Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 136 a 150 da novela “Coração de Estudante”, exibida pela Globo em 2002.
Capítulo 136, 1 de agosto de 2002 – Edu fica arrasado por ter que se separar do filho. Leandro garante a Mariana que não fez mal algum a Lipe. Amelinha se oferece para ajudar Edu, mas ele afirma que não há nada que ela possa fazer. Lipe chora, pensando no pai. Edu explica sua situação para Clara, pede que ela o ajude, mas ela se recusa. Esmeralda aconselha Nélio a esquecer Amelinha. Lolô se insinua para Baú, jurando que quer ser só sua amiga. Clara decide ajudar Edu, para raiva de Pedro e Amelinha. O juiz Bonifácio afirma que não vai permitir que Edu veja o filho. Edu agradece a Amelinha por tudo o que ela já fez por ele e os dois acabam se beijando. Rafaela fica chateada ao ver Fábio beijando Rosana. Lolô garante para Pati que quer ajudar a salvar seu casamento. Amelinha e Edu vão fazer amor, mas ela começa a passar mal.
- Veja também:
- Resumo da novela Coração de Estudante
- Final da novela Coração de Estudante
- Resumo das novelas
Capítulo 137, 2 de agosto de 2002 – Amelinha teme perder o bebê. Edu jura que estará ao lado dela. Armando coloca-a em repouso. Nélio procura Amelinha. Edu manda o peão desaparecer da fazenda. Lolô manda Pati fingir ser indiferente a Baú, que ele voltará correndo. Baú estranha quando Pati não demonstra ciúmes. Eneida avisa Clara que perderam o recurso pelo embargo da hidrelétrica. Edu conversa com os posseiros em nome de Amelinha. Clara acusa-o de ter mudado de lado. Os dois marcam um encontro para discutir a questão. Raul não quer, mas Lígia o acode quando ele cai de cama com uma virose. Mariana se magoa quando Lipe garante que só o pai o compreende. Amelinha instiga os ciúmes de Pedro. Edu acusa Clara de ter traído o amor dos dois. Amelinha e Pedro entram na hora em que Clara responde que foi Edu quem traiu o que ela sentia por ele.
Capítulo 138, 3 de agosto de 2002 – Pedro vai embora magoado e Clara sai atrás dele. Amelinha permanece calma, para surpresa de Edu, mas longe dele demonstra todo o seu ódio. Baú provoca Pati, mas ela finge não notar. A moto de Pedro enguiça. Edu e Amelinha oferecem carona. Pedro e Clara aceitam depois de muitas brigas entre os quatro. Lígia pede que Raul reconsidere a decisão de se separar. O fotógrafo chantageia Amelinha. Edu segue a mulher, descobre que ela pagou alguém para fotografar a briga e colocar no jornal, a acusa e ela acaba confessando. Chove torrencialmente e Clara convence Pedro a não ir até a fazenda. Edu bate na porta de Clara. Amelinha começa a sentir dores. Raimunda e Beraldo não sabem o que fazer já que as estradas estão interditadas. Edu beija Clara. Nélio chega à fazenda e Raimunda pede que ele faça o parto.
Capítulo 139, 5 de agosto de 2002 – Nélio se dispõe a fazer o parto de Amelinha. Clara manda Edu ir embora, mas ele volta a beijá-la. Beraldo consegue ligar para Armando e avisa que Amelinha está passando mal. Pedro desconfia de que Edu e Clara estão juntos. Clara garante para Edu que a chance deles já passou e Pedro ouve tudo. Amelinha sofre muito com o parto e teme que alguma coisa dê errado. João acorda do coma. Pedro avisa a Edu que Amelinha está passando mal e ele vai embora com a moto de Pedro. O filho de Amelinha nasce. Nélio fica com inveja de Edu ao vê-lo com o filho nos braços. Pedro fica furioso por Edu ter apanhado sua moto. Nélio chega arrasado no bar de Esmeralda, que o consola. Edu pede que Mariana deixe Lipe conhecer o irmão e ela acaba concordando. João fica pasmo ao saber que estava em coma há meses e decide fugir do hospital. João vai até a casa de Clara.
Capítulo 140, 6 de agosto de 2002 – Clara avisa a João que nunca vai chamá-lo de pai. Amelinha fica receosa de deixar Lipe pegar em seu filho, o que chateia Edu. Esmeralda se irrita ao saber que Nélio vai visitar o bebê de Amelinha. Clara afirma para João que ele estragou o casamento de seus pais. Todos da fazenda ficam pasmos ao ver João, que sente muito orgulho do neto. Lolô garante a Pati que Baú está cada vez mais apaixonado por ela. Baú fica confuso com a indiferença de Pati. Edu agradece a Nélio por ter feito o parto e deixa que ele pegue o bebê, contrariando Amelinha. Sofia fica feliz ao ver que o comportamento de seu pai mudou. João vai até o escritório de Raul e pede que ele desfaça todos os seus negócios desonestos. Raul insulta João, que tenta, sem sucesso, reconciliá-lo com Lígia. Pedro manda que Edu pare de correr atrás de Clara.
