Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 25 a 36 da novela “Cabocla”, exibida pela Globo em 2004.
Capítulo 25, 7 de junho de 2004 – Zuca pede um beijo a Luís e depois se despede dele. Tobias faz uma serenata para Zuca, que finge gostar. Tina sofre com a indiferença de Tomé. Tobias leva Zuca de volta para casa. Boanerges permite que Belinha saia para passear com Ritinha. Luís sugere que Boanerges passe a pagar os caboclos em dinheiro antes que Justino faça o mesmo. Luís sofre com a ausência de Zuca, mas procura disfarçar. Ritinha e Belinha procuram por Tomé na casa de Felício. Generosa e Tina estranham. Neco e Belinha acabam se encontrando e saem de mãos dadas, para desespero de Ritinha. Xexéu conta para Justino que Macário se zangou com Boanerges. Neco pede que Belinha fuja com ele quando eles tiverem algum dinheiro. Belinha diz que não poderia fazer isso, pois não quer magoar Boanerges. Neco ofende Boanerges e briga com Belinha. Zuca confessa para Bina que não tem mais certeza se ama Tobias. Bina fica pasma. Emerenciana vê que Belinha está chateada e pergunta o que Neco fez.
Capítulo 26, 8 de junho de 2004 – Justino pede que Neco fale bem de Gustavo para Macário, mas Neco se recusa. Nastácio comenta com Ritinha que Zuca encontrou uma desculpa esfarrapada para adiar seu casamento com Tobias. Ritinha fica indignada. Mariquinha se espanta ao saber que Tomé ainda espera que Rosa volte. Tobias pede que Luís apresse a questão das terras para que ele possa se casar logo com Zuca. Mariquinha comenta com Tomé que não gostaria que Tobias lhe odiasse. Luís pede que Boanerges o leve até a cidade para ele ver como anda o processo. Boanerges acusa Emerenciana de pensar mal de Luís. Generosa dá uma bofetada em Tina quando ela fala mal de Rosa. Tina, furiosa, garante que vai embora de casa. Bina pergunta a Zuca se ela gosta de outra pessoa, deixando-a perturbada. Macário vai à fazenda de Justino para conversar com Neco. Boanerges descobre que Macário não quer mais testemunhar a favor de Felício. Neco se esconde para não ter que conversar com Macário.
Capítulo 27, 9 de junho de 2004 – Neco vê Nastácio e pergunta de Belinha. Macário vai embora chateado por não ter encontrado Neco. Bina diz a Zé que Zuca deve estar gostando de outro rapaz, mas ele não acredita. Nastácio revela a Ritinha que Neco perguntou por Belinha. Bina pergunta a Boanerges se aconteceu algo com Zuca na fazenda que possa ter feito com que ela perdesse o interesse por Tobias. Boanerges garante que não. Luís afirma para Emerenciana que quer voltar para o Rio assim que o processo de Felício tiver terminado. Joaquim não tem coragem de contar a verdade a Pequetita e afirma que Luís concordou com o casamento. Pequetita fica radiante e dá um beijo em Joaquim, deixando-o perturbado. Boanerges dá dinheiro aos seus empregados. Neco fica feliz ao saber da atitude de Boanerges. Macário afirma para Xexéu que está pensando em depor a favor de Felício. Xexéu oferece um suborno a Macário, deixando-o furioso.
Capítulo 28, 10 de junho de 2004 – Macário dá uma surra em Xexéu. Boanerges se impressiona ao ver a felicidade de seus empregados com o pagamento em dinheiro. Belinha fica feliz ao saber que seu pai aceitou a ideia de Neco. Os caboclos combinam de gastar seu dinheiro em Vila da Mata, para desgosto de Zaqueu. Justino afirma para Neco que os caboclos que receberam em dinheiro vão querer ir embora da região. Nastácio diz a Luís que Tobias não pode desconfiar que Zuca gosta dele. Macário decide acusar Xexéu e Justino de adulterarem o registro no cartório. Bina deduz que Zuca está gostando de Luís e a manda parar de sonhar com ele. Os empregados de Justino pedem para receber em dinheiro, mas ele se recusa a atender a reivindicação. Luís fica preocupado ao saber que Xexéu prestou queixa contra Macário. Justino manda que Xexéu retire sua queixa. Joaquim decide ir visitar Luís e levar Pequetita. Zuca fica infeliz ao saber que a noiva de Luís vai chegar.
