Acompanhe a seguir o resumo da novela “O Direito de Nascer” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela exibida pelo SBT em 2001.
Capítulo 106, 20 de setembro de 2001 – Dorinha tenta defender a filha e acaba por apanhar do marido. Ricardo é extremamente violento com ela e proíbe-a de apoiar o namoro de Isabel. Cecília volta a casa de Alfredo. Ele fala dos problemas que tem com Osvaldo e do remorso que guarda por ter destruído a vida de uma jovem que por sua culpa se transformou numa freira. Maria Helena chega nesse momento e Cecília fica surpreendida ao vê-la. Maria Helena conta a Alfredo que teve um filho dele. Alfredo fica emocionado com a notícia. Ricardo vai ao Cuba Livre, conhece Bruno e fica a saber que o sogro está à procura do seu neto, o filho de Maria Helena. Ele oferece muito dinheiro para que o capataz o informe primeiro sobre o paradeiro da negra e do rapaz. Homero, o garçom do bar, diz desconfiar que Basília saiba alguma coisa sobre o paradeiro da negra fugitiva. Bruno encarrega-se de ir atrás dela e Ricardo ameaça matá-lo caso passe qualquer informação a Dom Rafael. Dorinha conversa com Dom Rafael e tenta interceder a favor da filha. Ela confessa que é muito infeliz e pede ao pai que não permita que aconteça o mesmo com Isabel. Maria Helena conta ao Alfredo que o filho deles corre perigo de vida e pede a sua ajuda para o tentar encontrar. Ricardo conta à condessa o que descobriu e diz que agora tem uma arma para usar contra o sogro.
- Veja também:
- Resumo das novelas
Próximos Capítulos
Capítulo 107, 21 de setembro de 2001 – Alfredo está muito feliz por saber que tem outro filho e pensa numa maneira de o encontrar para poder pedir perdão e assumir a paternidade para que ele possa ter direito à sua herança. Maria Dolores continua decidida a ir-se embora de Havana, caso Alberto insista na ideia de se casar com Isabel Cristina. Ela quer evitar que Dom Rafael descubra que Alberto é filho de Maria Helena. Osvaldo sai do hospital, perambula pelas ruas da cidade e acaba por adormecer à porta da igreja. No dia seguinte é encontrado pelo frei Estevão mas, ao ser reconhecido, vai-se embora sem dizer nada. Completamente desnorteado e sem dinheiro, Osvaldo decide procurar o Dr. Alberto e vai a casa dele.
Ricardo faz observações pejorativas sobre Maria Helena e Conceição desconfia que ele sabe alguma coisa sobre o passado dela. Rosário desconfia que está grávida e vai ao hospital. Alberto examina-a e confirma as suspeitas. Osvaldo desmaia à porta de casa do Dr. Alberto. Dolores socorre o rapaz, percebe que ele está muito fraco e oferece-lhe um prato de comida. Isabel Cristina fala com a mãe sobre Maria Helena e pergunta se ela não quer ir ao convento para a rever. Apesar do medo de ser descoberta, Dorinha decide acompanhar a filha e reencontrar a sua irmã. Osvaldo agradece a hospitalidade de Maria Dolores e acaba comentando com ela que Alberto é o médico particular do seu pai. Ela fica apavorada quando Osvaldo diz que o seu pai se chama Alfredo Martins. Maria Helena e Dorinha reencontram-se depois de quase vinte anos. A condessa Vitória conta a Jorge Luiz que Maria Helena teve um filho.
Capítulo 108, 22 de setembro de 2001 – Jorge finge não acreditar na história e tenta convencer a condessa a não dar ouvidos a fofocas. Rosário comunica a Rubem que está grávida e ele exige que ela faça um aborto. Bruno volta ao Cuba Livre na esperança de encontrar Basília. Alberto vai ao convento cumprimentar a irmã Helena pelo seu aniversário e lá encontra Isabel Cristina com a mãe. Dorinha abre o seu coração e fala com Maria Helena sobre o inferno em que a sua vida se transformou depois de ter sido obrigada a casar-se com Ricardo. Alberto propõe a Isabel que fujam do país, mas ela lembra que é menor de idade e a sua família colocaria a polícia atrás dele. Isabel jura que ainda vai convencer o avô a aceitar o namoro dos dois. Maria Helena conta à irmã o grande segredo da sua vida. Dorinha fica perplexa diante da revelação. Basília vai entregar salgados no Cuba Livre e é reconhecida por Bruno. Ele segue-a. Maria Helena entrega um terço a Alberto e pede-lhe que o entregue à sua mãe.
