Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 61 a 72 da novela “Esperança”, exibida pela Globo em 2002/2003.
Capítulo 61, 26 de agosto de 2002 – Marcos não vê Justine e sai de braços dados com Eulália. Camille garante aos pais que, se necessário for, ela vai viver no cortiço. Justine confessa a Malu que ficou enciumada, mas que nada vai falar com Marcos. Eulália comunica à mãe que Marcos aparecerá para pedir permissão para namorá-la. Nina não quer aceitar o cheque enviado por Sílvia, a título de indenização, mas Madalena corre para tirá-lo das mãos de Paulo. Maurício fica arrasado quando Nhá Rita, no meio de uma discussão, acaba contando que Júlia é filha do Barão. Júlia se desespera quando a avó conta o ocorrido e pede que Maurício jamais fale para Francisca. Ele, comovido, dá um abraço na irmã. Constância revela para o marido o segredo do barão. Mariusa sente ciúmes de Genaro. Justine tenta saber com Genaro quem era a acompanhante de Marcos, mas nada consegue. Marcos se preocupa ao saber que Justine já sabe que ele saiu com Eulália. Beatriz tenta dissuadir Maurício de contar para Francisca, mas ele está decidido a revelar tudo.
Capítulo 62, 27 de agosto de 2002 – Beatriz argumenta com Maurício que Francisca acabará expulsando Júlia da fazenda e ele concorda em ficar calado. Genaro vai ao hotel, descobre que Martino voltou e vai embora. Martino mostra o anúncio para Maria e acusa-ade estar procurando por Toni junto com Genaro. Ela nega tudo. Sílvia pensa na valsa do adeus, fura a parede com uma espátula e guarda um punhal no buraco. Martino vai à pensão dos estudantes e manda que Genaro não procure mais Maria, avisando que Toni será morto se aparecer. Maria acaba confessando que abandonaria tudo caso houvesse visto Toni e diz a Martino que não quer mais viver com ele. Beatriz percebe que Caterina está louca para contar o segredo para Francisca. Maria deixa claro que pode viver sozinha no Brasil com o dinheiro do pai. Martino diz que ela só terá o dinheiro se ficar casada com ele. Se quiser se separar, e não o estiver esperando quando ele voltar de viagem, que ela pague a conta do hotel. Francisca não entende nada quando Farina comenta que o Barão não merecia ter o retrato na parede. Martino viaja e Maria não sabe o que fazer.
Capítulo 63, 28 de agosto de 2002 – Jonatan, um judeu alemão, vai à loja de Ezequiel vender calças e camisas que comprou de Manolo e propor um negócio. Ezequiel reconhece a mercadoria e descobre que estava sendo enganado por Manolo. Soledad prepara o pacote de calças e camisas para Manolo entregar a Ezequiel. Quando Manolo tenta vender a mercadoria a Ezequiel, este não aceita e desfaz a sociedade , mostrando o que comprou de Jonatan. Manolo diz a Soledad que ele mesmo desfez a sociedade com Ezequiel, porque agora é sócio de Jonatan. Tzipora recrimina Ezequiel por ter confiado em Manolo. Genaro e Marcos convencem o gerente do hotel em que Maria está hospedada que ela vai passar apenas uns dias com eles, enquanto Martino está viajando (tudo para que ela possa sair do hotel sem pagar a conta).
Mariusa recebe Maria e o filho de braços abertos. Farina , que já sabe que Julia é filha do barão, garante a Vincenzo que um dia o retrato do barão vai cair e Francisca será dele. Gaetano e Adolfo combinam invadir terras devolutas. Nina fica arredia quando José Manoel a pede em casamento , pois não quer sacrificar sua liberdade. Maria sente pena ao saber que Genaro toca em um bordel. Humberto vai ao bordel e sobe com Malu para o quarto. Silvia articula uma vingança contra Humberto. Justine sente falta de Marcos. Francisca percebe que estão faltando ouro e libras no esconderijo. Na manhã seguinte, acusa de roubo Júlia e ameaça mandá-la para o tronco.
Capítulo 64, 29 de agosto de 2002 – Francisca expulsa Júlia e Nhá Rita de suas terras. Júlia enfrenta e garante que não vai embora, pois ganhou a casa de seu pai, o barão Marcílio. A baronesa arranca o quadro da parede e o destrói, prometendo nunca mais chorar pelo marido morto e jamais amar outro homem. Maurício e Beatriz tentam acalmar a mãe e perdoam Júlia por ter contado tudo, abraçando-a. Vincenzo e Farina recebem Martino, que continua decidido a comprar a fazenda de Francisca. A viúva tira o luto, manda jogar fora os restos do quadro e queimar o retrato do barão.
