Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 41 a 50 da novela “Desejo Proibido”, exibida pela Globo em 2007/2008.
Capítulo 41, 21 de dezembro de 2007 – Mariana conta a Nezinho que é sobrinha de Inácio. Inácio pede que a prefeitura seja aberta, pois precisa passar um telegrama para a capital. Cândida se desespera ao ver Henrique desacordado e Laura diz que já chamou um médico. Inácio passa um telegrama para Dom Duarte, arcebispo de São Paulo, pedindo que ele venha à Passaperto. Jacinto, Magu e Elisa pegam docinhos da festa e Brasil come com eles. Cândida pede que Laura não fale com ela. Chico se preocupa com o filho. Henrique acorda e diz que não está sentindo as pernas. Henrique pede para ficar a sós com Laura e se desculpa pelo que disse. Faustino chama Escobar para atender Henrique.
No armazém, todos comentam o que aconteceu. Miguel fala com Inácio que houve um mal entendido e que Laura deve ter pensado que seu impedimento era outro. Inácio conta que chamou o arcebispo a Miguel, que diz que não se sente mais digno de usar a batina. Iraci, Tonha e Doralice rezam na gruta. Madalena comenta com Trajano que Ana pode ter sido atingida no lugar da onça. Chico e Cândida pedem que Escobar salve Henrique. Faustino pergunta por Henrique e Cândida reclama por ele ter saído da fazenda. Escobar testa a sensibilidade de Henrique, mas ele não sente as pernas. Laura sofre quando Henrique implora que Escobar diga que ele vai andar de novo. Viriato se empolga ao saber do convite para o arcebispo e manda Ciro começar a organizar uma solenidade. Chico e Cândida recriminam a atitude de Laura. A matriarca diz que a culpa será de Laura se Henrique não andar mais.
Capítulo 42, 22 de dezembro de 2007 – Escobar diz a Cândida e Chico que Henrique sofreu um trauma na coluna e recomenda que eles consultem um especialista. Germano conta a Trajano que, na caçada à onça, seu lampião apagou e Henrique quase o atingiu. Henrique pergunta a Laura se foi mesmo Miguel que ajudou Faustino a tirá-lo da água e ela confirma. Laura diz que errou muito e pede perdão. Henrique implora que ela não fique com ele por piedade e pede para falar com Miguel. Cândida fica pasma ao saber que Faustino ajudou no resgate do neto. Viriato procura a melhor chave da cidade para entregar ao arcebispo. Laura arruma as malas e avisa Iraci que vai morar na casa de Cândida.
Faustino se recusa a receber uma recompensa de Cândida. Laura fica confusa quando Inácio apresenta Mariana como sua sobrinha e Miguel diz que eles são como primos. Laura avisa Miguel que Henrique quer falar com ele. Chico fica apreensivo quando Trajano insiste em conversar com Valdenor, que conta ao delegado que eles atingiram um bezerro pensando ser a onça. Ele revela também que Chico não estava no grupo quando isto aconteceu. Cândida tenta impedir que Laura fique em sua casa, mas ela a enfrenta. Clemente confessa a Dioclécio que ama Guilhermina. Gaspar e Noronha voltam para Passaperto. Guilhermina vai atrás de Gaspar e Clemente a segue. Henrique agradece Miguel e pede que Laura decida se vai ficar ao lado do homem de quem não gosta ou seguir com Miguel, a quem ela realmente ama.
Capítulo 43, 24 de dezembro de 2007 – Miguel reafirma que vai continuar sendo padre, pois não tem um motivo forte para abandonar a vida clerical. Laura reage, mas disfarça. Cândida pede a Miguel que deixe Laura de vez e ele garante que não se colocará mais entre Henrique e sua noiva. Cândida o acusa de ser petulante para um padre. Guilhermina fica decepcionada ao descobrir que Gaspar não era quem ela pensava. Clemente inventa uma desculpa para falar com Guilhermina, mas se enrola. Cidinha acompanha Ciro e Florinda em um passeio. Magú comenta com as irmãs que Trajano está interessado em Madalena e as três conspiram para juntar logo os dois. Escobar sugere que Trajano interrogue Cândida.
Cidinha conversa com Brasil, enquanto Florinda e Ciro se beijam. Cidinha se irrita com Brasil, pois ele só fala em comida e decide não dar um beijo nele. As meninas perfumam Trajano, mas Madalena nem percebe porque está resfriada. Miguel diz a Inácio que Henrique o odeia ainda mais. Laura pede que Escobar acompanhe Henrique e Chico na viagem a São Paulo, o que irrita o coronel. Cândida reza na gruta e encontra Viriato. Noronha confirma a Miguel que existe outro lugar para a ponte. Viriato manda um bilhete para Lázaro, visando se antecipar à candidatura de Henrique. Cândida se espanta quando Trajano pede para conversar com ela sobre o desaparecimento de Ana.
