Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 15 da novela “Carinha de Anjo (mexicana)”, exibida pelo SBT em 2001/2002.
Capítulo 1, 9 de julho de 2001 – A história se desenrola nas dependências de um colégio interno onde um grupo de meninas de cinco anos vivem felizes sob os cuidados de freiras dedicadas. Uma jovem de nome Estefânia chega ao colégio para conversar com a Madre Superiora sobre sua sobrinha Dulce Maria. Dulce Maria é uma menina que está no colégio desde muito pequena. Depois da morte da mãe, seu pai, completamente destruído pela dor perda da mulher, a abandonou nas mãos das freiras e viajou para a Europa. As outras meninas são cruéis com Dulce Maria e a infernizam dizendo que não tem mãe e seu pai a esqueceu.
Estefânia comenta com a Madre Superiora que recebeu um telegrama de seu primo, Luciano, onde ele informa que em breve voltará para o país. Estefânia tem muito carinho por Dulce Maria e se preocupa quando a religiosa lhe diz que a menina tem um comportamento estranho. Ela conta que Dulce Maria passa horas trancada no quarto dos fundos do colégio. Na verdade Dulce Maria se tranca naquele lugar porque lá consegue ver e falar com sua mãe. Na sua imaginação, Dulce Maria se encontra com a mãe, que aparece iluminada por um brilho intenso e vestida de branco. Estefânia é chamada, carinhosamente, de tia perucas, por Dulce Maria pois ela vive mudando seu visual usando perucas pra lá de extravagantes. Luciano volta de Europa acompanhado por Nicole, sua namorada. Nicole é uma mulher malvada e voluntariosa que não gosta de criança. Luciano e Dulce Maria nem imaginam o inferno em que se transformará suas vidas ao lado dessa mulher.
Capítulo 2, 10 de julho de 2001 – Nicole conhece Dulce Maria e, imediatamente, antipatiza com a menina. Dulce Maria sente ciúme ao ver seu pai e Nicole juntos. No colégio, Dulce Maria se mete numa grande confusão ao bater em Bárbara, que a provoca dizendo que seu pai vai se casar novamente e se esquecerá dela. Dulce Maria é castigada pela Madre Superiora e fica sem recreio. Dulce Maria tem uma grande aliada no colégio. Seu nome é Cecília, uma noviça que trata a menina como se fosse sua filha. Dulce Maria pergunta para irmã Cecília sua opinião à respeito de seu pai. Na verdade a menina quer saber se ela o acha atraente. Nicole pressiona Luciano e quer saber qual é sua posição agora que reencontrou sua filha. Luciano pede a ele que tenha um pouco de paciência nesse período de adaptação entre eles.
Dulce Maria diz à irmã Cecília que morrerá de tristeza se o seu pai se casar novamente. A religiosa se preocupa com a possível reação de Dulce Maria. Luciano convida Nicole a mãe para um jantar em sua casa para que possam conhecer melhor a Dulce Maria. Estefânia pergunta ao primo como apresentou Nicole para Dulce Maria. Luciano diz que não teve coragem de dizer que ela é sua namorada. Irmã Cecília dá para Dulce Maria um rato movido a corda para que ela o solte no meio do jantar. Dulce Maria não fica nada à vontade diante das convidadas e decide aprontar uma travessura. Ela solta o rato e a mãe de Nicole sofre um ataque de nervos. Luciano fica furioso pois imagina quem está por traz da brincadeira e também sabe quem ajudou a menina a assustar suas convidadas.
Capítulo 3, 11 de julho de 2001 – Luciano quer descobrir quem deu o rato para Dulce Maria e vai até o colégio. Dulce Maria vai até o mercado com Silvestre e uma vendedora lhe dá um cachorrinho mas, ao chegar em casa seu a proíbe de ficar com o animal. Dulce Maria vai até o quartinho falar com sua mãe, que sugere o nome de fadinha para a cachorrinha pois esse era o nome do seu cãozinho de estimação que Luciano lhe deu quando ainda eram noivos. Luciano se surpreende quando ouve a menina dizer o nome do cãozinho e acaba permitindo que ela fique com o animal. Flávio, o irmão de Nicole chega de viagem e ela não quer que ele e Luciano se conheçam. A irmã Cecília conversa com Luciano e diz a ele que não é fácil para Dulce Maria aceitar a substituta de sua mãe e que por isso está tão triste. Luciano pede a irmã Cecília que o ajude a convencer Dulce Maria a aceitar Nicole.
