Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 21 a 30 da novela “A Mentira”, exibida pelo SBT em 2000 e reprisada em 2016.
Capítulo 21, 25 de abril de 2016 – Verônica recebe a visita do padre, conta a ele tudo que está acontecendo e pede que a ajude a se divorciar. O padre William diz a Verônica que no fundo do ódio que Demétrio sente por ela existe um grande amor. Enquanto isso, na mansão dos Fernandez Negrete, todos estão muito preocupados com a falta de notícias sobre Verônica e Letícia decide viajar para ver a sobrinha. Virgínia, com medo que a ida de Letícia a fazenda possa resultar na volta de Verônica. Tenta impedir que a tia viaje e com o maior sangue frio a empurra do alto da escada. Com o acidente de Letícia, João decide viajar no seu lugar mas é impedido pelo pai. Na fazenda Jandira, a empregada, aproveita que Verônica continua impedida de se levantar para se oferecer para o patrão. Graças aos cuidados do Doutor Miguel e da esposa Verônica se recupera rapidamente.
Verônica, revoltada com tudo que Demétrio fez, trata o marido com cinismo e desprezo e comunica que não pretende continuar a seu lado. Demétrio, violento e agressivo, garante que se ela quiser deixá-lo terá que se humilhar muito para convencê-lo. Verônica enfrenta o marido, diz que não pretende se humilhar e no meio da discussão ele a beija à força. Demétrio se deixa levar por seus sentimentos, admite que está apaixonado, pede a ela que esqueça tudo que aconteceu e que se deem uma chance de serem felizes. Mas Verônica está muito decepcionada e diz que nunca voltará a ser sua mulher. Virgínia, para evitar que alguém decida visitar Verônica, escreve uma carta como se fosse a prima na qual agradece a atenção da família, diz que já está recuperada e muito feliz ao lado do marido. A família recebe a carta e se tranquiliza achando que foi realmente Verônica quem a escreveu. Verônica vai até o povoado e, por acaso, encontra o Sr. Belot. O fazendeiro percebe que ela não está bem e a leva para sua fazenda. Lá ele ouve toda sua história. Ele se propõe a ajudá-la a voltar para a capital. Assustada, ela aceita o convite para passar a noite na fazenda do Sr. Belot, mas sua decisão acaba provocando uma situação muito desagradável quando Demétrio, depois de procurá-la durante toda a noite, a encontra na fazenda do francês.
- Veja também:
- Resumo da novela A Mentira
- Resumo das novelas
Capítulo 22, 26 de abril de 2016 – Os dois discutem, Belot acusa Demétrio de tentar matar a mulher e Verônica se recusa a voltar com ele. Depois que Demétrio vai embora Verônica recebe um fax que vai mudar radicalmente seus planos. Seu tio responde à suposta carta que ela teria enviado, conta que todos estão contentes ao saber que ela está bem e que vive feliz ao lado do marido. Teodoro conta que Virgínia e João vão se casar e pede a ela que pense na felicidade do primo e não volte para a capital, pois sua presença poderia fazer um grande mal a seu filho. Depois de ler a carta ela percebe que nunca mais poderá voltar a viver com a família. Ela decide voltar para o marido e enfrentar todo seu ódio. Enquanto isso, na fazenda, Jandira se insinua para o patrão e Verônica chega a tempo de flagrar a cena. Verônica volta para casa decidida a enfrentar o ódio do marido. João aparece de surpresa na fazenda e sua presença não agrada nada a Demétrio. Ele comenta sobre o fax que receberam e Verônica diz que não mandou nenhum fax. Virgínia fica furiosa com a viagem do primo e, com medo de perdê-lo para Verônica, conta para Sara e Letícia que o João a obrigou a fazer amor com ele.
Capítulo 23, 27 de abril de 2016 – Apesar de demonstrarem uma felicidade que não existe, João percebe que alguma coisa está errada entre Demétrio e Veronica. Ao ficarem a sós, Demétrio acusa Verônica de ter mandado um fax para a família reclamando dele e ela o acusa de ter mandado o fax para que todos acreditassem que está tudo bem entre eles. João passa o dia sem conseguir falar a sós com Verônica, por isso decide passar a noite na fazenda. Depois de conversar com Irma ele fica ainda mais preocupado com a prima e, num descuido de Demétrio, consegue conversar com Verônica. Decidida a não atrapalhar a vida da família e muito menos a do primo, ela não conta nada do que está acontecendo. João não se convence e, depois de muita insistência, consegue ouvir a verdade dos lábios da prima. Veronica conta que é muito infeliz. Ele se oferece para ajudá-la e a ela convida a ir embora com ele. Veronica não aceita o convite e, chorando, pede a ele que não se case com Virgínia sem amor.
Capítulo 24, 28 de abril de 2016 – Demétrio passa a noite angustiado, achando que Veronica irá embora com o primo. Confuso e apaixonado, ao mesmo tempo que prefere que ela o abandone, pois está convencido de que não deve fazer justiça com as próprias mãos, admite que Veronica é o grande amor da sua vida. Antes de João partir Veronica diz a ele que prefere ficar e provar ao marido que é inocente de tudo que ele a culpa. Só depois poderá ir embora de cabeça erguida. Irma conta a Verônica que conheceu, por foto, a namorada de Ricardo. Irma conta também que Demétrio nunca viu a foto da mulher que enganou seu irmão. Fala da carta que provocou o suicídio, do broche com a letra “V” e que Ricardo morreu muito antes do casamento dos dois.
