Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 166 a 180 da novela “Amor e Revolução”, exibida pelo SBT em 2011/2012.
Capítulo 166, 22 de novembro – Batistelli fala aos guerrilheiros que recebeu ordens do comando para não “expropriar” o cofre do governador de São Paulo. O líder guerrilheiro revela a Jandira, Maria, Telmo e Nina que a nova missão é sequestrar e torturar um agente da CIA. Disfarçadas de enfermeira, Feliciana e Olivia conseguem entrar no hospital. A dupla faz Dr. Ruy de refém. O médico conta a Olivia que Filinto recebeu alta e foi para casa. As duas decidem abortar a missão, mas fazem Dr. Ruy e Josias de reféns para garantir a fuga do hospital. Ao sair do hospital, Feliciana e Olivia deixam Dr. Ruy e Josias em uma rua deserta. Jandira não concorda com a ideia de executar o agente da CIA. Batistelli tenta convencê-la ao dizer que o agente ensina aos militares técnicas sofisticadas de tortura. O guerrilheiro brada que o agente tem que morrer. Maria também discorda e defende seu ponto de vista ao afirmar que ninguém precisa manchar as mãos com sangue. Em conversa com a mãe, José diz que não está se sentindo bem. Miriam chega à sala de jantar e revela a José que foi ao médico para saber como está o bebê. Padre Inácio elogia a beleza de Maria. Desconfiada, a guerrilheira fala que está com a sensação de que está sendo cantada pelo padre, que afirma que largaria a batina para ficar ao lado dela. Manipuladora, Miriam diz que José é o homem da vida dela. Fragilizado, José revela a Miriam que foi enganado por Maria. Pretensiosa, Miriam fala a José que não desmarcou a data de casamento. José pede a Miriam um tempo para pensar sobre. Maria diz para padre Inácio parar de elogiá-la e o deixa falando só. Olivia confessa a Feliciana que a alta de Filinto a deixa extremamente assustada, pois ele vai procurá-la. Feliciana diz que elas podem usar isso a favor para executá-lo.
Capítulo 167, 23 de novembro – Filinto tenta beijar Miriam. Ele afirma que o filho que ela espera é dele. Miriam faz ameaças ao militar caso ele atrapalhe o casamento dela com José. Filinto faz chantagem com Miriam. O militar diz que se ela não for para a cama com ele, contará a José o caso que os dois tiveram. Padre Bento revela a padre Inácio que está com vontade de denunciar os guerrilheiros, pois eles são terroristas. Jandira afirma a Batistelli que não pode ser conivente com a ideia de matar o agente da CIA. Ela fala em deixar o movimento guerrilheiro. Durante o jantar, Padre Bento pede aos guerrilheiros que não planejem crimes dentro da igreja. Jandira apoia padre Bento. Heloisa, Bartolomeu, Marta e Henrique contam a Thiago que estão a caminho do congresso da UNE em Ibiúna, no interior de São Paulo. Maria e Nina também partem para o congresso da UNE. Jandira aconselha as duas a ficarem atentas. Em reunião no Dops, Aranha pede para os policiais ficarem de prontidão por conta do congresso dos estudantes. Maria e Nina reencontram Heloisa, Marta, Henrique e Bartolomeu no sítio. José dá ordens a Tavares e Borges para observar o movimento estudantil, mas sem cometer excessos. Bartolomeu dá a notícia aos guerrilheiros e estudantes de que o sítio está cercado pela repressão. Nina diz a Maria que elas têm que deixar o sítio o mais rápido possível. As guerrilheiras não podem correr riscos.
Capítulo 168, 24 de novembro – Heloisa, Bartolomeu, Marta, Henrique, Maria e Nina decidem acampar nos arredores do sítio em Ibiúna para tentar escapar do cerco da polícia. Heloisa, Bartolomeu, Marta e Henrique querem fugir, mas Maria e Nina dizem que eles não podem desistir no meio do caminho, e o grupo passa a noite acampado. Filinto diz a Miriam que ela é a grávida mais bela que ele já viu. Irritada, ela diz que não vê a hora de terminar com aquilo, e que nunca se sentiu tão gorda. Filinto tenta convencê-la a desistir do casamento com José, e ameaça contar a José que é o verdadeiro pai do filho de Miriam. Ana escuta a conversa dos dois e entra na sala. Na redação do jornal O Brasileiro Mario recebe uma ameaça de ataque com bomba por telefone, mas Luis o tranquiliza dizendo que deve ser apenas mais uma das ameaças infundadas. Jandira conversa com Batistelli e ameaça deixá-lo se ele continuar com o plano de sequestro e assassinato do agente da CIA. Heloisa, Bartolomeu, Marta, Henrique, Maria e Nina se escondem na mata, armados, para fugir do grupo comandado pelo delegado Aranha que faz buscas por estudantes. Ana conta ao general Lobo Guerra que viu Filinto e Miriam se agarrando, e que o filho que ela espera é de Filinto. Marcela diz a Marina que cansou de sofrer, não vai mais esperar até que ela consiga assumir o relacionamento das duas e prefere se separar. Na mata, Fritz captura Heloisa, Bartolomeu, Marta e Henrique, e Aranha segue perseguindo Maria e Nina.
