Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 131 a 140 da novela “Cidadão Brasileiro”, exibida pela Record em 2006.
Capítulo 131, 11 de agosto de 2006 – Marcelo liga para Antonio e fala que Luiza quer vê-lo antes de ele ir embora. Antonio conta para Marcelo que está preocupado com a reação de Carolina ao saber que ele vai ficar com Luiza. Carolina chega em casa e Antonio pergunta onde ele foi, mas, ela diz que ele não precisa saber. Homero fala para Marcelo que não acha justo a forma como Antonio trata Carolina. Marcelo percebe que Homero tem sentimentos por Carolina. Antonio toma coragem e fala para Carolina que ele não pode mais fugir de Luiza pois ele gosta mesmo dela. Carolina chora. Antonio diz que tudo está sendo muito difícil para ele, mas, que ele precisa que Carolina fique em São Paulo, pois ele não consegue viver sem ela e Toninho. Carolina fala que ela não vai deixar a cidade. Antonio pede para Homero ficar de olho em Carolina. Antonio quer comprar uma casa maior para Carolina, então, ele pede um aval para Edouard efetuar a compra da casa. Luiza briga com Marcelo por ele estar bebendo demais.
Antonio e Luiza se despedem. Antonio pede para ela escrever a ele. Luiza fala que estará o esperando sempre, com muitas saudades. Marcelo confessa para Luiza que ele bebe para esquecer Tereza e sua carreira, que ele acha que nunca conseguirá ter. Antonio conta para Carolina que vai lhe dar uma nova casa e pede para ela cuidar do negócio e escolher a casa. Carolina agradece, com ironia. Antonio volta para Goiás. Homero indica para Antonio um gerente de banco de Goiás para ele pedir empréstimos. Chegando em Goiás, Antonio vê que Celso está em uma briga com os trabalhadores. Celso explica para Antonio que eles estão sem receber, pois o dinheiro para pagá-los, foi usado na compra de madeira. Antonio fica desesperado. Celso fala que se os trabalhadores não receberem até a manhã do dia seguinte, não vão mais trabalhar. Agnaldo vai até a casa de Julieta. Ele sabe que ela está sozinha e fala que quer a ajuda dela pra convencer Nilo a não denunciar o erro dele ao hospital. Julieta gosta muito da visita de Agnaldo e fala que vai ajudá-lo sim. Os dois ficam se olhando, de uma forma especial, por um tempo. Antonio promete para Celso que vai arranjar um jeito de pagar os trabalhadores até o dia seguinte. Celso está muito preocupado.
Capítulo 132, 12 de agosto de 2006 – Antonio não consegue achar uma saída para ter dinheiro e pagar os seus funcionários. Celso diz que os trabalhadores são capazes de matá-los. Antonio faz alguns cálculos e pede para Celso chamar um dos candangos, o Ronaldo. Antonio fala para Ronaldo que ele vai pagar um terço do salário deles no dia seguinte e vai deixar todo seu depósito de madeira e pedra com eles até efetuar o resto do pagamento. Ronaldo diz que vai falar com o pessoal e dá a resposta para Antonio no dia seguinte. Antonio fala para Celso que vai tentar um empréstimo no banco. Ronaldo chega e fala que o pessoal aceitou o acordo. Antonio chega com o dinheiro emprestado do banco e paga para cada funcionário. Eleni visita Luiza em São Paulo e Luiza fala que quer muito falar com Tereza. Eleni fala que vai dar o recado.
