Na novela A Vida da Gente, Ana (Fernanda Vasconcellos) foi até a casa da avó em Gramado para conversar com Manuela sobre o beijo que deu em Rodrigo (Rafael Cardoso). No entanto, a personagem de Marjorie Estiano vai deixar claro para Iná (Nicette Bruno) que não pretende receber a irmã: “Eu tentei conversar, ela não quis. Agora é tarde”.
A mãe de Eva (Ana Beatriz Nogueira) vai respeitar o desejo da neta, mas tenta fazê-la mudar de opinião: “Se você visse como ela está desesperada”. Machucada, as palavras não vão comover Manu: “Isso é problema dela. Eu tentei fazer com que fosse problema nosso, ela preferiu assim. Eu sempre perdoei tudo, eu sempre fui compreensiva, sempre tolerante. Acontece que isso eu não perdoo, isso não vou perdoar nunca”.
Iná pede que a neta não fale dessa forma e Manu confessa que tinha medo do que podia acontecer com a família, mas mesmo assim procurou uma saída digna para a situação dos três: “Eu teria saído da vida do Rodrigo. Eu ofereci isso para ela e ofereci de verdade, mesmo com o coração apertado. Agora isso eu não perdoo, isso eu não vou perdoar”.
A personagem de Nicette Bruno diz que entende que Manu não consiga perdoar Ana agora, mas que talvez aos poucos consiga ir perdoando. Ressentida, a moça responde que não quer mais proximidade com a irmã e com Rodrigo: “Se eu pudesse eu nunca mais olhava, eu nunca mais falava com nenhum deles. Mas eu sei que não vai ser possível por causa da Júlia (Jesuela Moro)”.
A avó da moça concorda que Ana e Rodrigo erraram e que as vezes a ofensa é tão grave que não dá para perdoar, porém com a tenista é diferente: “Ela é muito maior do que o erro e a sua história com ela vai muito além disso”. Manu não se deixa convencer e Iná se dá por vencida.
A namorada de Laudelino (Stênio Garcia) vai até Ana e avisa que a irmã não quer recebê-la: “Não é hora de você pedir nada para sua irmã. É hora de deixar ela quieta. Entenda que está sendo muito difícil para ela. Nunca a Manuela soube lidar com a raiva, ela nunca pode extravasar. E é isso que a gente tem que deixar, porque isso também faz parte”.
Iná explica que precisam deixar a moça viver suas emoções: “A gente tem que deixar deixar ela sentir tudo isso, deixar ela sentir raiva, deixar ela se recusar a ser compreensiva”. Arrependida, Ana se questiona como foi capaz de trair a irmã e lamenta não ter tido coragem de falar a verdade quando Manu a questionou: “Como é que eu ia dizer para ela a verdade? Ia ser injusto com ela porque a verdade colocava em risco tudo que ela tinha conquistado, tudo que ela nunca teve na vida”.
A avó da moça discorda e faz a tenista ver que ela teve pena de Manu: “Quando ela te perguntou o que você sentia e você não disse, foi como se você tivesse carimbando a sua irmã, como se você tivesse rotulado ela de fraca, e isso você pode ter certeza que ela nunca foi!”.
Ana dá razão para a avó e Iná tenta tranquilizar a neta: “O amor de vocês duas é maior do que tudo isso. E eu tenho certeza que o tempo vai unir vocês duas novamente. Pode ter certeza!”.
Será que Manu ainda vai conseguir deixar tudo para trás e perdoar a irmã? Acompanhe o resumo da novela A Vida da Gente e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