Capítulo 44, 25 de dezembro de 2007 – Cândida fica indignada e garante não estar envolvida com o desaparecimento de Ana. Laura diz a Iraci que prejudicou muito a vida de Henrique e teme que ele não resista à viagem. Magú ajuda Madalena na cozinha e diz que gostaria muito que ela se casasse com o pai, mas a governanta pede que a menina não toque mais neste assunto. Guilhermina diz a Trajano que ela e as irmãs gostariam que ele se casasse de novo. Germano jura que não tocou no nome da patroa em sua conversa com Trajano. Viriato manda Ciro descobrir quando o arcebispo chega. Lázaro leva os ribeirinhos para conversar com o prefeito. Viriato avisa que não vai mais desviar o rio e que encontrou novo lugar para a ponte.
Miguel, Gaspar e Noronha entendem que o prefeito usou a pesquisa financiada por Henrique para se destacar entre seus eleitores. Miguel acusa o prefeito de estar roubando o mérito de Henrique e Viriato rebate que o progresso não pode esperar. Miguel tenta falar com Laura, mas ela o dispensa. Eulália diz que Viriato vai poder fazer as obras graças a Miguel. Ciro pede que Nezinho e Brasil descubram a data da chegada do arcebispo. Laura acusa Miguel de ter vendido a pesquisa financiada por Henrique para o prefeito. Miguel diz que também foi traído, mas ela não acredita. Laura fica na expectativa quando Eulália avisa que chegou telegrama de Chico.
Capítulo 45, 26 de dezembro de 2007 – Laura fica mais tranquila ao saber que Henrique chegou bem em São Paulo. Ciro se oferece para dar a Cândida notícias sobre o neto. Viriato diz a Ciro que o arcebispo chega em um dia. Miguel e Inácio avisam Viriato que o arcebispo não quer festejos e o prefeito promete fazer uma festa modesta. Magnólia diz que as damas da sociedade vão precisar virar a noite por causa dos preparativos da festa. Viriato manda que elas façam tudo parecer simples. Dr. Tavares diz que Henrique precisa fazer exames mais específicos. Chico se recusa a sair de perto do filho. Laura conta para Trajano que Ana fugiu para viver em São Paulo com Escobar.
Iraci repreende a neta, pois Trajano pode suspeitar de Chico. Laura tem certeza que, se ele for culpado, terá que pagar. Tonha garante a Iraci que não comprometeu Chico. Ciro conta a Cândida que está noivo de Florinda e ela fica furiosa ao saber que Viriato se apossou da pesquisa do neto. Inácio não gosta de ver a cidade enfeitada para a chegada do arcebispo. Laura pede que Inácio fale com o arcebispo para ele rezar uma missa por Henrique. Tavares garante que Henrique voltará a andar. Cândida ameaça Viriato. Raquel faz exercícios de fisioterapia em Henrique. Viriato, Magnólia e o arcebispo passeiam em um carro aberto. Escobar diz a Chico que vai voltar a Passaperto para descobrir o paradeiro de Ana.
Capítulo 46, 27 de dezembro de 2007 – Chico ameaça Escobar. Raquel diz a Chico que Ana esteve no hospital e ele fica preocupado. Viriato discursa e entrega a chave da cidade a Dom Duarte. Raquel conta a Henrique que Escobar quis ver o prontuário de Ana, mas ela não mostrou. Henrique convida Raquel para ir até Passaperto ajudá-lo em sua recuperação. Miguel diz ao arcebispo que não pode mais continuar com sua missão, pois sua identidade foi revelada. Inácio se entristece com a possibilidade de Miguel ir embora. Guilhermina cruza com Gaspar, mas desvia o olhar.
O arcebispo diz ao povo que pediu a Miguel omitir sua condição de padre. Ciro promete descobrir onde será a nova ponte e informar Cândida. Todos votam a favor que Miguel permaneça investigando os milagres. Miguel pensa em recusar, mas olha para Laura, lembra da promessa que fez a Ana e decide ficar. Cândida e Viriato convidam o arcebispo para jantar, mas ele recusa os dois convites. Dom Duarte se emociona ao rezar na gruta. Inácio, Nezinho e Dom Duarte vão pescar. Miguel diz ao arcebispo que desistiu de deixar a batina. Dom Duarte explica que se seu pedido já tiver sido protocolado no Vaticano, ele não poderá voltar atrás. Raquel vai até o hotel de Chico.
Capítulo 47, 28 de dezembro de 2007 – Chico a recebe e, enquanto ele troca de roupa, Raquel olha o retrato de Ana na sua carteira. Teresa insiste que Madalena deve se casar com Trajano. Raquel conta a Chico que mentiu quando disse que Ana esteve no hospital porque Laura estava muito nervosa. Guilhermina, Magú e Teresa dizem a Trajano que foram conquistadas por Madalena. Magú pergunta por que Trajano não se casa com Madalena e deixa a governanta embaraçada. Trajano manda as filhas para o quarto. Madalena diz que ficou lisonjeada e Trajano sorri vaidoso.
