Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 151 a 160 da novela “Começar de Novo”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 151, 21 de fevereiro de 2005 – Letícia dá as mãos a Aninha e pede que ela lhe dê forças até chegar à igreja, pois está muito nervosa. Ademar fala para Lucrécia que eles precisam dos barcos de Anselmo para fazer contrabando. Lucrécia garante a Ademar que tem um aliado que vai ajudá-la a se apossar dos barcos de Anselmo: Isaías, o funcionário de Anselmo. Anselmo assina os papéis que Isaías lhe dá sem ler. Isaías comenta com Anselmo que ouviu dizer que Miguel está pensando em processá-lo. Anselmo fica nervoso. Abel diz a Pedro que ele faria Letícia a mulher mais feliz do mundo se fosse ao seu casamento com Miguel. Gigi confessa para Rosário que ainda não esqueceu Miguel. Rosário sugere que Gigi use Pedro para esquecer Miguel, o que a deixa perturbada. Lucrécia garante a Simone que vai lhe dar um emprego muito melhor do que o que ela perdeu no spa.
Olavinho dá lições de como ser um político desonesto a Mário. Mário estranha ao ver Simone na casa de Lucrécia. Miguel fica nervoso com a demora de Letícia. Anselmo se embebeda e jura a si mesmo que vai se vingar de Miguel. Isaías observa, satisfeito. Letícia se prepara para entrar na igreja com Dimitri, mas Pedro faz questão de entregá-la para Miguel. Miguel e Letícia ficam muito emocionados com a atitude de Pedro. Isaías conta para Ademar que, graças aos papéis que fez Anselmo assinar, já é dono de boa parte das ações da empresa. Letícia e Miguel se casam. Carlos pede uma nova chance a Sonya, mas ela lhe dá um fora. Anselmo vai à festa de casamento de Miguel e Letícia. Gigi pega o buquê de Letícia. Anselmo invade a festa de casamento e agride Miguel.
Capítulo 152, 22 de fevereiro de 2005 – Miguel revida a agressão e expulsa Anselmo que garante ao noivo que nunca vai deixá-lo ser feliz com Letícia. Estevão fica fascinado por Carmem, mas ela não percebe. Pedro garante a Letícia que vai ter uma conversa com Anselmo. Letícia e Miguel ficam felizes com o apoio de Pedro. Lucrécia fala para Ademar que Anselmo vai ser assassinado e o crime vai ser atribuído a Miguel. Abel vê Anselmo chorando e chora também. Anselmo invade a festa de novo e diz a Miguel que ele não vai lhe roubar Abel. Dimitri dá uma bronca em Anselmo e o manda ir embora. Abel tira Anselmo dali, sentindo pena e vergonha do pai. Letícia teme que ela e Miguel jamais tenham paz.
Lúcia descobre que Lucrécia e Ademar passaram a noite inteira conversando e diz a Olavinho que eles estão tramando algo grande. Lucas vasculha a bolsa de Margarida atrás de dinheiro. Margarida o flagra, mas ele garante que estava apenas pegando a chave de casa. Betinho encontra Dandara desmaiada e se desespera. Sidarta e Isadora dançam na festa do casamento, alheios a tudo. Miguel tem uma conversa com Pedro, pede que ele não tente se vingar de Anselmo nem de Lucrécia e deixe que a justiça se encarregue deles. Pedro promete. Miguel e Pedro se abraçam, reconciliados. Anselmo chora suas mágoas para Isaías que manda Carlos dizer a Miguel que Anselmo quer falar com ele. Betinho leva Dandara para o hospital. Letícia tenta impedir Miguel de encontrar Anselmo, em vão.
Capítulo 153, 23 de fevereiro de 2005 – Anselmo garante a Miguel que é capaz de qualquer coisa por Letícia e ameaça fazer algo contra Pedro ou Sonya para se vingar. Miguel fica furioso e diz que vai acabar com Anselmo se ele fizer mal para alguém de sua família. Letícia ouve tudo. Isaías encontra a arma de Anselmo no escritório dele e manda Tenório entregá-la para Lucrécia . Betinho tenta falar com Sidarta, mas não consegue ligar para o celular dele. Miguel conta para Letícia a confissão de Anselmo, mas ela pede que ele não tente se vingar. Miguel concorda. Tenório entrega a arma a Lucrécia , que o manda continuar com o plano. Mérilin seduz Ademar. Isaías golpeia Anselmo, que desmaia. Dandara acorda e Betinho confessa que ficou muito preocupado com ela, o que a deixa feliz.
