Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 55 a 72 da novela “A Padroeira”, exibida pela Globo em 2001/2002.
Capítulo 55, 20 de agosto de 2001 – Izabel decide deixar Diogo entrar em seu quarto. Ele tira a roupa e assusta Izabel. Imaculada abre a porta e ele foge pelado, causando muitas confusões na rua. Fernão obriga Cecília a dormir no chão e avisa que nunca mais vai tocá-la. Imaculada revela que Izabel é filha de Antônio, mas Honorato explica que Diogo é filho da irmã de Joaquina, que morreu no parto. Joaquina pede que Diogo não se case com Izabel e ele fica dividido.
Capítulo 56, 21 de agosto de 2001 – Diogo decide não se casar, deixando Joaquina satisfeita e Izabel, arrasada. Imaculada pretende mandar Izabel para o Rio de Janeiro. Diogo sente remorsos. Izabel foge para rezar e encontra Faustino, que se mostra carinhoso com ela. Molina aconselha Fernão a dar um mapa falso a Valentim. Dorotéia sugere que Imaculada exija que Diogo se case para limpar o nome da família. Fernão fica furioso ao saber o que Diogo fez e vai atrás dele.
Capítulo 57, 22 de agosto de 2001 – Fernão diz que vai desafiar Diogo para um duelo, se ele não se casar com Izabel. Gregório desconfia ao ver Molina desenhando o mapa. Blanca entrega o mapa a Valentim, acreditando que seja verdadeiro. Diogo pede Izabel em casamento. Delfina encontra a receita da poção que deve acabar com a paixão de Manoel. Valentim pede que Blanca leve um recado para Cecília. Imaculada pede a Dorotéia que converse com Izabel sobre a vida de casada.
Capítulo 58, 23 de agosto de 2001 – Dorotéia se espanta com a inocência de Izabel e fica com ciúmes ao saber que Faustino se enternece por isso. Cecília encontra Valentim na clareira da santa e lhe diz adeus. Fernão fica triste ao saber onde ela estava. Diogo e Izabel se encontram. Gregório ouve Molina e Fernão comentando que Valentim seguiu um mapa falso e avisa Blanca. Molina confessa que mandou Valentim embora por ciúmes. Damião reza para a santa o ajudá-lo a encontrar sua mãe.
Capítulo 59, 24 de agosto de 2001 – Damião promete construir uma capela para a santa. Blanca avisa a Manoel que Valentim seguiu um mapa falso e decide procurar o verdadeiro. Dorotéia e Delfina ouvem. Tiburcina confessa a Blanca que escondeu o mapa dentro do santo. Izabel pergunta a Imaculada sobre a mãe dos escravinhos. Delfina cata as pulgas de Inocêncio, que a agarra. Gregório diz a Molina que sabe do mapa falso. Blanca procura o mapa dentro de seu santo.
Capítulo 60, 25 de agosto de 2001 – Blanca acha um papel dentro de seu santo. Delfina prepara a poção. Blanca se decepciona ao ver que o papel é apenas uma oração. Izabel e Faustino rezam juntos. Manoel toma a sopa de Delfina, desmaia e acorda se coçando todo. Izabel fica surpresa ao saber que seu casamento já foi marcado e duvida do amor de Diogo. Izabel pensa em Faustino. Cecília descobre que o mapa de Valentim é falso. Manoel fica surpreso ao ver que seu santo sumiu.
Capítulo 61, 27 de agosto de 2001 – Manoel desconfia que Dorotéia pegou o santo. Cecília fica com ciúmes porque Blanca diz que vai achar a mina verdadeira com Valentim. Tiburcina se hospeda na casa do poeta para procurar o santo. Faustino se declara para Izabel, deixando-a perturbada. Fernão dá a chave da despensa a Imaculada para que ela só alimente Cecília quando quiser. Faustino confessa para Dorotéia que gosta de outra. Cosme cai do barco e Damião pede que a santa o salve.
Capítulo 62, 28 de agosto de 2001 – Cosme é levado para a margem e Gregório se convence de que a santa é milagrosa. Faustino e Izabel pensam um no outro. Imaculada não deixa Cecília comer. Dorotéia se comove ao ver Faustino triste e aconselha Izabel a fugir com ele. Tiburcina avisa que o feitiço só será quebrado se Manoel se apaixonar por outra. Imaculada ouve Dorotéia falando com Izabel e as duas brigam. Molina estranha ao ver Blanca com Manoel. Izabel entra na igreja e olha Faustino.
Capítulo 63, 29 de agosto de 2001 – Izabel desiste de casar e foge. Dorotéia fica feliz ao saber. Izabel vai rezar para a santa e encontra Faustino. As famílias de Diogo e Izabel discutem e Imaculada desmaia. Izabel e Faustino se beijam. Tiburcina mostra a Blanca que achou o diário do pai de Valentim. Joaquina ameaça revelar o segredo de Imaculada. Cecília fica confusa ao ver Fernão tomando banho. Delfina tranca Faustino no quarto e vai encontrar Izabel no lugar marcado.