Chico afirma que também gostaria que Raquel fosse para Passaperto. Dom Duarte se despede de todos. Miguel acompanha Gaspar nas pesquisas perto da cabana. André alerta Edith que viu alguns homens. Noronha vai até a cabana. Edith sai para conversar com ele. Escobar conta a Miguel que Henrique vai voltar a andar. Miguel diz a Inácio que vai cumprir a sua promessa e proteger Laura. Edith pede que Pedrão leve a receita do remédio para Galileu. O boticário avisa Viriato que André está doente. Guará fofoca com Belinda ao ver Galileu na garupa do cavalo de Viriato. Belinda procura Magnólia que vai atrás de Ciro e o flagra com Florinda. Miguel exige que Laura tenha uma conversa com ele.
Capítulo 48, 29 de dezembro de 2007 – Laura diz a Miguel que pensou que ele era casado. Miguel justifica que foi a São Paulo pedir seu desligamento da Igreja para se casar com ela. Laura conclui que ambos fizeram tudo errado, mas que precisam pagar por isso. Miguel fala que está preso à batina e Laura, a Henrique. Os dois prometem ser amigos. Florinda pede desculpas à mãe. Galileu examina André. Edith conta que ele ficou nervoso com os homens que estiveram por ali. Viriato descobre que Noronha procurou Edith para falar sobre o novo local da ponte, que passará por onde fica a cabana. Viriato garante que ninguém vai desapropriar aquelas terras. Galileu avisa que André deve ir para o hospital.
Florinda sugere que Eulália revele seu sentimento por Argemiro. Tavares dá alta para Henrique. Escobar diz a Cândida que logo Henrique estará de volta. Ela pede que Escobar trate de Henrique e o médico concorda. Escobar diz que ficará na cidade até descobrir o paradeiro de Ana. Cândida garante que ela fugiu como nas outras vezes. Viriato obriga Galileu a acompanhar André até o hospital. O prefeito avisa Ciro que a ponte não será mais construída no novo local e manda que ele invente uma desculpa para dar ao povo. Eulália procura Argemiro e conta que, para Florinda se casar com Ciro, ela precisa se casar antes. Argemiro pensa que ela está sugerindo que eles finjam que estão namorando para enganar Viriato e aceita. Belinda exige saber de Viriato onde ele foi com Galileu.
Capítulo 49, 31 de dezembro de 2007 – Viriato diz a Belinda que Galileu foi socorrer uma eleitora. Cidinha observa que mulher não vota, mas o prefeito garante que isso mudará em breve. Belinda manda Galileu dormir na sala. Trajano conversa com Madalena sobre suas investigações e ela mostra muito interesse. Teresa aproveita para levar uns petiscos para o casal. Madalena e Trajano se beijam. O delegado, envergonhado, pede desculpas, mas Madalena garante que não ficou aborrecida. Laura fala para Tonha que ela e Miguel são apenas amigos. Miguel vai à delegacia pesquisar por casos de crianças abandonadas. Galileu diz a Viriato que André está bem e sugere que ele abra um posto médico em Passaperto.
Trajano encontra o registro do aparecimento de um bebê no rio. Cândida se choca ao ver Henrique de volta em uma cadeira de rodas. Miguel descobre que o bebê abandonado foi deixado por um homem. Viriato reúne os ribeirinhos, avisa que não existe novo lugar para a ponte e que tudo foi um erro da companhia ferroviária. Gaspar e Noronha ficam indignados. Chico avisa Laura que Henrique quer vê-la. Noronha decide procurar o interventor do estado para pedir ajuda na construção da ponte. Viriato se adianta ao advogado e manda um telegrama para o interventor. Escobar aceita convite de Viriato para jantar. Laura pára chocada ao ver Henrique na cadeira de rodas. Cândida culpa Laura pelo estado do neto.
Capítulo 50, 1 de janeiro de 2008 – Henrique pede que a avó pare de culpar Laura e garante que será um paciente aplicado e voltará a andar. Ao ver Raquel, Laura pergunta por Ana. Florinda diz a Escobar que se curou e não sonha mais. Viriato diz que vai abrir um posto médico e pergunta se Escobar gostaria de ser o responsável e ele aceita. Brasil ensina Trajano como beijar. Madalena chega na delegacia e Trajano a beija apaixonadamente. Brasil espia e comemora. Escobar pede ajuda a Miguel para fazer o posto funcionar. Ciro alerta que a prefeitura não tem verba para o posto. Então, Viriato resolve criar uma contribuição para a saúde. O prefeito bate na casa de Galileu no meio da noite e pede que o boticário vá ver André. Belinda quer saber o que eles escondem. Viriato mente que está com insônia.
Galileu e Belinda se reconciliam. Chico conta a Henrique que Trajano está investigando o desaparecimento de Ana e o jovem garante que o delegado não descobrirá nada através dele. Chico não gosta de saber que Escobar vai tratar do filho. Escobar acusa Chico pelo desaparecimento de Ana e eles discutem. Escobar conversa com Henrique sobre os benefícios da terapia aquática e promete ensinar a nova técnica a Raquel. Cândida exige que Laura vá junto às sessões de terapia aquática. Escobar e Miguel se interessam por uma casa na cidade para o posto médico e Nezinho diz que a casa pertence a Chico. Laura diz que estará sempre ao lado de Henrique. Raquel surpreende Henrique dando alguns passos.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 51 a 60 de Desejo Proibido!