Capítulo 169, 25 de novembro – Jandira deixa Batistelli e pede abrigo na casa de Lúcia. Borges e Tavares capturam Maria e Nina na mata, mas José chega e derruba os policiais com um pedaço de pau. Maria e José discutem. Maria diz que o deixou depois que o viu nu na cama com Miriam. Ele diz a ela que não transou com Miriam, e só decidiu se casar com ela depois que recebeu a carta de Maria terminando tudo entre eles. Thiago vai à casa de Lúcia e conta a ela e a Jandira sobre a prisão dos estudantes da UNE em Ibiúna, Lúcia fica assustada e acredita que Maria esteja entre os presos. Heloisa, Bartolomeu, Marta e Henrique vão para o Dops, e temem o que pode acontecer. General Lobo Guerra conversa com Filinto, e diz que ele cometeu um erro ao se deitar com Miriam. A redação de O Brasileiro é atacada por uma bomba e pega fogo. Antes de fugir Marina insiste em salvar o arquivo. Lobo Guerra e Ana conversam com Miriam, e Lobo chama a sobrinha de vagabunda. Ela diz que Filinto a estuprou. José entra na sala e pergunta sobre o que eles estão falando.
Capítulo 170, 28 de novembro – Nina e Maria encontram Heloisa na mata, e as três seguem fugindo juntas para tentar encontrar o caminho para a cidade. As três começam a conversar sobre a confusão entre Maria, José e Miriam. Com ajuda das amigas, Maria chega à conclusão de que Miriam armou um plano para separá-la de José, e que o filho que ela espera pode ser de outro homem. Na mansão dos Guerra, José insiste para que Miriam, Ana e Lobo contem sobre o que estavam falando quando ele entrou. Lobo e Ana deixam José e Miriam a sós, e José pressiona Miriam para que ela diga o que está acontecendo. Miriam consegue enganá-lo, e o beija. Caminhando pela rua disfarçados, Telmo, Olivia, Batistelli e Feliciana conversam sobre os planos para assassinar o agente americano da CIA. Olivia diz que não quer se envolver no assassinato de ninguém que ela não conheça, e deixa o grupo. Feliciana diz que está dentro, e sugere o general Lobo Guerra como alvo. Padre Inácio diz a Padre Bento que Marília deu um ultimato a ele, e que pensa em deixar a batina para proteger os filhos. Feliciana, Telmo e Batistelli espreitam dentro de um carro enquanto o agente da CIA é baleado. Aranha diz a Fritz que vai até o apartamento da família Paixão para prender Thiago e Lúcia. Chegando à cidade, Maria, Nina e Heloisa observam enquanto Aranha e Fritz colocam Thiago, Lúcia, Jandira e seu filho, Ernesto, no camburão.
Capítulo 171, 29 de novembro – Batistelli sente que algo aconteceu com Jandira e liga para o apartamento da família Paixão para tentar encontrá-la. No Dops, Lucia e Jandira vão para a cela junto com as outras mulheres, e Thiago fica na mesma cela que Bartolomeu e Henrique. Filinto e Lobo Guerra comemoram a prisão de Jandira. Coronel Santos conta a eles que o agente da CIA foi assassinado na porta de casa. Nina, Maria e Heloisa entram no apartamento da família Paixão. O telefone toca, Maria atende e fala com Batistelli. Ela conta a ele que Jandira e seu filho, Ernesto, foram levados para o Dops junto com Thiago e Lúcia. Batistelli conta a Telmo sobre a prisão de Jandira, e o ex-militar diz que vai tentar descobrir para onde a levaram. Jandira é torturada por Aranha e por Fritz para dizer onde Batistelli está escondido. Depois de escapar do incêndio, Marcela e Marina se encontram em um jantar na Cantina, trocam juras de amor, e decidem reconstruir O Brasileiro. Ana discute com Lobo Guerra e diz que vai contar a José que o filho que Miriam espera é de Filinto. Lobo diz a ela que é capaz de matá-la se ela contar algo a José.
