Na novela A Vida da Gente, Ana (Fernanda Vasconcellos) marca um encontro com Sofia (Alice Wegmann) e deixa a filha de Vitória (Gisele Fróes) cheia de expectativas. Assim que ficam frente a frente, a irmã de Manu (Marjorie Estiano) conta uma excelente notícia: “Eu pensei muito sobre o que você me falou. Se o seu convite ainda estiver de pé, a partir deste momento você tem uma treinadora”.
As duas selam a parceria e, logo na sequência, têm uma conversa séria. Sofia confessa estar nervosa: “Faz tempo que eu parei de treinar e do ponto que eu parei, ainda faltava bastante…”. A mãe de Júlia (Jesuela Moro) interrompe a moça e pede para ela relaxar e contar onde se sente mais insegura.
Sofia vai listar no que acredita ser boa e no que precisa melhorar: “Eu só queria te avisar pra você não desanimar comigo”. Ana garante que isto não vai acontecer: “A gente sabe que o tênis é um jogo e o ingrediente principal é o prazer. Fora que a nossa relação, ela é de parceria. Somos duas mulheres trabalhando juntas pelo melhor possível. Eu não sou a sua chefe, eu sou treinadora. A nossa relação é de cumplicidade, ok? Cada uma sabe que a outra está dando o melhor de si”.
Antes de partirem para o primeiro treino, Ana confessa que também se sente insegura: “Se tem alguém em vantagem aqui, esse alguém é você. Você está parada há meses. Eu estou parada há anos, estou voltando agora. Eu tenho que te confessar que eu também me sinto insegura, mas isso vai passar, eu prometo”.
Sofia demonstra ter toda a confiança em sua nova treinadora: “Você não precisa me prometer nada. Eu sei muito bem quem você é, pelo menos dentro da quadra. Agora, no lado pessoal, eu desconfio que a gente vai ser muito amiga, viu?”.
As duas começam o primeiro treino e logo a personagem de Fernanda Vasconcellos faz uma pausa para conversar com a atleta: “Sofia, você podia ter angulado essa última bola, mas você preferiu devolver direto. Por que você está jogando assim? Tímida, cautelosa, desperdiçando boas oportunidades?”.
A mãe de Júlia tem uma conversa franca com sua nova pupila: “O jogo cauteloso é mais garantido. Isso todo mundo já sabe, não precisa ser treinadora pra saber disso, na bolsa de valores eles sabem disso. A questão aqui é, se a gente não puder correr riscos, não puder se divertir, qual é a graça? Qual é a graça de jogar se a gente não puder surpreender?”.
Ana diz que Sofia não deve deixar o talento fora da quadra: “Jogar, a gente só aprende jogando. É errando, correndo riscos, jogando de novo, de novo, não como se fosse aquele jogo interminável, sabe? Mas descobrindo nele uma coisa nova. É muito importante não deixar o olhar ficar anestesiado”.
A filha de Marcos (Ângelo Antônio) dirá que não tem muita técnica e, por isso, acreditava que esse tipo de jogo não era pra ela. A irmã de Manu logo percebe que não é bem assim: “Você achava ou a Vitória achava? Não precisa responder, não. Eu já treinei com a Vitória, eu sei muito bem qual é a filosofia dela. Eu vou te falar qual é a ideia aqui. A gente vai jogar se divertindo, soltas, como se fosse um aquecimento. Que aí eu vou conhecendo o seu jeito”.
Ana deixa claro que a moça pode se sentir livre para fazer o que quiser, desde que não desobedeça as regras do tênis. Como será que Sofia vai se sair treinando com alguém que é praticamente o oposto de Vitória? Acompanhe o resumo da novela A Vida da Gente e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
