Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 191 a 200 da novela “Duas Caras”, exibida pela Globo em 2007/2008.
Capítulo 191, 9 de maio de 2008 – Renato incentiva a mãe a ir com ele para a casa de Ferraço, mas leva uma bronca por ter ouvido a conversa. Maria Paula realmente recusa o convite de Ferraço. Solange impede que Claudius vá à casa de Maria Paula de noite e promete acompanhá-lo na manhã seguinte. Juvenal diz a Guigui que o comício de Evilásio está vazio porque o povo é fiel a ele. Guigui desconfia que Juvenal fez algo, mas ele não confirma. Feliz vigia a favela. Evilásio fica decepcionado. Narciso e Júlia tentam animá-lo. Gioconda sobe ao palanque e inicia o seu discurso. Nanã exige que Andréia vá ao terreiro ao menos dizer que não quer assumi-lo. Edivânia a observa. Gioconda sai do palanque ovacionada.
Evilásio também é muito aplaudido. Juvenal se preocupa porque o comício esquentou. Solange garante que ele será o vencedor. Andréia se lembra das palavras de Mãe Bina e dança à luz da lua. O Sufocador a segue. Aurora percebe que Rudolf está apaixonado por Ramona e fica enciumada. Sílvia ouve Branca e Macieira conversando e descobre que Maria Paula morava em Passaredo. Sílvia pesquisa, descobre no jornal a notícia do golpe e decide que Renato deve saber a verdade sobre o pai. Ferraço garante a Maria Paula que não é mais o mesmo e pede uma chance. Andréia é perseguida. Feliz, Zangado e os outros anões conseguem pegar o Sufocador. Juvenal começa a tirar a máscara do Sufocador.
Capítulo 192, 10 de maio de 2008 – Waterloo garante que não é o Sufocador. Dália, Heraldo e Bernardinho trabalham duro. Uma revista mostra interesse em fotografar Alzira e procura Henrique. Evilásio faz discurso emocionado e a platéia vibra. Júlia comenta que Narciso ficou animado com o discurso de Gioconda. Gioconda diz que vai pensar no convite que ele lhe fez para entrar na política. Evilásio diz que ficou desanimado, mas Júlia o incentiva a lutar até o final. Waterloo jura para Juvenal que fingiu ser o Sufocador para dar um susto em Andréia. Juvenal liga para Ferraço, que manda que ele entregue Waterloo para a polícia. Benoliel comenta com Bárbara que, se Waterloo é o Sufocador, ele deve ter colocado fogo na uisqueria. Todos na favela comentam sobre Waterloo.
Amora descobre em sua bola de cristal que Waterloo não é o Sufocador. Andréia pede a proteção de Mãe Bina e se despede do terreiro. Manu e Dorginho reclamam porque não veem mais a mãe. Ela garante que, assim que o show estrear, a vida vai voltar ao normal. Alzira pensa na proposta da revista, sem saber o que responder. Carlão jura que mudou e diz que vai trabalhar no restaurante quando sair do hospital. Antônio pergunta a Débora se o filho que ela espera é seu. Gioconda e Lenir passeiam pela orla à noite. Dois rapazes atacam Lenir. Gioconda revida. Depois, ela pega o microfone do carro que vende pamonha, faz um discurso e grita: “Chega!”. Seu grito ecoa pela cidade. Sílvia prepara uma pasta com todas as matérias sobre Ferraço e o golpe e planeja entregá-la a Renato.
Capítulo 193, 12 de maio de 2008 – Débora diz a Antônio que o filho é dela e garante que nunca mais vai depender de homem algum. Graça entrevista Gioconda, que diz estar cansada de tanta hipocrisia e disposta a protestar. Branca e Macieira decidem apoiar Gioconda. Macieira diz que vai chamá-la para uma palestra na universidade. Sílvia entra na casa de Ferraço, nada em sua piscina e vai embora, deixando-o estarrecido. Ferraço ameaça demitir Nely, se ela deixar Sílvia entrar outra vez. Claudius e Solange vão à casa de Maria Paula entregar a minuta do acordo pré-nupcial. Evilásio diz à Júlia que não vai conseguir vencer Juvenal. Carlão avisa Bernardinho que vai ter alta. Bernardinho, sem graça diante de Dália e Heraldo, diz que não pode buscá-lo. É dia da eleição do diretório da universidade.