Capítulo 141, 7 de agosto de 2002 – Thaíssa confessa que não é a Bárbara. Cabeção e Bia discutem na frente do colégio inteiro. Thaíssa garante a Pedro que Bárbara é uma menina de outro estado que tem namorado, mas ele avisa que quer ficar um tempo afastado dela. Drica dá uma bronca em Daniel por tê-la largado na chuva. Afonso se preocupa com a teimosia de Isaura em dar aula do seu jeito. Mariana quer revelar logo para Letícia que Marcão é seu namorado, mas ele não deixa. Pedro avisa que está pensando em terminar com Thaíssa e a família inteira protesta. Rodolfo se sente útil por poder ajudar Pedro em sua aula. Solene deixa mais bilhetes para Beto em nome de Dona Vilma e vice-versa. Ao ver que Débora está curada, Kailaini a trata friamente. Júlia vai ao clube ver Rodolfo e ele a apresenta para Pedro.
Capítulo 142, 8 de agosto de 2002 – Raul sugere que João passe a sua fortuna para Amelinha para não ser tachado de louco. Mariana avisa Edu que Lipe não quer falar com ele. Nélio se desdobra em cuidados com Esmeralda. João pede que Clara seja sua advogada. Baú sai de casa. Pati chora no ombro de Lolô. Clara enfrenta Amelinha, já como advogada de João. Raul reconhece para Clara que aceitou a causa para se vingar de João. Fábio avisa aos amigos que foram desclassificados do festival, porque a música de Baú não era inédita. Beraldo avisa João que Amelinha mandou que os empregados só obedecessem a ela. Lolô impede Pati de pedir perdão ao marido.
Capítulo 143, 9 de agosto de 2002 – A professora avisa Mariana que Lipe ficou anti-social desde que foi proibido de ver o pai. Lipe não quer que o pai venha na sua festa de aniversário. Amelinha manda reiniciar as obras. João espuma de raiva e a filha mostra uma procuração assinada por ele, antes do coma, dando-lhe amplos poderes. João sente-se decepcionado. Leandro incentiva o ciúme de Lipe, garantindo que o pai não iria mesmo à festa, pois só quer saber do bebê. Nélio obriga Esmeralda a seguir a dieta prescrita pelo médico e se paramenta todo para acompanhá-la na caminhada diária. Baú agarra Lolô. O mágico e seu assistente, um enorme sapo, divertem as crianças.
Capítulo 144, 10 de agosto de 2002 – Levado para trás da cortina pelo sapo, o menino descobre que é o pai, que o abraça com amor. Leandro manda o delegado colocá-lo para fora. Beraldo é demitido por Amelinha por acatar uma ordem de seu pai. João defende o peão. Ela chama-o de gagá e leva uma bofetada.Pati sofre ao saber que Baú e Lolô estão se beijando na frente de todos. Esmeralda e Nélio se beijam. Amelinha manda os peões colocarem João para fora da casa, mas eles ficam imóveis. João resolve sair e pede abrigo para Clara.
Capítulo 145, 12 de agosto de 2002 – João pede para passar a noite na casa de Clara. Esmeralda garante a Nélio que sente apenas carinho por ele, mas mal consegue se segurar. Baú fica chateado ao ver que seus companheiros de banda estão com raiva dele. Clara deixa que João fique em sua casa, enche-o de cuidados, deixando-o feliz. Pedro se irrita por ter que dormir na sala. Pati jura para Baú que foi Lolô quem destruiu o casamento deles, mas ele não acredita. Amelinha fica furiosa ao saber que seu pai está morando com Clara, e avisa que vai fazer com que ele perca todo seu poder. Raul exige que Clara desista de defender João, mas ela se recusa. Pati vê Lolô convidando Baú para conhecer seus pais. Nélio salva Esmeralda de um assalto e ela passa mal. Pati e Lolô se atracam. Clara discute com João e, sem querer, o chama de pai.