Capítulo 172, 30 de novembro – Aranha tortura Jandira e diz que vai matar Ernesto caso ela não conte onde é o esconderijo de Batistelli. Jandira então diz a Aranha que Batistelli está escondido na igreja de Santana do Parnaíba. Maria, Nina e Heloisa conversam na sala do apartamento sobre achar outro lugar para se esconder quando toca a campainha. Maria atende e deixa Mario entrar. Ela conta a ele sobre a prisão de seus pais e de Jandira, e ele diz a ela que ainda a ama, e que ela é a mulher da vida dele. Aranha invade a igreja e interroga Padre Inácio e Padre Bento sobre o paradeiro de Batistelli. Padre Inácio diz que não vai contar nada e acaba preso, e Padre Bento diz a Aranha tudo sobre os planos de Telmo e Batistelli, e diz que os dois fugiram da igreja. Na nova redação do jornal O Brasileiro, Mario comenta sobre o AI-5. Ele acredita que as coisas ficarão mais duras, e o trabalho no jornal vai ficar cada vez mais difícil. Batistelli e Telmo se escondem com Feliciana, e querem planejar uma ação em resposta ao AI-5. Batistelli diz que deve ser algo de impacto, como sequestrar um general, ou um embaixador. Dr. Ruy examina Jandira, que está em choque, e diz a Aranha que ela não pode mais ser torturada. Chega o dia do casamento de José e Miriam. Na mansão dos Guerra, ele espera a hora de ir para a igreja e atende o telefone. É Maria. Ela diz a José que ele não pode se casar com Miriam, e que vai esperá-lo na porta da igreja para que os dois fujam juntos.
Filinto entra no quarto em que Miriam está se arrumando para o casamento e diz que ela é a noiva mais linda que ele já viu. Ele pede que ela não se case com José, e diz que a ama. No hospital, Jandira tem dificuldades para respirar e delira, chamando pelo filho. Dr. Ruy a examina e diz que ela provavelmente teve uma costela quebrada durante uma das sessões de tortura. Delegado Aranha libera Padre Inácio da prisão para que ele celebre o casamento de José. Quando o Padre sai, Aranha diz a Fritz que ele vai servir de isca para que a polícia obtenha informações sobre o paradeiro de Batistelli e Telmo. Maria põe vestido de festa, se maquia, e diz a Heloisa e Nina que vai à igreja impedir José de se casar. As amigas dizem a Maria que é muito arriscado, mas ela responde que não se incomoda, e não vai deixar José se casar com Miriam.
Capítulo 173, 01 de dezembro – Em reunião, Marcela e Marina tentam descobrir uma maneira de conseguir burlar as regras do AI-5 e continuar publicando textos de denúncia. Mario pede licença para deixar o trabalho no jornal para ir ao casamento de José e Miriam. Filinto continua tentando convencer Miriam a não se casar com José, e dá a ela um anel de presente. Ela aceita o presente, e agradece, mas diz que jamais vai se casar com ele. Thiago é torturado por Aranha e Fritz, e desmaia. Aranha ordena que Fritz o leve para o hospital pois ele não pode morrer no Dops. Feliciana conversa com Batistelli e Telmo e sugere que eles matem o general Lobo Guerra. José conversa com o coronel Santos e diz que não quer se casar com Miriam, que a única vontade que sente é de fugir. Maria estaciona o carro em frente à igreja, e José a reconhece.