Petrus diz a Bijouzinha que eles pertencem a mundos diferentes e termina o namoro. Os professores discutem sobre os candidatos. Macieira é frio com Célia. Ignácio fica arrasado ao ver Vesga e Dagmar juntos. Maria Paula fica satisfeita com a proposta feita por Claudius. Ele comenta que Ferraço não vai gostar nada. Juvenal lê no jornal a entrevista de Gioconda. Lenir sai do hospital e vai para a casa de Barreto. Júlia diz à mãe que está muito orgulhosa. Narciso insiste que Gioconda entre para a política. Juvenal recebe o carinho do povo e fica felicíssimo. Sílvia manda entregar o envelope para Renato na escola. Ferraço diz que o que Maria Paula pede é absurdo. Ela exige que ele se case com o nome verdadeiro.
Capítulo 194, 13 de maio de 2008 – Ferraço diz que não faz o menor sentido vasculhar o próprio passado. Renato lê o “Dossiê Passaredo”. Ferraço reage também a se casar em comunhão de bens e com separação de corpos. Maria Paula garante que só se casará se ele aceitar todas as cláusulas do acordo e lhe dá um prazo de dois dias. Renato chora após ler tudo sobre o golpe do pai. Sílvia vibra. A nova pesquisa indica 84% de intenção de votos para Juvenal, 6% para Evilásio e 10% de indecisos. Júlia pergunta a Evilásio se ele quer desistir. Guigui diz a Juvenal que ele jogou sujo contra Evilásio. Carlão chega no restaurante e garante que vai trabalhar duro. Heloísa mantém Branca informada sobre o andamento das eleições.
Renato dribla o porteiro e vai embora da escola. Maria Paula é avisada. Ferraço diz a Maria Paula que não mandou nada para Renato e desconfia que Sílvia tenha aprontado algo. Gioconda recebe as antigas amigas de colégio interessadas no movimento “Chega”. Os mecânicos veem o calendário. Sílvia segue Renato, mas desiste quando ele vira em uma rua que ela não pode entrar. Maria Paula e Ferraço procuram por Renato. Barreto avisa Ferraço que encontrou uma brecha no acordo. Os votos são apurados. Alzira pede mais um tempo para decidir se assina o contrato com a revista. Juvenal não se conforma com a possibilidade de Alzira aparecer na revista. Marcello exige falar com a Condessa. Ferraço e Maria Paula batem na casa de Branca. Sílvia diz que não fez nada. Bárbara avisa que Renato está na casa de Ferraço. Renato acusa o pai de ter enganado a mãe e mostra o dossiê.
Capítulo 195, 14 de maio de 2008 – Renato diz que Ferraço somente se aproximou dele para que Maria Paula não fosse à polícia. Ferraço jura para o filho que mudou desde o acidente em Teresópolis. Maria Paula ouve atrás da porta. Renato afirma que tem vergonha de ser filho de Ferraço e que não quer vê-lo nunca mais. Depois, diz a Maria Paula que, se ela se casar com Ferraço, ele foge. Branca se impressiona com a frieza de Sílvia, quando ela conta que entregou o dossiê a Renato. Renato pede desculpas a Maria Paula e chora abraçado à mãe. Barreto aceita ser o advogado do Movimento Chega.
Guigui diz a Juvenal que ele entrou para a política de pirraça, que sua vida vai mudar quando ele for vereador e que ainda dá tempo de desistir. Rudolf ganha a eleição, com uma diferença de oito votos. Ramona diz que Rudolf precisa agora dizer a verdade, senão ela irá desmascará-lo. Célia ouve Adelaide falando mal dela e chora na frente do busto de Joca. Jojô limpa a marca do Sufocador na parede. Waterloo garante ao delegado que não é o Sufocador. Geraldo diz a Juvenal que ele vai ter problemas com a vida de parlamentar. Bárbara aconselha Ferraço a descobrir quem ele realmente é e lhe entrega os pertences de Hermógenes. Ferraço encontra a sua certidão de nascimento com seu verdadeiro nome: Juvenaldo Ferreira.