Capítulo 64, 30 de agosto de 2001 – Delfina diz que Faustino gosta de Dorotéia, magoando Izabel. Faustino vai atrás de Izabel, mas ela não o perdoa por ter mentido. Cecília desmaia. Sem saber que ela ouve, Fernão confessa que não suportaria perdê-la. Aguilar procura Valentim, que acredita ter chegado ao local da mina. A santa fala com Damião. Manoel e Dorotéia disputam o santo, mas Faustino consegue pegá-lo e abre o lacre. Diogo surpreende Izabel ao pedi-la de novo em casamento.
Capítulo 65, 31 de agosto de 2001 – Izabel recusa. Faustino encontra um papel dentro do santo, mas não é o mapa. Aguilar entrega o diário a Valentim. Dorotéia decide que vai participar da caça ao mapa. Valentim afirma para Aguilar que vai se vingar de seus inimigos quando ficar rico. Fernão é gentil com Cecília. Dorotéia decide ajudar Manoel a conquistar Imaculada para roubar seu santo. Diogo leva Izabel para a floresta e quer se deitar com ela à força, mas Faustino ouve seus gritos.
Capítulo 66, 1 de setembro de 2001 – Faustino luta com Diogo. Damião chama os pescadores, que acabam com a briga. Dorotéia sugere a Manoel que eles façam ciúmes à Imaculada. Izabel confessa a Cecília que ama Faustino. Fernão discute com Cecília e ela se sente tonta. Valentim e Aguilar procuram ouro. Imaculada fica pasma ao ver Manoel e Dorotéia juntos e se enfurece com Santo Antônio. Izabel confessa para Gertrudes que está apaixonada. Cecília acha que sua barriga cresceu.
Capítulo 67, 3 de setembro de 2001 – Izabel confessa a Gertrudes que está apaixonada por Faustino. Honorato manda que Inocêncio prepare uma armadilha para Faustino. Dorotéia ensina Manoel a beijar, para que ele conquiste Imaculada. Blanca convence Molina a deixar seu dinheiro com ela. Delfina faz com que Izabel veja Faustino no quarto de Dorotéia e ela fica furiosa. Dorotéia desconfia que Cecília esteja grávida. Damião conversa com a santa. Manoel tenta beijar Imaculada.
Capítulo 68, 4 de setembro de 2001 – Dorotéia aproveita a confusão para roubar o santo. Imaculada se enfurece ao ver que seu santo sumiu e manda que Antunes e Inocêncio vasculhem a casa de Manoel. Fernão se enraivece ao achar que Cecília pensa em Valentim. Dorotéia manda o santo para a casa de Blanca. Zoé descobre que Damião está fingindo para Marcelina ser filho de um conde. Diogo pede Izabel em casamento e ela promete pensar. Faustino encontra algo no santo de Imaculada.
Capítulo 69, 5 de setembro de 2001 – Dentro do santo está apenas o dente arrancado de Imaculada. Diogo fica preocupado ao saber que Izabel se interessou por Faustino. Imaculada desconfia que Cecília esteja grávida. Faustino e Izabel se encontram diante da santa e ela o perdoa. Manoel pede que Dorotéia o ensine a beijar e Imaculada fica indignada ao ver. Valentim e Aguilar pensam que encontraram ouro. Cecília fica horrorizada quando Dorotéia afirma que ela está grávida.
Capítulo 70, 6 de setembro de 2001 – Cecília confessa que seu filho não é de Fernão e Dorotéia promete ajudá-la. Diogo avisa Faustino que Izabel não é para ela. Diogo vai à casa de Izabel para acertar o casamento mas é destratado por ela. Dorotéia manda Cecília dormir com Fernão para que ele pense que o filho é dele. Valentim fica arrasado ao saber que a pepita que achou não é ouro. Imaculada esconde toda a comida da casa e come escondido. Cecília aparece nua para Fernão.
Capítulo 71, 7 de setembro de 2001 – Fernão se recusa dormir com Cecília, mas Dorotéia promete convencê-lo. A santa pede que Damião leve Marcelina até ela, mas ele recua, temendo que Marcelina descubra que ele é um escravo. Faustino e Izabel combinam fugir. Antunes promete dar o santo a Dorotéia se ela fizer com que Luiz se interesse por mulheres. Joaquina oferece dinheiro a Faustino para que ele se afaste de Izabel. Dorotéia garante a Cecília que tem a solução para ela.
Capítulo 72, 8 de setembro de 2001 – Dorotéia ajuda Cecília a fazer uns biscoitos que despertarão a paixão de Fernão. Joaquina dá moedas a Faustino e ele não consegue reagir. Gregório desconfia que Molina guarde algum segredo. Imaculada rouba os biscoitos de Cecília e coloca outros no lugar. Faustino devolve as moedas a Joaquina na frente de Izabel, que fica encantada com a atitude dele. Cecília dá os biscoitos a Fernão e tira sua camisola. Imaculada come os biscoitos escondida.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 73 a 90 de A Padroeira!