Dulce Maria volta a brigar com a Bárbara na sala de aula e vai para o castigo. Com medo de que a Madre Superiora a encontre ela se esconde em uma caixa. A Madre Superiora, com a ajuda da irmã Fabiana, leva a caixa até a cozinha, sem imaginar que Dulce Maria está lá dentro. Dulce Maria sai da caixa e come tudo que vê pela frente. O resultado dessa travessura é terrível pois as freiras encontram Dulce Maria caída no meio da cozinha e inconsciente. Estefânia recebe a notícia e imediatamente liga para a casa de Nicole e pede a ela que avise seu primo. Nicole não avisa Luciano Dulce Maria é levada para a casa e a irmã Cecília passa a noite a seu lado. Nicole pressiona Luciano para que deixe Dulce Maria interna em regime integral. Quando Luciano descobre que Nicole sabia que sua filha havia passado mal, fica furioso com ela. A febre começa a ceder e a irmã Cecília vai embora. Quando Dulce Maria acorda diz ao pai que gostaria que ele se casasse com alguém com a irmã Cecília.
Capítulo 4, 12 de julho de 2001 – Dulce Maria tenta convencer o pai de quanto irmã Cecília e bonita e diz que ela gostaria de se casar com um homem bom e bonito como ele. Dulce Maria pergunta à sua tia Estefânia se as freiras podem se casar e ela trata de explicar para a menina porque elas não podem formar uma família. Luciano e Nicole discutem mas a mãe e o irmão da garota fazem de tudo para que os dois se reconciliem pois estão interessados em que ele possa resolver os problemas financeiros da família. O padre Gabriel, irmão de Luciano, tenta abrir os olhos do irmão com respeito a Nicole mas ele não acredita que ela seja uma mulher egoísta e interesseira. Flávio aconselha a irmã a fingir interesse pela saúde de Dulce Maria e enviar um presente a ela. Nicole aceita a sugestão do irmão e compra uma boneca para a menina. Luciano fica feliz com a atenção da namorada e a convida para ir com ele e Dulce Maria a um parque de diversões. Ela aceita e Luciano não sabe como dizer à filha que a namorada irá com eles.
O padre Gabriel, depois de ouvir irmã Cecília em confissão, percebe que a jovem está muito confusa com relação a seus sentimentos e pergunta se ela está apaixonada por alguém. Irmã Cecília nega que esteja apaixonada. A irmã Fabiana tem um plano para que Dulce Maria afaste Nicole de seu pai e a aconselha a se portar mal na saída. A irmã Cecília está preocupada com os conselhos que irmã Fabiana possa dar a Dulce Maria. Dulce Maria segue à risca os conselhos da irmã Fabiana e mancha a blusa de Nicole com mostarda e catchup. E, não satisfeita, esbarra nela as mãos sujas de algodão doce. Luciano castiga a filha pelo seu comportamento e a manda de volta ao colégio. A menina corre para o quartinho onde fala com sua mãe, mas desta vez não consegue conversar com ela. Ela chora muito e acaba dormindo.
Capítulo 5, 13 de julho de 2001 – Luciano castiga a filha por ter se portado mal com Nicole. E culpa a irmã Cecília pelo comportamento da menina. A irmã Fabiana se culpa por ter induzido Dulce Maria a ficar contra a Nicole e também por ter estragado o passeio no parque de diversões. A irmã Cecília é severamente castigada pela Madre Superiora apesar de a culpada ser a irmã Fabiana. Dulce Maria está muito preocupada com a irmã Cecília e a irmã Fabiana decide contar toda a verdade para o pai da menina. Nicole está feliz porque Luciano acusou a religiosa e o pressiona para que marquem a data do casamento. Bárbara sente ciúme de Dulce Maria porque ela é a queridinha das irmãs Cecília e Fabiana e planeja se vingar da menina.
