Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 37 a 54 da novela “A Padroeira”, exibida pela Globo em 2001/2002.
Capítulo 37, 30 de julho de 2001 – Os pescadores se emocionam com a inauguração da capela. Antunes fica sabendo que o juiz está para chegar e expulsa a família de Lourenço de casa, pois quer usá-la para dar uma festa. Fernão não deixa que a família de Lourenço se abrigue no mercado, dizendo que só os ajudará se Cecília implorar. Ela se recusa. Cosme e Damião roubam a peruca de Antunes. Manoel procura os escravinhos na floresta e dá de cara com Dorotéia e Faustino.
Capítulo 38, 31 de julho de 2001 – Dorotéia reconhece Delfina e explica para Manoel que criou a menina, que fingia ser portuguesa e prima do poeta. Manoel persegue Cosme e Damião dentro da tenda de Dorotéia, que desaba, machucando-a. Úrsula cuida de Dorotéia. Honorato, o juiz ordinário, está na floresta com o carro de viagem quebrado. Fernão se recusa a devolver as joias de Cecília. Antunes recebe a comitiva de Dorotéia pensando que é a do juiz. Quando chega o juiz Honorato, Antunes o expulsa e o joga na lama.
Capítulo 39, 1 de agosto de 2001 – Antunes percebe o erro e expulsa a companhia de Dorotéia da festa. Joaquina apresenta seu primo Honorato a todos. Manoel perdoa Delfina. Izabel não consegue pegar as joias de Cecília, então lhe entrega as suas. Diogo pede para passar uma noite com Izabel e ela foge. A família de Cecília se abriga na antiga hospedaria. Imaculada descobre que Izabel deu suas joias, decide vender Zacarias, mas a menina solta o escravo e manda que ele fuja.
Capítulo 40, 2 de agosto de 2001 – Izabel pede que Zacarias se batize e revela que há um santa negra na vila dos pescadores. Úrsula desconfia ao ver Tiburcina manuseando o santo. Gertrudes acusa Cecília de ser a culpada pela desgraça da família e insiste para que ela se case com Fernão. Dorotéia avisa a Manoel que tem motivos para permanecer na vila e vai ficar na casa dele. Silvana pressente que alguém precisa de ajuda. Zacarias foge, com Fernão no seu encalço.
Capítulo 41, 3 de agosto de 2001 – Honorato afirma que Antunes fez mal em prender Lourenço e começa a analisar o caso. Cecília pede ajuda ao juiz, que se encanta com a menina. Zacarias entra na capela, mas logo surge o capataz. O escravo pede para rezar. Dodô arranca cabelos de Imaculada para usar na poção que quebrará o encanto. Dorotéia pergunta a Úrsula onde está o filho que ela roubou. Zacarias reza para a santa, que realiza um milagre soltando seus grilhões.
Capítulo 42, 4 de agosto de 2001 – João Alves, Zacarias e Inocêncio entram na vila clamando terem visto um milagre. Padre José e Izabel afirmam que se Zacarias foi abençoado pela santa e deve ser libertado. Imaculada é obrigada a fazê-lo. Dorotéia afirma que Úrsula é uma parteira que roubou seu filho. Fernão quer destruir a capela. Delfina fica radiante ao saber que Valentim está bem. Dorotéia se emociona ao ver a santa. Fernão entra na capela com Antunes e os soldados.
Capítulo 43, 6 de agosto de 2001 – Fernão tenta atirar na santa, mas Padre José se coloca na frente e é morto. A capela desaba. Honorato acredita que a morte de Padre José foi um acidente. Silvana se emociona ao ver que Dorotéia salvou a santa. Padre Gregório ajuda Valentim a chegar na casa de Cecília, e ele não entende porque não há ninguém. Joaquina revela a Honorato que Izabel é filha de Antônio, mas Diogo não. Os pescadores querem achar um novo abrigo para a santa.
Capítulo 44, 7 de agosto de 2001 – Silvana sonha com o local onde deverá esconder a santa. Zoé joga lama em Cosme e Damião. Molina aconselha Fernão a tentar apressar o leilão dos bens de Lourenço. Diogo fica com ciúmes ao ver Faustino tocando uma música para Izabel, que garante que ele só entrará em seu quarto depois do casamento. Cecília pede que Honorato apresse o julgamento de seu pai e ele a abraça e beija. Ofendida, Cecília dá um tapa em Honorato.
Capítulo 45, 8 de agosto de 2001 – Honorato diz que o julgamento será no dia seguinte e Cecília chora. Imaculada toma uma sopa com a poção que deveria ser de Manoel. Os pescadores escondem a santa na floresta. Honorato quer leiloar os bens de Lourenço. Valentim pede que Padre Gregório leve um recado a Cecília, mas Blanca diz que ela mesma o fará. Joaquina tenta vestir Zoé com roupas de menina. Começa o julgamento de Lourenço e Dorotéia decide ajudar Cecília.