Dom Rafael fica furioso quando descobre que Isabel e Dorinha foram ao convento visitar Maria Helena. Isabel enfrenta o avô, chama-o autoritário e deixa claro que vai cuidar pessoalmente da sua felicidade. Alberto chega a casa e encontra Maria Dolores muito nervosa. Ela pede que se afaste de Alfredo Martins e Alberto não consegue entender a preocupação da mãe. Bruno descobre o endereço de Maria Dolores e vai ao Cuba Livre passar as informações a Dom Ricardo, que fica furioso ao saber que o Dr. Alberto Limonta é neto de Dom Rafael. Rosário não tem coragem de fazer o aborto. Ricardo mata o capataz para não ter que lhe pagar o que havia prometido pelas informações e, principalmente, para evitar que ele contasse a Dom Rafael o que descobriu. Ricardo chega, completamente bêbado, a casa da tia e conta a ela o que descobriu. Alberto entrega à mãe o terço que irmã Helena lhe mandou e diz que gostaria muito que as duas se conhecessem. Ricardo conta à condessa que matou o capataz. Ela percebe que o sobrinho é capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer e teme pela sua vida. Ricardo volta para casa da família Juncal e encontra Dom Rafael furioso. Ele comunica ao genro que está a tomar todas as providências para o mandar para a prisão.
Capítulo 109, 24 de setembro de 2001 – Ricardo é extremamente agressivo com Dorinha e espanca-a violentamente. Dom Rafael ouve os gritos da filha e quer invadir o quarto do casal, mas é impedido pela esposa. Conceição culpa o marido pela infelicidade das filhas e tenta convencê-lo a não repetir o erro com Isabel Cristina. Vitória, com medo de ser morta pelo sobrinho, entrega uma carta a Jorge Luiz e pede a ele que a anexe ao testamento. A condessa conta ao afilhado que a carta deve ser aberta após a sua morte e diz que nela acusa Ricardo de ser o responsável. Depois de passar a noite em claro pensando em tudo que Conceição lhe disse, Dom Rafael decide ir a casa do Dr. Alberto para tentar descobrir alguma coisa sobre a sua origem. Osvaldo tenta passar a noite no banco da praça, desacata um polícia e vai parar à delegacia. Lá ele informa que está sozinho na cidade e pede que avisem o Dr. Alberto. Albertinho vai à delegacia e consegue libertá-lo. Dom Rafael chega a casa do Dr. Alberto e reconhece Maria Dolores. Furioso, ele tenta agredi-la mas Dolores reage e aponta uma faca a Dom Rafael. Maria Dolores chama Dom Rafael de assassino e conta que Alberto é seu neto. Dom Rafael oferece dinheiro para que ela não revele o segredo.
Maria Dolores fica indignada com a atitude de Dom Rafael e diz tudo o que pensa dele. Dom Rafael começa a sentir-se mal e pede ajuda, mas Dolores expulsa-o de sua casa. Antes de sair Dom Rafael pergunta se Alberto sabe a verdade e Dolores responde que se depender dela ele nunca saberá a sua origem. Dom Rafael vai-se embora arrasado. Dolores acredita que Alberto irá saber toda a verdade e fica desesperado com a ideia de perder o filho para a sua verdadeira família. Madame Lina encontra Osvaldo perambulando pelas ruas e leva-o para o bordel. Basília encontra Dolores em estado de choque. Dom Rafael chega a casa passando mal e tenta contar a Conceição que Alberto é filho de Maria Helena. Mas, quando ele pronuncia o nome do neto sofre um ataque e cai inconsciente. Conceição, desesperada, pede que chamem um médico. Alberto é obrigado a atender a chamada, já que o Dr. Pezi não se encontra no hospital.
