Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 45 da novela “Camaleões”, exibida pelo SBT em 2010/2011.
Capítulo 31, 06 de dezembro de 2010 – Mercedes volta a se insinuar para Ulisses, mas ele diz que não sente o mesmo que ela e pede que se vista e vá embora, pois não pretende se aproveitar da situação. Furiosa, ela culpa Solange por ter sido rejeitada e promete se vingar dos dois. Pedro se assusta ao ouvir os outros concorrentes ao cargo de professor de educação física do colégio e diz a Valentina que não vai conseguir o emprego. Valentina pede a Sebastião que ajude Pedro, mas ele lembra que o aconselhou a estudar para o teste e, portanto, não pode fazer nada por ele. Para surpresa de todos, Francisca comunica que Pedro foi o escolhido para o cargo. Mercedes, indignada, comenta com Lorena o que aconteceu e diz que odeia Solange, que sempre acaba ficando com os garotos que lhe interessam. Ulisses, chateado, conta para Solange o que aconteceu e ela decide falar com a rival. Sebastião se desculpa com Valentina pela cena de ciúmes e admite que não consegue se controlar quando a vê com Pedro. Este, por sua vez, conta vantagem para Armando, diz que foi muito fácil conseguir o emprego no colégio e fala com entusiasmo das belas alunas. Armando, preocupado, lembra o rapaz que as meninas são menores de idade e se ele voltar a exercer sua antiga profissão colocará em perigo a vida de Sebastião e Valentina.
- Veja também:
- Resumo da novela Camaleões
- Resumo das novelas
Capítulo 32, 07 de dezembro de 2010 – Solange admite para Mercedes que mentiu quando disse que ela e Ulisses eram apenas amigos, diz que acabaram se apaixonando e são namorados. Mercedes, apesar de furiosa, finge entender a situação. Valentina sente ciúmes quando Sebastião diz que vai sair para se divertir e não tem hora para chegar. Augusto insiste com Francisca para que os três voltem a viver juntos. Sarcástica, ela pergunta se ela, ele e sua amante dividirão a mesma cama. Ele jura que já não tem amantes. Solange comenta com Ulisses que foi tranquila sua conversa com Mercedes. Sebastião, bastante embriagado, chama Carmem de Valentina e diz que está perdidamente apaixonado por ela.
Capítulo 33, 08 de dezembro de 2010 – Carmem diz a Valentina que Sebastião repetia constantemente seu nome e dizia que estava apaixonado por sua irmã. Valentina responde que é um absurdo pensar que possa existir algo entre dois irmãos. Carmem, assustada, se despede de Valentina. Francisca repreende Solange por ter saído sem avisar e ainda voltar com sinais de embriaguez. Solange, chorosa, critica a mãe por nunca confiar nela e dá como exemplo a família de Mercedes onde todos se amam e se compreendem. Convencida que Ulisses é uma péssima companhia para a filha, Francisca proíbe Solange de se encontrar com ele fora da sala de aula e também não quer que ela continue ajudando-o a estudar para as provas. Solange insiste em ajudá-lo pelo menos até as provas e Francisca acaba concordando. Chateada, Solange conta a Ulisses as ordens de sua mãe. Augusto encarrega Leônidas de descobrir se existe algum tipo de relacionamento entre Solange e Ulisses. Francisca apresenta Pedro para Madalena.
Capítulo 34, 09 de dezembro de 2010 – Madalena, ao ver o celular de Pedro, percebe que é igual ao que perdeu. Pedro, em tom de brincadeira, diz que foi ele quem o roubou, mas depois diz que não é verdade. Sebastião se desculpa com Carmem pelo que aconteceu na noite anterior. Mercedes, hipócrita, pede desculpas a Solange por tê-la deixada mal diante de sua mãe. Leônidas coloca um microfone na roupa de Solange. Lupita pergunta a Francisca se o fato de seu filho ser pobre influenciou em sua decisão de proibi-la de falar com ele. Francisca se desculpa com Lupita e deixa subentendido que a diferença social pesou em sua decisão. Sebastião comenta com Valentina que Solange tem um microfone colocado em sua roupa e com certeza o “Amo” está por traz disso e talvez esteja planejando sequestrá-la, já que ele e Augusto são inimigos. Valentina e Sebastião descobrem que Leônidas ouve a conversa entre Ulisses e Solange e concluem que ele é cúmplice do “Amo” ou talvez o próprio “Amo”. Solange, furiosa, rasga a foto da mãe e diz a ela que a odeia.
