Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 19 a 36 da novela “A Padroeira”, exibida pela Globo em 2001/2002.
Capítulo 19, 9 de julho de 2001 – Manoel afirma que já disse tudo o que sabe sobre o pai de Valentim, mas ele não acredita. Delfina corta um pedaço da capa de Manoel para usar no feitiço. Braz e Fernão combinam uma emboscada para Valentim. Marcelina ouve e avisa Cecília. Rosa Maria confessa que Cosme e Damião estão com os pescadores. Cecília tenta avisar Valentim, mas Lourenço não a deixa sair. Valentim esconde os escravinhos na casa da ‘‘bruxa’’. Molina pede a Cecília que confie nele.
Capítulo 20, 10 de julho de 2001 – Cecília implora que Molina alerte Valentim. Molina manda Blanca avisá-lo. Izabel afirma diante de Gertrudes que ama Diogo e deixa Imaculada horrorizada. Diogo e Antônio planejam raptar Izabel. João Fogaça pede dinheiro em troca de sua irmã e Antunes aceita. Blanca vai a vila dos pescadores atrás de Valentim. Úrsula tem um pressentimento. Lourenço percebe a agitação de Cecília e desconfia. Braz e Fernão estão de tocaia quando ouvem alguém se aproximando.
Capítulo 21, 11 de julho de 2001 – Fernão e Braz atacam Blanca e Zuleika, pensando ser Valentim. Cecília revela o plano de Braz para Lourenço. Valentim encontra Blanca na floresta e revela que mudou de caminho graças à Úrsula. Gil vê Izabel saindo e vai avisar Antônio. Manoel leva Cosme e Damião para sua casa disfarçados de meninas. Antônio combina com Izabel que ela se casará secretamente com Diogo. Padre José conta o plano a Molina. Eusébia leva um disfarce para Izabel.
Capítulo 22, 12 de julho de 2001 – Molina conta o plano a Imaculada, que decide dar um flagrante. Izabel se disfarça e manda que Eusébia deite na cama em seu lugar. Manoel chega em casa com Cosme e Damião. Izabel vai disfarçada até a hospedaria. Braz beija Brásia e faz ela prometer que vai vigiar Cecília. Fernão chega na hospedaria com Braz, mas João Fogaça mente, dizendo que eles estão fechados. Imaculada percebe que é Eusébia quem está na cama. Izabel chega na igreja.
Capítulo 23, 13 de julho de 2001 – Imaculada vai até a igreja e deixa cair uma vela sobre o vestido de Izabel, que pega fogo. Zacarias salva a menina e Imaculada leva-a para casa. Fernão avisa que vai destruir a santa. Cecília consola Izabel, que garante morrer se não casar com Diogo. Fernão tenta beijar Cecília, mas ela se afasta. Imaculada não deixa Úrsula cuidar de Izabel. Silvana pede que Filipe proteja a santa. Fernão oferece dinheiro a Filipe para que ele jogue a santa no rio outra vez.
Capítulo 24, 14 de julho de 2001 – Filipe hesita, mas concorda. Imaculada manda pregar a janela de Izabel e proíbe-a de sair do quarto. Tiburcina revela a Silvana que Cosme e Damião estão na casa de Manoel. Cecília pergunta a Blanca o que há entre ela e Valentim e a espanhola afirma que eles se gostam. Manoel pretende mandar os escravinhos para outra cidade. Valentim avisa a Diogo que Izabel está aprisionada. Luiz pede emprestada uma gramática a Cecília. Silvana vê Filipe pegando a santa.
Capítulo 25, 16 de julho de 2001 – Os pescadores estranham a ambição de Filipe. Imaculada e Joaquina se esbofeteiam. Fernão desafia Diogo para um duelo. Antônio decide ir no lugar do filho. João Fogaça desconfia que as mucamas de Manoel são os escravinhos fugidos. Molina vê Celeste e Luiz conversando na igreja. Blanca vai roubar a gramática de Cecília. Antônio devolve a Úrsula um baú com o mapa das minas e pergunta quando ela vai revelar que é a mãe de Valentim.
Capítulo 26, 17 de julho de 2001 – Antônio pede a Úrsula uma bebida que faça Diogo dormir. Zacarias deixa Izabel fugir. Joaquina pede a Antônio um beijo de despedida. Imaculada manda castigar Zacarias. Cecília e Izabel seguem Fernão e Braz e escutam o tiro, que atinge Antônio. Antônio pede para ver Fernão, Imaculada e o padre. Ele perdoa Fernão e exige que Diogo faça o mesmo. Imaculada chora ao vê-lo morrendo e revela que Izabel é filha dele. Antônio vai contestar quando Izabel o interrompe.
Capítulo 27, 18 de julho de 2001 – Antônio morre. Blanca vai até a casa de Cecília e Zuleika rouba um livro do quarto da menina. Izabel não entende porque a mãe insiste em proibir seu casamento. Joaquina exige que Diogo tire a honra de Izabel para vingar a morte de seu pai. Molina descobre que Zuleika roubou o livro errado. Delfina e Manoel estranham a felicidade de Valentim. Imaculada não deixa que Izabel vá ao enterro. Lourenço ouve Cecília dizendo que está apaixonada.
