Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 51 a 60 da novela “Desejo Proibido”, exibida pela Globo em 2007/2008.
Capítulo 51, 2 de janeiro de 2008 – Henrique diz que ninguém pode saber que ele já consegue andar, principalmente Laura. Raquel deixa claro que quer uma recompensa pelo seu silêncio. Henrique promete ajudá-la no romance com Chico. Galileu visita André e pede para ir ao jardim, interessado naquelas plantas. Miguel vai à casa de Laura, que se arruma para recebê-lo. Ele pede que Laura interceda para que a casa se transforme em posto médico. Trajano procura Henrique. Cândida manda o neto ter cuidado com o que fala. Henrique diz a Trajano que estava ocupado caçando a onça e nem viu Ana no dia em que ela desapareceu. Cândida pega o pano vermelho que Germano lhe entregou na manhã seguinte ao desaparecimento de Ana.
Trajano faz questão de falar com Germano na frente de Henrique. Argemiro pede a mão de Eulália para o prefeito, pensando em ajudar Florinda a se casar. Cidinha vigia na praça os dois casais: Eulália e Argemiro; Ciro e Florinda. Eulália fica triste quando Argemiro diz que não vai beijá-la, porque o namoro é só fingimento. Chico fica furioso quando Laura pede que ele ceda a casa para um posto, que será dirigido por Escobar. Magú, Teresa e Guilhermina aprovam o romance de Madalena e Trajano. Ele vai até a casa da família de Madalena para pedi-la em namoro, mas ela faz questão de continuar trabalhando. Madalena promete a Purezinha que vai esquecer João Antônio com o romance com Trajano. João Antônio volta à cidade e bate na selaria de Pedrão.
Capítulo 52, 3 de janeiro de 2008 – Viriato diz a Magnólia que o painel da Virgem é fundamental para sua carreira política. Pedrão cuida do cavalo de João Antônio, que acaba dormindo em um monte de feno. Magnólia sai, sorrateira, à noite e Viriato pensa que está sendo traído. Magnólia explica que saiu para terminar o painel e o prefeito vibra. Henrique incentiva Chico a levar Raquel para conhecer a sua fazenda. Inácio sugere que Escobar procure outra casa quando Laura conta a reação de Chico. Alcebíades vai à selaria e encontra com João Antônio. O jovem tenente garante que está só de passagem pela cidade.
Alcebíades conta que Madalena está de casamento marcado. João Antônio pede que ele diga a Madalena que nunca a esqueceu, apesar da vida tê-los separado. Chico passeia com Raquel a cavalo. Purezinha manda Alcebíades não contar sobre o encontro com o tenente para Madalena. Trajano conhece João Antônio na barbearia e o convida para almoçar em sua casa. Iraci confessa a Laura que tem quase certeza de que Ana não está viva, por causa da falta de notícias da filha. Chico beija Raquel e ela pede que ele esqueça o ocorrido, pois ela não pode sonhar com um homem casado. Laura pede que a Virgem mande um sinal que sua mãe está viva e uma ave branca entra voando na gruta. Raquel diz a Chico que vai rezar para a sua mulher voltar. Laura conta para Escobar que recebeu um aviso de que Ana vai voltar.
Capítulo 53, 4 de janeiro de 2008 – Escobar diz a Laura que a ave ter entrado na gruta não passou de coincidência. Miguel completa que nenhum milagre da Virgem foi comprovado ainda e Laura vai embora desanimada. Miguel a segue e ela o abraça, triste. Guará, Dioclécio e Nezinho só observam. Madalena desmaia quando Trajano chega em casa com João Antônio. Magú explica que Madalena é governanta de dia e também namorada de seu pai. As meninas tentam impedir, mas João Antônio acha melhor ir embora. Guará comenta com Brasil que foi João Antônio que prejudicou a vida de Madalena.