Luciano se desculpa com a irmã Cecília por ter sido tão injusto e grosseiro com ela e a presenteia com uma flor. A irmã Cecília se emociona e ao mesmo tempo se assusta pois esses sentimentos são novos para ela. Dulce Maria discute com as meninas do colégio porque elas insistem em dizer que logo vai se casar e a esquecerá. Nicole comunica à sua mãe e irmão que vai se casar com Luciano. Na realidade o que Nicole deseja é conseguir uma situação financeira estável e se livrar da mãe e do irmão. Luciano e Nicole começam os preparativos para o casamento e querem comprar um apartamento amplo onde os dois e Dulce Maria possam morar confortavelmente. Mas o que Luciano nem imagina é esses não são os planos de Nicole que pretende se livrar da enteada assim que o casamento estiver consumado. Luciano conta para Dulce Maria que vai se casar com Nicole. A notícia deixa a menina muito triste.
Capítulo 6, 14 de julho de 2001 – Dulce fica muito decepcionada com a notícia do casamento do pai. No colégio, as irmãs Cecília e Fabiana decidem ensinar karatê a Dulce Maria para que ela possa se defender das colegas que vivem fazendo provocações. Estefânia está de acordo com as freiras e dá sua permissão para que elas comecem as aulas de defesa pessoal. Estefânia conta ao padre Gabriel o que elas e as irmãs estão pensando em fazer e, é claro, leva uma grande bronca do sacerdote que a acusa de ser cúmplice das freiras e da menina. Dulce Maria volta a ser provocada pelas meninas maiores e coloca em prática o que aprendeu com as irmãs. Ela enfrenta com coragem suas inimigas e demonstra suas habilidades de karateca.
Luciano fica furioso quando é convocado para comparecer ao colégio para conversar com a Madre Superiora sobre a última travessura de sua filha. Para comparecer ao colégio, Luciano é obrigado a cancelar o compromisso que havia marcado com Nicole. Luciano fica surpreso ao saber que sua filha bateu em meninas maiores do que ela aplicando golpes de artes marciais. Estefânia assume a culpa por ter permitido que a menina recebesse aulas de defesa pessoal. Luciano fica ainda mais surpreso ao ser informado que as irmãs Cecília e Fabiana foram as responsáveis pelo treinamento. No final da discussão, Dulce Maria é castigada a passar o final de semana sem sair do colégio. Depois de toda a confusão, Luciano acaba esquecendo seu compromisso com Nicole e deixa a garota esperando por ele no clube. Dulce Maria escapa do colégio e leva com ela a fadinha, sua cadela de estimação.
Capítulo 7, 16 de julho de 2001 – Dulce Maria escapa do colégio e começa a caminhar sem rumo pelas ruas da cidade enfrentando o frio, a chuva e a fome. A família e as freiras procuram desesperadamente pela menina. Dulce Maria se senta no banco da praça e um homem a observa à distância. Pouco a pouco várias pessoas se aproximam da menina e ela começa a contar mentiras e diz que está esperando seu pai. Luciano, mais uma vez, cancela seu compromisso com Nicole para procurar pela filha. Ela fica furiosa. O homem que observa Dulce Maria se chama Pascoal. Ele se aproxima e pergunta se à menina se está perdida e ela, é claro, diz que não. Pascoal oferece sua casa para que ela possa descansar e comer alguma coisa. Dulce Maria aceita a hospitalidade do desconhecido. Pascoal é um homem bom e tenta convencer a menina a voltar para a sua casa. Ele revista a bolsa de Dulce Maria e encontra um cartão com o endereço dela.
Dulce Maria fica com medo que o desconhecido a leve de volta para sua casa e foge novamente. Durante a fuga, Dulce Maria e a fadinha quase são atropeladas, mas a menina ouve a voz de sua mãe e, por milagre, escapa do acidente. Pascoal procura Luciano para dizer que encontrou sua filha mas que a menina voltou a fugir. Ele fica furioso e ameaça entregá-lo às autoridades. Pascoal suplica para que Luciano não o envolva com a polícia e o convida para ir até sua casa para se certificar de que sua filha não está lá. Luciano encontra um bilhete que a menina deixou no local e se sente mais aliviado por saber que sua filha está viva. As freiras ouvem um cachorro latir e se lembrar de que Dulce Maria também tem um cãozinho. Elas seguem os latidos e encontram Dulce Maria dormindo no quartinho dos fundos do colégio.
