Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 40 da novela “Serafim”, exibida pelo SBT em 2001.
Capítulo 31, 14 de maio de 2001 – Carmen consegue localizar o filho e critica o marido por levar o menino sem avisar. Zezinho defende o pai, mas Raul é grosseiro com a mulher e ameaça agredi-la. Carmen trata de pedir ajuda. Nesse momento chega Miguel e Raul aproveita a presença dele para beijar Carmen. Miguel tenta conversar com o Zezinho, mas o menino não quer saber de papo com ele. João e Bernardo decidem fazer as pazes com Raul. Raul fica furioso com Edith, sua amante, por ter ido procurar a Carmen. Xavier critica o pai por estar saindo com a Helga e diz que não quer ter outra mãe. Miguel decide terminar seu relacionamento com a governanta. Helga quer saber se o rompimento é por causa da Carmen. Miguel diz que não e garante que o verdadeiro motivo é porque ela não sabe tratar bem o seu filho. Zezinho avisa a mãe que está indo até o clube e Carmen pede ao filho que não vá com seu pai. Lupita fica sabendo, pelo irmão Edi, que os meninos vão se reunir no clube para decidir o que farão com o prêmio que ganharam. Lupita conta para Lulu que o prêmio é conhecer os jogadores da seleção. Henrique percebe que Helga está apaixonada pelo Miguel e coloca a cúmplice e amante na parede. Ele decide terminar o relacionamento e exige que ela lhe entregue os documentos bancários do Miguel.
- Veja também:
- Resumo da novela Serafim
- Resumo das novelas
Capítulo 32, 15 de maio de 2001 – Roque e Anibal decidem aceitar a ajuda do Krako para conseguir recuperar o abajur. Raul encontra o filho saindo do clube e se oferece para levá-lo até a loja onde sua mãe trabalha para comprar algumas roupas. Ao chegar na loja, Raul começa a humilhar a mulher dizendo, diante de todos, que ela deveria ter vergonha de não ganhar o suficiente para vestir seu filho decentemente. Marcela aconselha Carmen a ter paciência com o Raul. Henrique contrata um marginal para roubar a bolsa da Helga. Helga encontra Edith toda machucada depois de ser agredida pelo Raul. Helga conta para a amiga que foi abandonada pelo Miguel e pede a ajuda dela tirar a Carmen do seu caminho. Na casa abandonada, onde vivem os objetos mágicos, Krako aparece para tentar roubar o abajur, mas o Sr. Baú e o Pensador saem em defesa dele. Helga volta a atormentar o Xavier acusando o menino de ser o responsável pela morte da mãe. Na casa abandonada, Krako continua lutando com os objetos mágicos para tentar levar o abajur. Nesse momento chega Serafim e o morcego, Krako, sai voando pela janela. Zezinho procura Caco e Serafim por todos os cantos, mas não consegue encontrá-los.
Capítulo 33, 16 de maio de 2001 – Helga pede ao Miguel que lhe outra chance para demonstrar o quanto o ama, mas ele se nega a reatar o namoro. Logo depois, Miguel telefona para Carmen que garante a ele que sua relação com o Raul já terminou. Xavier tem um terrível pesadelo onde ele acredita ser o culpado pela morte da mãe. Xavier acorda aos gritos, assustado com o pesadelo que acaba de ter. Miguel tenta acalmá-lo e leva o menino para dormir no seu quarto. Helga está feliz por ter provocado esse mal estar no garoto. O maquiavélico Lúcio fica furioso com a incompetência de Krako, Aníbal e Roque que não conseguiram roubar o abajur e decide castigá-los. Edi pede a Lupita que convença sua amiga, Lulu, a voltar ao clube como Sebastião. Lúcio pressiona Krako, para que lhe diga onde está o abajur. Mais tarde, ele e Raul chegam à casa encantada, mas não conseguem entrar. Os dois presenciam a chegada do Zezinho que consegue entrar sem problemas na casa. Lúcio diz ao Raul que o menino tem poderes especiais e pede a ele que descubra o que ele faz naquela casa. Os objetos mágicos avisam o Zezinho de que alguém está tentando lhe fazer mal.
