Quando se dispôs a lutar na Revolução Constitucionalista de 1932, o objetivo de Alfredo era vingar a morte do irmão, Carlos, além de conquistar mais direitos para a população. Porém ele se surpreenderá ao descobrir que a guerra é muito mais cruel do que imaginava.
No meio dos confrontos, o rapaz se mostra corajoso e avança pelo território inimigo, atirando. Porém, ele não percebe a presença um grupo de soldados inimigos de tocaia, esperando o primeiro erro dele para atacarem.
Para sorte do filho de Lola, Tião notará os rivais e sairá correndo para alertar o amigo. Ele grita: “Alfredo, cuidado!!!“, e empurra o rapaz. Como consequência deste ato heroico, Tião consegue salvar o amigo, mas acaba sendo atingido por um tiro.
Ao perceber o que acaba de acontecer, o personagem de Nicolas Prattes fará tudo o que estiver ao seu alcance para socorrer o amigo de infância. Ele carrega Tião nas costas, enquanto promete: “Eu vou te tirar dessa!“. O capitão da tropa acha que é melhor desistir do resgate, pois o estado de Tião é grave e o caminho até o hospital é repleto de perigos. Porém, Alfredo é firme na sua decisão e dá uma lição de humanidade:
“O senhor me perdoa. Mas eu perdi o meu pai e o meu irmão tem muito pouco tempo. Eu não vou perder um amigo! Não está certo a gente fazer uma revolução, lutar pelo que a gente acredita, e não ter um pingo de humanidade com os nossos!”
Autorizado pelo capitão, Alfredo leva o amigo até o hospital da campanha, onde são recebidos por Inês e pelo médico. Infelizmente, o estado é grave e não há mais nada que possa ser feito. Alfredo tenta consolar Tião, relembrando as travessuras de infância, até que o rapaz acaba morrendo.
Na sequência, Alfredo deixa o hospital revoltado com mais uma perda, e mais tarde, durante o enterro desabafa com Inês:
“Primeiro eu perco um irmão, e depois perco outro. Porque era isso que o Tião era pra mim: um irmão. Era eu que tinha que estar naquele caixão…“, diz lembrando do ato heroico que salvou sua vida.
As cenas vão ao ar nos próximos capítulos de Éramos Seis. E para saber mais do que vem por aí, acesse a página com o resumo de Éramos Seis!