Capítulo 8, 17 de julho de 2001 – Nicole vai até a casa do namorado com o pretexto de saber se Dulce Maria está bem. Dulce Maria leva uma bronca do pai por ter fugido do colégio e comenta que ele sempre dava um presente para sua mãe depois de brigar com ela. Luciano promete comprar um presente para a filha. Luciano pede que enviem para Nicole um anel de compromisso. Dulce Maria encontra o pacote e pensa que o presente é para ela. Luciano esquece de comprar o presente da filha e tenta convencê-la a devolver o anel pois ela não tem idade para usá-lo. Dulce Maria está à caminho do colégio e as irmãs Cecília e Fabiana permitem que ela visite o Pascoal. Seu novo amigo está desempregado e Dulce Maria diz à Madre Superiora que seu pai o recomenda pois é um homem honesto e trabalhador. A religiosa atente ao suposto pedido e emprega Pascoal como jardineiro. As irmãs Cecília e Fabiana se preocupam pois sabem que o sr. Luciano não fez nenhuma recomendação.
Dulce Maria consegue as melhores notas da classe e deixa a família muito feliz. Estefânia e o padre Gabriel desconfiam que Nicole não gosta de Dulce Maria. Nicole reencontra Osmar, um antigo namorado, conta que está comprometida com Luciano e pede a ele que a deixe em paz. Ele a ameaça. Dulce Maria pede ao pai que compre um presente para a irmã Cecília pois logo será seu aniversário. Luciano compra uma caixa de lenços. Dulce Maria comenta sobre um bilhete que o pai escreveu para sua mãe e Luciano se surpreende pois não consegue entender como sua filha sabe detalhes do seu relacionamento com sua mãe. A Madre Superiora pede à irmã Cecília que vá com urgência até sua sala. Ao chegar lá ela encontra Dulce Maria e seu pai. Indiscreta como sempre, Dulce Maria pergunta aos dois se eles não querem se casar e diz à irmã Cecília se ela gostaria de formar uma família ao lado de seu pai.
Capítulo 9, 18 de julho de 2001 – Luciano e irmã Cecília ficam constrangidos diante da pergunta de Dulce Maria. Luciano diz para a irmã Cecília que sua filha quer que ela se case mas não quer que ele o faça. Dulce Maria conversa com sua mãe diz que gosta da irmã Cecília como se fosse sua mãe. A Madre Superiora descobre que Luciano não recomendou o Pascoal para o emprego e decide despedi-lo. As irmãs intercedem à favor do jardineiro e convencem a religiosa a permitir que ele continue trabalhando. Irmã Cecília começa a perceber que está se apaixonando por Luciano Larios e se assusta com seus sentimentos. Nicole começa a ter problemas com o ex-namorado. Osmar ameaça fazer algo para prejudicar Luciano. Estefânia percebe que a irmã Cecília fica ruborizada cada vez que conversa com Luciano. Luciano diz à irmã Cecília que sua filha deverá continuar como interna do colégio pois não é justo que Nicole se sacrifique por ela. A religiosa não concorda e diz que Nicole deveria cuidar da menina como se fosse sua filha.
Osmar procura Luciano, o acusa de ter roubado sua namorada e o ameaça com um revólver. Irmã Cecília e Dulce Maria assistem tudo escondidas. Dulce Maria dá uma mordida na perna do rapaz e irmã Cecília quebra um vaso na cabeça dele. Depois do susto, Luciano e Cecília se abraçam. Dulce Maria gosta do que vê e sorri. Luciano expulsa Osmar do seu escritório e os três prometem não comentar com ninguém o que acaba de acontecer. Flávio, irmão de Nicole, planeja conseguir um bom dinheiro vendendo o anel de compromisso da irmã. Osmar não desiste de prejudicar seu rival e decide sequestrar Dulce Maria. Estefânia vai ao colégio buscar Dulce Maria para o aniversário de padre Gabriel mas no caminho o carro é interceptado por alguns homens. Eles saem do carro e caminham na direção das duas. Dulce Maria e Estefânia estão muito assustadas.