As Marias tricotam roupinhas de bebê. Walter conta para Edouard que descobriu que Antonio desviou dinheiro da conta-bancária da Obradec em Goiás. Carolina conta para o pai que ela se cansou de bancar a boba e que agora ela também vai começar a sair de casa com outros homens. Nestor fica bravo. Carolina conta para seu pai que Antonio tem se encontrado com Luiza e quer viver com ela. Nestor fica chocado. Antonio não consegue arrumar o dinheiro restante para pagar os funcionários. Ronaldo chega cobrando. Antonio pede para todos se reunirem para conversar. Luiza pede para Tereza ajudá-la a fazer Marcelo parar de beber. Celso fala para Antonio que se ele entregar o estoque de madeira para os funcionários, não vai conseguir repor o dinheiro que pegou da Obradec. Antonio, triste, diz que sabe disso. Edouard conta para Bruna, Marcelo e Homero que Antonio desviou dinheiro da Obradec para comprar madeira e pedras. Todos ficam perplexos.
Capítulo 133, 14 de agosto de 2006 – Homero e Marcelo estão envergonhados por Antonio. Edouard fala para Homero e Marcelo que ele não vai despedir Antonio só porque ele pegou dinheiro emprestado da empresa para lucrar em negócios. Ele diz também que Antonio é o melhor homem para o cargo dele, mas, dará uma lição nele, deixando faltar dinheiro para o pagamento dos operários. Antonio faz discurso para os operários e diz que ele vai cumprir sua promessa. Dois homens entram no barracão de Antonio e falam que Edouard mandou um pacote para ele. Antonio abre e vê muito dinheiro. Celso e os operários vibram de alegria. Antonio mal consegue acreditar no que aconteceu. Luiza fala que marcou em encontro com Marcelo no local onde elas estão. Carolina chega em casa e conta para Maura que saiu outra vez com um “amigo”.
Antonio e Celso desconfiam que exista um espião de Edouard em Goiás. Marcelo diz que imagina que Tereza tenha vindo para São Paulo para curá-lo do alcoolismo. Tereza diz que sim. Antonio se entende com Edouard, que diz que é normal Antonio pegar dinheiro da empresa, contanto que reponha depois. Antonio fica aliviado. Chega 1957. Antonio compra terras em Goiás. Carolina chega em Goiás. Ela diz a Celso que ficou chateada por ele e Antonio não terem ido para São Paulo no natal. Celso diz que eles estão trabalhando muito e ficando ricos. Antonio fica surpreso ao ver Carolina. Carolina diz que veio mostrar a ele a planta da nova casa que ela quer morar. Antonio acha a casa muito cara, mas, como percebe que Carolina gostou, ele assina os papéis de compra. Fausta e Carmen lamentam que estão sem dinheiro e sem homens. Carolina fala para Antonio que não quer dormir com ele. Ele fica aborrecido. Carolina pergunta se ele tem falado com Luiza e se ele gostaria de estar com ela. Antonio hesita em responder. Carolina fica muito chateada. Antonio acorda no meio da noite e vê que Carolina não está mais lá.
Capítulo 134, 15 de agosto de 2006 – Antonio percebe que Carolina foi embora e nem se despediu dele. Fausta dá 13 mil cruzeiros para Victor queimar. É necessário para o ritual dela com Victor. Victor explica que queimando 13 mil ela ganhará 13 mil vezes treze de dinheiro. Fred Schmidt conversa com Antonio e fala que quer fechar um negócio com ele. Ele diz que é fornecedor de madeira. Antonio fala que está interessado, mas, tudo tem que ser feito no sigilo pois ele é concorrente direto com a Obradec. Walter conta para Edouard e Bruna que Antonio está sustentando o concorrente deles, Fred Schmidt. Edouard diz que se Antonio não fosse tão eficiente, mandava-o embora. Victor explica para Fausta que Fred Schmidt, outro faustino, encontrará com Antonio e fará grandes negócios com ele. Antonio recebe uma carta de Luiza. Bruna mostra para Edouard o plano piloto vencedor para Brasília. É de Lúcio Costa e tem forma de avião, ou, de uma cruz. Antonio decide ver Luiza. Edouard procura Antonio e recebe a informação que ele não está em Goiás. Edouard se irrita. Luiza e Antonio jantam juntos e matam a saudade. Antonio recebe o recado de Celso e liga para Edouard. Ele está tenso.