Capítulo 35, 10 de dezembro de 2010 – Valentina se assusta ao ver Leônidas na escuta e se pergunta qual será a verdadeira identidade do jardineiro. Mercedes atende ao telefone do pai e estranha ao ouvir a voz de uma mulher chorosa chamada Manuela, que desliga ao perceber que outra pessoa atendeu a ligação. José Eduardo tenta convencer a filha de que deve se tratar de alguma ex-funcionária tentando chantageá-lo, mas pede a ela que não comente nada com sua mãe. Francisca, abalada, comenta com Madalena que Solange rasgou sua foto e esteve a ponto de esbofeteá-la. Solange pede permissão à mãe para continuar dando aula a Ulisses, mesmo que seja sob a vigilância de Agatha. Francisca é taxativa, diz que já ajudou demais o rapaz e proíbe a filha de voltar a falar com ele. Irritada, Solange briga com a mãe e deixa claro que não vai lhe dirigir a palavra enquanto não voltar atrás em sua decisão. O “Amo” ordena Valentina que diga a Pedro que pare de roubar, pois está sendo vigiado. Pedro assedia Valentina, que pede a ele que seja mais discreto, pois podem estar sendo vigiados. Sebastião, furioso, agride Pedro e o acusa de ter roubado o celular de Madalena. Pedro confessa o roubo e Valentina lembra mais uma vez que estão sendo vigiados pelo “Amo”. Francisca, chorando, diz a Augusto que precisa de sua ajuda para tentar se reaproximar de Solange. Augusto aproveita o momento de fragilidade para convencê-la que o melhor é que se reconciliem para que Solange possa ter uma família.
Capítulo 36, 13 de dezembro de 2010 – Augusto aproveita um momento de fragilidade de Francisca e tenta beijá-la, mas ela reage e o despreza. Pedro continua assediando Valentina e, diante de sua indiferença, exige uma explicação. Valentina afirma que gosta dele, mas viver nas dependências do São Bartolomeu a deixa muito nervosa. Mercedes flagra o pai falando ao telefone com Manuela. Ulisses liga para Solange e diz que está disposto a se arriscar para vê-la. Os dois estão juntos no quarto de Solange, trocando juras de amor e prestes a serem descobertos por Francisca. Valentina se emociona ao ver o carinho de Sebastião com o pai e diz a ele que gostaria de ter crescido ao lado dos pais. Mercedes conta para a mãe que ouviu uma conversa entre o pai e Manuela. Solange e Ulisses acabam adormecendo e quando acordam percebem que os alunos já estão se encaminhando para as salas de aula. Ele estão a ponto de serem descobertos. José Inácio se confessa com Armando, que se faz passar por sacerdote. Para não ser descoberto por Francisca, Ulisses tenta encontrar uma saída e acaba entrando, por engano, no quarto de Cristina, que se assusta e grita.