Capítulo 10, 19 de julho de 2001 – Os homens contratados por Osmar fracassam na tentativa de sequestro. Osmar fica furioso e decide agir sozinho da próxima vez. Dulce Maria presenteia o tio com uma caixa de chocolates e comenta que esse foi o último presente que sua mãe lhe deu antes de morrer. Todos ficam surpresos com o comentário da menina. Osmar procura Nicole e diz que ela voltará a ser sua por bem ou por mal. Luciano sai com Nicole e pede a Estefânia que leve Dulce Maria até o colégio. Mas, durante as duas são sequestradas e levadas para o sotão de uma casa. Nicole desliga o celular do namorado.
As freiras se preocupam com a demora de Dulce Maria e ligam para a casa dela. Silvestre tenta avisar o patrão mas acaba deixando um recado na caixa postal. Estefânia e Dulce Maria preparam uma armadilha para os sequestradores. Elas espalham cascas de banana na escada e depois chamam por eles. Os sequestrados escorregam e caem sem sentidos. Elas conseguem pegar as chaves e fogem do local. Luciano chega em casa e é informado de que Estefânia e Dulce Maria estão desaparecidas. As duas conseguem fugir mas, no meio da estrada o carro atola. Elas começam a caminhar à procura de ajuda e acabam chegando à uma cabana. Luciano chega no colégio e discute com a irmã Cecília sobre quem ama mais a Dulce Maria. Luciano desconfia que Osmar tem algo a ver com o desaparecimento de sua filha. Estefânia e Dulce Maria conseguem entrar na cabana e, quando estão tentando falar com Silvestre, a ligação é cortada misteriosamente.
Capítulo 11, 20 de julho de 2001 – Estefânia e Dulce Maria ficam com o carro atolado no meio da estrada. As duas avistam uma cabana ao longe e começam a caminhar à procura de ajuda. Na cabana elas conhecem uma jovem chamada Domênica e de lá Estefânia consegue ligar para o Silvestre e pede que ele venha buscá-las. Um rapaz chamado Leonel corta o fio do telefone. Leonel e Domênica são um casal de namorados que estão fugindo dos pais da garota. Rômulo, o pai de Domênica é um italiano autoritário que não aceita o namorado da filho pois o considera um sem vergonha. Luciano vai buscar Dulce Maria e Estefânia. Leonel acredita que Estefânia é cúmplice do pai da namorada. Um detetive contratado pelo pai de Domênica acreditar ter uma pista da menina e junto com o sr. Rômulo vão até o local.
Dulce Maria pede ao pai que ajude o casal e Luciano acaba ouvindo a filha e oferecendo sua casa para que eles passem o tempo que quiserem. Luciano entrega ao casal a chave do carro para que eles saiam rapidamente da cabana. Quando o detetive e o pai de Domênica chegam ao local já não encontram ninguém Leonel e Domênica chegam à casa de Luciano e são recebidos pelo Silvestre. Rômulo está furioso e decidido a se vingar dos cúmplices da filha e quer mandá-los para a cadeia. Luciano pede a todos que mantenham segredo sobre a presença do casal em sua casa mas Dulce Maria, inocentemente, conta tudo para as irmãs Cecília e Fabiana.
Capítulo 12, 21 de julho de 2001 – Nicole e Dulce Maria passam o dia juntas. A menina fala animadamente sobre Domênica, sua mais nova amiga, mas o papo não agrada Nicole que não vê a hora de se livrar da futura enteada. Estefânia conta a Domênica que Nicole não gosta de Dulce Maria. Nicole pede uma explicação ao namorado sobre a presença de Domênica em sua casa e os dois acabam discutindo. Dulce Maria fica com medo que o pai brigue com ela por ter contado a Nicole sobre Domênica e decide se esconder. Ela deixa um bilhete dizendo que está bem e depois sai pelo parapeito da janela e entra no apartamento ao lado. De lá ela liga para a irmã Cecília e pede que vá buscá-la porque foi abandonada pelo pai. Quando as irmãs chegam ao local, o apartamento está sendo invadido por um ladrão mas elas conseguem sair ilesas.