Capítulo 34, 17 de maio de 2001 – Edi fica feliz ao ver que sua irmã conseguiu convencer a amiga a se vestir de Sebastião para ir conhecer os jogadores da seleção. Raul aborda o filho na saída da casa encantada e pergunta o que ele está fazendo lá. Zezinho faz o pai prometer que vai guardar segredo e conta a ele o que existe dentro da casa. Carmen repreende Zezinho por não ter ocultado que esteve com o pai. Na casa encantada, os objetos mágicos fazem uma barreira para proteger o abajur dos homens do mal. Raul conta ao Lúcio o que descobriu conversando com o seu filho. Lúcio decide liberar Krako, Anibal e Roque do castigo a que estavam submetidos. Carmen, Zezinho, Felícia e Joaquim encontram Miguel e Xavier na porta do cinema. Miguel convida todos para tomar um sorvete e pinta um clima entre ele e Carmen. Helga é assaltada pelos homens que Henrique contratou. Ele aparece no momento da abordagem e, cinicamente, a defende dos ladrões. Mais tarde, ele recebe dos comparsas a bolsa de Helga, mas não encontra o que queria. Raul consegue entrar na casa encantada, mas cai na armadilha preparada pelos objetos mágicos. Helga não gosta nada de saber que Miguel e Carmen se encontraram. Henrique vai até a loja onde Carmen trabalha e pergunta por ela. Marcela informa que ela saiu com o Miguel e Henrique fica impressionado pela Marcela.
Capítulo 35, 18 de maio de 2001 – Carmen comenta com Miguel seu desejo de progredir no emprego e poder ocupar o cargo de gerente. Ele a aconselha a ter paciência e se preparar para conseguir o que quer. Zezinho pede aos seus amigos permissão para participar da partida de futebol. Os garotos aceitam e ele marca o gol da vitória do time. Henrique continua frequentando a loja e Marcela não suporta mais as gracinhas do rapaz. Lúcio pressiona Raul para obrigar seu filho a conseguir pegar o abajur. Henrique descobre que Carmen está fazendo um curso e reclama com Miguel. Miguel está cada vez mais impressionado com Carmen e pergunta o que ela espera de um homem. A resposta cheia de sentimento e romantismo deixa Miguel esperançoso. Xavier leva Zezinho até o escritório do seu pai e Henrique não perde a chance de dizer ao menino que seu pai é um ladrão, pois tentou roubar a loja. Edith faz um escândalo com Raul no meio do bar. Zezinho conta para o avô que um senhor lhe disse que seu pai é um ladrão. Miguel informa a Carmen que seu filho já descobriu que foi seu pai quem roubou a loja. Raul diz para Edith que não quer nenhum relacionamento mais sério e que se ela quiser continuar com ele terá que ser sem cobranças.
Capítulo 36, 19 de maio de 2001 – Miguel avisa o filho que não poderá almoçar com ele, pois tem uma reunião de negócios. Xavier encontra uma foto da sua mãe manchada com tinta vermelha e sai de casa chorando. Helga observa tudo e, assim que o menino vai embora, ela limpa a foto e sorri maliciosamente. Enquanto Xavier perambula pelas ruas, Helga coloca Cruz e Gaspar para procurá-lo. Henrique vai até a loja e convida Marcela para jantar. Carmen termina o curso e é escolhida para expor o tema mais difícil. Miguel se oferece para levá-la em casa. Helga telefona para Henrique e conta que Xavier está desaparecido, mas ele diz que não tem nada a ver com isso. Zezinho pergunta ao pai se é verdade que ele é um ladrão. Raul nega, mas nesse momento chega Carmen e também o acusa pelo roubo da loja. Miguel chega em casa e fica sabendo, pela Helga, que seu filho fugiu de casa. Miguel fica desesperado com a notícia e ordena que procurem seu filho por toda a cidade. Enquanto isso, Xavier está desmaiado em um terreno baldio. Raul pressiona Carmen, para que conte ao filho um segredo que ela guarda há muitos anos, mas, quando ela começa a falar, Raul se arrepende e a impede de continuar. Xavier recobra os sentidos e começa a conversar com uma torneira que estava jogada no lixo.
Capítulo 37, 21 de maio de 2001 – Miguel liga para Carmen e pergunta se ela ou o Zezinho viram o Xavier. Diante da resposta negativa, Miguel decide registrar o desaparecimento de seu filho. O delegado começa a investigar o caso e pergunta a Helga porque não cuidou bem do menino. Uma ambulância recolhe um menino que foi atacado por um animal. Carmen diz ao pai que precisa agilizar seu processo de divórcio para poder contar ao filho o segredo que ocultou durante todos esses anos. Lúcio pressiona Raul, para que obrigue seu filho a pegar o abajur na casa encantada. O delegado avisa Miguel de que encontraram um garoto que pode ser seu filho. Miguel chega ao hospital desesperado e mostram a ele um garoto com o rosto todo desfigurado, mas para seu alívio não é o Xavier. Enquanto Miguel passa por esse momento tão difícil, Xavier chega à casa encantada e é recebido pelos objetos mágicos. Carmen vai até o escritório do Miguel para saber notícias do Xavier e é informada de que o menino ainda não apareceu. Ela vai imediatamente até a casa dele e Miguel, ao vê-la, chora desesperadamente por não saber onde está seu filho.