Capítulo 196, 15 de maio de 2008 – Ferraço vê o nome dos pais na certidão: Gilvan Ferreira e Alice de Sousa. Depois, lê as cartas que Hermógenes escreveu para Bárbara falando dele. Branca tenta conversar com a filha. Sílvia garante que Maria Paula não vai ficar com Ferraço. Eunice diz a Jojô que não suporta mais vê-lo bancar o que não é. Jojô explica que é isso que lhe dá dinheiro para sustentar seus quatro filhos. Narciso tenta animar Evilásio, que pensa em desistir. Solange também acha que Juvenal não vai se dar bem com a vida de vereador. Juvenal visita Alzira, que confirma sua intenção de posar para a revista, conseguir sua independência financeira e morar bem longe da Portelinha.
Zidane fica revoltado quando Gislaine propõe que eles morem juntos, mas não se casem de papel passado. Clarissa acorda Célia, que dorme em cima de alguns papéis. O gelo entre elas se quebra um pouco. Sílvia convence o porteiro a não interfonar e bate na casa de Maria Paula. Maria Paula se assusta ao ver Sílvia. Renato acorda com a discussão das duas e chama a polícia. Sílvia é presa. Marcello pede dinheiro e a Condessa promete ajudá-lo, marcando um encontro para o dia seguinte. Ferraço diz à Maria Paula que vai fazer tudo para Renato perdoá-lo. Sílvia é libertada e nem agradece a Barreto. O calendário é um sucesso. Juvenal diz que quer falar com Evilásio. Ferraço vai à casa de Maria Paula. Renato fala para a mãe expulsá-lo de lá.
Capítulo 197, 16 de maio de 2008 – Ferraço conta para Renato que descobriu seu nome verdadeiro, que foi vendido pelo pai e pede que o filho o acompanhe em uma viagem à sua cidade natal, em Pernambuco. Os dois riem juntos do nome Juvenaldo. Ferraço diz que aceita todas as exigências de Maria Paula e pede que ela permita que ele faça a viagem com o filho. Rudolf discursa. Ramona exige que ele diga quem verdadeiramente é. Heloisa avisa Macieira que vão cortar a luz da universidade. Rudolf confessa que é rico, renuncia e vai embora humilhado. Evilásio não gosta quando Juvenal o chama de moleque. Juvenal obriga Evilásio a ouvi-lo. Sílvia anda pela Portelinha e vai até a casa de João Batista.
Evilásio diz a Juvenal que jamais o traiu, simplesmente discordou dele. Juvenal propõe renunciar e apoiar Evilásio. Os dois se abraçam emocionados. Juvenal pede que todos votem em Evilásio e o povo aplaude. Todos comemoram na quadra da escola. Sílvia propõe que João Batista faça tudo o que ela mandar. Ramona chora e é consolada por Eva. Antônio avisa a Débora que uma revista quer fotografá-los juntos. Clarissa reclama do egoísmo da mãe. Jojô e Antônio se encontram na porta da casa de Débora. Célia bate na porta de Branca. Ferraço é grosseiro com Janete e Maria Paula faz com que ele peça desculpas. Maria Paula consente que Renato viaje com o pai.
Capítulo 198, 17 de maio de 2008 – Ferraço vibra e tenta abraçar Maria Paula, que se esquiva. Ele garante que ela é a mulher de sua vida, mas Maria Paula diz que é tarde demais. Ferraço sugere que ela largue o supermercado e venha trabalhar em sua empresa. Maria Paula diz que, quando ele assinar o acordo, ela pensará nisso. Débora é levada para o hospital. Célia titubeia e Branca pergunta se ela veio pedir ajuda. Célia diz que não vai se humilhar. Branca a acusa de viver sempre com as suas migalhas e as duas se desentendem. Bárbara e Andréia interferem. Célia atira uma pedra em uma vidraça da casa de Branca. Antônio teme que Débora perca a criança.
