Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 15 da novela “A Alma Não Tem Cor”, exibida pelo SBT em 2001.
Capítulo 1, 12 de novembro de 2001 – Guadalupe experimenta seu vestido de noiva. Ana Luisa é revoltada porque tem um defeito físico e odeia a prima, Guadalupe. Lisandro avisa que perdoa a dívida de Humberto se ele lhe der a mão de Guadalupe em casamento. Humberto aceita. Amália, a governanta, é a verdadeira mãe de Guadalupe e sofre com o preconceito por ser negra. Guadalupe diz a ela que a alma não tem cor. Lisandro tenta beijar Guadalupe. Luiz Diego exige que Lisandro a solte.
Capítulo 2, 13 de novembro de 2001 – Luiz Diego diz a Lisandro que Guadalupe é sua noiva. Ana Luiza ama Luiz Diego e faz tudo para impedir que ele se case com Guadalupe. Lisandro diz à mãe que, para ele, Mônica morreu. Mas ela está condenada a viver na sombra da loucura. Guadalupe finge que aceita se casar com Lisandro. Luiz Diego não aceita fugir com Guadalupe e ela, decepcionada, decide se casar com Lisandro. Lisandro envia a Guadalupe seu vestido de noiva.
Capítulo 3, 14 de novembro de 2001 – Argélia conta a Sarinha que seus pais morreram quando ela era recém nascida. No hospital psiquiátrico. Mônica chama desesperadamente por Lisandro. Ana Luisa beija Luiz Diego e Guadalupe presencia a cena. Lisandro paga a conta do hospital e pede que não denuncie Humberto. Sarinha diz a Argélia que Luiz Diego vai ser seu professor. Ela proíbe a menina de voltar a falar com ele. Sarinha encontra Argélia desmaiada.
Capítulo 4, 15 de novembro de 2001 – O médico diz a Sarinha que Argélia tem uma doença grave no coração e pode morrer. Lisandro e Guadalupe se casam. Luiz Diego assiste a cerimônia. Papelote se declara a Sarinha, mas ela diz que ama Luiz Diego. Guadalupe destrói seu vestido de noiva e pede a Luiz Diego que fuja com ela. Humberto confessa a Amália que matou o homem com quem Isadora, a mulher que amava, o traiu. Fulgêncio abençoa Guadalupe e Luiz Diego.
Capítulo 5, 16 de novembro de 2001 – Amália encontra Guadalupe na estação de trem e a convence a voltar, para depor a favor do pai. Luiz Diego acha que Guadalupe voltou pelo marido. Guadalupe diz ao pai que a felicidade dele está acima de tudo e acusa Luiz Diego de ser o assassino. Betânia escreve uma carta falsificando a letra de Luiz Diego. Guadalupe recebe a carta e acredita que ele a trocou por outra. Decepcionada, ela decide esquecer Luiz Diego e aceita viver com Lisandro.
Capítulo 6, 19 de novembro de 2001 – Argélia recebe alta. Lisandro leva Guadalupe para viver na mansão. Aline pede a Mônica que se recupere para fazer Lisandro feliz, já que Guadalupe não o ama. Lisandro diz a Guadalupe que Mônica pode fazer a vida deles impossível e conta todo seu passado com ela. Fulgêncio pede a Humberto que o ajude a libertar Luiz Diego. Humberto se nega e expulsa Fulgêncio. Lisandro conta a Mônica que se casou e ela o agride furiosamente.
Capítulo 7, 20 de novembro de 2001 – Guadalupe diz a Aline que vai lutar para preservar seu casamento. Lisandro acredita que Mônica está melhorando, mas o médico garante que ela teve apenas um momento de lucidez. Mônica foge do hospital. Lisandro pede a Guadalupe que prove que já esqueceu Luiz Diego e tenta beijá-la. Ela pede um tempo. Lisandro avisa que, se Mônica ficar boa, vai se casar com ela. Mônica começa a recuperar a memória e desmaia nos braços de Lisandro.
