Na novela A Vida da Gente, Julia (Jesuela Moro) desanimou da ideia de ter um cachorro depois que percebeu que Manu (Marjorie Estiano) ficou triste. A menina se mostra bem cabisbaixa e desinteressada no primeiro dia em que sai para passear com Ana (Fernanda Vasconcellos) e Dog.
Na sequência, elas voltam para a casa e Julia pega o transporte para ir para a escolinha. Quando fica sozinho com Ana, Rodrigo (Rafael Cardoso) pergunta como foi o passeio e percebe que a moça está triste. Ele decide convidá-la para entrar em casa e conversarem sobre o assunto.
A tenista começa a desabafar: “Eu sempre tive medo de não ser muito boa, medo da derrota, medo de não chegar ao fim de um torneio. Mas meus medos eles eram localizados, sabe? Agora parece que eu tenho medo de tudo“. Rodrigo vai tentar tranquilizá-la: “Você está indo tão bem. Do que você tem tanto medo? O que está te assustando desse jeito?“.
Ana responde que não sabe, mas tenta explicar os sentimentos: “Não tem um lugar que eu olhe que eu não sinta medo. Parece que ele começa aqui, assim, no meu corpo e vai até o infinito. Como se eu tivesse reencarnado numa vida nova, completamente diferente, onde eu perdi todas as minhas referências“.
Ela segue dividindo suas angústias: “A relação com a minha filha, eu vou ter que recriar. Eu mesma tenho que me reinventar porque essa Ana aqui, essa Ana não tem uma carreira, não tem força física nenhuma. Eu tenho medo de nunca mais encontrar o meu lugar neste mundo. Essa Ana que perdeu tudo é completamente desconhecida pra mim, você consegue me entender?”
A moça conta que sofre por todos os dias ter que se despedir do seu passado: “É engraçado que ao mesmo tempo eu não consigo me sentir livre para absolutamente nada. Porque o tempo inteiro eu tenho que ficar me despedindo, sabe? Me despedindo das coisas do meu passado. Até as cobranças da minha mãe, que antes eu aceitava, por exemplo, hoje eu não posso aceitar mais. Eu tenho que romper esse vínculo torto, porque o tempo inteiro ela quer que eu volte pro pódio. E eu estou aqui, ao contrário disso, tentando compreender para dar um pequeno passo que seja, um atrás do outro“.
Ana ainda conta que a expectativa de reencontrar Julia era o lhe dava forças para seguir em frente, porque pelo menos tinha uma coisa para acontecer, mas confessa ter medo do futuro: “Agora não me sobrou absolutamente nada. E se ela não me aceitar, eu não vou aguentar”.
Rodrigo vai tentar acalmar a personagem de Fernanda Vasconcellos: “Calma, esse é um processo que tem recuos e tem avanços. É normal, é assim mesmo. Só que nada acabou ainda, está só começando“. Ana rebate que o fôlego dela apagou, que ela não tem mais onde se segurar. O mocinho discorda: “O seu fôlego é muito maior que isso, você é forte, você é uma guerreira”.
A tenista vai achar graça da situação: “Até você? Todo mundo me fala isso. Todo mundo me cobra garra, força. Eu vou te falar uma coisa. Essa Ana, ganhadora de títulos, essa Ana forte, isso é uma mentira, uma invenção. E eu juro que não consigo entender porque as pessoas precisam acreditar nisso. Porque eu não sou essa Ana ganhadora de títulos, eu não sou essa menina, eu perdi tudo. Olha pra mim, eu perdi tudo, eu perdi tudo o que tinha na minha vida. Eu perdi. Eu não sou ganhadora de coisa nenhuma“.
Rodrigo vai perceber a tristeza de Ana e tenta acalmá-la: “Não fala assim“. Porém, ela continua: “Eu perdi a minha filha. Como é que as outras mães fazem quando elas perdem uma filha? Se você souber, me conta“. O filho de Jonas ressalta que a tenista não perdeu a filha, mas Ana discorda: “Ela não me quer. Não é a mesma coisa? E é o amor dela que eu quero. Não é uma foto. É o amor dela que eu quero e não a história de um blog“.
O rumo da conversa acaba comovendo os dois e eles começam a chorar. Rodrigo pede para Ana ter paciência, mas o conselho não é muito bem recebido: “Paciência? Eu tenho urgência, porque ela é a única coisa da minha vida, a única coisa que interessa na minha vida. O resto é mentira, o resto é tudo engano. Eu tenho urgência“.
O desespero de Ana faz Rodrigo se aproximar. Os dois se abraçam e estão prestes a se beijar quando escutam o barulho da porta abrindo. O rapaz imediatamente recua e eles são surpreendidos pela chegada de Manu, quem se assusta com a presença da irmã. Ela percebe que a tenista estava chorando e pergunta se está tudo bem.
Rodrigo conta que Ana ficou triste com a resistência de Julia para passear com o cachorro e Manu a tranquiliza: “Tenta não valorizar demais isso, uma hora vai passar. Eu te garanto“. Como vai ficar a relação de Ana e Rodrigo depois desse quase beijo? Acompanhe o resumo de A Vida da Gente para ficar por dentro de tudo o que vem por aí!
