Acompanhe a seguir o resumo da novela “Rosalinda” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela exibida pelo SBT em 2001 e reprisada em 2004 e 2013.
Capítulo 71, 28 de maio de 2013 – Augusto leva Rosalinda ao restaurante de Fernando José, deixando-o furioso. Decepcionada com a traição do marido, Lúcia procura Xavier e conta a ele que Vera espera um filho do Aníbal. Aníbal também vai conversar com Xavier, jura que ama a esposa e que foi seduzido por Vera. Lúcia, Aníbal e Xavier vão até a casa de Vera. Ela se irrita com a intromissão e ameaça matar a irmã caso eles contem a verdade a Fernando José.
Ramiro fica sabendo que Berta está hospitalizada e decide ir até lá para convencê-la a denunciar Beto por tentativa de homicídio. Mas, quando Beto descobre que Berta ainda está viva, ele vai até o hospital e tenta asfixiá-la. Augusto continua fazendo de tudo para que Rosalinda recupere sua filha. Florentino pede a Rosalinda que vá até a de Verônica e, quando ela chega lá, a encontra pendurada no teto.
- Veja também:
- Resumo das novelas
Próximos Capítulos
Capítulo 72, 29 de maio de 2013 – Rosalinda imediatamente trata de cortar a corda e salva Verônica. As duas conversam longamente e Verônica conta a história de sua vida. Ela conta que José Fernando e Valéria a envolveram numa fraude, inventaram que ela tinha um amante e ameaçaram mandá-la para a cadeia caso não desaparecesse de suas vidas. Rosalinda a aconselha a procurar Fernando José e contar toda a verdade. Florentino recebe um telefonema do hospital avisando que Berta está morta. Ele suspeita de Valéria e Beto e promete encontrar provas.
Fernando José e Rosalinda recebem as notificações do divórcio. Ele a procura, rasga as notificações, tanto a dele quanto a dela, e pede que se reconciliem. Ela aceita e os dois selam as pazes com um lindo beijo. Porém logo depois, Fernando José fica sabendo que Vera está gravemente doente e que morrerá em breve. Quando Rosalinda vai procurá-lo, ele diz que não poderão ficar mais juntos pois não irá abandonar Vera.
Capítulo 73, 30 de maio de 2013 – Rosalinda fica revoltada com a decisão de Fernando José e vai embora antes que ele possa explicar o motivo. Ramiro entrega a Florentino uma carta deixada por Berta onde ela acusa Valéria e Beto mas pede a ele que não o envolva no caso. Florentino conversa com Xavier sobre o assunto e ele o aconselha a se calar pois não poderá acusar Valéria sem incriminar Ramiro. Florentino revela que Beto é cúmplice de Valéria. Ramiro discute com Beto e este se recusa a lhe entregar o dinheiro que havia prometido para eliminar Berta e ainda ameaça denunciá-lo. Aníbal jura a Lúcia que a ama e pede a ela que o perdoe.
Rosalinda vai com Augusto a um chá beneficente organizado por Valéria. Ela doa o anel de noivado que ganhou de Fernando José e comunica a todos que já estão divorciados. Verônica chega à casa de Valéria e o encontro é tumultuado. Natália conta a Luz Maria a história de Alex e Rosalinda. Aline, que está servindo os convidados, deixa cair uma bandeja e Valéria a humilha diante de todos. Rosalinda fica indignada com a atitude de Valéria e, em voz alta, revela aos convidados que Aline é filha de Valéria.
Capítulo 74, 31 de maio de 2013 – Rosalinda diz a todos os convidados que Aline, que Valéria trata como empregada, é sua filha. Ramiro vai até a casa de Valéria e Beto o ameaça com uma pistola para que ele conte com quem está a carta deixada por Berta. Ramiro se nega a dar a informação. Finalmente, Beto decide pagar Ramiro. Florentino decide acusar todos os envolvidos na morte de Berta e Xavier garante que ele mesmo acusará seu filho. Aline informa a Beto que vai deixar a casa e pede o divórcio. Logo depois, Aline flagra Beto e Valéria se beijando. Aline vai para a casa de Soledade e Rosalinda e lá encontra Verônica, que decidiu lutar contra o alcoolismo. Verônica convida Aline para viver com ela no quarto que alugou na vila. O advogado contratado por Augusto ganha a causa sobre a herança de Alfredo.
Soledade e Rosalinda receberão a herança. Vera passa mal e é levada ao hospital. Lá, Fernando José pede ao médico que não comente com ninguém da família que sua esposa está com uma doença grave e lhe resta pouco tempo de vida. Xavier vai até a delegacia denunciar Valéria, Beto e Ramiro mas não tem provas que possam incriminá-los. Florentino tenta convencer Ramiro a se entregar às autoridades. Ele se nega e consegue pegar das mãos de Florentino a carta onde Bertha acusa a seus assassinos. Valéria procura Rosalinda e Soledade para dizer que continuará lutando pela herança de seu irmão. Augusto vai com seu advogado até a casa de Fernando José para informar que, legalmente, Rosalinda tem o direito de compartilhar com ele a custódia de Érika.
