Acompanhe a seguir o resumo da novela “A Padroeira” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela exibida pela Globo em 2001/2002.
Capítulo 1, 18 de junho de 2001 – A comitiva do Conde de Assumar segue à vila de Guaratinguetá. D. Lourenço feliz com a chegada da sua filha Cecília. A comitiva é assaltada pelo bando de Molina, que foge com Cecília. Valentim salva a jovem. Úrsula cuida de Cecília. Molina encontra papéis no baú do Conde que mostram que ele veio procurar as minas de ouro das Gerais. Fernão e Braz encontram Cecília. O resto dos homens se une ao grupo, e todos voltam para a vila.
- Veja também:
- Resumo das novelas
- Final da novela A Padroeira
Próximos Capítulos
Capítulo 2, 19 de junho de 2001 – Lourenço fica feliz ao ver a filha salva, mas destrata Valentim, chamando-o de filho de traidor. Valentim avisa a Atanásio que vai limpar o nome de seu pai. Delfina afirma ser prima de Manoel e pede abrigo em sua casa. Diogo avisa a Izabel que vai mandar seu pai pedir a mão dela em casamento. Valentim pergunta a Manoel se não existe algum mapa das minas e confessa querer conquistar Cecília. Lourenço revela a Cecília que ela vai se casar.
Capítulo 3, 20 de junho de 2001 – Cecília pede para conhecer melhor Fernão. Tiburcina vê Blanca caída na entrada da vila e avisa a todos. Blanca mente para Imaculada, dizendo que veio de Sevilha procurar seu marido. Molina se disfarça de jesuíta. Os pescadores avisam a Diogo que o rio não tem dado peixe. Valentim fica arrasado ao saber que Cecília está prometida a Fernão. Antunes ameaça os pescadores caso eles não consigam peixes para o banquete do Conde.
Capítulo 4, 21 de junho de 2001 – Antônio pede que Diogo se afaste de Valentim. Padre José recebe Molina. Delfina se insinua para Valentim. Blanca vê um encontro de Diogo e Izabel. Manoel vai até a casa de Cecília e pede que ela encontre Valentim no dia seguinte. Valentim declara seu amor e beija Cecília, mas ela avisa que tem que obedecer a seu pai. Os pescadores estão tentando conseguir peixes quando João Alves tira do rio uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Capítulo 5, 22 de junho de 2001 – Os pescadores decidem tentar mais uma vez e conseguem muitos peixes. Todos passam a acreditar que foi milagre da santa. Fernão pensa ter impressionado Cecília após uma conversa. Antunes obriga Luiz a participar do torneio e ele cai do cavalo, envergonhando o pai. Imaculada fica furiosa quando Diogo oferece a prenda que ganhou a Izabel. Antônio vê Valentim prestes a participar da prova e se irrita.
Capítulo 6, 23 de junho de 2001 – Valentim vence o torneio e corteja Cecília, deixando Fernão furioso. Molina aconselha Blanca a alertar Valentim do perigo que ele corre, para se tornar amiga dele. Valentim se ofende quando Cecília devolve a prenda. Manoel faz com que as crianças recitem um poema chistoso sobre os últimos acontecimentos. Para a surpresa de todos, o Conde acha graça. Cecília fica pasma quando Fernão anuncia o noivado deles dois.
Capítulo 7, 25 de junho de 2001 – Cecília não aceita noivar com Fernão. Valentim fere Braz. Cecília acusa-o de ter matado seu irmão. Valentim pede que Úrsula salve Braz. Lourenço quer se vingar de Valentim. Antônio tenta convencer Imaculada a deixar que seus filhos se casem, mas ela retruca. Imaculada quer castigar Cosme e Damião pelo poema que eles recitaram, mas Manoel assume a culpa. Ela manda-o rezar. Valentim decide voltar à vila. Cecília está ansiosa para saber se Braz vai sobreviver.
Capítulo 8, 26 de junho de 2001 – Úrsula afirma que Braz ainda corre risco. Cecília confessa para o pai que gosta de Valentim e ele a faz jurar que vai esquecê-lo. Blanca avisa a Valentim que Fernão planeja uma emboscada contra ele. Imaculada confessa a Molina que teve um caso com Antônio e que ele é o pai de Izabel. Blanca se instala em sua nova casa. Braz se recupera. Cecília pede para acompanhar Padre José quando ele for ver a santa. Fernão volta a pedir Cecília em casamento.