Capítulo 37, 14 de dezembro de 2010 – Cristina se assusta e grita. Francisca ouve e entra no quarto da sobrinha. Ulisses consegue se esconder e a garota diz à tia que se assustou com uma barata. Cristina pede uma explicação à prima e Solange responde que quando ela se apaixonar poderá entendê-la. Armando diz ao filho que está muito nervoso, pois terá que celebrar sua primeira missa. Valentina encontra um computador no quarto de Leônidas e está a ponto de descobrir o mistério e ao mesmo tempo ser surpreendida. Mercedes pede a Solange que convença seu pai a investigar a vida de Manuela, a mulher que anda assediando seu pai. Para se defender das agressões de Frederico, Mercedes tenta convencê-lo de que ela, sim, tem uma família que se preocupa com ela. Francisca critica a atitude de Mercedes e diz que não é necessário criticar a família alheia para exaltar a própria. Valentina comenta com Sebastião que encontrou um computador no quarto de Leônidas contendo vários arquivos com diferentes desenhos de animais. Sebastião acredita que os desenhos transmitam alguma mensagem e decide procurar nos livros uma resposta para o mistério. Solange comunica a Ulisses sua decisão de que será o primeiro e único homem da sua vida. Leônidas, que está ouvindo a conversa, decide que chegou o momento de falar com Augusto.
Capítulo 38, 15 de dezembro de 2010 – Leônidas diz a Augusto que não existe nenhum romance entre Solange e Ulisses porque ele é gay. A notícia traz um grande alívio a Augusto que em agradecimento decide convidar Leônidas para jantar. Ele ordena a Eusébio que arranje um terno para o jardineiro e provoca a ira do coordenador. Mercedes diz à mãe que precisa descobrir o sobrenome de Manuela para que o pai de Solange possa investigá-la. Augusto, certo de que Leônidas disse a verdade sobre a opção sexual de Ulisses, diz a Solange que vai permitir que retome sua amizade com Ulisses se em troca voltar a falar com sua mãe, mas pede que não comente nada sobre o trato que acabam de fazer. Leônidas faz uma ligação misteriosa, informa que Sebastião e Valentina descobriram seu computador e copiaram alguns arquivos, mas afirma que vai investigar para saber o que os jovens realmente sabem a seu respeito. Evangelina, chorosa, diz a Rebeca que se Mercedes ficar sabendo do envolvimento de Manuela já não poderá continuar fingindo que eles são uma família feliz. José Inácio confessa ao falso padre que nunca planejou ter filhos com Manuela e que se aterroriza só de pensar na reação da filha quando souber de seu relacionamento extraconjugal, pois sempre o considerou um pai exemplar.
Capítulo 39, 16 de dezembro de 2010 – Augusto permite que Solange saia com Ulisses, mas coloca seguranças para vigiá-la. Frederico descobre que Rosa é a responsável pelas ligações anônimas e pede uma explicação. Rosa não tem coragem de confessar que está apaixonada. Frederico adverte que se voltar a ligar vai se arrepender. Valentina sai para jantar com Pedro e Sebastião usando outro disfarce. Ulisses está estudando com Solange quando recebe uma ligação avisando que não deve tentar beijá-la porque estão sendo vigiados. Valentina discute com Pedro quando ele enfrenta um policial e coloca em risco a vida dos dois. Pedro se irrita quando Valentina diz que foi forçada a entrar para o mundo do crime. Ela diz que assim que se livrar do “Amo” pretende levar uma vida normal. Desconfiado, ele está determinado a descobrir quem está colocando essas ideias na cabeça da namorada. Valentina desconfia que Sebastião estava disfarçado de policial. Ele admite que sim e afirma que fez isso para acabar com sua noite romântica. Solange, atendendo um pedido do pai, se desculpa com a mãe e promete que não verá Ulisses fora do colégio. Eusébio, furioso, está prestes a atingir Leônidas com um vaso. Agatha tenta impedi-lo.
Capítulo 40, 17 de dezembro de 2010 – Eusébio consegue atingir Leônidas com um vaso. Bruno presencia a cena, mas o jardineiro pede a ele que não comente nada com ninguém. Solange agradece Augusto por ter ajudado na sua reconciliação com Solange. Augusto responde que faria qualquer coisa para ver a família unida e, aproveita a conversa, para tentar convencê-la a desistir do divórcio. Francisca comunica a Ulisses que foi aprovado no exame e continuará estudando no São Bartolomeu. Augusto comenta com Vitório que tudo está caminhando como previsto e, em breve, Francisca pedirá que voltem a formar uma família. Leônidas volta do hospital e percebe que Valentina e Sebastião estiveram vasculhando seu quarto. Furioso, ele invade a casa com arma em punho e ameaça os dois. Sebastião e Valentina afirmam que ele é o “Amo”. Leônidas diz que é apenas um ex-agente secreto que está no colégio para provar que Augusto é um policial corrupto. Ele ameaça denunciá-los se continuarem atrapalhando seu trabalho. Nesse momento o “Amo” entra em contato para dizer que no colégio há um agente vigiando Augusto e ordena aos dois que descubram sua identidade.
