antonio o apoiará em sua campanha política. Marcelo fica chateado e Júlio também. Júlio sai da sala e fala para Cleonice que ele não vai dar dinheiro ao Atílio para ele pagar ao Antonio.
Cleonice pergunta sobre o casamento de Luiza e Antonio. Júlio diz que vai impedir que isso aconteça. Lourenço decide que Homero será o novo candidato. Dias fala para Carmem que sente sua falta. Ela diz que se aposentou e que agora eles são amigos. Celso recebe um telefonema do mesmo homem que havia ligado as outras vezes. O homem fala que é para Celso dar dinheiro a Argemiro. Celso pergunta qual o nome do homem. Ele responde que o nome dele está escrito no coração de seu pai. Celso fica paralisado. Nestor, Maura e Carolina tentam falar com Celso mas ele não responde. Nestor liga para o hospital. O médico examina Celso e dá sedativo para ele. Luiza fala para Antonio que Marcelo vai junto com ela para São Paulo. Luiza se despede de Antonio. Marcelo liga para Tereza e se despede dela. Fausta vai à casa de Antonio buscar a carta de compromisso de Atílio. Antonio diz que não vai assinar a carta mas que vai cumprir tudo que está no papel mas sendo honesto. Fausta pergunta o que ele vai fazer, Antonio responde que ela verá e que a cidade toda verá também. Antonio conversa com Nestor. Dr. Leão chega na fazenda e vai falar com Celso. Dr. Leão diz que a ligação da noite anterior foi escutada e que o homem disse que seu nome está escrito no coração de seu pai. Dr. Leão diz a Celso que quer saber porque essa frase provocou desmaio nele.
Capítulo 49, 8 de maio de 2006 – Dr. Leão pressiona Celso para ele afirmar que Emílio pode estar vivo. Celso fica muito nervoso e grita dizendo que seu irmão está morto. Carolina acredita que Emílio pode estar vivo. Dadá conta para Júlio e Cleonice que Marcelo e Luiza viajaram para São Paulo. Tereza pede para Eleni fazer um exame médico. Eleni diz que não vai. Tereza conta que Marcelo foi embora da cidade. Celso conta toda a verdade sobre a morte de Emílio para Antonio e pede sua ajuda. Atílio manda Laís dar 6 mil do dinheiro dela para ele pagar o restante que falta a Antonio. Laís diz que vai falar com seu pai. Atílio se irrita e fala para Laís não desobedecê-lo. Laís conta para Júlio e Cleonice o que Atílio pediu. Laís liga para seu pai e ele não dá ordens para ela liberar o dinheiro ao Atílio. Antonio dá comida e água para Argemiro, que fala que Emílio quer se vingar de Celso. Argemiro conta que no dia do acidente Emílio se salvou e o procurou, daí os dois ficaram um tempo sumidos, morando em um barco e agora Emílio voltou para pedir dinheiro a Celso e depois matá-lo.
Maura, que espera Antonio, vê uma menina pobre andando no meio do mato. Ela desconfia que essa menina saiba de alguma coisa. Fausta apresenta Carmem para Camilo e depois entra na casa de Antonio. Camilo observa as duas. Antonio conta o que Argemiro falou para Celso e diz que ele não deve ter medo porque se alguém está cometendo um crime, esse alguém é Argemiro e outra pessoa que está com ele. Antonio convence Celso de ir à polícia. Laís fala para Atílio que ela não vai dar dinheiro a ele. Atílio bate em Laís. Joana vê e bate nele. Joana chora e pede desculpas a Júlio. Laís vai para a cidade com o carro. Ela entra no jornal e pede ajuda para Homero. Homero vê uma marca no rosto dela e entende o que aconteceu. Antonio fala para Nestor que ele lembra seu pai. Os dois se abraçam emocionados. Carolina pede para Antonio ficar em São Paulo com sua família. Ela o beija. Fausta fala para Antonio que se ele não for embora de Guará com ela, ela vai contar à todos que ele é seu cúmplice e que Luiza vai saber de toda a verdade sobre sua vida.
Capítulo 50, 9 de maio de 2006 – Antônio fica perplexo diante da postura diabólica de Fausta. Laís conta para Homero que Atílio lhe bateu. Atílio se enfurece com o sumiço de Laís. Antônio liga para Luíza mas ninguém atende ao telefonema. Homero leva Laís para um chalé onde ela possa descansar em paz. Laís conta para Homero que se negou a dar 600 mil para Atílio, pois esse dinheiro iria para Antônio e Fausta. Amanhece. Homero leva o café da manhã para Laís. Antônio liga para Luiza novamente e Marcelo atende. Luiza diz a Marcelo que não sabe quem ao certo é Antônio Maciel. Antonio, Maura e Celso vão até o depósito e encontram o portão aberto e a corrente cortada. Maura encontra novamente a menina pobre assustada na mata. Ela conta que dois homens abriram o depósito. Um deles era o manco e o outro era o Emílio.
Laís agradece a ajuda de Homero e decide voltar para casa. Laís chega em casa. Joana sugere que ela diga que dormiu na casa das primas dela. Atílio encontra Laís. Antônio conta para Carolina que Emílio pode estar vivo. Julieta pergunta para Dias e Alcides a razão da briga entre eles. Atílio chama Laís em seu escritório. Joana, Cleo e Cristina ficam atentas. Laís aceita dar o dinheiro solicitado por Atílio. Fausta avisa Carmen que antes de sair da cidade precisa contratar um ator ator para fingir ser o senador em visita a Guará e depois pegar seu dinheiro de volta com as beatas. Fausta vai ao teatro encontrar Abelardo para o golpe em Atílio. Ele aceita fingir ser o senador. Fausta apresenta o falso senador a Antônio.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 51 a 60 de Cidadão Brasileiro!