Capítulo 174, 02 de dezembro – José vai conversar com Maria e avisa a ela que há muitos policiais na igreja, que a situação é muito perigosa para ela. Enquanto isso, Feliciana se arruma e avisa Telmo e Batistelli que vai à igreja tentar matar Lobo Guerra. Telmo e Batistelli dizem a ela que ela pode morrer. Ela responde que morrerá feliz se conseguir matar Lobo Guerra. Antes do casamento, Filinto chama Lobo Guerra para conversar, e diz a ele que vai interromper o casamento e contar a todos que o filho que Miriam espera não é de José, e sim dele. No hospital, Jandira delira e pergunta a Dr. Ruy pelo filho. Ele diz a ela para não se preocupar, pois o menino foi levado para um lugar tranquilo. José tenta convencer Maria a ir embora, mas ela não desiste, e insiste que vai ficar no carro esperando por ele para que os dois fujam juntos. Feliciana chega à igreja e é reconhecida por Miriam e por Ana, que conversam na porta. Ana corre para avisar à Lobo que Feliciana está na igreja. Lobo dá ordens para que os soldados persigam e prendam Feliciana. Thiago é encaminhado para o hospital, e Dr. Ruy diz que ele ficou louco depois da tortura, e que vai encaminhá-lo para o tratamento psiquiátrico com eletrochoque. Marcela diz a Marina que não tem tudo o que quer, e termina tudo entre as duas dizendo que o melhor jeito é pedir demissão do jornal. Miriam entra na igreja e Padre Inácio começa a celebrar o casamento. No momento em que ele pergunta se alguém se opõe ao casamento, Filinto se levanta e diz a todos que é o pai do filho de Miriam. General Lobo Guerra segura Filinto e diz que ele está delirando, e pede que Padre Inácio continue o casamento. Na hora do sim, Miriam responde sem titubear, mas José não consegue dizer nada.
Capítulo 175, 05 de dezembro – Delegado Aranha encontra o esconderijo de Batistelli e Telmo, e começa a procurá-los. No sítio, Miguel continua tentando conquistar Olívia, mas ela não consegue deixar que ele se aproxime pois tem medo de que ele possa machucá-la. Ainda no hospital, Jandira delira, e reza a Deus e Nossa Senhora pela vida de seu filho. Na hora do casamento, José diz não a Miriam. Ele explica a ela que só ia se casar por achar que o filho era dele, e agora que não sabe mais se é o pai, não vai mais se casar. Ele corre e foge com Maria. Marina tenta convencer Marcela a não deixá-la. Depois de ser abandonada por José, Miriam entra em trabalho de parto na sacristia da igreja. Muito nervoso, Lobo Guerra começa a passar mal. Filinto pega o carro e leva Miriam e Lobo para o hospital. Enquanto Jandira delira Dr. Ruy tenta molestá-la, e a chantageia, dizendo que se ela fizer o que ele quer ele dirá a ela onde está seu filho. Aranha e Fritz trocam tiros com Telmo e Batistelli. Nasce o filho de Miriam e ele promete que vai se casar com ela para limpar no nome da família. Feliciana aparece e ajuda Telmo e Batistelli a escaparem de Aranha. Jandira consegue se recuperar, e ataca Dr. Ruy.
Capítulo 176, 06 de dezembro – Thiago delira no hospital e é submetido a eletrochoque. Maria e José pedem abrigo no sítio e se encontram com Miguel e Olívia. Jandira se veste de enfermeira e tenta fugir do hospital para procurar seu filho, mas Filinto a encontra e a rende. Marcela termina tudo com Marina, recolhe seus pertences do jornal e se despede de todos na redação. Maria e José trocam juras de amor e José diz a ela que vai desertar do exército para se juntar a ela na causa revolucionária. Marília tentar convencer padre Inácio a deixar a batina para ficar com ela e entra em trabalho de parto. Filinto pede Miriam em casamento. Ela diz que não, mas ele consegue convencê-la dizendo a ela que só ele pode ajudá-la, que ela não tem mais ninguém no mundo. Aranha culpa Fritz pela fuga de Batistelli e Telmo. Os dois discutem e trocam ameaças.
Capítulo 177, 07 de dezembro – Feliciana propõe a Telmo e Batistelli que eles ataquem a mansão dos Guerra, roubem o cofre onde a família guarda suas jóias e dinheiro, e matem Lobo Guerra. José vai com Maria para participar de uma reunião com Batistelli, Feliciana, Telmo, Nina e Heloísa. Batistelli pede que José saia e deixe Maria a sós com o grupo pois eles precisam discutir um plano. José deixa a sala, e Batistelli conta a Maria sobre os planos para atacar a mansão Guerra. Ele diz a ela que José não deve saber sobre nada. Filinto diz a Ana que vai se casar com Miriam, e ela avisa que o casamento não vai dar certo, pois Miriam ainda ama José. José conversa com Batistelli, e propõe a ele que o grupo ataque um comboio com um carregamento de armas do exército e roube as armas. Batistelli concorda e diz que confia em José. Lúcia é libertada do Dops, e volta para seu apartamento com Beto, mas diz a ele que ainda pensa muito em Thiago. Beto fica com ciúme, mas Lúcia diz a ele que sente apenas amor de amiga por Thiago. José pressiona Maria para que ela conte sobre os planos secretos de Batistelli, e diz a ela que desconfia de que o plano seja contra o general Lobo Guerra. Jandira volta para o Dops e Marta conta para ela que foi torturada nua.
