Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 46 a 60 da novela “Amor Real”, exibida pelo SBT em 2004.
Capítulo 46, 8 de março de 2004 – Manuel e Adolfo resolvem se enfrentar num duelo. Matilde pede a Manuel que desista, pois não aguentaria viver sem ele. Damiana aconselha Antônia a fazer com que Manuel pare de se cuidar, para que ela engravide e consiga amarrá-lo para sempre. Matilde vai até a casa de Adolfo e pede a ele que não vá ao duelo. Adolfo diz a Matilde que ele jamais a teria abandonado com um filho no ventre. Silvano pergunta a Rosário se ela tem certeza de que Manuel é o pai do filho de Matilde.
- Veja também:
- Resumo da novela Amor Real
- Resumo das novelas
Capítulo 47, 9 de março de 2004 – Manuel marca a hora do duelo e, depois, leva Matilde para casa. Antônia discute com Rosário por ela se negar a dizer quem Manuel vai enfrentar em duelo. Manuel ouve a conversa e exige que Antônia peça perdão para a mãe. Matilde pede a Deus que não permita que nada de mal aconteça ao seu marido. Antes do duelo, Adolfo procura Matilde para se despedir e diz que ela foi o grande amor de sua vida. Matilde tenta, mas não consegue convencê-lo a desistir do duelo.
Capítulo 48, 10 de março de 2004 – Ao ir para o local do duelo, Adolfo é vítima de um atentado e fica gravemente ferido. Matilde fica sabendo que Manuel está vivo e vai até a casa de Adolfo. Delfino informa a Matilde que o duelo não aconteceu, pois alguém atirou em Adolfo e seu estado é grave. Ao chegar em casa, Matilde encontra Antônia e pergunta ao marido se ele pretende que ela viva na mesma casa que sua amante. O General Domingues diz a Ramon que é provável que Manuel vá para a cadeia.
Capítulo 49, 11 de março de 2004 – Ramon diz ao General Domingues que vai mandar vigiar Manuel e, se comprovarem que ele é um traidor, vão confiscar suas terras. Adolfo retoma os sentidos e o general diz a ele que Manuel pagou alguém para matá-lo. Manuel recebe voz de prisão por tentativa de homicídio contra Adolfo. Manuel diz a Antônia que vai voltar para a fazenda com Matilde, o filho e a mãe. Silvano confessa a Manuel que atirou em Adolfo e se justifica, dizendo que Rosário temia que Adolfo o matasse.
Capítulo 50, 12 de março de 2004 – Na prisão, Manuel pede a Ciro que aconselhe Silvano a fugir. O General Domingues diz para Adolfo que ele deve ratificar a acusação que fez contra Manuel. Adolfo diz que não vai assinar acusação nenhuma, pois conhece Manuel e tem certeza de que ele não teve nada a ver com o atentado. Ao sair da cadeia, Manuel procura Adolfo e pergunta se foi por causa de Matilde que não o acusou. Adolfo responde que não o acusou por ter certeza de que ele é inocente.
Capítulo 51, 15 de março de 2004 – Rosário aconselha Manuel a esquecer o passado e ser feliz ao lado da mulher e do filho. Matilde diz a Manuel que o ama e os dois se abraçam. Augusta implora a Adolfo que diga a todos que o duelo com Manuel é para resolver uma dívida de jogo. O tabelião fala para Manuel que Antonia lhe entregou a escritura da casa dos Penalver para que a transferisse para o seu nome. Manuel dá ordens para que o imóvel passe para o nome de Matilde. Matilde pede a Manuel que desista do duelo.
Capítulo 52, 16 de março de 2004 – Dona Joana pede a Manuel que cancele o duelo, pois ele tem mulher e filho e deve se preocupar com eles. Em troca, ela conta a Manuel que ele está sob vigilância da polícia, pois é suspeito de estar contra o governo. Abelardo acredita que, em breve, Manuel e Amadeu vão se encontrar e, assim, poderá deter os dois. Abelardo conta a Ramon o que aconteceu e ele diz que alguém preveniu Manuel. Manuel diz a Matilde que recebeu uma carta de Amadeu Corona.