Capítulo 41, 20 de dezembro de 2010 – Leônidas diz a Sebastião e Valentina que eles são vítimas das circunstâncias e que apesar de terem sido obrigados a delinquir tem a intenção de mudar de vida. O jardineiro propõe que os dois trabalhem juntos, já que ambos perseguem objetivos similares. Sebastião confidencia ao pai que ama Valentina, mas ela, apesar de amá-lo, jamais deixará Pedro, pois se sente comprometida com ele. Armando, carinhoso, diz ao filho que ele sempre se apaixona por mulheres que o fazem sofrer, mas com certeza vai conhecer uma mulher que o ame de verdade. Augusto sugere a Francisca que organize um jantar de despedida antes do divórcio. Francisca aceita e dá a notícia a Solange, que fica muito feliz e decide ela mesma preparar a ceia. Sebastião diz a Valentina que não voltará a interferir em seu relacionamento com Pedro e promete viajar todos os finais de semana para que possam ficar sozinhos. Agatha e Eusébio decidem desorganizar a biblioteca para que Francisca demita Lupita do colégio. José Inácio diz a Evangelina que devem continuar com a farsa do casal perfeito, mas a proíbe de se vangloriar com as amigas e diz a ela que deveria se perguntar porque Manuela entrou na sua vida. Sentido-se humilhada, Evangelina diz ao marido que nunca lhe importou como homem e está interessa apenas em manter as aparências perante a sociedade. Pedro entra na casa de Carmem para roubar e se surpreende ao perceber que ela está sonhando e pede para fazer amor com ele.
Capítulo 42, 21 de dezembro de 2010 – José Inácio recebe uma ligação de Manuela em plena madrugada. Evangelina fica furiosa e exige que ele peça à amante que não volte a ligar durante a noite. José Inácio conta que Luci sofre de um problema cardíaco e por isso Manuela ligou. Carmem liga para Sebastião, diz que tem um ladrão na sua casa e pede que a ajude. Pedro foge quando Carmem começa a gritar. Sebastião chega em seguida, Carmem conta que não conseguiu ver o rosto do delinquente, mas unhou seu pescoço dele. Sebastião a convence a não dizer nada sobre o assalto e promete que vai investigar. Lupita leva um susto ao encontrar a biblioteca completamente bagunçada, diz a Madalena que não entende o que aconteceu e sofre um desmaio. Leônidas diz a Sebastião e Valentina que acabaram de lhe informar que em poucos minutos Augusto prenderá o camaleão. Patrício, Lúcio e Frederico continuam empenhados em descobrir se Ulisses é gay. Eles perguntam a Mercedes, que fica indignada com os colegas. Lorena, por sua vez, conta que Mercedes tentou seduzi-lo e Ulisses a desprezou. Valentina, preocupada, diz a Sebastião que precisam avisar Pedro e seu pai que eles vão fugir imediatamente. Leônidas diz aos dois que prometeu ajudá-los e fará de tudo para que recebam a condenação mínima, já que os roubos que praticaram foram por ordem do “Amo”. Ulisses e Solange se oferecem para organizar a biblioteca. De repente uma forte ventania invade o local e de forma inexplicável os livros ficam perfeitamente acomodados na estante. Agatha e Eusébio ficam furiosos por não terem conseguido que Lupita fosse demitida. Augusto diz a Irene, a repórter, que esteve a ponto de capturar o camaleão e ele ao se ver encurralado se suicidou. Leônidas diz a Sebastião e Valentina que Augusto está mentindo e afirma que o camaleão está vivo. Sebastião descobre que Pedro é o ladrão que invadiu a casa de Carmem e os dois começam a discutir.
