Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 145 a 162 da novela “Laços de Família”, exibida pela Globo em 2000/2001.
Capítulo 145, 20 de novembro de 2000 –Ciça espalha para a família que Miguel vai se casar. Paschoal cobra uma explicação de Capitu e pede que ela jamais minta. Íris se oferece para fazer a prova do vestido de Camila e Ema adora. Miguel dá uma bronca em Ciça e manda ela parar com os comentários. Acaba se comovendo quando a filha fala da própria solidão. Helena continua preocupada com as equimoses na perna da filha. Camila ameaça matar Íris ao vê-la no seu vestido de noiva. Íris promete retalhar o vestido se Camila chegar perto. A grávida passa mal; Helena e Edu acodem. Márcia está de volta e é recebida com champanhe. Maurinho é violento com Capitu, Fred a defende e Clara fica sabendo que a rival é uma garota de programa. Helena tenta acalmar a nora. É chegado o dia do casamento. Camila entra na igreja de braços dados com Pedro.
Capítulo 146, 21 de novembro de 2000 –Helena chora lembrando do passado e pela emoção do presente. Edu recebe Camila no altar. Clara olha fixamente para Capitu. Nina esperneia para ficar com o pai e a mãe fica muito impaciente. O padre encerra a cerimônia e cumprimenta o novo casal. Pedro insiste que Helena vá com ele e Miguel somente sorri. Clara agride Capitu e Fred pede desculpas. Íris provoca Pedro dançando com Fábio. Bento é apresentado à Alma. Os noivos circulam entre os convidados. Clara insiste em dançar com Fred. Orlando tira Capitu para dançar. Maurinho ameaça Bira com uma faca. Capitu pega o buquê da noiva, Clara arranca das mãos dela, joga no chão e anuncia no microfone que ela é uma garota de programa.
Capítulo 147, 22 de novembro de 2000 –Um silêncio se instaura no salão. Fred arranca Clara do palco. Capitu chora, arrasada. Ema desmaia. Helena e Miguel amparam Capitu, que não aceita ajuda de Orlando. Alma fica estarrecida com o escândalo. Edu pega Camila no colo para entrar no quarto de hotel. Clara e Capitu ficam cara a cara. Clara continua insultando e Capitu estala uma sonora bofetada na cara dela. As duas se engalfinham. Edu e Camila que nada viram ou sabem, se divertem e tomam champanhe. Alma hostiliza Helena, a quem culpa por tudo. Em casa, chora. Paschoal se culpa por não ter percebido antes. Ema se abraça com o marido em prantos. Capitu dorme na casa de Miguel.
Capítulo 148, 23 de novembro de 2000 –Fred vê os jornais da manhã que colocam o casamento nas manchetes. Edu e Camila partem para Angra. Os dois ficam muito emocionados. Capitu não sabe como vai enfrentar os pais. Fred injeta coragem nela. Ciça e Paulo dão o maior apoio à amiga. Danilo queima os jornais. Edu e Camila zarpam na lancha. Helena leva Bruninho para ver a mãe. Helena faz cafuné na cabeça de Capitu até ela adormecer. Alma pede que Edu e Camila aproveitem bem e nem leiam os jornais. Camila acha a mãe estranha ao telefone. Capitu encara os pais e chora.
Capítulo 149, 24 de novembro de 2000 –Paschoal e Ema perguntam se tudo é verdade e Capitu assente. Paschoal se culpa; Ema se recusa a se sentir responsável. Capitu pede perdão, os pais negam e ela explode garantindo que foi a sua única opção de sobrevivência. Desolada, Capitu afirma que vai sair de casa. Danilo assedia Rita. Noêmia dá conselhos para a colega. Alma está inconformada. Ema fica perplexa ao confirmar que Simone também é garota de programa. Capitu avisa que vai morar com Orlando, e Paschoal reage. Orlando vibra quando Capitu aceita a sua proposta e promete assumir todas as despesas. Edu e Camila voltam ao lugar onde fizeram amor pela primeira vez. Helena flagra Íris lendo a carta que escreveu no passado para Pedro. Fica chocada ao saber do caso do primo com Cíntia. Edu e Camila curtem a lua de mel. Fred encara Maurinho.