Capítulo 110, 25 de setembro de 2001 – Alberto chega para atender Dom Rafael mas é impedido por Ricardo que o expulsa da casa dos Juncal. Dom Rafael, apesar de paralisado, está consciente. Ele assiste à cena aflito, mas não consegue falar nem impedir que o genro expulse o seu neto. Isabel Cristina comenta com Alberto que o seu avô passou mal depois de ter ido conversar com Dolores. Ela conta que ele teve o ataque depois de pronunciar o seu nome. Cecília tenta convencer Osvaldo a voltar para casa e conta ao rapaz que no passado ela e Alfredo foram apaixonados. A condessa Vitória recebe uma misteriosa carta anônima e passa mal. O Dr. Pezi examina Dom Rafael e comunica à família que ele sofreu um derrame cerebral e não tem muito tempo de vida. Alberto chega a casa e pergunta à mãe o que aconteceu entre ela e Dom Rafael. Dolores mente e diz que ela a maltratou por causa da sua cor. Alberto fica revoltado com a atitude de Dom Rafael.
Ricardo comemora a paralisia do sogro pois assim ninguém ficará a saber que ele roubou a fazenda. O Dr. Pezi e os outros companheiros de jogo da condessa recebem cartas anônimas iguais à que ela recebeu. Dom Rafael, apesar de paralisado, está completamente lúcido e sofre por não poder contar a ninguém o que acaba de descobrir. O Dr. Pezi desengana Dom Rafael e comenta com Jorge Luiz que não acredita que ele viva mais de uma semana. Alberto não concorda com o diagnóstico do médico. Rosário pede ao Dr. Alberto que faça um aborto. Ele recusa e tenta convencê-la a não cometer esse crime. Jorge Luiz visita Dolores e conta o que aconteceu com Dom Rafael. Ricardo aproveita-se da paralisia de Dom Rafael e diz-lhe barbaridades. Dom Rafael faz um esforço sobre humano para falar e acaba passando mal. Conceição expulsa o genro do quarto. Frei Estevão também recebe uma carta anônima com a seguinte pergunta: Condessa Vitória, santa ou pecadora? A condessa recebe outra com a mesma frase.
Capítulo 111, 26 de setembro de 2001 – A condessa fica abalada com a carta anônima e culpa o sobrinho pela autoria. Alberto comenta com Isabel Cristina que acredita que Dom Rafael sofreu o derrame ao descobrir que a sua mãe é negra. Ele comenta também que Dom Rafael ofendeu a sua mãe. Osvaldo vai ao hospital e Alberto conta que Rosário espera um filho dele. Osvaldo fica feliz com a notícia e Alberto aconselha-o a procurá-la. Isabel Cristina procura Dolores e pede desculpas em nome do avô. Osvaldo decide procurar Rosário e os dois se reconciliam. Ricardo está cada vez mais autoritário e violento. Isabel Cristina enfrenta o pai e diz que tem vergonha de ser sua filha. Isabel chama o pai de ladrão e ele agride-a. Maria Helena chega e consegue evitar que Ricardo agrida a filha. Alberto visita Alfredo Martins e conta-lhe que Rosário espera um filho do Osvaldo. Alfredo não gosta nada da notícia e diz que não vai permitir que a criança nasça. Alberto argumenta e tenta convencê-lo do contrário, mas é em vão. Ao ficar sozinho, Alfredo pensa em tudo que disse ao Dr. Alberto e decide procurá-lo para se desculpar. Alfredo chega a casa de Alberto e de Dolores e apresenta-se como a mãe do Dr. Alberto. Ele reconhece-a.
