Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 13 a 24 da novela “Cabocla”, exibida pela Globo em 2004.
Capítulo 13, 24 de maio de 2004 – Joaquim afirma para Pequetita que Luís está bem e a convida para jantar. Tobias vai buscar Zuca para levá-la para a casa de Boanerges. Luís aconselha Felício a pedir a Justino mais uns dias para sair das terras, para que ele tenha tempo de entrar com um processo. Justino dá mais uma semana para Felício. Mariquinha teme que Justino seja vítima de uma tocaia. Zuca chega na fazenda e troca olhares com Luís. Neco incentiva os caboclos a terem aula com Belinha. Xexéu estranha quando Luís pede para ver o registro das terras novamente. Luís avisa Boanerges que eles vão precisar de gente para testemunhar que Felício já mora ali há tempos. Belinha fica decepcionada ao saber que apenas quatro pessoas se inscreveram para suas aulas. Neco e Belinha se beijam.
Capítulo 14, 25 de maio de 2004 – Boanerges pede que Macário, Chico Bento e o Vigário testemunhem a favor de Felício. Tina diz a Tomé que vai esperar que ele se esqueça de Rosa, mas ele garante que será em vão. Emerenciana desconfia que Belinha está se encontrando com Neco. Xexéu descobre que Boanerges vai ajudar Felício a tentar ganhar as terras com uma ação de usucapião. Belinha confessa a Zuca que está apaixonada por Neco. Zuca não tem coragem de comer na mesma mesa que Luís. Justino ouve Neco falando de Belinha e garante que prefere vê-lo morto a casado com ela. Zuca pensa em Luís e fica angustiada. Mariquinha critica a atitude de Justino em expulsar Felício, deixando-o furioso. Xexéu revela o plano de Boanerges a Justino. Zaqueu acaba contando a Tobias que Belinha e Neco se encontraram na venda. Luís vê Zuca cavalgando em sua direção.
Capítulo 15, 26 de maio de 2004 – Zuca confessa a Luís que tem pensado muito nele, deixando-o perturbadíssimo. Justino afirma para Xexéu que vai expulsar Felício de suas terras. Neco garante a Belinha que vai dar um jeito de se casar com ela. Tomé e Tobias partem para fazer um serviço. Neco discute com Justino. Zuca fica triste ao saber que Luís recebeu uma carta de uma mulher. Boanerges descobre que Neco e Belinha se encontraram. Emerenciana avisa Belinha que vai impedi-la de sair com Ritinha. Joaquim fica assustado ao saber que Pequetita tem outro pretendente e garante que quer que ela se case com seu filho. Luís não dá bola para a carta de Pequetita. Justino se arrepende de ter batido em Neco, mas não quer dar o braço a torcer. Boanerges pergunta a Belinha se ela está namorando Neco. Os capangas de Justino derrubam as cercas das terras de Felício.
Capítulo 16, 27 de maio de 2004 – Os capangas exigem que Felício e sua família arrumem suas coisas e saiam das terras. Belinha garante a Boanerges que não está namorando Neco. Emerenciana percebe uma troca de olhares entre Luís e Zuca. Felício afirma para os capangas que Tobias vai se vingar. Justino avisa seus capangas que vai esperar pela reação de Boanerges. Os caboclos veem a família de Felício na estrada e descobrem que ela foi expulsa de suas terras. Boanerges comenta com Luís que quer que Belinha se case com o filho de Macário. Belinha afirma para Ritinha que vai ter que esquecer Neco. Justino garante aos caboclos que não fez nenhuma injustiça com Felício, e se oferece para pagar o dobro do que Boanerges paga para quem quiser trabalhar para ele. Boanerges fica furioso ao ver Felício expulso e decide atacar Justino.