Capítulo 29, 11 de junho de 2004 – Bina manda que Zuca esqueça Luís. Boanerges fica satisfeito ao saber que Justino não pagou seus empregados em dinheiro. Luís se irrita ao saber que seu pai está trazendo Pequetita para visitá-lo. Belinha encontra Neco e o trata friamente. Emerenciana avisa Maria que Pequetita não pode saber de Zuca. Luís estranha ao saber que Xexéu retirou a queixa contra Macário e avisa que é melhor que ele não faça nenhuma acusação por enquanto. Neco afirma para Zaqueu que pretende convencer seu pai a pagar os caboclos em dinheiro também. Luís e Boanerges partem para pegar Joaquim e Pequetita na estação, mas o carro deles quebra. Tobias ofende Mariquinha e Neco e acaba brigando com Tomé. Zuca conhece Pequetita e acha que não pode competir com ela. Joaquim avisa a Pequetita que eles terão que dormir no hotel de Zé. Tobias tenta convencer Tomé a esquecer Rosa.
Capítulo 30, 12 de junho de 2004 – Felício afirma que gostaria que Tina e Tomé namorassem. Bina comenta com Zuca que Pequetita é muito bonita, deixando-a chateada. Boanerges crê que o juiz vai decidir a favor de Felício. Bina fica aliviada, pois acha que a chegada de Pequetita vai fazer com que Zuca desista de Luís. Tina diz para Tomé que sonhou com ele. Neco pede perdão a Belinha e eles se beijam. Luís afirma para Boanerges que gosta muito de Pequetita, mas não vai se casar com ela. Joaquim e Pequetita elogiam a beleza de Zuca. Zuca fica com ciúmes ao ouvir Pequetita falando de Luís com intimidade. Neco garante a Belinha que ninguém vai conseguir separá-los. Generosa pede que Tina esqueça Tomé, mas ela está decidida a lutar por ele. Pequetita beija Luís na frente de Zuca, deixando-a incomodada. Luís percebe, mas não pode fazer nada. Zuca chora muito.
Capítulo 31, 14 de junho de 2004 – Luís vê Zuca chorando. Tina procura por um vestido de Rosa que pretende usar para sair com Tomé. Tobias vê Neco nas terras de Boanerges e diz que ele está se arriscando. Chico percebe que Zuca está com ciúmes de Pequetita. Tobias ameaça contar a Boanerges que viu Neco, mas Tomé pede que ele não faça isso. Tina encontra o vestido. Boanerges fica feliz ao saber que seus trabalhadores estão satisfeitos por terem recebido em dinheiro. Ritinha comenta com Pequetita que Zuca e Luís cavalgavam juntos. Zaqueu entrega os vales que recebeu a Justino e pergunta se a sociedade deles vai continuar. Luís diz a Pequetita que quer apenas ser amigo dela. Pequetita avisa a Joaquim que Luís precisa de um tempo para decidir o que quer. Bina comenta com Zé que teme que Zuca não se case com Tobias. Luís explica para Joaquim que não ama Pequetita. Pequetita pergunta a Ritinha se houve algo entre Luís e Zuca.
Capítulo 32, 15 de junho de 2004 – Ritinha desconversa. Luís se recusa a dar um passeio com Pequetita e Joaquim se oferece para ir em seu lugar. Pequetita garante a Joaquim que quer continuar sendo amiga de Luís se o noivado deles não der certo. Julieta aconselha Mariquinha a se casar logo. Luís sente a falta de Zuca. Neco não pode comparecer a um encontro com Belinha e Mariquinha se oferece para avisá-la. Boanerges desconfia que Belinha tenha ido se encontrar com Neco, mas a vê conversando com Mariquinha. Mariquinha parabeniza Boanerges pelo pagamento aos empregados. Luís aconselha Boanerges a trazer Neco para seu lado. Xexéu avisa Justino que Boanerges andou conversando com o juiz. Pequetita diz a Joaquim que gosta mais de sua companhia do que da de Luís, deixando-o perturbado. Boanerges pega Emerenciana lendo as cartas que Neco mandou para Belinha.