Capítulo 53, 17 de março de 2004 – Dona Joana conta para Adolfo que pediu a Manuel para cancelar o duelo. Delfino diz a Adolfo que quem deve pedir perdão é Manuel. Manuel vai até a casa de Adolfo para cancelar o duelo. Manuel repreende Antonia por ter enviado a escritura ao tabelião sem consultá-lo. Matilde conta a Manuel que Pilar ouviu uma conversa entre Ramon e o chefe de polícia e os dois falavam de Amadeu Corona. Manuel diz a Matilde que procurou Adolfo para cancelar o duelo.
Capítulo 54, 18 de março de 2004 – Ramon esbofeteia Pilar e a proíbe de voltar a ver Matilde. Damiana leva Mariane, a suposta prima de Manuel, para a fazenda. Manuel pergunta a Rosário do que viviam ela e Matilde depois que o Sr. Inácio morreu. Rosário explica que as duas começaram a costurar, mas, quando Dona Augusta descobriu, as expulsou de casa. Manuel diz que ela deveria ter lhe contado o que aconteceu. Matilde diz que foi procurá-lo, mas que foi barrada na porta por Antonia.
Capítulo 55, 19 de março de 2004 – Matilde conta para Manuel que, apesar do recado que Antonia lhe deu, ainda tentou uma aproximação através de carta, mas que nunca obteve resposta. Manuel revela que nunca mandou recado e que não recebeu carta. Manuel critica Antonia por ter mentido para Matilde. Antonia diz que tudo o que fez foi para defender o que acreditava ser seu e o beija. Matilde flagra os dois e pede explicações ao marido. Antonia comenta com Damiana que ainda encontrará um jeito de se vingar da rival.
Capítulo 56, 22 de março de 2004 – Renato tenta explicar a Matilde que talvez Manuel se sinta comprometido com Antônia por ela ter sido sua amante. Ives pede a Ramon que investigue se Manuel é filho de Joaquim ou um impostor. Manuel confessa a Matilde que se sente comprometido com Antônia por ter usado a moça para esquecê-la. Ele jura que, depois que se reconciliaram, nunca mais voltou a procurá-la. Ciro critica Antônia por ter contado a Matilde sobre a casa que Manuel lhe prometeu.
Capítulo 57, 23 de março de 2004 – Antônia pede a Damiana que descubra o endereço de Adolfo. Acontece o batizado do filho de Manuel e Matilde. O General Domingues pergunta a Ramón porque ele tem interesse em colocar Manuel atrás das grades. Ramon acha imperdoável que um membro da alta classe colabore com os rebeldes. Adolfo recebe uma carta anônima pedindo informações sobre o envolvimento de Manuel na venda do gado. Abelardo, finalmente, consegue prender Amadeu Corona.
Capítulo 58, 24 de março de 2004 – Manuel diz a Matilde que está enfeitiçado por ela e os dois se beijam. Damiana leva um recado de Antônia para Manuel. Matilde recebe um bilhete anônimo dizendo que Antônia espera um filho de Manuel. Matilde reencontra Adolfo na praça do povoado. Damiana conta para Manuel e Antônia que viu Matilde com o administrador da fazenda. Manuel pede explicações a Matilde e ela mostra o bilhete que recebeu. Manuel procura Adolfo e ameaça matá-lo se continuar assediando Matilde.
Capítulo 59, 25 de março de 2004 – Os militares torturam Amadeu para tentar arrancar sua confissão. Ciro diz a Manuel que tem certeza de que o encontro de Matilde com Adolfo foi tramado por Antônia e Damiana. Manuel pede perdão a Matilde e confessa o medo que tem de perdê-la. Por ordem do General Domingues, Adolfo tenta convencer Amadeu a confessar que pertence ao exército rebelado e promete que, só assim, ele terá um julgamento digno.
Capítulo 60, 26 de março de 2004 – Abelardo entrega uma intimação a Manuel e diz que sua esposa será convocada a depor. Humberto assiste à cena e, furioso, diz a Abelardo que antes o mate. Antes de se retirar, Abelardo faz ameaças. Manuel diz a Ramon que, apesar de ter sido ameaçado pela polícia, o que mais o deixa indignado é que tentem envolver sua esposa no caso. Ele informa que Matilde comparecerá voluntariamente para depor. Manuel diz ao Padre Albano que pretende confessar que vendeu o gado para Amadeu Corona.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 75 de Amor Real!