Maurício e Beatriz se surpreendem quando a mãe mostra a fortuna no alçapão e avisa que alguém roubou uma parte. Júlia pressiona a avó, que finge estar esquecida de tudo. Francisca acusa Caterina. Madalena se aborrece porque a filha ainda não decidiu se casa ou não com o português. Toni toca piano e Camille entra na sala. Ele avisa que veio buscá-la e os dois se beijam. Tzipora fica agoniada ao saber que a filha vai morar no cortiço. Eulália vai à pensão procurar por Marcos. Mariusa fica furiosa pensando ser uma das meninas do bordel.
Capítulo 65, 30 de agosto de 2002 – Mariusa e Isabela tratam Eulália com desprezo. A jovem avisa que só quer convidar Marcos para almoçar e as duas percebem a confusão. Marcos aceita o convite. Eulália passa na confeitaria e compra vários doces. Justine resolve visitar Marcos na pensão, mas ele não deixa que ela entre. Caterina conta para Constância as novidades, mas se arrepende de ter falado no ouro. Caterina fica pasma quando Francisca pega o neto no colo e pede que ela e o marido venham morar na casa grande. Farina fica esperançoso ao saber que o quadro com o retrato do barão foi destruído.
Francisca manda Júlia se sentar à mesa, já que é da família. Toni e Camille arrumam o quarto do cortiço. Tzipora e Ezequiel sofrem com a ausência da filha. Nina freia os carinhos de José Manoel. Maria jura que mata Martino se ele tentar tirar o seu filho. Sílvia sente a solidão de sua casa, segura o punhal e sabe que a hora da vingança está chegando. Humberto briga com um cliente do bordel, para defender Malu. No meio da noite, Nina sai de mansinho de seu quarto e surge na porta de José Manoel.
Capítulo 66, 31 de agosto de 2002 – José Manoel e Nina se amam. Sílvia expulsa o marido, Humberto, de seu quarto. Nina encontra a mãe esperando-ae pede que Madalena não se intrometa na sua vida. Os moradores do cortiço hostilizam a judia rica, Camille, na fila do banheiro. Francisca propõe a Vincenzo e a Farina desfazer o negócio e devolver a fazenda para eles. Martino não disfarça o seu encantamento pela bela viúva Francisca e propõe pagar a parte de Adolfo na fazenda, tornando-se sócio dos amigos italianos. Nina deixa claro que José Manoel não lhe deve nada, mas ele insiste que precisa reparar o que fez. Genaro promete que vai defender Maria. Tzipora leva presentes para Camille, mas ela se recusa a aceitar dinheiro. Martino volta para São Paulo para buscar o dinheiro e descobre que Maria não está mais no hotel.
Capítulo 67, 2 de setembro de 2002 – Martino acha que Maria se encontrou com Toni e jura que matará os dois. Vincenzo e Constância aguardam a volta de Martino e a esposa, que irão morar na fazenda. Martino invade a pensão de Mariusa , ameaça levar a criança e Maria acaba voltando para o hotel com o marido. Toni pede que Camille tire a joia que usa para dançar a tarantela junto com o povo do cortiço. Madalena teme que Nina engravide ao vê-la se dirigir para o quarto de José Manoel para passar mais uma noite. Martino e Maria viajam para a fazenda.
Genaro fica desnorteado ao saber da partida de Maria e do neto. Farina faz galanteios a Francisca, que aceita , perturbada. Marcos chega para almoçar na casa de Eulália. Maurício se irrita ao saber que Francisca saiu para dar uma volta com Farina. Ela chega trazendo o italiano para almoçar com os filhos. Manolo se decepciona um pouco ao saber que Marcos é órfão e não tem dinheiro. José Manoel leva Nina à pensão para conhecer seus amigos, e eles são apresentados a Genaro, mas nem ficam sabendo o nome do velho italiano. Martino, Maria e o filho chegam à fazenda.
Capítulo 68, 3 de setembro de 2002 – Marcello, Constância e Vincenzo recebem o casal. Madalena comenta com Nina a simpatia de Genaro. Toni jura para José Manoel que já esqueceu Maria e que ama Camille. Maria se impressiona com o relato da vida de Constância. Maurício se irrita quando Francisca comenta que acha Farina interessante. Manolo se preocupa por Marcos não ter dinheiro. Isabela acorda com a serenata de Bruno. Felipe e Rafael debocham do rapaz. Tzipora não consegue dormir, pensando na filha. Malu declara a sua paixão por Genaro e insiste que ele suba até o quarto.
Na volta para casa, meio bêbado de vinho, ele sente-se culpado e pede perdão para Rosinella. Jonatan propõe negócio para Ezequiel: comprar o prédio da oficina de Toni. Procura Manolo e oferece que ele transforme a pequena oficina em uma verdadeira fábrica de roupas. José Manoel recebe um telegrama avisando a morte de seu pai e fica desnorteado. Martino faz galanteios para Francisca, deixando Farina enciumado. Nina teme que José Manoel fique no Rio de Janeiro ao lado da mãe. Mariusa fica desconfiada quando Genaro comenta que fez uma besteira na noite anterior, cheira a sua camisa e sente perfume de mulher. As mulheres na fila do tanque debocham de Camille, que lava a roupa de Toni.