Edouard pergunta por que Antonio está em Ribeirão. Ele diz que é por motivos pessoais. Edouard fala que quer que ele vá a São Paulo no dia seguinte. Luiza fala para Antonio que ela quer se casar com ele. Antonio fica emocionado. Luiza diz que quer que o casamento seja no cinema de Guará. Eles combinam de se casar daqui a um ano. Os dois se beijam muito felizes. Edouard fala para Homero que vai conversar sério com Antonio e que ele terá que escolher entre ficar com a Obradec ou com seus negócios particulares. Homero não gosta, está de saco cheio de receber e ouvir ordens de Edouard. Edouard fala para Homero que ele não vai dar dinheiro para sua campanha se Homero não for fiel à ele. Homero fica ainda mais irritado. Antonio chega na Obradec e Edouard diz para ele esperar. Daniel, o engenheiro que vai para Brasília, chega e já entra para falar com Edouard. Antonio se irrita. Carolina se arruma para sair com seu “amigo”. Ela decide ir no restaurante que Antonio sempre vai, para ver se ele aparece por lá, já que ele está em São Paulo. Antonio se cansa de esperar por Edouard e vai embora. Ele vai ver seu filho. Antonio pergunta por Carolina e Maura diz que ela saiu para jantar no Flamingo. Antonio vai até lá e vê Carolina e Atílio.
Capítulo 135, 16 de agosto de 2006 – Antonio vê os dois na mesa e vai embora. Carolina sente felicidade e tristeza ao mesmo tempo. Atílio percebe. Ele fala que apesar de saber que ela ainda gosta de Antonio, quer se casar com ela. Antonio volta para a casa de Carolina e decide ficar um pouco mais com seu filho. Maura pergunta se Antonio ficou com ciúmes de Carolina. Ele fala que não, mas, que ele não gosta de Atílio. Edouard diz para Antonio que quer conversar com ele muito sério. Ele pede para Antonio ir imediatamente na Obradec. Antonio fica com Toninho. Carolina chega e se emociona ao ver seus dois amores juntos. Edouard diz a Antonio que ele não quer mais que Antonio dê nenhum passo em Goiás sem a autorização dele. Antonio fala para Edouard que ele quer ficar mais um dia em São Paulo porque ele está se separando de sua mulher.
Edouard não gosta, mas, aceita. Victor diz a Antonio que ele precisa conhecer Edouard, pois só assim Antonio terá sucesso na Obradec. Antonio chama Fausta e Victor de vigaristas e os manda embora. Fausta chora e fala que Antonio agora será destruído por não ouvir Victor. Edouard e Walter falam para Daniel que ele tem que entender muito bem como estão as coisas em Goiás, pois provavelmente daqui a algum tempo, Antonio será demitido e ele tomará seu lugar. Edouard conta para Renée que Antonio está se separando de Carolina. Ela fala que é a maior burrada da vida de Antonio. Daniel chega em Goiás dando ordens a Celso e aos operários. Renée, Bruna e Carolina conversam sobre Antonio. Antonio chega em Goiás e já não gosta da atitude de Daniel. Celso diz a Antonio que Daniel deve ter recebido ordens de Edouard. Daniel fala para Antonio que agora ele é o chefe e Antonio está em Goiás somente para cuidar dos negócios particulares dele. Antonio se irrita e ameaça bater em Daniel. Celso segura Antonio.