Enquanto isso, Luciano e todos que estão em sua companhia se preocupam com o desaparecimento de Dulce Maria. Ao perceberem que foram vítimas de mais uma mentira de Dulce Maria, as irmãs voltam para o colégio. Dulce Maria liga para a policia e o ladrão é preso. Depois de toda a confusão, ela volta para o apartamento, escreve um bilhete para o pai e vai dormir no quarto dele. A Madre Superiora dá pela falta das irmãs, mas elas juram que estavam na capela rezando. Todos voltam para o apartamento e, ao entrar no seu quarto, Luciano encontra a filha dormindo A sensação de alívio é tão grande que ele a perdoa pelo grande susto que o fez passar.
Capítulo 13, 23 de julho de 2001 – As travessuras de Dulce Maria deixam Luciano de cabelo em pé mas, mesmo assim, ele tem adoração pela filha e faria qualquer coisa por ela. Luciano começa a perceber que Nicole não está interessada no bem estar de sua filha. Estefânia se preocupa com a maneira como Dulce Maria reagirá ao casamento de Luciano e Nicole . A Madre Superiora castiga Dulce Maria e as irmãs Cecília e Fabiana pelo comportamento da noite anterior. Dulce Maria conta para a irmã Cecília que seu pai e Nicole brigaram e a religiosa não consegue esconder sua satisfação. Luciano e Nicole se reconciliam. Ela não perde tempo e faz de tudo para antecipar a data do casamento. Luciano concorda com ela.
Nicole viaja, aparentemente, para levar sua mãe ao médico. Flávio, irmão de Nicole, pensa numa maneira de entregar Domênica ao seu pai e assim conseguir um bom dinheiro pela recompensa. Dulce Maria fica arrasada com a notícia do casamento do pai. Estefânia tenta consolá-la mas Dulce Maria diz que não quer estar presente quando isso acontecer. Flávio telefona para o senhor Rossi e dá a ele o endereço onde sua filha e o namorado estão escondidos. O pai de Domênica oferece uma boa recompensa pela informação. Exatamente no dia do casamento de Nicole e Luciano, a polícia aparece na casa dos Lários procurando por Domênica e Leonel e acaba levando todos para a delegacia. A cerimônia tem que ser cancelada e Nicole fica à beira de um ataque de nervos.
Capítulo 14, 24 de julho de 2001 – Luciano e Leonel são levados para a prisão acusados de terem escondido o casal de namorados em sua casa. O casamento de Luciano e Nicole é adiado por causa da confusão. Dulce Maria e as irmãs ficam sabendo que o casamento não aconteceu e ficam felizes, mas, o que Dulce Maria não sabe é que seu pai está na cadeia. Luciano está furioso por estar preso e Nicole desolada com o cancelamento da cerimônia. Angélica aconselha Dulce Maria a pedir ao Sr. Rossi que retire a queixa contra seu pai. Dulce Maria vai visitar o pai e promete que vai fazer de tudo para tirá-lo da cadeia. Depois ela muda de ideia pois enquanto seu pai estiver preso não se casará com Nicole. A irmã Cecília acompanha Dulce Maria até a casa do Sr. Rossi Mas, ao chegar lá, a freira se surpreende com a reação da menina. Dulce Maria insulta o Sr. Rossi e o deixa tão furioso que ele jura que jamais retirará a denúncia contra Luciano. Dulce Maria fica feliz pois só assim seu pai não se casará com Nicole.
Capítulo 15, 25 de julho de 2001 – Nicole visita Luciano na cadeia e conta que sua família está fazendo de tudo para que ele continue preso. Eles trocam acusações e Nicole insulta Dulce Maria. Enquanto isso, Dulce Maria está feliz por saber que Nicole vai viajar e o casamento terá que ser adiado. Estefânia e Silvestre também estão felizes com o adiamento pois acreditam que Dulce Maria merece uma mãe mais dedicada. e que a ame como se fosse sua própria filha. Domênica consegue convencer o pai a retirar a queixa contra Luciano. Luciano sai da cadeia e vai direto ao colégio para ver Dulce Maria. Ao ver o pai em liberdade a menina chora. confessa ao pai que gostaria de vê-lo casado com a irmã Cecília e conta que a jovem noviça está apaixonada por ele. Luciano se comove com as lágrimas da filha e decide repensar seu casamento com Nicole. Nicole não aceita dar um tempo ao relacionamento e ameaça cancelar o casamento definitivamente.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 16 a 30 de Carinha de Anjo (mexicana)!