Capítulo 178, 08 de dezembro – Jandira e Marta conversam na cela. Bartolomeu, que está na cela ao lado, escuta a voz das duas e chama por Jandira. Eles conseguem se ver e conversam por uma janela que liga as duas celas. Chega o dia do casamento de Miriam e Filinto. Enquanto se arruma para o casamento Miriam deixa o filho chorando no berço. Ana entra no quarto e pergunta para Miriam por que o menino está chorando. Ela responde que ele está com fome, mas ela não vai amamentá-lo vestida de noiva pois ele pode estragar o vestido. Marcela vai ao jornal e pede ajuda a Mario. Ela quer que ele se passe por seu namorado, pois seus pais estão pressionando-a para que ela se case com um rico fazendeiro. Marina acha a história divertida, e ajuda a convencer Mario a participar da farsa. Thiago delira no hospital. Dr. Ruy o chama de pirado e o encaminha para a ala psiquiátrica. Maria entrega um exame a José e conta a ele que está grávida. Eles comemoram a notícia. Miriam e Filinto se casam. No quarto, para a noite de núpcias, ela reclama, pois queria ter viajado. Ele diz a ela que não reclame, e a ordena a tirar a roupa. Ela diz que está cansada, e que não vai obedecê-lo, mas ele a ameaça, e a obriga a fazer o que ele quer. Batistelli, Feliciana, Nina e Heloísa invadem a mansão Guerra e rendem Ana, Filinto e Miriam. Lobo Guerra entra armado, e Feliciana faz Ana de refém para que ela leve o grupo até o cofre da família.
Capítulo 179, 09 de dezembro – Olívia passa mal de febre e Miguel cuida dela. Os dois se aproximam, e Olivia consegue relaxar nos braços dele. Aranha fica sabendo da invasão na mansão Guerra e vai para lá. Ele prende Telmo que está na porta de vigia. Telmo pede para não ser morto, e conta sobre todos os que estão dentro da casa. Aranha ordena a Fritz que mate todos que estiverem dentro da casa. Filinto, Lobo e Miriam conseguem se esconder dentro do escritório e deixam Ana para trás como refém de Feliciana. Ana abre o cofre e Batistelli pega todas as jóias e o dinheiro da família que está lá dentro. Aranha e Fritz atacam a mansão, mas Batistelli e o grupo conseguem fugir pelos fundos da casa, deixando Ana trancada no banheiro. Lobo diz a Ana que os revolucionários levaram tudo e a família não tem mais nada. No Dops, Fritz e Aranha torturam Telmo para que ele conte tudo o que sabe sobre os planos e o esconderijo de Nina e Batistelli.
Capítulo 180, 12 de dezembro – No Dops, Telmo é interrogado por Aranha e por Fritz e diz que vai contar tudo o que sabe mas pede que eles protejam Nina, pois ele a ama de verdade. Ivone e Luiz aceleram os planos de casamento para que os pais dela não descubram sobre a gravidez. Marina conversa com Marcela, diz que tem saudade e pede que ela volte. Marcela e Mario combinam os detalhes do plano para enganar os pais dela. Lobo Guerra diz a Ana, Filinto e Miriam que José traiu a família e contou ao grupo de Batistelli sobre o dinheiro escondido no cofre. No sítio em Carapicuíba, José fica nervoso por causa do assalto à mansão de sua família. Ele e Maria acabam discutindo por ela ter escondido os planos do assalto. Lobo Guerra diz a todos que José não é mais seu filho, agora é apenas um inimigo do país. João se despede de todos e diz que vai deixar o sítio para ir atrás de Bete. Stela pede que ele fique. José liga para a mansão e conversa com Lobo. O general diz que foram roubados US$ 2 milhões do cofre e acusa José de ter planejado o roubo. Miriam pede para falar com José. Ela diz a José que apanha de Filinto. Violeta e Miguel transam pela primeira vez. Ana acusa Lobo de corrupção, e ele saca a arma para matá-la. Telmo cede, e diz a Aranha que vai entregar Nina.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 181 a 195 de Amor e Revolução!