Capítulo 136, 17 de agosto de 2006 – Celso consegue acalmar Antonio e convencê-lo de que brigar com Daniel não será bom para ele. Antonio fala pelo rádio com Marcelo e Renée. Marcelo, Cristina, Homero, Laís, Maura, Carolina, Walter, Bruna e outros convidados vão à festa de Renée. Antonio escreve uma carta para Luiza. Celso fala que está com saudades de Maura. Homero, Laís, Cristina e Cássio falam que Marcelo está exagerando na bebida. Cássio comenta que nem trabalhar direito Marcelo tem trabalhado mais. Renée convida Carolina para almoçar no dia seguinte e diz que vai dar um presente para ela. Renée leva Carolina para falar com Antonio pelo rádio. Esse era o presente. Antonio fica feliz em ouvi-la. Carolina fica muito emocionada. Renée fala para Carolina que ela tem que lutar por Antonio. Atílio conversa com Luiza e comenta como o mundo dá voltas. Ele diz que Laís buscou seu caminho, Camilo também, Luiza quer ficar com Antonio e ele provavelmente vai se juntar com Carolina. Antonio comemora que conseguiu crédito no banco de Goiás.
Daniel fala para Antonio que contratou um novo mestre de obras. Antonio não gosta, mas, se controla. Antonio se despede de Fred, que diz que precisa voltar para o sul. Fred promete mandar mais madeira para Antonio. Antonio faz cálculos e vê que ele está indo muito bem nos negócios da venda de madeira e pedra e se tudo continuar assim, ele estará rico em breve. Antonio descobriu todo seu potencial. Carolina e Maura pensam em ir para Goiás. Atílio, Joana e Cléo conversam sobre Luiza e chegam a conclusão que ninguém pode impedir que ela goste de Antonio e queira viver com ele. Carolina e Maura contam para Renée que vão para Goiás. Ronaldo, o antigo mestre de obras, se despede de Antonio e fala que ele se demitiu, pois não quer obedecer ordens de Daniel. Antonio fica furioso e resolve enfrentar Daniel. Antonio dá um soco em Daniel, que fica caído com o nariz sangrando, assim como Camilo ficou quando Antonio bateu nele. Antonio sai, meio arrependido. Celso explica para Antonio que se todos fossem bater nas pessoas quando estiverem nervosos, o mundo seria só de brigas. Antonio cai em si e vê que errou. Celso fala que essa briga pode ter graves conseqüências. Antonio fica desesperado.
Capítulo 137, 18 de agosto de 2006 – Antonio decide conversar com Daniel para se acertar com ele. Daniel fala para Antonio que ele não vai contar nada para Edouard sobre a briga, pois ele sabe que Antonio logo vai se casar com Renée e vai virar o patrão dele. Antonio finge que é verdade e fala que sendo assim, ele fica mais calmo. Antonio e Celso compram arco e flechas dos índios. Carolina e Maura chegam em Goiás. Celso fica muito feliz em ver Maura. Antonio gosta de ver Carolina, mas, preferia que fosse Luiza. Carolina confessa para Antonio que não quer nada com Atílio, pois ela nunca vai se casar com um homem amando outro. Ela diz que mesmo que Antonio se case com outra mulher, ela não vai ficar com qualquer um só para ficar sozinha. Antonio fica admirado com a sinceridade dela. Ele leva Carolina para conhecer as terras que ele comprou. Agnaldo conta para Julieta que graças a ela e Nilo ele foi promovido. Julieta e Agnaldo se aproximam um do outro, com muita vontade de se beijar. Mas, Julieta se controla. Agnaldo fala que gosta muito dela e de Nilo.
Celso, Maura, Carolina e Antonio saem para jantar em Goiânia. Marcelo conta para Renée que Luiza está meia tristinha. Renée fala para Marcelo que Luiza precisa ver Antonio. Renée convence Luiza de ir para Goiás. Antonio e Daniel falam com Edouard no telefone sobre a divisão das responsabilidades de cada um. Antonio sugere que Daniel fique com a chefia de toda a obra e ele seja assessor direto dele e da Obradec. Edouard aceita. Daniel fica surpreso com a atitude de Antonio e o agradece. Luiza se arruma para ir para Goiás. Ela pede para Renée avisar Antonio, mas, Renée não avisa. Luiza briga com Marcelo que está fedendo a bebida. Edouard confessa para Homero que está triste por Antonio querer seguir seus próprios caminhos e não querer crescer na Obradec. Edouard diz que Antonio é um ótimo funcionário. Carolina, Maura, Celso e Antonio jantam juntos no acampamento. Luiza chega em Goiás. Maura e Celso vão para um hotel em Goiânia. Antonio e Carolina dormem juntos no acampamento. Luiza chega e vê Antonio e Carolina fazendo amor. Antonio vê Luiza e fica sem saber o que fazer.