Um romeiro pede um vidro de água santa para Dulcina na botica, mas ela diz que ele está no lugar errado. Galileu descobre Diogo enchendo vários vidros com água da bica. Diogo garante que estava só lavando os vidrinhos e o pai acredita. Noronha conta a Gaspar que o pedido de desapropriação das terras de Chico foi negado. Escobar diz que Madalena sofreu um abalo emocional e ela garante a Trajano que a causa do desmaio não foi João Antonio. Madalena diz a Purezinha que precisa conversar com o tenente. Guará diz a Purezinha que João Antônio já deixou a cidade. Lídio se declara para Dulcina e os dois se beijam. Galileu e a banda tocam na praça. Viriato inaugura o painel. Nezinho grita que a santa está com a cara de Magnólia. Inácio fica furioso.
Capítulo 54, 5 de janeiro de 2008 – Inácio se recusa a benzer o painel na inauguração. Inácio diz que vai largar a paróquia e deixá-la sob os cuidados de Miguel. O padre comenta com Escobar que Miguel ainda alimenta esperanças de se casar com Laura. Miguel chora lembrando do beijo de Laura. Ciro observa Diogo vendendo os vidrinhos com água para os romeiros e propõe sociedade e ampliação dos negócios. Diogo aceita. Gaspar dá uma flor para Guilhermina e conta que Trajano não deixou que falasse com ela. Brasil termina o encontro dos dois. Raquel janta com Chico na fazenda. Iraci diz a Tonha que desconfia da enfermeira e acha que ela só quer tirar proveito de Chico.
Raquel pede que Chico ceda a casa para Escobar, como prova de que não é mais ligado ao passado. O coronel diz que só se importa com ela e a beija. João Antônio se esconde de dois soldados que estão à procura de alguém. Guilhermina, Magú e Teresa ficam felizes quando observam Trajano e Madalena se beijando. Diogo pega uma carta endereçada a Miguel. Laura se espanta ao ver Raquel tão íntima de Chico. A enfermeira diz que convenceu o coronel a ceder a casa. Chico explica que Raquel passou a noite na fazenda porque estava tarde para voltar. Laura pede a Escobar e Miguel para se unir a eles no futuro posto. Diogo entrega a carta de Miguel a Henrique. Inácio pede que Laura não se envolva com o posto médico, pois deve ficar afastada de Miguel. Henrique conta a Raquel que Miguel foi dispensado de seus votos e oficialmente não é mais padre.
Capítulo 55, 7 de janeiro de 2008 – Henrique diz para Raquel que Miguel só vai saber que não é mais padre depois que do seu casamento com Laura. Raquel e Henrique tentam queimar a carta, mas Germano e Faustino batem na porta e eles apagam o fogo. Raquel esconde a carta ainda intacta na cadeira de rodas, sem que Henrique perceba. Miguel diz a Inácio que o amor que sente por Laura é mais forte do que a sua vocação. Raquel diz a Chico que não consegue parar de pensar nele. Cândida diz a Raquel que ela deve se comportar em sua casa, mas ela a enfrenta. Belinda implica com Lídio, mas Dulcina garante que a mãe terá que aceitar o namoro deles. Gaspar concorda em fazer a reforma da casa para virar posto médico.
Viriato diz a Cândida que o novo lugar para ponte tinha problemas. Cândida exige verificar o local pessoalmente. Viriato manda Galileu pedir a Edith que ela se esconda. Henrique finge ter dificuldades para fazer os exercícios da terapia aquática e Laura olha penalizada. Raquel quase afoga Henrique quando ele diz que mulheres como ela não se apaixonam. Ciro ajuda Henrique a sair da água. Escobar e Miguel desconfiam que Henrique possa estar envolvido no desaparecimento de Ana. Nezinho, Guará e Brasil tentam descobrir a razão da obra que os dois estão envolvidos. Ciro e Florinda se divertem na cachoeira. Edith não encontra André em casa. Viriato e Cândida caminham pela mata. André encontra Viriato e corre para ele, o chamando de pai.