Capítulo 28, 19 de julho de 2001 – Cecília admite que ama Valentim e pede ao pai que permita seu casamento. Úrsula manda avisar que quer ver Manoel. Cecília dá pela falta do livro de gramática e Marcelina desconfia. Úrsula mostra a Manoel o mapa que Antônio lhe deu. João Tiburcina vê Úrsula e Manoel enterrando o mapa. Cecília vai rezar para a santa dos pescadores e encontra Fernão no caminho. As velas em volta da santa acendem sozinhas e Filipe se emociona com o milagre.
Capítulo 29, 20 de julho de 2001 – Todos rezam, emocionados. Braz se revolta ao saber que Lourenço prometeu deixar Cecília se casar, um dia, com Valentim. Diogo resolve vingar a morte do pai. Cecília fala do milagre a Padre José. Os pescadores pedem ao padre que construa uma capela. Valentim encontra Cecília e afirma que vai ficar rico para casar com ela. Imaculada vai à casa de Manoel, mas ele bebe a poção de Delfina e se apaixona por ela. Fernão se irrita ao saber do milagre e procura Filipe.
Capítulo 30, 21 de julho de 2001 – Filipe tenta devolver as moedas, mas Fernão não aceita e o ameaça. Manoel devolve os escravinhos para Imaculada, que de castigo, proíbe que eles tirem os vestidos. Molina afirma que Luiz não deve aprender latim pois o viu conversando com Celeste na igreja. Blanca se declara a Valentim. Molina decide incitar Fernão para que ele se case com Cecília à força. Braz revela que seu pai está disposto a entregar Cecília para Valentim, deixando Fernão furioso.
Capítulo 31, 23 de julho de 2001 – Lourenço fica furioso com Cecília e decide mandá-la de volta para o convento. Braz perde uma fortuna no jogo. Padre José escreve ao bispo para falar da capela da santa e Molina pega a carta. Tiburcina compra um santo oco para esconder o mapa. Delfina entrega as ceroulas de Manoel a Úrsula. Fernão exige que Lourenço pague a dívida de Braz. Molina entrega a Fernão a carta de Padre José como prova de confiança e sugere que Lourenço deve ser preso.
Capítulo 32, 24 de julho de 2001 – Fernão gosta do conselho de Molina. Lourenço não sabe como vai pagar o mercador. Antunes empresta dinheiro a Lourenço. Marcelina finge não saber que Damião é escravo. Imaculada se perturba com a corte de Manoel. Fernão manda João Fogaça contratar salteadores para destruir o carregamento que Lourenço comprou. Cecília pede a Izabel que avise Valentim que ela está disposta a fugir com ele. Lourenço se desespera ao ver as mercadorias arruinadas.
Capítulo 33, 25 de julho de 2001 – Lourenço não sabe o que fazer. Fernão dá a notícia de que o carregamento foi destruído e Antunes exige que Lourenço devolva o dinheiro que lhe emprestou. Izabel entrega a Molina o recado de Cecília. Ele mostra a Fernão, que manda que a mensagem siga seu destino. Atanásio pergunta ao padre quando o bispo vai dar sua permissão. Lourenço decide pedir um empréstimo a Joaquina. Molina avisa a Cecília que Valentim concordou em fugir com ela.
Capítulo 34, 26 de julho de 2001 – Cecília fica preocupada com o pai ao saber que ele está em dificuldades. Lourenço avisa que Cecília vai para o convento no dia seguinte, Ela pede que Benta a ajude na fuga. Joaquina decide não emprestar dinheiro a Lourenço. Izabel vai entregar as joias de Cecília a Diogo, mas Fernão impede. Blanca fica sabendo sobre a armadilha de Fernão. Valentim e Cecília vão ao encontro, mas Fernão captura Valentim e manda que seus homens o levem dali.
Capítulo 35, 27 de julho de 2001 – Fernão tenta agarrar Cecília mas ela foge. Joaquina nega o empréstimo e Gertrudes a ofende, causando uma briga entre as duas famílias. Lourenço esbofeteia Cecília e afirma que ela vai para o convento o mais rápido possível. Blanca vai atrás de Valentim e o encontra ferido na floresta. Fernão aconselha Antunes a obrigar Lourenço a pagá-lo. Antunes prende Lourenço. Blanca leva Valentim escondido para sua casa. Antunes ameaça leiloar os bens de Lourenço.
Capítulo 36, 28 de julho de 2001 – Cecília vai até a casa de Valentim e se desespera ao ver que ele não voltou. Blanca procura Úrsula para pegar remédios para Valentim. Úrsula diz que não ajudará, mas vê que Blanca ama Valentim e muda de ideia. Gertrudes avisa Cecília que, em breve, a comida que eles têm acabará.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 37 a 54 de A Padroeira!