Quem é José Ferreira da Fonseca em Ouro Verde?
José é banqueiro e o patriarca da família Ferreira da Fonseca. É um homem de princípios, mas não é um santo. É viúvo de Eduarda com quem não teve um casamento feliz, a relação era formal e Eduarda foi-lhe infiel. José também não era um marido exemplar. A única mulher que amou verdadeiramente foi Amanda Nascimento, que começou por ser sua amante, ainda muito nova. José levou-a para o BBFF, como secretária, e a moça revelou-se uma funcionária eficiente.
Acredita em Deus porque, um homem precisa de acreditar em qualquer coisa para se distinguir dos animais. Mas não é religioso. Vai à missa porque isso é um ritual que é preciso cumprir, faz parte de uma estrutura social em que acredita: as elites devem dar o exemplo. É muito amigo do padre Sebastião, com quem joga xadrez todas as semanas. É um homem da finança clássica, que fez crescer o banco que o seu pai fundou a partir de uma pequena casa de câmbios. A nova finança é uma abstração que lhe desagrada profundamente: mercados, fundos, bolhas. Odeia isso tudo, não percebe a finança virtual.
Quando ficou doente cedeu o lugar a Miguel, o filho mais velho, embora saiba que Antônio, o mais novo, seria o mais indicado: é mais inteligente e mais financeiro, com uma visão dos negócios mais próxima da sua. Foi um pai distante e um marido frio, nessa altura estava demasiado ocupado com o banco. Agora, é um homem de afetos, que adora os netos, que olha com bom humor e muita ternura para as ideias ecologistas e veganas de Bia. Tem ainda uma relação especial com Mônica, a nora mais velha, filha do seu sócio e grande amigo, Guilherme de Sousa, que morreu cedo de mais.
José Ferreira da Fonseca é interpretado pelo ator Rui Mendes em Ouro Verde.
Veja também:
