Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Canavial de Paixões”, exibida pelo SBT em 2003/2004.
Capítulo 16, 3 de novembro de 2003 – João conta a Mirela sobre seu novo emprego com o pai de Clara. Clara chora e diz para Amália que não fez nada ao irmão. Fausto chega na clínica e Amália conta que o bebê morreu. Fausto se desespera. Raquel fala para Fausto, que Clara é a responsável pela morte do bebê e de seu tombo na escada. Fausto pega Clara pelo braço e pergunta por que ela empurrou Raquel na escada e o que ela fez com o bebê. Amália o repreende. Lourdes aceita se casar com Vicente. Dr. Alexandre consola Fausto. Após saber da morte do bebê, Hilda liga para Teresa. Fausto enterra o bebê e Clara o vê do túmulo da mãe.
Capítulo 17, 4 de novembro de 2003 – Agenor diz para Mirela, que ela é parecida com a mãe e insinua que o pai dela pode estar vivo. Raquel acusa Lourdes e Clara de lhe odiarem, assim como odiavam o filho dela. Fausto fica sabendo através de Agenor, que não era o pai do filho Raquel. Fausto vai tirar satisfações com Raquel, que argumenta contra Teresa. Clara e João de Deus falam sobre a morte do bebê e saudades de Paulo. Raquel vai a usina segurando uma escopeta, chama Agenor e o ameaça de morte. Remédios pede ao padre que não conte nada a Mirela sobre o pai dela. Fausto chega na usina para controlar a situação. Raquel diz a Fausto que queria matar Agenor. Dr. Alexandre examina Raquel e ela mais uma vez, pede sigilo sobre a gravidez, caso Fausto pergunte. Agenor briga com Carlota. Teresa escuta as barbaridades e demite Agenor. Agenor se humilha para Teresa, pede desculpas e promete qualquer coisa para se redimir. Teresa diz que irá pensar a respeito e pede para falar com ele em particular. Agenor ateia fogo no canavial.
Capítulo 18, 5 de novembro de 2003 – Remédios e Mirela avisam Fausto que seus canaviais estão pegando fogo. Padre vai a casa de Fausto e repreende João de Deus por não ter feito o dever de casa. As pessoas tentam apagar o fogo dos canaviais, Fausto chega e Miguel o consola. Fausto vai para casa enlouquecido, pega as roupas e todas as coisas de Débora e as queima no jardim. Clara pega um vestido da mãe e esconde em seu armário. Paulo parte da cidade, ele fica com um amuleto e Clara com outro, os dois prometem ser amigos para o resto de suas vidas. Passagem de 15 anos. João de Deus propõe a Fausto que ele amplie a plantação de cana em suas terras. Faustão não concorda e não demonstra interesse. Raquel e Fausto discutem ao falarem de Débora. João de Deus conversa com Padre Antônio e expressa sua preocupação com Fausto. Raquel procura por Agenor e pede para que ele volte a comprar cana de Fausto. Clara pede à madrinha um emprego para Mirela.
Capítulo 19, 6 de novembro de 2003 – Teresa paga a Antônio a missa que ela pediu que ele realizasse, pela alma de Amador. Eles conversam sobre Paulo. Paulo desce de um ônibus que chega à cidade. Clara o reconhece, mas Paulo não, e sua reação é fria. Na casa de Teresa, o jantar é interrompido, pois Paulo chega de surpresa. Clara conta para João de Deus que Paulo voltou e não a reconheceu. Paulo revê quarto de infância. Clara triste por não ser reconhecida por Paulo, decide tirar seu amuleto do pescoço. Mirela consegue emprego na clínica.
Capítulo 20, 7 de novembro de 2003 – Paulo se confessa com Padre Antônio e ambos comemoram o reencontro. Mirela conta para Clara sobre o novo emprego e comemora. Clara e Mirela conversam, quando Paulo chega e pede desculpas por não ter as reconhecido. Márcio conta para Hilda e Denise que conseguiu um emprego. Padre revela a João de Deus que Paulo voltou e ele fica carrancudo com a notícia. Regina espera pela ligação de Paulo, quando Guilherme entra e insinua que ela quer ficar com Paulo somente pelo dinheiro dele. Maria relembra Paulo que Teresa o mandou para São Paulo, para afastá-lo da Clara. Fausto briga com Clara e ela pergunta por que ele mudou tanto depois da morte da mãe. Raquel faz intriga, Clara chora e Fausto proíbe Raquel de fazer qualquer, coisa contra Clara. Paulo vê fotos de infância, Márcio o visita e fala de Clara. Regina não consegue falar com Paulo por telefone e fica irritada.
Capítulo 21, 10 de novembro de 2003 – Clara entra escondida no quarto de Raquel e escuta a conversa entre ela e Agenor pela extensão. Agenor marca encontro com Raquel. Carlos implica com Guilherme porque ele não trabalha e só vive na farra. Teresa pede a Antônio que convença Paulo a ficar em São Bento. Clara conta a Lourdes sobre o telefonema de Raquel e Agenor. Paulo vai falar com João de Deus, que o recebe com frieza e cheio de ciúmes.
Capítulo 22, 11 de novembro de 2003 – Raquel se encontra com Agenor. Fausto flagra os dois e diz que Raquel é igual a Débora. Em casa, Fausto põe as coisas de Raquel numa mala. Raquel acusa Clara de contar a Fausto sobre o encontro dela com Agenor. Fausto vai à casa de Teresa e diz não ter interesse no acordo que Raquel e Agenor estavam fechando. Teresa não entende e liga para Agenor. Paulo convida Clara para dar uma volta na praça.