Capítulo 150, 25 de novembro de 2000 –Fred dá o primeiro soco. A turma da sinuca tenta apartar, mas Maurinho apanha muito. Helena teme pelo futuro de Íris ao lado de Pedro. Capitu pede que Fred não se meta mais em confusão por causa dela. Fred tenta dar um beijo nela, que foge. Ela conta que vai viver com Orlando, deixando-o paralisado. Pedro lembra-se de um pacto de sangue que fez com Helena. Íris provoca dizendo que Helena deixou que ela lesse uma carta e que as duas morreram de rir. Depois dá um selinho em Pedro prometendo que vai fazê-lo se esquecer de todas as mulheres. Noêmia estranha ao ver Rita chorando. Ela tenta falar com Danilo, mas Alma chega na hora. Helena fala duramente com Clara e avisa que não vai permitir que Nina fique num fogo cruzado. Edu e Camila trocam carinhos. Danilo cai duro na piscina ao saber que Rita está grávida.
Capítulo 151, 27 de novembro de 2000 –Com a ajuda de Heitor, Rita tira Danilo de dentro d’água. Camila e Edu curtem a lua-de-mel. Danilo sugere que Rita aborte; ela não aceita. Noêmia e Heitor desconfiam de algo. Constrangido, Paschoal não quer ver nenhum amigo. Helena conversa com Pedro: acha melhor Íris não morar mais com ele. Capitu avisa Simone que foram desmascaradas e que vai ficar com Orlando. Helena aconselha Fred a pensar mais em si mesmo e lutar por Nina. Danilo sugere que Rita faça uma viagem e deixe o filho que vai nascer com algum parente. Íris avisa que não pretende se mudar da fazenda. Camila passa mal e sangra.
Capítulo 152, 28 de novembro de 2000 –Ciça sente inveja de Ana, queixa-se da vida. Simone apanha suas roupas na casa de Capitu. Cíntia avisa Romeu que não quer saber de compromisso; os dois se beijam. Simone aconselha Capitu a tirar o máximo proveito de Orlando. Cláudia examina Camila e faz uma ultra-sonografia. Rita está decidida a ter o bebê, mesmo sem o apoio de Danilo. Ana adota uma cadelinha e começa a namorar Alex. Simone se desculpa com Paschoal, que se mostra compreensivo. Camila sofre ao saber que perdeu o filho que estava esperando.
Capítulo 153, 29 de novembro de 2000 –Edu conforta Camila. Yvete avisa Helena que Camila perdeu o bebê. Alma vai à clínica. Miguel leva Helena ao encontro de Camila. Ciça dá força a Paschoal. Rita se recusa a conversar com Danilo. Alma e Helena discutem. Yvete se preocupa com Camila; tem uma sensação ruim. O hemograma de Camila acusa uma doença grave; Cláudia manda repetir o exame. Paschoal desabafa com Miguel, acaba chorando. O segundo hemograma confirma o diagnóstico inicial. Danilo continua preocupado com a gravidez de Rita. Íris não disfarça a alegria ao saber que Camila perdeu o bebê. Edu fica chocado ao saber que Camila está com leucemia.
Capítulo 154, 30 de novembro de 2000 –Camila é avisada de que precisa se submeter a outros exames. Pedro fica chocado ao saber que Camila perdeu o bebê e se enfurece com a alegria de Íris diante da notícia. A leucemia é mais uma vez confirmada, é preciso começar logo o tratamento de quimioterapia. Fred visita a filha. Edu não tem coragem de avisar a família. Alma tem um mau pressentimento. Ciça pressiona Miguel: quer viajar. Heitor vê Rita chorando. Alma quer saber porque Rita anda estranha. Pedro telefona para Helena. Edu chama Helena e Alma para uma conversa no hospital. Camila desconfia que não poderá mais ter filhos. César comunica Alma e Helena que Camila está com leucemia.
Capítulo 155, 1 de dezembro de 2000 –Helena se desespera com a notícia. César explica como será o tratamento. Edu e Alma se abraçam, chorando. Junto à Camila, Helena não consegue disfarçar sua agonia, chora. Edu conversa com Fred, pede a ajuda dele. Íris liga para o hospital, mas não consegue falar com Helena. Camila desconfia que alguma coisa está acontecendo. Helena passa a noite no hospital, Miguel vai ao encontro dela. Preocupado ao saber que Helena voltara para a clínica, Pedro telefona para Fred, que não fala sobre a doença da irmã. César conversa com Camila. De repente, ela se lembra do pesadelo que costuma ter.