Narciso diz a Juvenal que está muito feliz por ele ter se entendido com Evilásio. Zidane tem uma crise de ciúmes, mas Gislaine avisa que não vai mudar o seu jeito de ser. Clarissa vai ao hospital apoiar Antônio. Eva garante a Ramona que Rudolf está apaixonado por ela. Ramona vai à casa de Rudolf. Branca vai à casa de Ferraço e pede que ele faça uma doação para a universidade. Ferraço pondera que ela rasgou o seu cheque e o humilhou publicamente. Branca diz que teve que engolir o seu orgulho para lhe pedir isso. Ferraço promete pensar. Maria Paula o aconselha a doar. Ramona diz a Rudolf que não tinha o direito de ter feito o que fez. Rudolf fala que ela tinha razão e pede para namorá-la. Ferraço aceita fazer a doação.
Capítulo 199, 19 de maio de 2008 – Ferraço diz a Sílvia que pouco se importa com ela e assina o cheque. Solange acha estranha a vingança de Maria Paula e comenta com Claudius que ela pode ter outros planos. Barreto teme que Maria Paula prejudique Ferraço. Ferraço diz a Branca que vai pagar tudo o que deve a Maria Paula, mesmo que precise ir para a cadeia. Juvenal liga para Alzira e Manu conta que ela está fotografando para uma revista. Condessa diz a Marcello que não vai lhe dar dinheiro. Marcello a ameaça. Apolo defende a Condessa. Condessa confessa a Juvenal que ficou interessada em Apolo. Juvenal recebe convite para a estréia de Alzira. Ramona conta para Eva que está namorando Rudolf.
Alzira se preocupa com o sufocador. Denise tem certeza de que o Sufocador vai atacar de novo. Ezequiel flagra Edivânia saindo de um beco e resolve acompanhá-la até em casa. Jojô teme que Eunice o desmascare. Fernanda conta a Benoliel que está grávida. Bernardo pressiona João Batista para arrumar emprego. Ferraço e Renato viajam. Sílvia ameaça Bárbara para saber para onde Ferraço viajou, mas ela não cede. O médico avisa a Antônio que Débora e o bebê estão bem. Antônio se emociona e faz carinho no rosto de Débora, que permanece dormindo. Branca exige que Célia convoque uma reunião do conselho e anuncie que ela conseguiu a doação para a universidade.
Capítulo 200, 20 de maio de 2008 – Célia e Branca se desentendem e os professores interferem. Clarissa pressiona Célia a aceitar a proposta de Branca. Ferraço e Renato chegam a Igarassu. Ferraço descobre que seu pai morreu. Célia cede. O conselho aplaude Branca. Célia entra na sala de Macieira e o vê com Branca. Macieira a expulsa da sala. Bernardinho consegue dinheiro para quitar a dívida com Juvenal, mas não com os outros cobradores. Heraldo e Dália culpam Carlão. Sílvia tenta tirar dinheiro do cartão que ganhou de Ferraço e se irrita quando não consegue.
Professores e alunos aclamam Branca. Célia acusa Branca de ter acabado com o casamento de Juvenal e Alzira. Branca pede que Macieira não acredite em Célia e diz que vai procurar Alzira para desfazer o mal entendido. Juvenal e Evilásio dão entrevista no posto médico e acabam discutindo na frente dos jornalistas. Os dois se reconciliam rapidamente quando Narciso conta que Evilásio tem 90% das intenções de voto na região. Juvenal manda Bernardinho acertar com os fornecedores em 10 dias. Antônio tranquiliza Débora, quando ela se assusta por estar em um hospital. Branca vai ao ensaio de Alzira, que se surpreende ao vê-la. Sílvia exige que Célia lhe dê dinheiro. Ferraço encontra sua mãe, Alice.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 201 a 210 de Duas Caras!