Capítulo 75, 3 de junho de 2013 – Florentino comenta com Xavier que Ramiro está com a carta de Berta. Eles decidem procurar as autoridades para que recuperem o documento. Vera insiste em deixar o hospital e o médico concorda em mandá-la para casa com a condição de que Fernando José cuide pessoalmente dela. Ramiro procura Celina para contar que está com a carta de Berta. Nesse momento Beto aparece, consegue pegar a carta e ainda ameaça Ramiro com uma arma de fogo. Fernando José, cumprindo a determinação da justiça, leva a filha para passar uma temporada com Rosalinda.
Fernando José procura Valéria e insiste em saber por que não existe nenhuma foto de sua mãe naquela casa. Valéria explica que seu pai as queimou todas depois da morte dela. Fernando José também quer saber como Valéria conheceu seu pai e ela conta a sua versão da história. Rosalinda decide deixar a carreira artística para cuidar da sua filha. Alex comunica Rosalinda que não será mais seu empresário. Aníbal continua tentando uma reconciliação com Lúcia e ela, finalmente, aceita dar outra chance ao marido. Fernando José vai até a Vila visitar a filha e ouve Augusto pedir Rosalinda em casamento.
Capítulo 76, 4 de junho de 2013 – Lúcia decide dar uma nova chance ao marido e os dois decidem contar a Xavier como e com quem Beto enganava Aline. Valéria tenta entrar em contato com sua velhas amizades mas ninguém quer falar com ela. Beto tenta consolá-la mas Valéria pede para ficar sozinha. Enriqueta vai até o restaurante de Fernando José e entrega a ele o anel de compromisso que Rosalinda doou para uma instituição de caridade. Rosalinda comunica à mãe que decidiu se casar com Augusto. Soledade tenta convencer a filha a não cometer essa loucura pois nunca poderá ser feliz, pois ainda continua amando Fernando José. Florentino também a aconselha a pensar melhor antes de tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre. Soledade procura Augusto e pede a ele que desista de Rosalinda. Ele se nega e diz ter certeza de um dia ela chegará a amá-lo. Florentino decide colocar Beto e Valéria um contra o outro pois acredita que essa é a única maneira de conseguir que eles cometam um erro e a polícia possa prendê-los.
Florentino liga para Valéria e diz que precisa falar com ela em particular. Verônica entra no quarto de Vera para levar seu jantar e a encontra desmaiada. O médico manda chamar Soledade e diz a ela que quando diagnosticaram que Rosalinda tinha uma doença incurável foi porque ouve uma troca de exames. Os moradores da Vila estão preocupados pois foram informados de que o proprietário quer demolir todas as casas. Rosalinda promete a todos que se encarregará para que todos tenham onde morar. Rosalinda decide procurar Fernando José para dizer que foi ele que desistiu de voltar para ela. Fernando José explica que não pode cumprir o que havia prometido porque Vera está com os dias contados.
Capítulo 77, 5 de junho de 2013 – Rosalinda e Fernando José percebem que apesar dos erros que cometeram continuam se amando e, quando eles se dão conta estão abraçados. Nesse momento toca o telefone e Fernando José recebe a notícia de Vera está hospitalizada e que seu estado é muito grave. Florentino conversa com Valéria e tenta faze-la entender que Beto tem em seu poder a carta deixada por Berta. Enquanto isso, ela coloca veneno no copo dele. Assim que vai embora Florentino começa a passar mal e percebe que foi envenenado por Valéria. Ele consegue chegar até a vila e, antes de morrer nos braços de Rosalinda, ele conta que foi envenenado por Valéria.
Valéria vasculha o quarto do amante e encontra a carta de Berta. Rosalinda vai até o hospital visitar a irmã e é maltratada por ela. Vera, como sempre, é cruel e grosseira e diz que nunca gostou de Érika. David, um garoto de rua, tenta assaltar Augusto. A polícia está prestes a prendê-lo quando Augusto decide levá-lo para sua casa. Ele ordena que comprem roupas novas para o garoto e lhe dá o que comer. Fernando José encontra Verônica no hospital e a trata com desprezo. Rosalinda pede a ele que não a trate assim porque ela é sua verdadeira mãe.
Capítulo 78, 6 de junho de 2013 – Fernando José reage com indignação e não consegue perdoar a mãe por tê-lo abandonado. Fernando José é chamado às pressas porque sua mulher está morrendo. Ao chegar no quarto ouve, perplexo, Vera lhe dizer que ele não é o pai do filho que acaba de ter e logo depois Vera morre. Xavier confirma a história de Vera e diz a Fernando José que Aníbal é o pai da criança. Fernando José entrega a criança ao verdadeiro pai. Aníbal e Lúcia ficam encantados com o bebê. Beto convence Valéria a sair do país mas antes tenta esconder a carta deixada por Berta. Beto perde a carta. Cosme a encontra e entrega à polícia. Logo depois os policiais colocam Beto e Valéria em prisão domiciliar.