Capítulo 46, 9 de agosto de 2001 – Honorato acusa Lourenço de tentativa de fuga, o julga culpado e determina que todos os seus bens devem ser leiloados. Os bens são leiloados por muito menos do que realmente valem. Fernão compra a casa de Lourenço e Joaquina as terras do pai de Cecília. Molina fica pasmo ao saber que deverá rezar as missas. Fernão pede que Cecília se case com ele. Como vingança, ele queima a mercadoria que ela estava vendendo.
Capítulo 47, 10 de agosto de 2001 – Valentim vê o incêndio e decide ir ajudar. Cecília o vê no meio da confusão, mas acredita que foi uma ilusão. Molina sugere que Fernão procure Úrsula para conseguir Cecília. A feiticeira decide fazer o que ele pede, em troca de ouro para dar a Valentim. Marcelina pega sarampo de repente, e a família de Cecília é expulsa da hospedaria por não ter pago o aluguel. Angustiada, Cecília implora para que Fernão se case com ela.
Capítulo 48, 11 de agosto de 2001 – Fernão aceita. Ele quer que Molina celebre o casamento, mas Blanca avisa que assim ele não será válido. Fernão contrata Dorotéia para tocar em sua festa de noivado e ela sugere que ele faça um baile de máscaras. Manoel quer avisar Valentim, mas Blanca não deixa e afirma que Cecília está se casando com Fernão porque quer. Lourenço é solto. Padre Gregório avisa Valentim que Cecília está noiva e ele decide ir à festa.
Capítulo 49, 13 de agosto de 2001 – Valentim penetra na festa com a ajuda de Dorotéia. Izabel recusa-se a deixar Diogo entrar em seu quarto. Cecília reconhece Valentim, mesmo mascarado. Inocêncio rouba um beijo de Delfina. Fernão humilha Lourenço. Valentim se encontra com Cecília, mas afirma que a despreza por ela ter se vendido a Fernão. Fernão manda que Valentim tire a máscara. Faustino elogia Izabel e Dorotéia fica furiosa. Valentim tira a máscara e Fernão desembainha a sua espada.
Capítulo 50, 14 de agosto de 2001 – Valentim luta e consegue fugir. Diogo pressiona Izabel. Valentim acusa Blanca por não ter revelado que Cecília ia se casar. Cecília devolve a aliança a Fernão, que recusa. Valentim se muda para a vila dos pescadores. Gertrudes concorda em ajudar Cecília a encontrar Valentim após ela prometer que vai se casar com Fernão. Úrsula se apavora ao saber que Cecília é a mulher que Fernão deseja e Manoel pede que ela desfaça o feitiço o quanto antes.
Capítulo 51, 15 de agosto de 2001 – Úrsula se desespera porque o feitiço só acaba se Fernão voltar atrás. Honorato faz com que Valentim e Fernão prometam não insistir na vingança mútua. Fernão se recusa a desfazer o feitiço. Úrsula e Manoel descobrem que o mapa foi roubado. Dorotéia pressiona Úrsula para saber da criança que ela roubou. Cecília fica triste ao saber que Fernão já marcou a data do casamento. Zacarias vê um novo milagre da santa: a árvore seca começa a brotar.
Capítulo 52, 16 de agosto de 2001 – Zacarias decide virar padre, mas Molina avisa que ele precisa de dinheiro. Padre Gregório oferece uma corrente de ouro para pagar seus estudos. Zacarias se despede de Izabel. Valentim descobre que a data do casamento de Cecília está marcada. Várias pessoas da vila ganham santos iguais aos de Tiburcina. Ela percebe que o seu santo sumiu e, desesperada, confessa a Úrsula que o mapa estava escondido dentro dele. Cecília se entrega ao amor de Valentim.
Capítulo 53, 17 de agosto de 2001 – Cecília afirma que ainda vai se casar com Fernão, deixando Valentim surpreso. João Alves aconselha Valentim a ir no casamento e tentar fazer Cecília desistir. Blanca manda Brásia roubar o lençol do enxoval de Cecília. Úrsula confessa a Manoel que não é mãe de Valentim. O casamento se realiza, mas Úrsula o amaldiçoa e morre logo após. Blanca mostra a Fernão o lençol de Cecília manchado de sangue, e explica que ela dormiu com Valentim.
Capítulo 54, 18 de agosto de 2001 – Fernão fica furioso e se recusa a tocar Cecília, jurando que vai fazer da vida dela um inferno. Valentim fica pasmo ao saber da verdade e faz com que Manoel prometa ajudá-lo a encontrar o mapa e sua verdadeira mãe. Delfina afirma que o poeta só vai se curar da paixão por Imaculada se amar outra pessoa e Dorotéia decide conquistá-lo. Honorato pede que Gertrudes cuide de Zoé, enquanto ele trabalha. Diogo insiste que Izabel se entregue para ele.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 55 a 72 de A Padroeira!