Na novela Império, depois de atropelar um bêbado na estrada, José Pedro (Caio Blat) liga para a mãe e conta tudo: “Aconteceu uma coisa horrível comigo. Estou aqui em Petrópolis na porta da sua casa. Eu matei um homem na estrada. Eu atropelei“.
Assustada com a notícia, Maria Marta (Lilia Cabral) pede mais detalhes do que aconteceu e o jovem descreve: “Ele veio cambaleando pelo meio da estrada, quando eu vi não deu tempo de frear. Acertei com tudo e joguei ele longe. Depois eu fui até lá para conferir, estava morto“. A mãe do rapaz sai apressada rumo ao encontro do filho primogênito. João Lucas (Daniel Rocha), que esperava para conversar com a mãe, fica revoltado com a situação.
Quando se encontra com José Pedro, Maria Marta impede o filho de ir até a delegacia: “Nunca! Lá eles iam dar um jeito de te crucificar“. Depois de pensar com calma, ela muda de ideia e decide que o rapaz deve fingir ter sido roubado: “Você vai até a delegacia, mas antes pega o seu carro e deixa ele numa rua bem escura. Aí você vai até a delegacia e fala para o delegado que o seu carro foi roubado quando você vinha pela estrada, mas que ele foi roubado bem antes de onde ficou o morto“.
A personagem de Lilia Cabral ainda aconselha o filho a afirmar que pegou carona com um motorista de caminhão que o deixou no portão de casa. Assustado, José Pedro diz que não sabe se vai conseguir sustentar uma história tão absurda: “Eu sei que eu não tive culpa, mas eu cometi um crime. Eu estou um trapo, uma pilha. Se eu tiver que enfrentar um interrogatório, eu não vou conseguir sustentar um álibi, uma teoria dessa“.
Maria Marta pressiona o filho para que seja forte e não um fraco igual o irmão: “Trate-se de acalmar de uma vez por todas ou então saia dessa casa e vá resolver seu problema sozinho“. Para não decepcionar a mãe, José Pedro se recompõe e segue o plano conforme como combinado.
Depois disso, o dia já está quase amanhecendo quando João Lucas encontra o carro do irmão abandonado numa rua e com a chave na ignição: “O meu irmão deixou um presentinho pra mim, maravilha!“. Ele entra no veículo e começa a dirigi-lo em alta velocidade até ser cercado pela polícia.
Encurralado, João Lucas tenta resistir, mas acaba preso. Logo na sequência, Silviano (Othon Bastos) acorda Maria Marta para informar sobre o ocorrido: “Um policial acabou de ligar avisando que foi encontrado o carro roubado do doutor José Pedro. Tinha um conhecido nosso no volante do carro, o senhor João Lucas“. O mordomo ainda revela que João está sendo acusado de uma série de crimes: “Direção perigosa ao volante de carro roubado, tentativa de fuga e resistência à prisão, segundo o policial são crimes gravíssimos. Ele está preso“.
Enquanto isso, o rapaz é interrogado e insiste que tudo não passou de um lamentável engano: “O carro é do meu irmão“. O delegado rebate que foi prestada queixa de que o veículo havia sido roubado e João Lucas tenta se defender, mas não convence.
Quando fica sabendo da prisão do irmão mais novo, José Pedro fica preocupado. Já Maria Marta aproveita para usar a situação como desculpa para ir atrás do Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) no Monte Roraima, sem se preocupar com a situação do filho.
Como será que essa história vai terminar? Acompanhe o resumo de Império e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