Isaías leva Anselmo até o armazém de Ademar. Tenório, a mando de Lucrécia, deixa um bilhete assinado por Anselmo no chalé de Miguel, dizendo que o está esperando no armazém. Miguel lê o bilhete e vai encontrar Anselmo. Letícia percebe, decide segui-lo e pede que Pedro faça o mesmo. Simone, a mando de Lucrécia, liga para Estevão e o manda ir até o armazém. Aninha foge da casa de Margarida. Lucrécia vai até o armazém e observa Anselmo de longe. Anselmo começa a acordar. Betinho consegue falar com Sidarta e conta que Dandara passou mal. Miguel encara Anselmo e pergunta por que ele o chamou ali. Anselmo garante a Miguel que não sabe do que ele está falando. Lucrécia atinge Anselmo pelas costas e vai embora. Letícia e Pedro chegam e veem Miguel perto de Anselmo estendido no chão e Letícia chama Miguel de assassino.
Capítulo 154, 24 de fevereiro de 2005 – Pedro percebe que Anselmo não está morto. Estevão chega ao armazém. Aninha encontra uma luva de Lucrécia na cena do crime e a leva para seu esconderijo. Doidona vê Lucrécia voltando e se pergunta onde ela esteve. Lucrécia fica nervosa ao descobrir que perdeu uma luva e mais ainda ao saber que Anselmo não morreu. Letícia não acredita na inocência de Miguel. Letícia, Miguel e Pedro dão depoimentos a Estevão. Letícia não acusa Miguel abertamente. Miguel confessa a Estevão que teve um lapso de memória, mas garante que não fez nada contra Anselmo. Pedro aconselha Miguel a fugir do país. Letícia conta para Abel que Anselmo sofreu um atentado e que viu Miguel ao lado dele na hora.
Lucrécia manda Ademar dar um jeito em Anselmo dentro do hospital. Dimitri concorda com Pedro e diz a Miguel que ele deve fugir para a Rússia, inclusive para resolver seus problemas financeiros. Letícia ouve a conversa e fala para Miguel que não vai fugir com ele. Miguel acusa Letícia de não amá-lo, pois não acredita em sua inocência. Letícia fala para Miguel que o relacionamento deles acabou. Miguel diz a Pedro que seu amor com Letícia é maldito. Pedro garante a Miguel que não vai deixar que ele desista de Letícia. Lucrécia manda colocar trincos em todas as portas da casa para impedir Doidona de entrar. Miguel parte para a Rússia. Estevão vai até o spa e diz a Pedro que veio prender Miguel. Pedro assume para o delegado que atacou Anselmo.
Capítulo 155, 25 de fevereiro de 2005 – Pedro assume para o delegado que atacou Anselmo. Estevão não acredita em Pedro, mas é obrigado a levá-lo preso. Letícia conta para Joana o que aconteceu com Anselmo e Miguel e ela fica atônita. Doidona garante a Lucrécia que vai voltar com uma ordem judicial e expulsá-la de sua casa. Mário fala para Márcia Anita que vai seguir a carreira política do pai e quer chegar à presidência do Brasil. Márcia Anita fica pasma. Aída conta para Murilo que Dandara foi hospitalizada e ele fica preocupado. Estevão diz a Pedro que ele vai ter que prestar outro depoimento. Letícia revela a Joana que Miguel fugiu do país. Doidão conta para Doidona o atentado contra Anselmo e Doidona desconfia de Lucrécia. Pedro pede que Gigi leve algumas coisas para ele na delegacia.
Gigi imagina que Pedro tenha sido preso e fica apavorada. Murilo fala para Dandara que quase morreu de preocupação quando soube que ela estava no hospital. Ela fica feliz com a notícia. Júlia percebe que Carlos está esbanjando dinheiro e fica preocupada. Rosário mostra a Mérilin que possui uma revista com fotos dela nua e avisa que vai mostrá-la a Ademar se ela não andar na linha. Pedro explica para Gigi que assumiu a autoria do crime contra Anselmo para que a polícia deixasse Miguel em paz. Mérilin garante a Ademar que está apaixonada por ele, o que o deixa cada vez mais animado. Sidarta revela a Isadora que Dandara está com anorexia. Pedro pede que Gigi guarde o bilhete que Miguel recebeu e explica que aquela pode ser a prova da inocência dele.