Capítulo 23, 12 de novembro de 2003 – Denise conta a Hilda e Márcio que viu Clara e Paulo na praça. Clara volta para a casa e Fausto a proíbe de se encontrar novamente com Paulo. Hilda vai à casa de Teresa contar sobre o encontro de Paulo e Clara. No armarinho, Teresa dá um tapa na cara de Clara, que revida a agressão. Carlota autoriza a entrada de Miguel na usina, mas Agenor protesta e o expulsa. Paulo chega e intercede a favor de Miguel.
Capítulo 24, 13 de novembro de 2003 – Paulo repreende Teresa pela briga com Clara. Teresa acusa Clara de agredi-la primeiro. Clara flagra Raquel ouvindo a conversa entre o doutor Alexandre e Fausto. Paulo quer conversar com Fausto e Teresa para que parem de brigar. Clara fica chateada ao saber que Paulo tem uma noiva. Mirela admite a Remédios que gosta de João de Deus. Raquel tenta seduzir Fausto. Teresa conversa com Regina sobre a festa de noivado.
Capítulo 25, 14 de novembro de 2003 – Fausto tenta se desculpar com Raquel pela noite anterior. Teresa e Regina preparam a lista de convidados para o noivado. João de Deus fala com Clara sobre as terras de Débora. Paulo mostra o canavial para Regina. O carro de Paulo quebra no caminho. João de Deus, que está com Clara, dá carona ao casal. Raquel vai ao escritório de Alexandre e o beija. Regina faz cena de ciúmes por causa de Clara.
Capítulo 26, 17 de novembro de 2003 – Raquel diz a Clara que não anda se sentindo bem e que doutor Alexandre lhe pediu exames. Paulo convida João para sua festa de noivado. Fausto diz a Clara que venderá as terras de Débora. Regina vê Paulo tentando consolar Clara, que chora, e fica com ciúmes. Clara busca abrigo na casa dos padrinhos porque brigou com o pai. Regina briga com Paulo. Fausto discute com João de Deus.
Capítulo 27, 18 de novembro de 2003 – Dr. Alexandre transa com Raquel no quarto dela, na casa de Fausto. Ao sair do quarto, é surpreendido por Fausto, que pergunta o que ele estava fazendo no quarto com Raquel. Raquel aparece de roupão e mente dizendo que não estava se sentindo bem e por isso chamou Dr. Alexandre. Regina se desculpa para Paulo, conta que pediu desculpas a Clara e a convidou para a festa. Raquel conta para Fausto que está fazendo alguns exames de saúde. Guilherme vai ao armarinho procurar por Clara, que não está. Ele deixa flores para ela e pede para Maria avisar que ele voltará para acompanhá-la à festa de noivado de Paulo. Clara pergunta a Dr. Alexandre sobre a saúde de Raquel. João de Deus declara seu amor por Clara, ela revela que o considera como um irmão. Regina beija Paulo e propõe a ele que voltem para São Paulo após o noivado.
Capítulo 28, 19 de novembro de 2003 – Paulo faz uma visita Remédios, ela diz a ele que continua o mesmo, assim como a vida na cidade, que nada mudou. Guilherme convida Clara para ir ao noivado com ele. Raquel termina o romance com Alexandre. Agenor vai a casa de Fausto procurar por Raquel, encontra Clara que questiona o motivo da visita. Clara pergunta a Raquel porque Agenor foi visitá-la. Paulo escuta Guilherme falando com Regina sobre Clara. Paulo o surpreende e o manda embora de casa.
Capítulo 29, 20 de novembro de 2003 – Paulo fica revoltado com todas as fofocas sobre Clara, discute com Teresa e sai de casa. Carlos briga com Guilherme por ele ter se metido em confusão. Clara conta a Lourdes, que tem a ideia de ir à festa dos Giácomo. João procura emprego no jornal. Padre Antônio fala para João, que seria bom se ele fosse à festa dos Giácomo, para espairecer. Antônio ainda sugere a companhia de Mirela. João acha que Padre Antônio está agindo como um cupido e o chama de alcoviteiro. Teresa fala para Regina que irá resolver o problema com Clara. Ela vai a casa de Fausto convidar Clara para a festa.
Capítulo 30, 21 de novembro de 2003 – João de Deus convida Mirela para ir a festa com ele. Mirela que já estava pronta, aceita o convite prontamente. João e Mirela chegam e se sentam. Clara chega logo depois, senta-se com Mirela e João. Lourdes vai ao quarto de Clara chamá-la para jantar, para sua surpresa, ela não está em casa. Lourdes mente para Raquel, que Clara está dormindo e por isso não descerá para jantar. Teresa pede para Guilherme não desgrudar de Clara durante a festa. Clara conta para João de Deus e Mirela a conversa que teve com Teresa. Após o jantar, Fausto pergunta por Clara. Lourdes explica que Clara estava cansada e que por isso foi dormir cedo. Fausto preocupado, vai ao quarto de Clara e percebe que ela não está em casa. Raquel acredita que ela tenha ido a festa, já que toda a cidade está lá. Lourdes fica sem saber o que dizer. Guilherme procura por Clara, que sumiu depois do beijo entre Paulo e Regina. Denise tira Guilherme para dançar.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Canavial de Paixões!