Capítulo 56, 8 de janeiro de 2008 – Edith leva André embora. Magnólia tem uma crise de ciúmes ao ver Cândida e Viriato juntos. Cândida pergunta a Viriato por que ele não quer a ponte naquele lugar. Viriato pede que ela tenha piedade, pois André precisa de cuidados especiais. Cândida avisa que a ponte passará exatamente ali. Magnólia desconfia quando Florinda chega em casa com o cabelo molhado. Purezinha pega o colchão de Nezinho para colocar no sol e estranha o peso. Laura e Miguel se encontram na cachoeira, como no dia em que se conheceram. Ele diz que não adianta fugir do destino e beija Laura. Ela se sente culpada por Henrique.
Cândida manda Ciro descobrir quem é o dono das terras por onde a ponte vai passar. Uma mula começa a mastigar o colchão de Nezinho. Escobar examina Henrique e diz que ele já está forte para voltar a andar. Henrique é colocado em pé e forja um tombo. Ele diz a Laura que está condenado à cadeira de rodas. Laura promete ir com ele rezar na gruta. Doralice conta para Escobar que Ana deu um tapa em Henrique uma vez. Purezinha dá o colchão de Nezinho para Nestor. Nezinho se descontrola quando descobre. Henrique reza na gruta e promete que, caso ele volte a andar, vai mandar rezer uma missa no dia do seu casamento com Laura.
Capítulo 57, 9 de janeiro de 2008 – Henrique pede que Laura prometa que vai se casar com ele se a Virgem fizer o milagre. Laura ameaça ir embora. Henrique e os romeiros insistem e ela faz a promessa à Virgem. Nezinho troca o colchão que estava com Nestor por um novo e o romeiro começa a achar que suas preces estão sendo atendidas. Miguel diz a Inácio que, mesmo que a Igreja não o dispense, ele largará a batina. Laura conta que fez a besteira de prometer se casar com Henrique. Iraci diz que ela jamais devia ter prometido isso à Virgem. Henrique garante a Raquel que em breve haverá casamento. Trajano considera Henrique o principal suspeito do desaparecimento de Ana, embora mantenha na lista Cândida, Germano, Valdenor, Faustino e Chico. Florinda confessa para a mãe que foi nadar na cachoeira com Ciro.
Argemiro nem pega na mão de Eulália, ciente que o namoro é só fingimento. Madalena acaba o serviço para namorar Trajano. Teresa e Guilhermina declaram que são contra o casamento e só vão mudar de ideia quando puderem namorar também. Madalena defende as meninas e Trajano acaba concordando. Galileu diz a Belinda que sumiram muitos frascos de seu laboratório e Diogo acusa Lídio. Dulcina o defende, mas Galileu resolve dar queixa. Eulália beija Argemiro e ele gosta. Lídio diz a Trajano que ficou cuidando do balcão a pedido de Diogo e é inocente. Ciro decide colocar uma prova do crime nas coisas de Lídio. Laura pede que Inácio a liberte da promessa de se casar com Henrique.
Capítulo 58, 10 de janeiro de 2008 – Miguel fica arrasado por causa da promessa. Inácio diz que somente Laura poderá desfazer a promessa. Ela diz a Miguel que nada irá separá-los. Miguel desconfia quando Laura conta que Henrique fez a promessa diante de romeiros. Os dois chegam à conclusão que pode ser uma farsa. Miguel diz que não recebeu ainda a resposta do Vaticano e eles combinam de continuar se encontrando em segredo. Eulália fica feliz por namorar Argemiro. Ele se lamenta por não estar com Florinda. Lídio garante a Trajano que não roubou nada e abre sua gaveta para provar. Trajano encontra uma sacola com os remédios e prende Lídio. Laura guarda todo o equipamento para o posto médico na casa paroquial.