Maria Dolores apresenta-se como a mãe do Dr. Alberto e Alfredo, imediatamente, percebe que o rapaz é seu filho. Alfredo acusa Maria Dolores de ter roubado a criança no dia em que ela nasceu. Dolores defende-se e acusa-o de assassino por ter pedido à Maria Helena que fizesse um aborto. Alfredo ouve tudo sem dizer nada e chora. Dom Rafael faz um grande esforço para tentar falar. Ele consegue balbuciar a palavra neto mas Conceição não entende o que ele quer dizer. Ricardo percebe que o sogro já sabe que Alberto é o seu neto e planeia matá-lo caso ele continue tentando falar. Frei Estevão procura a condessa e mostra a carta que recebeu. Vitória finge não se importar com o conteúdo e pede ao frei que não se preocupe. Dolores conta a Alfredo Martins como tudo aconteceu e culpa-o por todo o sofrimento de Maria Helena. Dolores pede-lhe que não conte a Albertinho que é seu pai pois ele tem ódio do homem que o renegou e se descobrir a verdade vai desprezá-lo. Alberto chega e Alfredo segue o conselho de Dolores e vai-se embora sem dizer nada. Alfredo volta para casa muito balado com tudo que acaba de descobrir e diz a Ramon que vai sofrer em silêncio, mas nunca revelará a Alberto que é seu pai. Alfredo decide contar a verdade a Maria Helena. Rubem aparece em casa de Rosário e conta a Osvaldo que ela era sua cúmplice. Osvaldo agride-o e Rosário ameaça mandá-lo para a cadeia caso continue se intrometendo na vida dos dois. Maria Dolores confessa a Basília que pensa em procurar Maria Helena e contar-lhe toda a verdade.
Capítulo 112, 27 de setembro de 2001 – Alfredo continua a pensar que Rosário só está interessada na herança de Osvaldo e não aceita o filho que ela espera. Alfredo lê no jornal a notícia sobre o estado de saúde de Dom Rafael e decide adiar a sua ida ao convento. As cartas anônimas falando do passado da condessa espalham-se pela cidade. Basília conta a Dolores que Alberto e Maria Helena se encontraram há quase vinte anos em Santiago, na festa de boas vindas do menino Rodrigo. Ela comenta que os dois ficaram encantados um pelo outro. Dr. Pezi volta a examinar Dom Rafael e percebe que ele está consciente. Dom Rafael consegue mexer a mão e segura a mão do médico com força. Mesmo assim, Dr. Pezi acredita que é apenas um reflexo. Dom Rafael consegue dizer o nome do Dr. Alberto. Maria Helena pede ao Dr. Pezi que deixe o Dr. Alberto examinar o seu pai. Ricardo ofende Maria Helena, acusa-a de ter desonrado a família e, diante de todos, conta que Maria Helena é mãe solteira e que o seu filho foi criado pela Maria Dolores. Maria Helena desmaia e Isabel Cristina chega à conclusão de que Alberto é o filho de Maria Helena. Conceição enfrenta o genro e ameaça chamar a polícia caso ele não se retire. Isabel Cristina conversa com a mãe sobre o filho de Maria Helena e Dorinha conta toda a história à filha. Maria Helena volta para o convento arrasada com tudo o que Ricardo lhe disse.
Frei Estevão diz a Maria Helena que ela terá problemas com a Ordem das Carmelitas e que o seu futuro está nas mãos da Madre Superiora. Ricardo decide ir-se embora antes que a polícia apareça. Conceição exige que o Dr. Pezi traga o Dr. Alberto e peça a sua opinião sobre o caso. Ele entrega o seu paciente nas mãos do Dr. Alberto. Isabel visita Dolores e diz-lhe que sabe quem é a mãe verdadeira de Alberto. Dolores confirma as suspeitas de Isabel Cristina. O Dr. Alberto examina Dom Rafael, diz que em nenhum momento ele perdeu a consciência, garante que o derrame foi brando e que ele poderá recuperar. Isabel pergunta a Maria Dolores o nome do pai de Alberto e ela decide contar toda a história. Depois de ouvir tudo, ela diz a Dolores que vai contar a verdade à tia. Dolores pede que não diga nada e diz que vai ao convento conversar com Maria Helena.
Vitória acusa Ricardo pelas cartas anônimas que a estão difamando por toda a cidade. Ele jura que não tem nada a ver com o assunto. Osvaldo e Rosário decidem casar e convidam Alberto para padrinho. Vitória coloca Jorge Luiz a par do que está acontecendo e pede-lhe que diga quem é o autor misterioso. O contador coloca Conceição a par das investigações que fez sobre a fazenda no Brasil e entrega-lhe as provas que incriminam Ricardo. Ele conta que Ricardo usou a fazenda como garantia de um empréstimo pessoal. Ele não pagou a dívida e perdeu a fazenda. O contador revela também que alguém falsificou a assinatura de Dom Rafael. Isabel Cristina vai a casa de Alfredo Martins, apresenta-se como namorada do Dr. Alberto e diz que sabe que ele é seu filho. Ricardo entra no quarto de Dom Rafael e tenta matá-lo.