Rosalinda recebe a notícia da morte da irmã e Soledade diz que agora não há nada que a impeça de ser feliz ao lado de Fernando José. A polícia aguarda o resultado da autopsia feita no corpo de Florentino para comprovar que ele foi envenenado e, assim, poder acusar Valéria do crime. Valéria espera que Fernando José a ajude a resolver o problema em que se meteu mas, ao contrário, ele está revoltado com ela pois Verônica acaba de lhe contar tudo que aconteceu durante todos esses anos. Valéria nega tudo e diz que ele não pode acreditar em Verônica. Nesse momento chega Verônica e exige que Valéria confesse toda a verdade para Fernando José.
ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 79, 7 de junho de 2013 – Valéria e Verônica ficam frente a frente. Verônica acusa-a de sempre tê-la invejado e também ter invejado seu dinheiro, por isso, tanto fez, que conseguiu tornar-se amante de José Fernando e lhe tomar seu lugar na casa. Verônica afirma que agora está disposta a reassumir seu lugar na mansão dos Altamirano de Castillo. Ramiro, impressionado com o fato de Valéria ter envenenado Florentino, se apresenta na delegacia para confessar sua participação na morte de Berta. Verônica joga na cara de Valéria todos os seus crimes e ela acaba confessando todos, um por um. Aline busca carinho e apoio em Xavier, a quem pede para poder chamá-la de pai.
Verônica aconselha Fernando José a lutar pelo amor de Rosalinda. Soledade confessa a Fernando José que na verdade o assassino de seu pai foi Alfredo e que ela, por amor a ele, assumiu o crime em seu lugar. Seguindo o conselho de Verônica, Fernando José procura Rosalinda e lhe implora para que não se case com Augusto. Aline vai até a casa da mãe para tentar descobrir por que sempre foi rejeitada por ela. Valéria confessa que nunca aceitou sua gravidez porque foi violentada. Depois ela revela que seu pai era o Misérias. A polícia finalmente prende Beto e Valéria.
PENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 80, 10 de junho de 2013 – Fernando José tenta mais uma vez a reconciliação mas Rosalinda diz que não pode abandonar Augusto e que é muito tarde para eles voltarem a se entender. Na delegacia, Beto e Valéria confessam os crimes que cometeram e se acusam mutuamente. Rosalinda, faz uso do dinheiro que ganhou como artista e da herança que recebeu do pai para presentear os moradores da Vila com um apartamento para cada família. Alex está encantado com Luciana pois graças a ela conseguiu mudar seu comportamento. Geraldo e Natália estão apaixonados.
Verônica toma posse de sua herança e, seguindo uma sugestão de Aline, transforma a casa de Valéria num orfanato. Xavier promete ser como um pai para Aline e Verônica sugere que continuem morando juntas. Alex conversa com Fernando José e diz que está arrependido de tudo que aconteceu entre eles. Fernando José também procura Augusto para pedir que desista do casamento mas ele se nega. Davi está muito feliz com o casamento de Augusto com Rosalinda, mas Demétrio tem outros planos para o irmão. Quando os convidados chegam na chácara para a cerimônia, Demétrio está agredindo Augusto e promete não deixar que ele realize seu sonho de se casar com Rosalinda.
ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 81, 11 de junho de 2013 – Todos os convidados para o casamento já estão na chácara. Geraldo, Soledade e Verônica se preocupam com Fernando José, que ficou sozinho na capital, e com Rosalinda, que está se casando com Augusto mas ainda ama o ex-marido. Augusto diz a Rosalinda que seu maior sonho é ouvi-la dizer que o ama ou que, pelo menos, vai fazer o possível para amá-lo. Rosalinda continua apaixonada por Fernando José. Fernando José vai até o túmulo de seu tio Alfredo e pede que o ajude a decidir o que fazer.
Rosalinda pede a Xavier que a leve até o altar. Fernando José vai até a chácara e paga a um dos peões par que lhe empreste um cavalo e, assim, possa chegar a tempo de impedir o casamento. No momento em que o padre pergunta ao Augusto se aceita se casar com Rosalinda, ele responde que não e explica que não pode fazer mal a alguém que tanto ama. Depois ele pede ao Fernando José que ocupe seu lugar no altar. Rosalinda e Fernando José se casam e juram amor eterno. Fim.
O que você achou do final de Rosalinda? Não deixe de comentar! Quer lembrar o que acontece no início da novela? Acesse a página com o resumo dos primeiros capítulos de Rosalinda!
