Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 15 da novela “Alegrifes e Rabujos”, exibida pelo SBT em 2004/2005.
Capítulo 1, 13 de setembro de 2004 – Na mansão assombrada ouvem-se gritos, uivos e lamentos. Tina, Nayelí, Pablo e Ricardo saem correndo. Um fantasma aparece rindo e logo depois desaparece. Antônio volta para casa depois do trabalho e se irrita ao ver que seu filho Estevão está provocando a irmã Sofia. Mercedes tira Estevão de dentro do armário onde Pablo o havia trancado. Sofia volta a entrar na mansão assombrada e é seguida pelos amigos de longe.
Capítulo 2, 14 de setembro de 2004 – Mesmo assustada, Sofia continua percorrendo os cômodos da casa à procura da foto de seus pais e se alegra ao ver que Chon a colocou em um altar. Antônio se desespera quando Pablo diz que Sofia está morta. Antônio repreende a filha por ter saído sem avisá-lo. Afonso e seu amigo chegam à mansão assombrada. Bruno conversa com as crianças sobre o dono da casa assombrada e garante que o fantasma do Sr. Aurélio vive na mansão. Sofia e Afonso se encontram.
Capítulo 3, 15 de setembro de 2004 – Afonso se apresenta para Sofia e diz que Chon é seu tio-avô. Mercedes diz a Estevão que logo vão se livrar da presença de Sofia. Antônio fica nervoso ao ver que Sofia não consegue resolver os problemas de matemática. Bruno não aceita ser namorado de Irene. Bruno e Irene acompanham as crianças para visitar o túmulo do Sr. Aurélio. Mercedes falsifica uma carta para que o marido acredite que Sofia foi escolhida para estudar em um colégio interno do Canadá.
Capítulo 4, 16 de setembro de 2004 – Aurélio recebe Sofia e Afonso e confessa que se diverte assustando os vizinhos. Aurélio explica às crianças o que é um alegrife e o que é um rabujo. Ele explica que decidiu se passar por morto depois que se transformou em um alegrife. Sofia e Afonso prometem ao Sr. Aurélio que não contarão a ninguém que ele está vivo. Aurélio se irrita ao ver, pelo monitor, que Estevão faz Chon tropeçar e cair. Mercedes pede à diretora da escola que expulse sua enteada.
Capítulo 5, 17 de setembro de 2004 – Afonso deixa o boneco Chirreon no quarto de Sofia. Aurélio diz a Afonso que o boneco tem uma câmara escondida. Angélica e Sofia se conhecem e se tornam amigas. Antonio fica sabendo, pela diretora do colégio, que Mercedes pediu a expulsão de Sofia. O boneco Chirreon assusta Estevão. O locutor do concurso comunica a Elvira que ela acaba de ganhar um televisor. Nayelí encontra o boneco Chirreon jogado no meio da rua.
Capítulo 6, 18 de setembro de 2004 – Afonso procura Antônio para dizer que Sofia não quer morar no interior. Estevão se irrita com a mãe ao perceber que ela mudou sua maneira de tratar Sofia. Chon continua irritado com a presença de Afonso e Sofia na mansão e decide declarar “guerra” aos dois. Ricardo diz a Pablo que o boneco está enfeitiçado. Elvira decide rifar o televisor que ganhou no concurso. Afonso flagra Ricardo dizendo ao boneco Chirreon que Sofia é sua namorada.
Capítulo 7, 20 de setembro de 2004 – Afonso confessa a Aurélio que roubou as moedas. Chon expulsa Afonso. A diretora do colégio permite que Sofia faça novos exames. Pablo diz a Ricardo que foi Chirreon que o transformou em homem-lobo. Nayeli vai até a praça e tenta fazer um show com o boneco Chirreon para conseguir dinheiro. Afonso comenta com Sofia o que Ricardo lhe disse. Consuelo culpa Rogério pelo nervosismo de Angélica. Ricardo pula para tentar pegar uma moeda de ouro.