Capítulo 43, 22 de dezembro de 2010 – Pedro e Sebastião brigam e se agridem. Eusébio os repreende e diz que terão que dar uma boa explicação para o sr. Augusto, antes que os demita. Valentina pressiona Pedro a lhe dizer quem arranhou seu pescoço. Lupita pergunta ao filho como fizeram para arrumar tão rapidamente a biblioteca e Ulisses, assustado, conta o que aconteceu e diz estar convencido que uma força estranha os protege. Valentina diz a Leônidas que agora que já são amigos pode contar que a amiga da qual lhe falou é ela mesma. Ela confessa estar apaixonada por Sebastião, mas diz que não abandonará Pedro. Mercedes se preocupa ao ver o pai marcando uma consulta com o cardiologista, decide segui-lo e sofre a maior decepção da sua vida ao descobrir que ele tem outra família. Augusto conversa com Francisca sobre a briga entre os professores Sebastião e Pedro e diz que eles devem receber uma punição exemplar. Francisca afirma que já repreendeu os dois e defende a tese de que eles merecem outra oportunidade. Carmem conta a Valentina que sua casa foi assaltada, diz que lutou com o bandido e arranhou seu pescoço e que Sebastião chegou para defendê-la. Valentina fica furiosa ao concluir que foi Pedro quem entrou na casa da professora.
Capítulo 44, 23 de dezembro de 2010 – Valentina acusa Pedro pelo roubo na casa de Carmem e, furiosa, exige que ele pare de colocá-los em perigo. Os dois discutem e Valentina diz a Pedro que lhe faria um favor se ele fosse embora para sempre. Valentina diz a Leônidas que terminou seu relacionamento com Pedro e que tem medo que Sebastião o denuncie para a policia pelo roubo na casa de Carmem. Leônidas sugere a Valentina que pense em alguma coisa para evitar que Sebastião o denuncie, pois seria muito perigoso e poderiam ser descobertos. Valentina diz a Sebastião que foi ela quem arranhou o pescoço do namorado, mas ele não acredita. Manuela, desesperada, diz a José Inácio que Lucila teve complicações e os médicos decidiram mudar o tratamento. O “Amo” diz a Sebastião e Valentina que Augusto acreditou que havia morrido e levou uma desagradável surpresa. Ele adverte os dois que fiquem preparados, pois o próximo roubo será no Museu de Belas Artes. Sebastião gosta da ideia, pois terá a chance de se vingar do homem que mandou seu pai para a prisão. Solange confidencia a Betina que em duas ocasiões ela e Ulisses estiveram a ponto de fazer amor. Orlando ouve a conversa e conclui que Ulisses é gay. Betina empresta a chave de sua casa de campo para Solange. Ela e Ulisses chegam ao local e se beijam apaixonadamente.
Capítulo 45, 24 de dezembro de 2010 – Augusto diz a Vitório que está prestes a se reconciliar com Francisca, mas admite que não a ama e só está interessado em seu dinheiro e posição social. Ulisses e Solange estão prestes a fazer amor quando o pai de Betina aparece. Eles se assustam e decidem voltar para a capital. Sebastião comenta com o pai que o “Amo” ordenou que ele e Valentina roubem o Museu de Belas Artes. Armando se preocupa e diz ao filho que se trata de uma missão suicida. Ulisses comenta com a mãe o que aconteceu na casa de campo. Mercedes entra no computador do pai, encontra fotos de duas crianças e confirma que ele tem outra família. Solange conta para Betina que não aconteceu nada entre eles por que Ulisses se arrependeu, mas não acredita que ele seja gay e sim, que tenha outra namorada. Valentina derruba vinho em cima de Julieta.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 46 a 60 de Camaleões!