Capítulo 138, 19 de agosto de 2006 – Luiza sai correndo do barracão. Antonio grita por Luiza e se veste e pega seu jipe para tentar localizá-la. Antonio desiste de procurar Luiza e sabe que ela não vai voltar. Carolina pede desculpas e diz que vai tentar falar com Luiza. Antonio, nervoso, diz que é inútil tomar essa atitude. Celso fala para Maura que gostaria que ela morasse em Anápolis para ficar perto dele. Maura aceita. Carolina conta para Antonio que Renée foi quem a incentivou a ir para Goiás. Antonio recebe um recado que Luiza foi para Goiás. Antonio decide ir para São Paulo. Carolina desconfia que Renée armou para ela e Luiza. Luiza chega em casa e conta para todos o que aconteceu. Marcelo consola a irmã, que chora desesperadamente. Cléo liga para Camilo para contar o que houve com Luiza. Antonio desabafa com Homero e fala que ele vai ter que implorar pelo perdão de Luiza.
Marcelo não atende Antonio e avisa Luiza que ele ligou e que está em São Paulo. Antonio diz para Homero que fará de tudo para ter Luiza de volta. Joana fala para Marcelo que se ele não parar de beber ela vai dar uma surra nele. Ele se assusta com as palavras da avó e deixa o copo de lado. Cléo conta para Camilo o que houve com Luiza. Camilo fala que já sabia que isso ia acontecer e que ele não pode fazer nada, pois foi Luiza quem escolheu se separar dele. Antonio vai ‘a casa de Renée. Ele sabe que foi ela quem armou tudo para ele, Carolina e Luiza. Antonio pede para Renée marcar um encontro com Marcelo e Luiza. Renée fica preocupada. Antonio fala para Edouard que não quer mais ficar em Brasília. Edouard diz que já imaginava isto mas não gostaria de perder um funcionário como ele e pede para Antonio pensar em uma proposta financeira para continuar na Obradec. Antonio diz que volta no dia seguinte com a proposta. Renée diz a Antonio que ele pode ficar muito rico caso se casar com ela. Antonio acha que Renée está brincando, mas, percebe que ela fala muito sério.
Capítulo 139, 21 de agosto de 2006 – Renée pede Antônio em casamento na saleta da Obradec. Antônio a chama de maluca. Renée o alerta que caso ele fique com ela, ele terá muito dinheiro e cuidará da empresa, pois seu pai viajaria para Córsega. Marcelo procura pelas garrafas no bar. Laís avisa que Joana as tirou de lá. Marcelo se revolta. Homero comenta com Laís que Marcelo deve ser levado para um médico. Marcelo sai bravo de casa. Cássio chama Homero para ser seu sócio e pensa seriamente em acabar sua sociedade com Marcelo pelas atitudes dele. Antônio tenta falar com Luiza, mas ela está trancada no quarto. Joana vai ao quarto e Luiza desabafa sua dor. Cléo comenta com Joana que Luiza deveria se casar com Camilo. Marcelo chega bêbado em casa. Joana decide cortar a mesada de Marcelo. Marcelo diz à Cléo que ela já é maior de idade. Antônio escreve uma carta para Edouard pedindo 5% de ações da Obradec e mais participação de 15% no lucro da sucursal em Brasília. Homero acha difícil Edouard aceitar o pedido de seu amigo. Antônio e Homero encontram Laís no restaurante. Antônio diz para Laís que precisa falar com Luiza para lhe pedir desculpas. Laís diz que vai dar o recado. Luiza decide viajar. Marcelo e Luiza vão para um bar para se despedirem. Marcelo começa a tremer por falta da bebida. Luiza concorda em deixá-lo beber apenas uma dose para ele se acalmar.