Capítulo 156, 26 de fevereiro de 2005 – Gigi diz a Pedro que vai guardar o bilhete na mesma pasta onde estão os documentos de Moacir. Pedro concorda com a ideia. Sidarta explica para Betinho e Márcia Anita que a doença de Dandara ainda está no início, mas pode ser muito perigosa. Todos na família ficam preocupados e decidem dar a Dandara muito carinho e apoio. Dandara fica emocionada com o carinho de sua família e de Murilo. Júlia diz a Linda que tem certeza de que Carlos está metido em alguma confusão. Carmem coloca folhetos no spa anunciando aulas de piano. Gigi esconde o bilhete que Pedro lhe deu. Lucrécia fala para Ademar que eles precisam começar a fazer contrabando com os barcos de Anselmo, pois estão precisando desesperadamente de dinheiro.
Margarida descobre que um de seus anéis sumiu, assim como sua máquina fotográfica. Branca diz a Abel que está com pena dele, mas avisa que ainda está muito magoada e não conseguiu perdoá-lo. Rosário garante a Tenório que Mérilin está em suas mãos. Júlia segue Carlos e o vê negociando com um agiota. Letícia pede que Joana cuide do Hangar, mas ela avisa que não quer lidar com Elvira. Lucrécia pergunta a Estevão porque ele não prendeu Miguel. Gigi leva uma imensa cesta de piquenique para Pedro na cadeia, com um bolo que ela mesma fez. Pedro fica encantado. Estevão deixa Letícia pasma ao falar que Pedro está na cadeia.
Capítulo 157, 28 de fevereiro de 2005 – Letícia fica pasma ao saber que Pedro assumiu o atentado contra Anselmo. Estevão observa a reação de Letícia e percebe que ela sabe que não foi Pedro quem cometeu o crime. Gigi paparica Pedro e confessa que está sentindo a falta dele. Pedro fica radiante. Carlos avisa Júlia que vai passar o dia fora e ela o segue. Sonya acompanha Júlia. Letícia diz a Pedro que Miguel não merece o sacrifício que ele está fazendo. Pedro continua acreditando na inocência do pai. Aída fala para Sidarta que teve anorexia quando era jovem e diz que pode ajudar Dandara. Pedro pede a Letícia que encontre Thiago, um amigo seu que é advogado, pois quer que ele cuide de sua defesa. Estevão descobre que existem marcas de cinco carros no armazém onde Anselmo foi baleado.
Começa a achar que talvez Miguel tivesse razão quando disse que havia caído numa armadilha. Letícia diz a Joana que não quer acusar Miguel, mas não pode deixar Pedro na cadeia. Joana aconselha Letícia a esperar mais um pouco antes de tomar qualquer decisão. Betinho conta para Dandara que ela está com anorexia. Lucrécia vai até a delegacia saber em que ponto estão as investigações sobre o crime contra Anselmo. Estevão conta para ela que Pedro confessou e foi preso. Júlia e Sonya seguem Carlos até uma casa estranha. Mário fala para Olavinho que quer sair da escola e aprender tudo o que ele sabe, pois será mais um membro da família Borges a chegar ao poder. Miguel e Dimitri chegam à Rússia. Lucrécia visita Pedro em sua cela.
Capítulo 158, 1 de março de 2005 – Lucrécia se finge de chocada ao ver Pedro na cadeia e diz que jamais esperaria que ele fosse capaz de tal ato. Pedro pergunta a Lucrécia se não teria sido ela a culpada. Lucrécia fica nervosa e vai embora. Pedro fica com a certeza de que ela está envolvida no crime. Estevão pede que um perito examine as marcas de pneu deixadas pelo carro de Lucrécia na delegacia. Carlos sai de dentro da casa com uma mulher. Júlia a reconhece como sendo Ítala, sua mãe. Júlia fica muito emocionada e pede que Sonya a leve embora dali. Branca garante a Joana que vai usar o dinheiro que seu pai lhe deixou de uma maneira que vai fazê-la feliz. Lucas diz a Teca e Márcia Anita que vai sair com outros amigos, deixando-as preocupadas.