Capítulo 38, 22 de maio de 2001 – Carmen tenta animá-lo e depois flagra Helga falando mal do Xavier. Enquanto isso, na casa encantada, Xavier dorme tranquilamente rodeado pelos objetos mágicos. O delegado diz ao Miguel que seu filho fugiu de casa, porque provavelmente tinha medo de alguma coisa. Carmen diz ao Miguel que o seu filho precisa de amor e atenção e depois vai embora. Serafim quer contar ao Zezinho onde está o Xavier, mas o Pensador impede o anjinho de agir dizendo que ainda não é o momento dele entrar em ação. Ana, a amiguinha do Xavier, está muito triste por não ter notícias dele, mas Zezinho garante que seu anjo da guarda vai ajudá-lo a encontrá-lo. Zezinho diz para a mãe que pensou bem e vai perdoar seu pai. Ao entrar no quarto, ele encontra um par de patins e um bilhete do Pensador dizendo que, com eles, poderá ir onde quiser. Serafim, que está escondido no quarto, observa o menino. O velho Joaquim é surpreendido com a chega de um homem que diz estar interessado em um de seus inventos. Zezinho coloca os patins que, inexplicavelmente, o leva até a casa encantada e lá ele encontra Xavier. Zezinho diz que foi seu coração que o levou até aquele lugar para encontrar Xavier, mas ele pede ao amigo que o esconda e não conte a ninguém que o encontrou, pois ele não quer ver o seu pai, já que acredita que foi ele que manchou a foto de sua mãe.
Capítulo 39, 23 de maio de 2001 – Os garotos do clube perguntam ao Cachito, porque o Zezinho não tem aparecido nas reuniões. Raul fica irritado quando pede ao Zezinho que lhe consiga o abajour que está na casa encantada e o garoto se recusa a ajudá-lo. Lupita pergunta ao Lalo se é pecado ter namorado. Carmen surpreende o filho levando um prato de comida para o quarto e acha estranho. Logo depois, ela entra no quarto e descobre que Xavier está escondido lá. Ela convence o menino a voltar para casa e Miguel fica muito surpreso ao vê-los chegar. Miguel não cabe em si de felicidade e abraça o filho carinhosamente. Raul conta ao Lúcio que não conseguiu convencer o filho a pegar o abajur e ele fica furioso. Miguel agradece a Carmen por ter levado seu filho. Zezinho discute com Serafim o porquê seu pai quer o abajur. Edith, a amante do Raul, continua paquerando o Lúcio. O Pensador diz ao Serafim que o amor é a única arma que pode vencer os inimigos. Helga se surpreende ao ver que Xavier está de volta e exige que o menino fique de boca fechada. Miguel vai até a casa da Carmen e a encontra chorando. Serafim, que está por perto, decide dar uma mãozinha e bancar o cupido. Ele lança uma flecha e os dois se beijam apaixonadamente.
Capítulo 40, 24 de maio de 2001 – Carmen fica envergonhada pelo beijo e pede ao Miguel que vá embora. Bernardo e João reconhecem uma velhinha que assaltaram e, com medo de serem reconhecidos, saem em disparada. A polícia vê, desconfia e sai em perseguição aos dois. O Pensador recrimina o anjinho Serafim por ter jogado a flecha do amor na hora errada. Lúcio confessa ao Krako, seu morcego de estimação, que quando tiver em seu poder os dois abajours será um homem muito poderoso. Raul procura Henrique e diz que tem uma proposta a lhe fazer. Lúcio presenteia Edith com um lindo anel. Carmen continua fazendo seu curso de capacitação profissional e apresenta um trabalho explicando o que é preciso para ser um bom líder e dá como exemplo o Dr. Miguel. Os garotos aprontam uma brincadeira com Ana e Zezinho a defende. Marcela insinua à Carmen que ela vai se dar muito bem quando terminar o curso, pois tem o apoio do Miguel, mas ela não gosta nada do comentário. Henrique diz ao Lúcio que está disposto a ser seu colaborador. Xavier comenta com Zezinho que ele foi o culpado pela morte de sua mãe. Lúcio aceita a colaboração do Henrique, mas diz que ele precisa continuar trabalhando no escritório do Miguel.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 41 a 50 de Serafim!