Capítulo 69, 4 de setembro de 2002 – Toni sente pena ao ver Camille lavando roupa e enfrentando tudo com um sorriso, e diz para si mesmo que precisa amar essa mulher. Francisca concorda com o casamento de Beatriz e Marcello e até promete uma festa. Maurício, ao contar para Caterina seu desagrado com Francisca, acaba demonstrando o ciúme que tem da mãe, e Caterina defende a sogra, dizendo que ela é livre para fazer o que quiser. Malu conta para Justine que Genaro foi maravilhoso na cama, mas chamou-ao tempo todo de Rosinella.
Genaro garante a Marcos que não vai mais cair em tentação. Marcello se anima com a ideia do casamento, mas Beatriz pede um tempo para pensar. Maria conta para Constância que seu filho não é de Martino e pede ajuda à italiana para fugir. Isabela confessa a Bruno que adora ouvi-lo cantar. Manolo interrompe o namoro de Marcos e Eulália e manda o rapaz embora, deixando Eulália desolada. Soledad tranquiliza a filha, dizendo que isso é uma estratégia para obrigar Marcos a se casar com ela. Marcos se deita novamente com Justine, e acaba concordando que ela vá a sua formatura.
Capítulo 70, 5 de setembro de 2002 – Vincenzo aconselha Constância a não se meter entre Maria e Martino. Maurício pede que a mãe não tenha tanto ódio de seu pai, mas ela pede que nem o nome do barão seja pronunciado mais na casa. Maurício tenta remendar o quadro do pai, embora Francisca o tenha proibido de fazer isso. Toni vigia a porta enquanto Camille toma banho no cortiço, para que ninguém espie. Madalena teme que José Manoel não volte mais. Sílvia dá os primeiros passos sem auxílio. Soledad obriga Manolo a conversar com Ezequiel antes de fechar a sociedade com Jonatan.
Tzipora manda o marido desfazer o negócio da venda do imóvel para Jonatan. Constância decide ajudar Maria, que conta para ela o seu romance com Toni. Toni se lembra de Genaro batendo em sua mão porque ele gostava de tocar cançonetas ao piano. Genaro anima o bordel. Justine não quer ir para o quarto com Humberto, que se exalta e acaba levando um soco de Genaro. Camille pensa em arranjar um emprego. Martino e Francisca cavalgam juntos. Maurício, revoltado, quer colocar o retrato do pai no lugar de sempre. Caterina conta para o marido que ele não é filho do barão.
Capítulo 71, 6 de setembro de 2002 – Maurício fica perplexo ao saber que seu pai foi morto pelo avô. Nhá Rita confirma a história. Martino beija Francisca. Beatriz conta para a mãe que Maurício já sabe que é um bastardo. José Manoel volta desolado para o cortiço. Manolo e Soledad contam para Ezequiel o acordo proposto por Jonatan. Nina se assusta quando José Manoel avisa que pretende pegar o seu diploma e viajar. Francisca revela para Maurício o nome de seu pai – Luigi Arelli – e revive a tristeza de sua morte. Camille não sabe como viver com o pouco dinheiro que Toni ganha no mercado.
José Manoel assegura a Toni que não vai embora sem Nina. Madalena garante à filha que ficará bem sozinha, mas Nina insiste que só se muda com a mãe. Beatriz pede que Marcello não a procure mais. Sílvia não precisa mais da cadeira de rodas. Marcos confessa para Genaro que está apaixonado por Eulália e precisa encontrar um jeito de terminar tudo com Justine. A francesinha está disposta a descobrir quem era a companhia de Marcos na brasserie. Eulália garante à mãe que Marcos é desimpedido. Maria conversa com Constância sobre a sua fuga e Martino entra neste momento.
Capítulo 72, 7 de setembro de 2002 – Constância diz a Martino que Maria quer ir à cidade fazer compras. Martino proíbe a mulher de sair e avisa que ela não tente fugir, porque ele irá atrás dela e tomará o seu filho. Francisca e Martino se beijam em um recanto da fazenda. Camille pede a José Manoel o endereço da pensão pois suspeita que Genaro pode ser o pai de Toni. Ezequiel desfaz o negócio com Jonatan. Maurício procura a arma do barão. Farina e Vincenzo decidem que não vão aceitar mais Martino como sócio. Camille chega à pensão e confirma com Isabela que Genaro é pianista e veio de Civita. Tzipora e Ezequiel se comovem quando a filha avisa que encontrou o pai de Toni. Mariusa acha que foi uma das meninas do bordel que procurou Genaro. Maurício fica de tocaia para atirar em Martino. Nhá Rita pressente desgraça. Camille conta pra Toni que seu pai está vivendo no Brasil e os dois saem correndo para a pensão.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 73 a 84 de Esperança!