Capítulo 8, 21 de setembro de 2004 – Ricardo consegue pegar a moeda e a guarda. Aurélio e Chon resgatam Nayeli e Afonso do fundo do poço. Aurélio garante a Nayeli e Pablo que não foi o boneco Chirreon que os transformou em homem-lobo. Antônio diz a Nayeli e Pablo que o que comeram não eram doces, mas uma substância experimental para fazer nascer cabelo. Aurélio pede a Chon que tranque a porta do porão. Aurélio comunica às crianças que vai construir um centro para que eles desenvolvam seu talento.
Capítulo 9, 22 de setembro de 2004 – Bruno segue Rogério até a casa de Angélica. Elvira se irrita e desconfia que Matias está fingindo uma amnésia para não dizer onde está o televisor. Chon decide deixar a mansão e Afonso pede ao tio que não vá. Angélica decide romper o namoro com Rogério. Afonso procura Bruno e pede para morar com ele. Flor descobre que Matias não está com amnésia. Rogério entrega a Angélica um anel de compromisso. Chon diz a Aurélio que cartazes com a foto dele estão espalhados por todo o parque.
Capítulo 10, 23 de setembro de 2004 – Aurélio conta para Afonso e Chon que foi Sofia quem espalhou as fotos pelo parque. Bruno diz a Flor e Vito que Matias pediu a ele que guardasse um pacote em seu apartamento. Matias nega. As crianças decidem assustar Estevão e fazem o menino acreditar que o homem da foto é o fantasma do Sr. Aurélio. Matias e Elvira descobrem que Flor mandou buscar o televisor. Estevão diz a Aurélio que seu maior talento é fazer maldades. Chon e as crianças se tornam amigos.
Capítulo 11, 24 de setembro de 2004 – Bruno diz para Angélica que Rogério é um homem mal. Flor pede a Teresa que a ajude a vender o televisor que o marido ganhou na rifa. Aurélio comunica a Chon e Afonso que Angélica dará aulas em seu Centro Cultural. Angélica confessa a Consuelo que gostou de beijar o Bruno. Estevão comenta com os garotos da turma que sua ideia da doença contagiosa pode ajudá-los a entrar na mansão assombrada. Aurélio comunica aos garotos que não poderão sair da mansão.
Capítulo 12, 25 de setembro de 2004 – As crianças se assustam com Chirreon e jogam o boneco no poço. Consuelo diz a Rogério que Angélica não está apaixonada por ele. Mercedes comenta com Flor, Teresa e Vito que as crianças foram contagiadas dentro da mansão assombrada. Os pais das crianças procuram Aurélio e o culpam por seus filhos terem sido contagiados. Aurélio vê o televisor e pede a Afonso que não o toque.
Capítulo 13, 27 de setembro de 2004 – Aurélio descobre um microfone escondido no televisor. Teresa pede a Rogério que a ajude a tomar todos os bens de Aurélio. Chon conta para Aurélio quem lhe vendeu o televisor. Teresa insulta Tina. Aurélio pede a Sofia que convença seus amigos a levarem seus pais até a mansão. Antonio comunica Mercedes que decidiu ir embora de casa, pois já não suporta a desordem em que está vivendo. Helga, por telefone, ordena a Teresa que entre na mansão assombrada.
Capítulo 14, 28 de setembro de 2004 – Rogério pede a Angélica que apresse os trâmites para o casamento. Aurélio, Chon e Afonso vêem Teresa entrar na mansão. Consuelo aconselha Angélica a se afastar de Bruno já que resolveu se casar com Rogério. Tina encontra o microfone que Teresa tirou do televisor. Antonio diz a Mercedes que não pode perdoá-la por não gostar de Sofia. Elvira comenta com Teresa, Flor e Vito que precisam cobrar de Aurélio uma explicação pela brincadeira que fez com eles.
Capítulo 15, 29 de setembro de 2004 – As crianças descobrem que Estevão foi o autor da brincadeira sem graça. Teresa diz a Antonio que Rogério vai ajudá-los a se livrarem de Aurélio. Estevão diz a Sofia que inventou a brincadeira para que seu pai deixasse ela voltar à mansão para brincar nas máquinas. Teresa entrega a Rogério um abaixo-assinado feito pelos pais das crianças onde eles acusam Aurélio de estar louco. Sofia consegue impedir que a policia prenda Aurélio. Angélica declara seu amor a Bruno.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 16 a 30 de Alegrifes e Rabujos!