Cristina chega no bar. Marcelo diz que depende menos dela do que da bebida. Cristina se ofende e diz a Luiza que não ama mais o irmão dela. Antônio decide ir a casa de Luiza. Camilo chega de viagem e vai a casa de Luiza. Os dois se encontram. Cléo pede para Antonio ir embora, mas, ele segue em direção ao quarto de Luiza. O quarto está vazio. Joana pede para Antônio seguir a vida dele que um dia ele e Luiza irão se resolver. Julieta entra em seu quarto se depara com Agnaldo deitado sob sua cama. Nilo explica que Agnaldo pegou no sono. Julieta estranha dois pares de sapato ao lado da cama. Julieta diz a Nilo que deseja ter um filho. Nilo olha para ela e diz:’Tenha o seu bebê’. Antônio vai ao escritório de Edouard. Walter avisa Antônio que Celso quer falar com ele pelo rádio. Antônio vai a casa de Carolina ver seu filho. Luiza prepara suas malas. Antonio liga para Luiza e Camilo atende. Antonio quer se despedir de Luiza visto que ficará muito tempo em Goiás. Luiza atende ao telefone e diz estar de viagem marcada com Cristina. Antônio pede perdão e implora para que ela não se case com Camilo.
Capítulo 140, 22 de agosto de 2006 – Luiza, fria, deseja bom trabalho para Antônio. Mesmo triste, Antônio fica um pouco mais aliviado com a viagem dela para a Europa e não para os EUA com Camilo. Renée encontra Antônio sentado á mesa de um restaurante e lhe entrega um envelope dizendo que dentro dele há uma grande revelação. Teresa vai até a casa de um de seus alunos para buscá-lo para a inauguração da primeira escola rural de Guará. Diante da Escola Rural Primavera, Tereza dá início a cerimônia. Celso recebe Antônio. Antônio lê a carta de Renée e fica perturbado. Antônio pede para Celso chamar os dois mestres de obra dos operários. Renée pede para seu pai defender Antônio na reunião com os diretores da Obradec. Geraldo e Ronaldo chegam para conversar com Antônio. Antônio sugere uma disputa entre os dois. Serão feitos dois turnos de trabalho. Quem trabalhar melhor será beneficiado com uma quantia maior de dinheiro.
Daniel percebe a sacada de Antônio e ri. Julieta encontra Agnaldo dormindo sobre os livros e o acorda. Agnaldo diz o que sente por ela e por Nilo e diz que nela quando está com Nilo. Julieta o expulsa de casa, mas, ele a beija na marra. Ela escapa e o olha dominada. Agnaldo explica para Julieta que Nilo queria que isso acontecesse, que não é traição. Carolina, Nestor e Maura conversam sobre a nova casa. Edouard fala via rádio para Antônio que ele receberá a decisão sobre a proposta dele via aérea. Homero conversa com Tereza sobre Marcelo e pensam em internação. Antônio e Celso comemoram a resposta da Obradec. SEMANAS DEPOIS: Antônio observa a evolução das obras. Daniel conta para Antônio que o trabalho acelerou com o jogo dos turnos, e o avisa que Renée está chegando em Goiás. Antônio fica preocupado. Celso pergunta sobre o conteúdo da carta. Antônio não conta. Antônio busca Renée e a leva a um boteco. Renée pergunta a Antônio o que ele tem a dizer sobre a carta. Ele confessa ter ficado muito impressionado. Renée já esperava essa resposta.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 141 a 150 de Cidadão Brasileiro!