Capítulo 156, 2 de dezembro de 2000 –Edu, Helena e Camila choram. Camila mostra-se surpreendentemente forte. Fred chora nos braços de Capitu. César alerta Camila para a eventual necessidade de um transplante e a possibilidade de Fred ser o doador. Íris desafia Cíntia. Camila faz a primeira sessão de quimioterapia. Antonia sente ciúme de Glória, que se consulta com Laerte. Romeu vai ao haras, Pedro discute com ele. Cíntia e Romeu cavalgam juntos. Alma tenta convencer Rita a procurar um médico. Íris esconde que está frequentando uma escola. Pedro liga novamente para o hospital. Camila avisa que somente um irmão, filho de seu pai e sua mãe, poderá salvar sua vida através de um transplante.
Capítulo 157, 4 de dezembro de 2000 –Camila mostra-se confiante, Helena e Yvete disfarçam a preocupação. Edu conta a Estela que Camila está muito doente. Yvete aconselha Helena a não se precipitar contando a verdade sobre Fred. Ema acha que Capitu deve se casar com Orlando, Paschoal não aceita. Capitu vai ao hospital, vê Clara e Fred abraçados, as duas discutem. Pedro beija Cíntia. Helena aconselha Capitu a não morar com Orlando. Miguel concorda que a cadelinha de Ana passe o dia na livraria. Estela visita Camila. Alma sugere levar Camila para os Estados Unidos. Pedro vai ao hospital, Camila une sua mão a dele e à de Helena.
Capítulo 158, 5 de dezembro de 2000 –Camila fala com Pedro sobre o transplante. Ema apóia a decisão de Capitu juntar-se a Orlando. Clara procura Fred. Camila pede que Pedro dê força a Helena. Helena proíbe Íris de visitar Camila no hospital, mas não revela qual a doença da filha. Maurinho avisa Orlando que viu Capitu e Fred juntos. Capitu evita o beijo de Fred, confirma que vai morar com Orlando. Orlando invade o prédio de Capitu, a flagra em companhia de Fred.
Capítulo 159, 6 de dezembro de 2000 –Fred e Orlando brigam. Orlando o ameaça com um revólver. Preocupados, Bira e Onofre batem na porta do apartamento de Capitu, que finge estar tudo bem. Orlando diz a Fred quanto pagou por Capitu, o manda afastar-se dela. Íris vai à casa de Helena. Camila pesquisa sobre sua doença. Bento janta na casa de Alma. Cíntia toma vinho com os violeiros. Capitu visita Fred, avisa que Orlando é perigoso. Fred não se conforma com a decisão dela, se oferece para ajudá-la. Cíntia e Pedro fazem amor. Íris volta para o haras, fica intrigada ao ver um carro estacionado ali àquela hora.
Capítulo 160, 7 de dezembro de 2000 –Íris sonda Socorro: quer saber se Pedro recebeu alguma visita. Cíntia flagra Íris mexendo em sua bolsa, as duas brigam, Íris esbofeteia Cíntia. Pedro as aparta, tranca Íris no quarto. Camila começa a perder os cabelos. Alma insiste em levar Camila para o exterior. Helena se atormenta, não tem coragem de contar a verdade. Íris foge de Pedro. Ciça paquera um médico do hospital. Romeu convida Cíntia para passar um fim de semana fora, ela não aceita. Íris avisa Pedro que ele vai ser dela. Orlando liga para Capitu. Alma não se conforma com o sofrimento de Edu. Camila se olha no espelho e cai um prantos. Helena a abraça.
Capítulo 161, 8 de dezembro de 2000 –Camila teme que Edu fique ao lado dela por pena. Edu se sente culpado por não ter percebido os sinais da doença. Danilo arranja um amigo para assumir a paternidade do bebê; Rita não aceita sequer discutir a proposta. Alma procura um médico nos Estados Unidos. Camila se recusa a receber visitas: está se sentindo horrorosa. Simone e Capitu saem juntas. Cíntia e Íris discutem por causa de Pedro. Maurinho exige dinheiro de Capitu e a ameaça.
Capítulo 162, 9 de dezembro de 2000 –Clara propõe voltar a morar com Fred para fazerem economia. Íris quer se vingar de Cíntia a qualquer preço. Miguel dá conselhos para Helena. Danilo não assumir a paternidade. Rita não dá atenção para ele. Edu conversa com Estela sobre Camila. Miguel se preocupa com a barra que Camila e Helena estão enfrentando. Cíntia aceita sair com Pedro. Camila raspa a cabeça. Edu fica chocado ao ver Camila com a cabeça raspada, mas apóia a esposa. Fred chega ao hospital.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 163 a 180 de Laços de Família!