Capítulo 113, 28 de setembro de 2001 – Ricardo tenta asfixiar Dom Rafael com o travesseiro. Alberto chega a tempo de impedir que ele o mate. Isabel pergunta a Alfredo porque ainda não revelou a Alberto que é seu pai. Ele confessa que não pretende fazê-lo pois isso o afastaria do filho para sempre. Dom Rafael fica muito agitado depois de quase ter sido morto pelo genro. Alberto tenta acalmá-lo e pergunta se Ricardo o tentou matar. Ele responde, com a cabeça, que sim. Jorge Luiz e Basília tentam convencer Dolores a procurar Maria Helena e contar toda a verdade. Ricardo confessa à tia que tentou matar Dom Rafael e pede a sua ajuda. A condessa proíbe a entrada dele em sua casa. Alberto chega a casa e, eufórico, conta que está a cuidar de Dom Rafael. Ele diz que a sua recuperação está sendo muito rápida e garante que em breve ele voltará a falar. Dolores fica apavorada com a notícia. Ricardo chega a casa completamente bêbado e Dorinha diz-lhe que quer a separação. Indignado com o atrevimento da esposa, ele tenta agredi-la. Dorinha empurra-o e Ricardo acaba por cair e bater com a cabeça. Ele perde os sentidos. O passado de Vitória vem à tona. O jornal publica uma matéria contando a história de uma jovem cozinheira que se casou com o Conde de Fuentes. Vitória, mais uma vez, desconfia do sobrinho. Isabel vai ao hospital e diz a Alberto que Alfredo Martins é o seu pai. Alberto fica chocado com a revelação e recusa-se a acreditar. Isabel Cristina tenta convencê-lo a procurar o pai, mas ele não aceita.
Isabel Cristina insiste e consegue convencê-lo a procurar o pai. Alfredo chega a casa e fica surpreendido ao ver Alberto e Isabel. Alberto deixa claro que só está lá por insistência da namorada e diz que não será mais seu médico particular. Alberto trata o pai com desprezo e acusa-o pelo abandono. Alfredo não se defende, assume todos os seus erros e diz ao filho que ele tem todo o direito de o odiar. Alberto pergunta quem é a sua mãe, mas Alfredo diz que não pode dizer. Ao saber que Ricardo tentou matar o seu pai, Dorinha decide acabar definitivamente com o casamento. Dom Rafael consegue pronunciar algumas palavras e chama pela filha, Maria Helena. Alfredo conta ao filho que a sua mãe não sabe que ele é seu filho e diz que está disposto a corrigir os erros do passado, casando-se com a sua mãe e reconhecendo-o com filho. Apesar de todo o ressentimento, Alberto chama Alfredo de pai e os dois abraçam-se emocionados. Dom Rafael diz a Maria Helena que sabe quem é o seu filho. A emoção toma conta de pai e filha e Maria Helena perde os sentidos. Dom Rafael pede a Conceição que denuncie Ricardo à polícia. Ricardo ouve a conversa da sogra ao telefone pedindo ao comandante que prenda o genro. Imediatamente, ele rouba roupas, jóias, documentos e dinheiro e vai-se embora. Maria Helena volta a si e , diante da filha, conta ao Dr. Alberto que ele é seu avô.
ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 114, 29 de setembro de 2001 – A emoção toma conta de todos com a revelação de Dom Rafael. Dom Rafael admite a culpa pela separação da mãe e do filho e pede perdão ao neto. Ricardo, depois de roubar jóias e dinheiro da família Juncal, tenta esconder-se em casa da tia. Jorge Luiz oferece-lhe a passagem de volta ao Brasil, mas ele quer a sua parte na herança da condessa. Toda a polícia de Havana está na captura de Ricardo de Monteverde. Jorge Luiz entrega a Ricardo uma passagem com nome falso para que ele possa fugir do país. Alberto e Maria Helena conversam longamente. Maria Helena pede ao filho que a chame mãe e emociona-se quando ele atende o seu pedido. Osvaldo volta para casa feliz e conta a Rosário que arranjou emprego nas docas. Maria Helena diz que precisa de conversar com Maria Dolores e pede ao filho que a leve a casa. Maria Dolores, de joelhos, pede perdão a Maria Helena e explica porque levou o menino. Alberto fica perplexo quando Dolores conta que Dom Rafael mandou matar a criança.