Capítulo 9, 27 de junho de 2001 – Cecília diz que não ama Fernão e ele jura que ela ainda se casará com ele. Manoel mente para Imaculada, dizendo que quer rezar com ela, só para obrigá-la a se ajoelhar em pedregulhos. O Conde sugere que Diogo roube Izabel para casar-se com ela. Padre José fica surpreso ao ver que a santa é negra. Cecília está rezando quando Valentim chega na cabana dos pescadores. Izabel afirma que ama Diogo e Imaculada a castiga. Cecília avisa Valentim que jurou esquecê-lo.
Capítulo 10, 28 de junho de 2001 – Cecília diz a Valentim que não haverá nada entre eles. Para Padre José, no entanto, ela confessa que ama Valentim. Braz melhora. Blanca revela a Valentim que seu marido desaparecido descobriu minas de ouro e propõe que eles as encontrem juntos. O Conde encarrega Antunes de encontrar o mapa e acabar com Valentim. Úrsula avisa os pescadores que os fidalgos querem destruir a santa. Silvana foge com a imagem quando se depara com Fernão.
Capítulo 11, 29 de junho de 2001 – Um pássaro assusta o cavalo de Fernão e Silvana foge. Izabel não tem coragem de fugir com Diogo. Manoel desconversa quando Valentim quer saber de sua mãe. Molina planeja fazer com que Valentim se apaixone por Blanca. Padre José quer uma prova que a santa é verdadeira. Imaculada faz com que Cosme e Damião puxem sua carroça. Manoel se oferece para puxar a carroça também e derruba Imaculada no chão. Blanca se declara para Valentim.
Capítulo 12, 30 de junho de 2001 – Valentim se afasta e Blanca fica furiosa. O Conde se despede de todos. Úrsula garante a Manoel que vai continuar a guardar segredo sobre o passado de Valentim. Imaculada avisa Izabel que ela vai casar com Braz. Cosme e Damião fogem e Manoel os esconde. Valentim fica radiante ao saber que Cecília quer vê-lo. Molina se oferece para ser o confessor da família de Lourenço. Cecília se encontra com Valentim e Molina observa tudo.
Capítulo 13, 2 de julho de 2001 – Molina ouve Valentim e Cecília trocando juras de amor. Úrsula manda Delfina pegar uma mecha de cabelo de Valentim, para fazer poção. Fernão compra escravo, Zacarias, para Imaculada. Joaquina jura descobrir porque Imaculada se opõe ao casamento de Izabel e Diogo.
Capítulo 14, 3 de julho de 2001 – Lourenço quer ter certeza de que Izabel não ama Diogo, antes de fazer Braz casar com a moça. Marcelina avisa a Cecília que um homem escondido na mata ouviu a conversa dela com Valentim. Luiz pede a Molina que lhe ensine latim. Cecília, disfarçada de homem, vai avisar Valentim que eles foram seguidos. Molina reconhece Cecília em seu disfarce.
Capítulo 15, 4 de julho de 2001 – Cecília foge, socorrida por Mariquinhas. Valentim sugere que Cosme e Damião se escondam com os pescadores. Delfina avisa ao capataz de Imaculada que Cosme e Damião estão em sua casa.
Capítulo 16, 5 de julho de 2001 – Cecília fica furiosa ao ouvir que Blanca e Valentim têm um encontro. Úrsula aconselha Delfina a conseguir pedaço de roupa em vez de cabelos. Padre José se aconselha com Antônio, que é contra a construção de uma capela para a imagem. O capataz revela a Fernão o esconderijo dos escravos. Fernão pede que Antunes prenda Valentim por esconder seus escravos. Zacarias se recusa a ser batizado e apedreja Padre José. Antunes invade a casa de Manoel.
Capítulo 17, 6 de julho de 2001 – Atanásio foge com Cosme e Damião. Imaculada encontra bilhete de Diogo combinando encontro com Izabel. Fernão surra Diogo. João Fogaça conta a Mariquinhas que vai dar Rosa Maria em casamento a Antunes em troca de dinheiro. Blanca vai ver a santa com Valentim. Cecília vê Blanca beijando Valentim.
Capítulo 18, 7 de julho de 2001 – Valentim tenta explicar, mas Cecília vai embora. Antônio sugere a Diogo que eles raptem Izabel. Rosa Maria e Mariquinhas decidem esconder de João que sabem onde estão os escravos. Tiago e Miguel ouvem tudo. Valentim insiste que Manoel lhe fale sobre seus pais.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 19 a 32 de A Padroeira!