Capítulo 8, 21 de novembro de 2001 – Guadalupe apóia Aline na decisão de acolher Mônica. Lisandro jura a Guadalupe que não ama Mônica. Ana Luísa ouve Amália se referir a Guadalupe como filha. Mônica pede perdão a Lisandro e os dois se beijam. Guadalupe os vê. Ana Luísa maltrata Amália e Margarida a defende. Betânia faz Humberto demitir Amália. Aline incentiva Mônica a lutar pelo amor de Lisandro. Argélia reconhece Amália. Mônica pede ajuda a Guadalupe para reconquistar Lisandro.
Capítulo 9, 22 de novembro de 2001 – Aline conta a Mônica que Guadalupe é a esposa de Lisandro. Lisandro permite que Guadalupe traga Amália para viver com eles. Guadalupe confessa a Amália que já não ama Luiz Diego e que está se apaixonando pelo marido. Guadalupe e Lisandro passam a primeira noite juntos. Betânia continua roubando as jóias da família para operar Ana Luísa. Lisandro pede a Aline que aceite Guadalupe. Guadalupe conversa com “Betânia”, que evita Lisandro.
Capítulo 10, 23 de novembro de 2001 – Mônica fica enciumada ao ver Lisandro chegar carregando Guadalupe nos braços e o ameaça com uma faca. Os dois brigam. Guadalupe aparece e Mônica diz que a odeia. Sarinha é informada que Luiz Diego está na cadeia. Guadalupe descobre que está grávida. Luiz Diego jura a João José que vai se vingar de todos que lhe fizeram mal. Aline se reconcilia com Guadalupe. Mônica rompe com Aline e empurra Guadalupe escada abaixo.
Capítulo 11, 26 de novembro de 2001 – Mônica acredita que Guadalupe esteja morta. Mas ela reage e pede a Amália que a ajude pois a criança já vai nascer. Argélia diz a Sarinha que ainda quer vê-la casada com Papelote. Ao ver que a filha de Guadalupe é negra, Humberto oferece dinheiro e a liberdade de Luiz Diego se Fulgêncio sumir com a criança. Ele aceita. Guadalupe volta a si e Lisandro conta que ela deu a luz a uma menina. Humberto diz a Guadalupe que sua filha morreu.
Capítulo 12, 27 de novembro de 2001 – Guadalupe se desespera e Ana Luiza conta a Lisandro que sua filha é negra. Uma enfermeira diz a Guadalupe que o bebê está vivo e bem de saúde. Ao ouvir que teve uma filha negra, Guadalupe nega que isso seja possível e jura que não teve qualquer relacionamento extra-conjugal. Margarida conta a Guadalupe que seu pai tentou sumir com a criança. Lisandro, decepcionado, diz a Aline que Guadalupe o enganou. Papelote leva um tapa de Sarinha.
Capítulo 13, 28 de novembro de 2001 – Lisandro pede explicações a Guadalupe, que nega ter sido infiel. Humberto avisa a Lisandro e Guadalupe que a criança viverá reclusa na mansão e todos devem pensar que ela morreu. Sarinha se declara a Luiz Diego. Humberto se recusa a receber Guadalupe em casa. Betânia e Ana Luiza pedem a Geraldo que se faça passar por namorado de Guadalupe e lhe dão o relógio de Lisandro para usar. Lisandro cai na armadilha e pede explicações a Guadalupe.
Capítulo 14, 29 de novembro de 2001 – Geraldo afirma que o relógio foi um presente de Guadalupe e Lisandro vai embora. Guadalupe chega à casa da família Roldan. Argélia descobre que Sarinha fugiu. Guadalupe rejeita a filha e a culpa por sua infelicidade. Lisandro se deixa seduzir por Mônica mas, na cama, chama por Guadalupe. Isadora fotografa Mônica e Lisandro juntos. Humberto aconselha Guadalupe a tentar uma reconciliação com Lisandro. Mônica entrega um envelope a Guadalupe.
Capítulo 15, 30 de novembro de 2001 – Guadalupe fica surpresa ao ver as fotos. Lisandro diz a Guadalupe que aceita voltar com ela só para manter as aparências, mas eles vão dormir em quartos separados. Amália batiza a menina de Estrela. Ana Luiza entra no quarto de Lisandro e se oferece para passar a noite com ele. Lisandro a rejeita. Sarinha deixa uma carta para Argélia dizendo que está indo embora. Lisandro trata o bebê com carinho e Guadalupe se culpa por não aceitar a própria filha.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 16 a 30 de A Alma Não Tem Cor!