Na novela A Vida da Gente, Laudelino (Stênio Garcia) ficou numa situação delicada quando Iná (Nicette Bruno) pediu um empréstimo para que Manuela (Marjorie Estiano) e Maria (Neusa Borges) possam abrir seu negócio de comida. Sem saída, ele acabou concordando num primeiro momento.
Avarento que só ele, Laudelino passa a noite verificando seus investimentos na bolsa de valores para analisar o quanto ele poderia emprestar: “O momento para mexer nessas aplicações não poderia ser pior, quanto mais pra enterrar dinheiro num negócio duvidoso“.
Questionado por Wilson (Luiz Serra), ele conta que não tem medo de levar calote e que poderia até ganhar alguns jurinhos, mas que não é a melhor hora para ele vender as ações: “Se eu vender barato o que eu comprei caro, eu perco dinheiro. Se eu vender agora tudo o que eu comprei barato, eu vou deixar de ganhar“.
O amigo aconselha Laudelino: “Pensa bem, se você negar o empréstimo isto pode prejudicar o seu relacionamento com a dona Iná“. Mesmo assim, ele acaba decidindo escolher o menor dos dois males e depois correr atrás do prejuízo: “Já tomei minha posição. Não posso emprestar e pronto“.
Mais tarde, durante uma conversa com Iná, Laudelino conta o que decidiu: “Eu gosto muito da Manuela e da Ana, suas netas, minhas netas. Eu estive fazendo algumas continhas. Eu quebrei a cabeça na calculadora ontem a noite, e você sabe que investimento tem sua lógica, suas manhas… Eu estou na bica para receber um bônus, debêntures, umas ações que dão filhotes.. De modo que não vou poder emprestar este dinheiro para a Manuela neste momento. Se eu mexer na aplicação agora eu vou perder“.
Iná fica decepcionada a medida que escuta as justificativas do namorado: “Não é preciso entender de aplicação para saber quando uma pessoa quer ou não ajudar“, afirma a avó de Manuela. Ela afirma que ainda que não tenha poupança, ela faz questão de ajudar a neta e Maria neste momento: “Eu que não entendo uma vírgula de investimento, não sou capaz de virar as costas para quem precisa, para quem merece“.
Logo em seguida, Iná vai embora e deixa o namorado falando sozinho. Mais tarde, ela volta para a casa dele decidida: “Eu pensei muito depois da nossa conversa e eu vim acertar os ponteiros“. Antes de contar sua decisão, ela reafirma que sempre foi uma mulher sincera, direta e verdadeira.
Por fim, sem rodeios, Iná vai direto ao ponto: “Eu vim aqui para terminar o nosso namoro. E por favor, não vamos esticar a conversa. Não adianta, acabou. E para seu governo, eu não estou fazendo isso para conseguir nada. Porque ainda que você quisesse voltar atrás, depois da nossa conversa eu não quero mais nada seu, você está ouvindo?“.
Será que o relacionamento do casal acabou de vez? Como Manu e Maria vão conseguir dinheiro para abrir o negócio? Acompanhe o resumo de A Vida da Gente e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