Capítulo 17, 28 de maio de 2004 – Emerenciana e Luís pedem que Boanerges espere pela decisão da justiça. Boanerges concorda, a contragosto. Luís afirma para Boanerges que vai entrar com outra ação para que Felício possa voltar logo para suas terras. Neco e Mariquinha não se conformam com as atitudes de Justino. Luís garante a Zuca que já teria feito uma loucura se não soubesse que ela é noiva de Tobias. Tina conta a história de Rosa para Zuca, que teme que seu amor por Luís vá ter o mesmo fim. Mariquinha fica chocada ao descobrir que os pais de seus alunos os proibiram de ir à escola, pois estão com raiva de Justino. Justino fica furioso e decide tomar satisfações com os caboclos. Edmundo ouve Joaquim falando bem de Pequetita e pergunta se ele não está se apaixonando por ela. Justino pergunta aos caboclos quem está fazendo essa desfeita com Mariquinha.
Capítulo 18, 29 de maio de 2004 – Emerenciana e Luís pedem que Boanerges espere pela decisão da justiça. Boanerges concorda, a contragosto. Luís afirma para Boanerges que vai entrar com outra ação para que Felício possa voltar logo para suas terras. Neco e Mariquinha não se conformam com as atitudes de Justino. Luís garante a Zuca que já teria feito uma loucura se não soubesse que ela é noiva de Tobias. Tina conta a história de Rosa para Zuca, que teme que seu amor por Luís vá ter o mesmo fim. Mariquinha fica chocada ao descobrir que os pais de seus alunos os proibiram de ir à escola, pois estão com raiva de Justino. Justino fica furioso e decide tomar satisfações com os caboclos. Edmundo ouve Joaquim falando bem de Pequetita e pergunta se ele não está se apaixonando por ela. Justino pergunta aos caboclos quem está fazendo essa desfeita com Mariquinha.
Capítulo 19, 31 de maio de 2004 – Justino avisa que vai tomar satisfações com os pais das crianças que não aparecerem na aula. Luís aconselha Boanerges a pedir que os caboclos levem seus filhos de volta para a escola. Tobias fica furioso ao saber que Justino expulsou sua família e se prepara para se vingar, mas Zuca consegue convencê-lo a esperar mais um pouco. Neco pede que Tomé leve um recado a Belinha. Zuca incentiva Belinha a lutar por Neco. Neco decide conversar com Boanerges sobre Belinha. Zuca vai até o quarto de Luís. Tobias afirma para Tomé que só não mata Justino por causa de Zuca. Luís se declara para Zuca e resolve roubá-la de Tobias. Boanerges pede que Tobias e Tomé venham com ele até a escola. Belinha teme que haja briga e pensa numa maneira de avisar Neco. Justino vê que todas as crianças estão na escola, mas um dos alunos afirma que eles só foram porque Boanerges mandou.
Capítulo 20, 1 de junho de 2004 – Justino fica furioso ao saber que as crianças só voltaram para a escola por causa de Boanerges. Boanerges manda que Neco se afaste de Belinha, mas ele afirma que a ama. Todos ficam impressionados com a coragem de Neco. Boanerges insiste que Belinha está comprometida com outro homem. Belinha garante que ama Neco. Zuca faz jogo de dedução com Luís. Boanerges avisa a Belinha que ela vai se casar com o filho de Macário, o que a deixa desesperada. Pequetita fica chateada com a falta de notícias de Luís, mas Joaquim garante que ele vai lhe escrever. Xexéu aconselha Justino a contratar um advogado. Mariquinha repreende Neco por ter enfrentado Boanerges. Xexéu tenta descobrir se Luís tem experiência como advogado. Emerenciana estranha o interesse dele e desconfia. Bina tem um mau pressentimento em relação a Zuca. Zuca fica preocupada, quando Luís fica tempo demais no sol e começa a passar mal.