Capítulo 33, 16 de junho de 2004 – Boanerges exige ver as cartas, mas Emerenciana não deixa. Emerenciana pede que Pequetita queime as cartas sem que Boanerges veja. Boanerges avisa a Emerenciana que não vai falar com ela até que ela lhe entregue as cartas. Belinha garante a Emerenciana que sua história com Neco já terminou. Julieta comenta com Mariquinha que Tobias é capaz de matar Justino se ele lhe tirar as terras. Zuca diz a Bina que não vai conseguir se casar com Tobias. Bina aconselha Zuca a tentar fazer com que Tobias desista dela. Belinha garante a Boanerges que as cartas de Neco não diziam nada demais. Neco avisa a Mariquinha que Justino não vai se conformar se perder as terras de Felício na justiça. Felício aconselha Tina a tentar conquistar Tomé. Generosa descobre que Tina pegou o vestido de Rosa. Chico afirma para Zuca que Tobias não ia aguentar saber que ela gosta de Luís. Tomé fica admirado ao ver Tina arrumada com o vestido da irmã.
Capítulo 34, 17 de junho de 2004 – Tomé vai embora furioso, deixando Tina na estrada. Tina chora de desgosto. Tomé se arrepende de ter largado Tina sozinha e volta para buscá-la. Tina rouba um beijo de Tomé e depois brinca com ele dizendo que não gostou. Tomé fica perturbado com o beijo. Tina devolve o vestido para Generosa e afirma que não quer mais Tomé, deixando os pais perplexos. Bina garante a Zé que Zuca vai acabar voltando a gostar de Tobias. Zuca se esforça para ser indelicada com Tobias. Boanerges comenta com Joaquim que ele é quem deveria se casar com Pequetita, e ele fica zangado. Tomé avisa a Boanerges que seus caboclos estão bebendo e se metendo em confusão por causa do dinheiro que receberam. Neco pede que Belinha vá conhecer sua fazenda. Ritinha e Belinha visitam a casa de Neco, morrendo de medo de serem pegas. Joaquim se mete numa briga com alguns caboclos. Neco pede para falar com Emerenciana.
Capítulo 35, 18 de junho de 2004 – Neco pede a permissão de Emerenciana para namorar Belinha. Ela fica surpresa. Luís e Boanerges dispersam a briga e vão socorrer Joaquim. Neco acaba conquistando Emerenciana. Emerenciana diz a Belinha que ela tem permissão para namorar Neco, mas vai ter que continuar se escondendo de Boanerges. Joaquim explica que entrou na briga para defender Pequetita dos avanços dos caboclos. Emerenciana avisa a Belinha que elas vão ter que dar um jeito de contar a verdade a Boanerges. Tina passeia pela cidade com um novo jeito de mulher, chamando a atenção de todos. Neco diz a Mariquinha que quem ama de verdade enfrenta qualquer coisa. Ela fica perturbada. Generosa fica surpresa com o comportamento de Tina. Tina garante a Felício que vai fazer de tudo para conquistar Tomé. Tobias tenta beijar Zuca e ela se esquiva, com raiva.
Capítulo 36, 19 de junho de 2004 – Tobias diz a Bina que Zuca não gosta mais dele. Boanerges continua sem falar com Emerenciana. Zuca garante a Tobias que está apenas com medo de se casar. Pequetita comenta com Joaquim que percebeu que Luís não é o homem ideal para ela. Boanerges garante a Tomé que seus homens se meteram em muita confusão por estarem com dinheiro na mão. Luís avisa Joaquim que talvez nunca mais volte para o Rio, mas ele não acredita. Felício fica satisfeito ao perceber que Tomé está mais interessado em Tina. Boanerges comenta com Luís que Joaquim está apaixonado por Pequetita. Joaquim fica nervoso quando Luis diz que ficaria muito feliz se ele se casasse com Pequetita. Ritinha fala para Pequetita que Joaquim deve estar apaixonado por ela. Bina revela a Zé que Zuca está gostando de Luís, mas ele não dá muita importância ao caso. Zuca fala com Bina que ela estaria lhe fazendo um favor se terminasse seu noivado com Tobias.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 37 a 48 de Cabocla!