Capítulo 146, 13 de agosto de 2002 – Nélio e Esmeralda dormem juntos. Lolô dá uma surra em Pati, mas afirma para Baú que foi ela quem a atacou. Mateus encontra Nélio no quarto da mãe e fica furioso com os dois. Amelinha e Edu conversam com Armando sobre os cuidados que devem tomar com o filho. Lipe acha que seu pai vai parar de gostar dele por causa do bebê. Nélio garante a Mateus que nunca vai fazer Esmeralda sofrer. João manda Beraldo derrubar a cerca que divide as terras de suas filhas. Amelinha provoca Clara, levando o filho para ela ver. Esmeralda fica furiosa ao ver Amelinha tripudiar de Nélio e exige que ele tome uma decisão. Baú avisa a Pati que vai começar a namorar Lolô. Nélio leva Esmeralda para passear a cavalo pela cidade, mostrando para todos que eles estão juntos. Pedro afirma para Clara que quer ter um filho com ela.
Capítulo 147, 14 de agosto de 2002 – Clara avisa a Pedro que não quer ter filhos, mas ele não acredita. Amelinha impede Beraldo de derrubar a cerca em suas terras. Esmeralda garante para Nélio que eles vão ser felizes. Amelinha vê Nélio beijando Esmeralda. Pedro jura que vai fazer Clara mudar de ideia. Amelinha seduz Edu, eles transam, mas ele logo se arrepende. Lolô afirma para Rita que vai engravidar de Baú para fazê-lo ficar com ela. Edu não acredita que os posseiros tenham chance de ficar com as terras de hidrelétrica, o que deixa Clara decepcionada. Amelinha ameaça não contribuir para a campanha de Lineu se ele não expulsar os posseiros. Nélio rejeita Amelinha, deixando-a abalada. Clara e Pedro vão defender os posseiros quando sabem que a polícia recebeu ordens de expulsá-los. Para surpresa de Clara, Edu vai também.
Capítulo 148, 15 de agosto de 2002 – Clara decide ir com Edu conversar com a polícia, para ciúmes de Pedro. Rita se insinua para Nélio, mas Esmeralda deixa bem claro que ele agora tem dona. Clara e Edu estão tentando argumentar com o prefeito quando João chega, exigindo que a polícia saia dali. Mateus quer que Rafaela se case com ele, mas ela acha que está muito jovem. Lineu afirma para João que ele não tem mais autoridade, enfurecendo-o. Edu convence o prefeito a fazer com que a polícia recue, deixando Clara admirada. Amelinha fica irritada ao saber que Edu estava ao lado dos posseiros. Clara pergunta a Pedro se ele quer ter um filho para compensar a falta que sente dos seus. Amelinha encoraja Bruna a tentar reconquistar Nélio se escondendo no quarto dele. Esmeralda encontra a menina, mas Nélio a convence de que não fez nada. Clara avisa a Pedro que conseguiu para ele um encontro com seus filhos.
Capítulo 149, 16 de agosto de 2002 – Clara confirma que o encontro é no dia seguinte, no Rio. Lipe pede à mãe que Leandro não faça nada contra Edu. Leandro garante que vai denunciar Edu. Mariana olha, tentada, para uma garrafa de vinho. Nélio e Esmeralda passeiam de braços dados pela praça e os fofoqueiros comentam. Mateus insiste em casar com Rafaela. Bruna sugere que a amiga finja ainda gostar de Fábio. Leandro pressiona Ronaldo a tomar uma atitude contra Edu, mas o reitor adverte que ele está misturando a vida pessoal com a profissional. João nada consegue com o juiz Bonifácio. Raul vibra ao dizer que o ex-amigo está acabado. Rafa pede que Fábio finja que está rolando alguma coisa entre eles. Nélio fica enciumado quando João insiste em conversar com Esmeralda. Clara e Pedro viajam. As crianças encontram um cavalo machucado. Pedro chora de emoção no reencontro com os filhos.
Capítulo 150, 17 de agosto de 2002 – André e Rodrigo não aceitam os presentes de Pedro. João fica boquiaberto quando Nélio avisa que está com Esmeralda. Mariana atira copo e garrafa na parede. Lipe pede ajuda a Nélio para controlar o cavalo arisco, que chamam de Costelinha. André é duro com Pedro insistindo que é órfão de pai e mãe. Clara se apresenta como colega de Pedro. Esmeralda briga com Nélio que amarrou Costelinha na porta do bar. O dono do animal aparece e concorda em vendê-lo. Baú só fala de Pati, irritando Lolô. André faz questão de lembrar que o pai é o culpado pela morte da mãe. A simpatia de Clara consegue quebrar o gelo de André e Rodrigo. Esmeralda dá aula para Nélio. Pedro explica para os filhos que não foi culpado pelo acidente e eles acabam se abraçando. Mateus e Rosana flagram Rafa e Fábio se beijando. Amelinha promete resolver a situação dos posseiros, se Edu nunca mais vir Clara. Pedro pede Clara em casamento.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 151 a 165 de Coração de Estudante!