Capítulo 21, 2 de junho de 2004 – Boanerges e Emerenciana mandam Luís descansar. Luís garante a Zuca que está bem. Emerenciana vê Zuca saindo do quarto de Luís. Boanerges manda que Ritinha e Nastácio não ajudem mais Belinha a se encontrar com Neco. Justino não consegue um advogado para defendê-lo. Luís ouve Tobias falando de Zuca e se sente culpado. Neco deixa um bilhete para Belinha num local combinado. Luís diz a Boanerges que é um erro obrigar Belinha a se casar com alguém que ela não ama. Boanerges fica contrariado. Luís avisa que a família de Felício já pode voltar para suas terras. Zuca abraça Luís agradecida. Emerenciana vê e manda Luís se afastar de Zuca. Justino fica furioso ao saber que vai ter que deixar Felício ocupar as terras. Edmundo diz para Joaquim que Pequetita seria a mulher ideal para ele e não para Luís. Emerenciana encontra a carta que Neco mandou para Belinha e resolve ler a que ela ia mandar em resposta.
Capítulo 22, 3 de junho de 2004 – Emerenciana avisa que vai entregar as duas cartas a Boanerges. Justino diz para o vigário que vai acatar a decisão do juiz por enquanto. Macário garante a Boanerges que ficaria muito feliz se seu filho Gustavo se casasse com Belinha. O vigário diz a Emerenciana que só abençoará o casamento de Belinha se ele for por amor. Belinha revela ao vigário que gosta de Neco, o que o deixa pasmo. Felício e sua família voltam para suas terras. O vigário não deixa que Boanerges anuncie o noivado de Belinha, afirmando que ela decidiu que quer ser freira. Emerenciana fica furiosa com Belinha. Boanerges pergunta ao vigário por que ele inventou aquela mentira e ele afirma que estava pensando na felicidade de Belinha. Luís revela a Macário que Belinha na verdade está apaixonada por Neco. Zuca avisa a Luís que em breve terá que voltar para casa e marca um encontro com ele. Boanerges decide dar uma lição em Belinha.
Capítulo 23, 4 de junho de 2004 – Emerenciana consegue acalmar Boanerges. Zuca sai a cavalo para encontrar com Luís. Neco aconselha Mariquinha a esquecer Tobias. Tobias encontra Zuca no caminho e a convida para passear com ele, impedindo-a de se encontrar com Luís. Zuca fica chateada, mas disfarça. Luís vê os dois juntos e acha que foi melhor assim. Neco se decepciona ao ver que Belinha não lhe mandou uma resposta. Ritinha avisa a Nastácio que ele terá que levar uma carta para Neco, e ele fica assustado. Zuca é fria com Tobias. Nastácio entrega a carta para Tomé. Belinha acusa Emerenciana de magoá-la por só fazer o que Boanerges manda. Ritinha vê Luís e Zuca abraçados. Neco diz a Boanerges que ele não deveria pagar aos caboclos em vales e sim em dinheiro, o que o deixa irritado. Ritinha fala para Zuca que vai contar a Tobias o que viu.
Capítulo 24, 5 de junho de 2004 – Ritinha avisa Zuca que todos já desconfiam que ela e Luís gostam um do outro. Tomé diz para Tobias que as ideias de Neco estão certas. Luís defende Neco, deixando Boanerges irritado. Justino que mandar Neco de volta para o Rio, mas ele avisa que não vai de jeito algum. Neco fala para Justino que ele não pode expulsá-lo, pois parte daquela fazenda lhe pertence. Boanerges faz com que Belinha prometa que não vai mais falar com Neco. Zuca permite que Tobias lhe beije. Luís vê e sofre. Bina se preocupa com Zuca. Joaquim e Pequetita jantam juntos. Emerenciana comenta com Boanerges que Neco é corajoso. Luís explica a Boanerges que pagar aos caboclos com vales é o mesmo que escravizá-los. Boanerges fica intrigado. Emerenciana avisa a Boanerges que teme que Luís esteja virando a cabeça de Zuca. Zuca vai até o quarto de Luís.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 25 a 36 de Cabocla!