Dolores conta a Maria Helena como tudo aconteceu. Maria Helena emociona-se mas, mesmo assim, culpa Maria Dolores por tantos anos de sofrimento pois nunca foi capaz de lhe dar notícias sobre o seu filho. Dolores defende-se dizendo que estava presa a um juramento. Maria Dolores pede perdão a Maria Helena. Ricardo pega na arma que pertenceu a Frederico e diz à tia que só vai embarcar depois de matar o Dr. Alberto. Maria Helena perdoa Dolores e as duas se abraçam emocionadas. A Madre Superiora comunica à irmã Helena que ela terá que deixar o hábito e voltar para a vida civil.
PENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 115, 1 de outubro de 2001 – Ricardo invade a casa do Dr. Alberto e ameaça matá-lo, mas Osvaldo chega a tempo de o impedir. Ao tentar desarmá-lo, a arma dispara e Ricardo é atingido mortalmente. Osvaldo descobre que ele e Alberto são irmãos. Isabel Cristina, desesperada, pergunta a Alberto porque o seu pai morreu em sua casa. Ele conta como tudo aconteceu e Isabel fica arrasada. Dom Rafael pede para ver Maria Dolores. Maria Helena deixa o convento e volta para a casa dos pais.
Maria Dolores volta a casa da família Juncal depois de trinta anos. Conceição recebe-a emocionada e Dom Rafael pede para conversar a sós com ela. Ele agradece por ela ter salvado a vida do seu neto e pede perdão por todo o mal que lhe causou. Dom Rafael pede a Maria Dolores que volte a viver em sua casa. Alguém convida todos os amigos da condessa para uma festa em sua casa. Ela surpreende-se com a presença deles e fica ainda mais surpreendida com a chegada da sua maior inimiga. Laura Gonzalez desmascara-a diante de todos revelando o seu passado na Aldeia de Fuentes. Frei Estevão casa Osvaldo e Rosário. Alfredo assiste à cerimônia sem que o filho perceba. Maria Dolores morre. Três meses depois…. A condessa Vitória está cada vez mais desequilibrada mentalmente.
ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 116, 2 de outubro de 2001 – O Dr. Pezi decide aposentar-se e convida o Dr. Alberto para ocupar o cargo de diretor do hospital. Roma envia a sua decisão a respeito da situação da irmã Helena. Eles consideram seus votos nulos mas autoriza a fazer novos votos e voltar á vida religiosa. Maria Helena pede um tempo para pensar. Alfredo confessa a Cecília que ainda a ama mas que terá que se casar com Maria Helena para corrigir o erro do passado. Jorge Luiz tenta reconquistar Maria Helena. Ele confessa que ainda a ama e pede que se case com ele. Ela também admite que o ama e pede um tempo para decidir o que fará da sua vida.
Dom Rafael pede perdão a Dorinha por a ter obrigado a casar com um homem que não amava. Dorinha diz ao pai que vai enviar uma carta a Luiggi. Alfredo Martins volta a casa da família Juncal depois de trinta anos e pede a Dom Rafael a mão de Maria Helena em casamento para reparar o seu erro do passado. Dom Rafael diz que essa é uma decisão que só Maria Helena poderá tomar. Alfredo diz a Dom Rafael que pretende dar o seu nome a Alberto e torná-lo seu herdeiro. Dom Rafael coloca a filha a par da decisão de Alfredo e diz a ela que essa seria a melhor solução. Alberto diz que pretende manter o sobrenome Limonta numa homenagem à mãe Dolores. Alfredo vai a casa de Osvaldo e entrega ao filho a herança da sua mãe. Depois, pai e filho reconciliam-se. Alberto e Isabel Cristina casam. Maria Helena decide fazer novos votos e volta a ser irmã Helena da Caridade. Fim.
O que você achou do final de O Direito de Nascer? Não deixe de comentar! Quer lembrar o que acontece no início da novela? Acesse a página com o resumo dos primeiros capítulos de O Direito de Nascer!