Doidona fala para Doidão que já sabe o que vai fazer com a mansão de Lucrécia depois que tomar posse dela, mas avisa que é segredo. Lucrécia diz a Ademar que Isaías se tornou sócio majoritário da empresa de Anselmo graças aos papéis que ele assinou sem ler, e por isso eles já podem usar os barcos para fazer contrabando. Letícia fala para Gigi que tem medo de que Miguel não volte mais ao Brasil. Miguel diz a Dimitri que não tem mais vontade de viver, agora que perdeu o amor de Letícia. Lúcia convence Olavinho a tirar Mário da escola e educá-lo sozinho. Júlia pergunta a Carlos por que ele escondeu dela que a mãe deles está viva. Miguel começa a tratar de negócios com Leon. Gigi comenta com Pedro que ele não precisa de um advogado, pois para ser solto só precisa dizer quem é o verdadeiro culpado. Estevão ouve e pergunta a Gigi quem seria essa pessoa.
Capítulo 159, 2 de março de 2005 – Gigi garante a Estevão que ele entendeu mal o que ela disse. Estevão fala para Pedro que vai descobrir se ele o estiver enganando. Carlos revela a Júlia que a mãe deles está com problemas mentais e conta que encontrou-a vivendo como mendiga. Ele diz a Júlia que foi a mãe deles quem pediu que ele não lhe contasse nada, pois estava com vergonha de seu estado, e explica que tem gasto todo o dinheiro que consegue para pagar o tratamento dela. Júlia fica com pena do irmão e o abraça, solidária. Olavinho concorda em deixar que Mário saia da escola contanto que ele o ajude em sua campanha. Lúcia garante a Mário que vai conversar com Aída e convencê-la a deixá-lo sair da escola. Mário fica agradecido. Letícia conta para Abel que Pedro está na cadeia.
Sidarta diz a Dandara que ela vai voltar para casa, mas vai ter que se alimentar direito e fazer terapia. Ademar pede que Carmem volte para ele. Carmem dá um fora definitivo em Ademar, que diz que ela ainda vai se arrepender do que fez. Abel e Letícia ligam para o telefone de Thiago que encontram no caderninho de Pedro, mas não conseguem falar com ele. Branca conta para Lucrécia que doou todo o seu dinheiro para uma instituição de caridade, o que a deixa furiosa. Gigi e Rosário fazem um bobó de camarão para Pedro. Lúcia diz a Aída que se ela não deixar Mário sair da escola, vai se vingar dela prejudicando seu spa. Júlia fala para Carlos que quer conversar com sua mãe. Ademar e Lucrécia se encontram com Isaías no armazém e o mandam iniciar o contrabando. Estevão flagra Ademar e Lucrécia no armazém e pergunta o que eles estão fazendo ali.
Capítulo 160, 3 de março de 2005 – Ademar diz a Estevão que ele e Lucrécia estavam falando de negócios. Lucrécia convida Estevão para jantar em sua casa e fala para Ademar que eles precisam tentar suborná-lo de uma vez por todas. Pedro diz a Gigi que tudo o que queria era tomar um banho de mar. Aída tenta convencer Mário a não sair da escola, mas ele se recusa a ouvi-la. Branca fala para Joana que doou todo o seu dinheiro porque ele só lhe trouxe infelicidade. Joana diz a Xavier que acha que Branca jamais perdoará Abel. Gigi pede que Rosário distraia o guarda e rouba as chaves dele. Dandara volta para casa e Betinho é muito carinhoso com ela. Ela fica radiante. Ademar fala para Tenório que quer se vingar de Carmem. Xavier percebe que Lucas anda desobedecendo muito a seus pais e fica preocupado.
Gigi tira Pedro da cadeia e o leva até a praia. Os dois mergulham juntos. Dimitri vê que Miguel sente a falta de Letícia, mas ele afirma que ainda está muito magoado com ela. Letícia pensa em Miguel. Sidarta fala para Betinho que está muito orgulhoso dele. Lucrécia avisa sua família que vai oferecer um jantar a Estevão e manda que todos se comportem. Margarida diz a Xavier que acha que Lucas está roubando coisas da casa para vender. Xavier decide ter uma conversa com Lucas. Doidona lembra que já fez uma peça com Ítala e se pergunta o que terá acontecido com ela. Estevão chega para o jantar na casa de Lucrécia. Gigi leva Pedro para tomar um banho em casa e depois ele volta para sua cela. Pedro dá um beijo em Gigi.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 161 a 170 de Começar de Novo!
