Na novela Império, Cristina (Leandra Leal) chega para o seu primeiro dia de trabalho na empresa do pai e decide começar sua fiscalização no departamento de criação. A escolha não agrada Maria Clara (Andreia Horta): “o que você quer fiscalizar no meu departamento?”.
Cristina responde que quer saber, por exemplo, quanto a irmã gasta para fazer uma joia e causa a revolta de Maria Clara: “Como é que é? Você quer saber quanto é que eu gasto pra fazer cada joia?”. A sobrinha de Cora (Drica Moraes) vai confirmar e ressaltar que esta é sua função.
José Alfredo (Alexandre Nero), que estará por perto, vai apoiar e afirmar que Cristina está cumprindo com suas obrigações. Ele pergunta se Maria Clara tem algum problema com isto. A designer nega: “É que ninguém nunca me pediu isso, nunca foi controlada, cerceada. O meu trabalho precisa de liberdade, gente. Atividade da criação não deveria ter limite”.
Para evitar brigas, Cristina se oferece para começar por outro departamento, mas José Alfredo intervém: “Ela não se recusa. Essa é a nova ordem aqui. E eu pergunto, novamente, qual o problema? Existe algum problema da Cristina saber os gastos que você tem no seu departamento?”.
Maria Clara não vai ter coragem de enfrentar o pai e garante que não existe problema algum: “Se você quer que todas as portas estejam abertas pra Cristina, quem sou eu pra discordar, não é?”.
Antes de começarem os trabalhos, Cristina e Maria Clara conversam sobre não misturar assuntos pessoais com o trabalho. A filha de Eliane (Malu Galli) garante: “O que acontece na porta da empresa pra fora, não me diz respeito. Aqui dentro somos todos da Império e a vida pessoal não entra”.
Na sequência, Clara mostra algumas pedras preciosas para Cristina e deixa a moça encantada. A ex-noiva de Fernando (Erom Cordeiro) pergunta sobre a origem delas. Um funcionário responde: “Algumas aqui do Brasil mesmo, outras da Venezuela, mas principalmente da África do Sul”. Ele ainda conta que elas não vieram diretamente desses locais: “Antes passam pela Suíça ou pela Bélgica, que são os grandes centros de comercialização destas gemas”.
Cristina fica admirada com a informação, pergunta se todas as pedras são legalizadas e deixa um clima tenso no ar. A sobrinha de Cora insiste: “Me diz que tudo isso aqui tem nota fiscal”.
A personagem de Leandra Leal vai pressionar e Maria Clara confirma: “Claro que temos. Só que isso não é o meu departamento, meu departamento é o artístico. E na verdade, eu não estou muito interessada em saber exatamente de onde vem a pedra preciosa que eu uso nas minhas joias”.
Cristina vai chamar a atenção: “Mas devia, pois elas podem vir até de trabalho escravo. Volta e meia sai matéria sobre isso, gente. Eu já li muito a esse respeito. Já li que o tráfico de pedras preciosas em alguns países podem até financiar o terrorismo. Me admira muito você que trabalha com isso, não saber disso, não pensar que um colar que você desenha pra enfeitar o pescoço de alguma madame pode ter custado o pescoço de muita gente”.
As afirmações deixam Maria Clara horrorizada e Cristina insiste: “Horror pra mim é fechar os olhos pro comércio ilegal, que escraviza, que pode até matar. E quando a pessoa não paga imposto, ela só está colaborando com isso, está dizendo que concorda, OK. Em maior ou menor grau, tudo é crime”.
A irmã de Elivaldo (Rafael Losso) deixa claro que vai querer saber como é o fluxo de entrada das pedras e se todas têm nota fiscal. As ações da moça são observadas, de longe, por José Alfredo. Será que Cristina vai encontrar alguma irregularidade? Acompanhe o resumo de Império e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
