Na novela A Vida da Gente, após um salto de alguns meses, Ana (Fernanda Vasconcellos) e Rodrigo (Rafael Cardoso) serão chamados na escola da Júlia (Jesuela Moro). A diretora explica que eles foram chamados porque notaram uma mudança de comportamento na menina e estão preocupados: “A Julia é uma criança feliz, animada, comunicativa e de uns tempos pra cá, ela tem apresentado um quadro totalmente fora do padrão”.
A diretora revela a que comportamentos se refere: “A Júlia é uma criança líder, ela está a todo momento propondo alguma atividade, chamando os coleguinhas pras brincadeiras e de repente ela ficou arredia. Os outros vem chamar, ela não quer ir, não quer participar”.
Ana pergunta há quanto tempo começaram esses problemas e a diretora revela que faz alguns meses: “Ela tem tido reações inesperadas, como chorar porque a outra criança não quis emprestar algum brinquedo pra ela, ou porque chegou antes dela no balanço. Essa não é a Júlia que a gente conhece. A Júlia sempre soube se defender, mais do que isso, ela é uma negociadora, né?”.
Rodrigo afirma que os últimos meses foram de grandes mudanças e que já esperava que a filha apresentasse algum comportamento fora do padrão, mas não imaginavam que tomaria essa proporção. A diretora sugere: “Nós achamos que a Júlia está desenvolvendo um quadro de ansiedade. Se fosse uma dificuldade de aprendizagem ou uma questão pontual de relacionamento, a escola daria conta. Mas num quadro como esse, eu acho que é caso de procurar um terapeuta”.
Rodrigo responde que eles possuem uma psicóloga que acompanha a situação deles há anos e a diretora tenta tranquilizar os pais da menina: “As crianças reagem rápido. A Júlia é uma menina inteligente, de muitos recursos, vamos ficar em contato. Pensando juntos, a gente vai conseguir ajudar a Júlia a superar essa dificuldade”.
Ana fica abalada com a situação da filha
Mais tarde, Ana ficará incomodada por perceber que a filha não estava bem e que eles não conseguiram dizer nada que a tranquilizasse. Temerosa, a tenista decide ir até a psicóloga, sozinha, conversar sobre a situação: “Eu estou passando por um momento de aflição muito grande, eu acho que isso está contribuindo muito pra essa ansiedade da Júlia, sabe? Aí eu quero te falar um pouco sobre os meus medos, as minhas dúvidas, porque quem sabe isso te dá elementos pra compreender melhor a situação”.
A psicóloga explica que numa família cada um irradia e capta os sentimentos dos outros e, por isso, é preciso olhar para o conjunto. Ela ainda lembra que a história da menina é especialmente complexa, então é natural que ela apresente dificuldade.
A irmã de Manu (Marjorie Estiano) vai comentar que não sente avanço: “Parece que a coisa só vem piorando pra Júlia e agora está invadindo o cotidiano dela também. Na escola, que antes era um território tão legal. Eu estou com medo que isso tudo deixe uma ferida muito séria na Júlia”.
Ela demonstra o desejo de tomar alguma atitude imediata, mas a psicóloga explica que não é possível estabelecer um prazo, nem falar em solução: “A gente trabalha com muitas opções, muitas matizes, muitas nuances, entende? É um lado que avança, o outro que recua, o outro que resiste”.
Ana decide romper com Rodrigo
Ana fica inconformada, pois não acha justo que Júlia pague o preço da vida que foi armada em volta dela. Mais tarde, ela conversa com Alice (Sthefany Brito) e demonstra estar arrasada com a situação: “A minha vida caminhou na direção errada e a prova disso é o que está acontecendo com a Júlia. Ela não tem nada a ver com as decisões que eu tomei, mas está no centro do furacão sofrendo todas as consequências desse relacionamento confuso entre os adultos em volta dela”.
A filha de Eva (Ana Beatriz Nogueira) diz que tentou construir a vida dela com Rodrigo e dar para Júlia a família que ela precisava: “Mas essa família ela já teve. E por minha culpa, ela perdeu. Se a gente tiver que ignorar o sofrimento de uma criança pra poder ficar junto, é porque está tudo de cabeça pra baixo. E eu tenho certeza absoluta que a melhor coisa pra Júlia é ter a minha irmã de volta. Se é bom pra Júlia, é bom pra mim também”.
Ana explica que se deu conta que será apenas através da presença de Manu que Júlia vai conseguir aceitá-la como mãe algum dia: “Não dá pra ser eu no lugar da Manuela. Eu fui até onde deu, eu juro”. Arrependida de suas decisões, a personagem de Fernanda Vasconcellos decide terminar tudo com o namorado: “A verdade é que essa história minha com o Rodrigo, ela não devia nunca ter começado. Já que ela começou, está na hora de acabar”.
Como será que Júlia vai reagir ao término do relacionamento de Ana e Rodrigo? Acompanhe o resumo de A Vida da Gente e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