Ciro e Diogo brindam à futura loja de objetos religiosos. Muitas pessoas ajudam na reforma do posto. Guilhermina avisa Gaspar que o pai deu permissão para os dois namorarem. Dulcina se emociona ao ver Lídio na cela. Diogo se faz de vítima por ter sido acusado por Galileu. Belinda bajula o filho. Laura e Miguel fazem um piquenique. Dulcina avisa Valdenor e Tonha sobre a prisão de Lídio. Miguel conta que não sabe nada sobre sua origem e que foi criado por Inácio no orfanato. Laura diz que eles têm este ponto em comum, pois ela também não sabe quem são seus pais verdadeiros. Lídio jura para os pais que é inocente. Viriato manda Eulália preparar a demissão de Lídio. Madalena se assusta quando João Antonio segura seu braço na rua.
Capítulo 59, 11 de janeiro de 2008 – João confessa que está sendo procurado como desertor. Madalena diz que Trajano não pode saber de nada e marca um encontro com ele na pensão. Valdenor garante a Lídio que vai encontrar o culpado. Magnólia decide convidar Ciro e a família de Argemiro para um sarau. Purezinha adora o convite. Dulcina defende Lídio, enquanto Diogo o ataca. Inácio manda Galileu retirar a queixa, pois Lídio é honesto. Galileu não concorda. Chico e Iraci intercedem por Lídio e Trajano o liberta. Valdenor e Tonha se emocionam com a defesa feita pelos patrões. Brasil faz planos de continuar morando na delegacia depois de se casar com Cidinha. Eulália pega Ciro mexendo nos arquivos da prefeitura e ele disfarça que está interessado em comprar um terreno na beira do rio.
Laura e Miguel se divertem juntos e fazem planos para o futuro. Germano observa escondido o casal namorando. Ciro diz a Cândida que as terras por onde a ponte deveria passar estão registradas no nome de André Palhares. Cândida fica tensa e manda Ciro parar de investigar isso. Diogo pede permissão para namorar Teresa e Gaspar pede autorização para namorar Guilhermina. Trajano concorda, mas garante que vai vigiar pessoalmente o namoro. Dioclécio e Guará incentivam Clemente a namorar Guilhermina. Raquel diz que Henrique precisa continuar com as sessões de fisioterapia para manter as aparências. Germano conta o que viu para Henrique e ele decide sair. Clemente vê Guilhermina beijando Gaspar e vai embora muito triste. Madalena reclama que Trajano não namora mais com ela, pois passa o tempo todo vigiando as filhas. João entra escondido no quarto de Madalena. Miguel e Laura se beijam. Henrique flagra o beijo sem ser visto.
Capítulo 60, 12 de janeiro de 2008 – Henrique se afasta silenciosamente. Henrique agradece por Miguel ter feito companhia a Laura. Miguel vai embora e Henrique diz que estava sentindo muitas saudades de Laura. João conta que passou os cinco últimos anos fugindo e não pôde se comunicar com Madalena. Ela diz que continuou vivendo e agora está namorando. Madalena obriga que ele passe a noite no seu quarto para fugir de seus perseguidores. Henrique garante a Chico que em breve estará de pé para entrar com Laura na igreja. Ele conta para Raquel que viu Laura e Miguel se beijando e que vai arrumar um jeito de apressar o casamento. As famílias de Viriato e Purezinha e Ciro confraternizam. Brasil chega a convite de Cidinha.
João dorme em um colchão ao lado da cama de Madalena e agradece o que ela está fazendo por ele. Iraci teme que Laura sofra por não cumprir a promessa. Raquel entra no quarto de Chico e o beija. Miguel diz a Escobar que viveu o dia mais feliz de sua vida. O médico pede que ele tome cuidado com Henrique, pois o rapaz pode ter visto o beijo e disfarçado. Henrique entra no quarto de Laura e a observa dormindo. Ele vê Chico entrando na gruta com um buquê de flores. Madalena avisa João que seus perseguidores estão na pensão e o tranca no quarto. João se esconde embaixo da cama, mas é descoberto por Purezinha. Cândida reclama porque Henrique dormiu na casa de Chico. Ela diz que vai se reunir com o interventor do estado porque descobriu algo grave contra Viriato.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 70 de Desejo Proibido!