Capítulo 25, 29 de abril de 2016 – Demétrio comenta com Jandira sobre a chegada do novo iate. Jandira, jogando mais um dos seus venenos, diz que acha que a lancha é do Sr.Belot, e que escutou que Verônica estava pensando em ir embora. Demétrio toma satisfação com Verônica, que nega tudo e sai do quarto. Ela pega seu cavalo e sai. Demétrio monta em seu cavalo e a segue. Virgínia discute com Teodoro no almoço. Sara a defende, dizendo que ela está nervosa porque está se preparando para a coisa mais importante de sua vida, que é o matrimônio. Belot e Padre Willians chegam a mansão de Demétrio. Jacinto informa que Demétrio e a esposa saíram e eles pedem para esperar. Como Demétrio demora para chegar, Belot convida todos para mais tarde irem na inauguração do iate. Demétrio encontra Verônica na cachoeira e ela pergunta por que ele a seguiu. Ele diz que não confia nela. Ela resolve nadar e insiste para que entrem na cachoeira. Ele nega. Por fim acabam se beijando.
Demétrio começa beijando Verônica ardentemente e, depois, de forma violenta, deixando Verônica sem entender nada. Virgínia participa de uma prova de seu vestido de noiva no atelier do costureiro. Ela reclama de tudo até que, sem querer, rasga a seda de seu vestido e discute com o costureiro. O vestido não ficará pronto para a data do casamento. Surge a ideia de Virgínia usar o vestido da avó. João descobre que Virgínia até o momento não fez nada para auxiliar o caso dos drogados da fundação. Ele pede ajuda da secretária para que sejam levantados todos os casos dos dependentes da Fundação. A mãe de Carla descobre, através da empregada, que a filha está envolvida com álcool e drogas. Verônica e Demétrio chegam ao iate de Belot.
Para surpresa de todos o nome do iate é Veronique. João vai ao apartamento de Santiago e pergunta se ele tem algum estudo ou pesquisa que possa vir a ajudar os dependentes de drogas encaminhados por Virgínia a ele. João pergunta mais uma vez de que forma Santiago pode ajudar as pessoas que Virgínia encaminha para ele. Santiago fala algumas besteiras que confundem João. No final Santiago diz a João que ele ganhou Virgínia, porque no fundo ela sempre foi apaixonada pelo João. Belot convida Verônica para ser madrinha do iate. Ela aceita, sem antes consultar o marido. Carla e sua mãe discutem. Ela nega que seja alcoólatra ou viciada. A mãe pensa que se descuidou da educação da filha. Carla pede que acredite nela. Francisco diz a Demétrio que gostaria de não ter se casado. Demétrio concorda com ele também. Neste momento chega Belot, que escutou toda conversa e diz que seria um prazer para ele livrar os dois desse fardo. Francisco briga com Belot, mais é afastado por Demétrio.
Capítulo 26, 2 de maio de 2016 – Demétrio assiste a essa cena de longe. Eles conversam e Verônica pede para que brindem como bons amigos que serão. Ele pergunta se ela quer ir embora. Ela diz que o ama muito. Eles conversam, se beijam ternamente e ele a carrega para fora da casa. Enquanto transam, Demétrio lembra do irmão que se suicidou. No dia seguinte Demétrio volta a ofender Verônica, que cada vez compreende menos as atitudes do marido. Virgínia tem uma conversa com o noivo João, e promete que fará tudo para serem felizes no casamento. Os pais de Pepe aparecem para uma reunião com a Sra. Laura. Eles falam que Pepe precisa de ajuda, pois está numa fase de recaída da droga. Padre Willians aconselha a Belot a não se meter com a vida pessoal de um casal. Ele confessa que está apaixonado por Verônica. Os pais de Pepe pedem auxílio a Teodoro, que diz que vai ajudá-los de qualquer forma.
Belot diz ao Padre Willians que vai deixar o iate ancorado na marina à disposição de Verônica, no caso dela precisar fugir de Demétrio. Demétrio entra na sacristia, mas não ouviu o final da conversa de Belot com o Padre. Pede para conversar a sós com o Padre. Belot se retira. Verônica diz a Irma que teve até o momento apenas três encontros íntimos com Demétrio. Irma pergunta se ele tem algum problema. Ela diz que o único problema é o ódio que ele sente por ela. Beatriz vai conversar com João sobre Pepe e Carla. Chega Virgínia. João comenta com ela que, de agora em diante, vai assumir os compromissos da Fundação no caso dos dependentes de álcool e drogas. Demétrio discute com Padre Willians e diz que a vida não tem valor para ele. O padre lhe dá um sermão. Diz que ele não está sendo justo com Verônica. Belot vai embora no iate. Mais já deixou acertado para o iate voltar imediatamente e ficar à disposição da Sra. Verônica. Verônica conta a Irma tudo o que aconteceu na noite anterior. Ela comenta que se sentiu a mulher mais feliz do mundo. Demétrio diz ao padre que o medo de mandar Verônica embora, é o de não suportar e acabar como o irmão, cometendo o suicídio.
Kuko conta a Jandira a conversa de Belot com o padre. Jandira encontra Demetrio e mais uma vez o envenena contra Verônica. Diz também que já tem o esconderijo ideal para o patrão. É um lugar nas montanhas, um lugar que ninguém conhece. Teodoro telefona para Demétrio e fica sabendo que eles não receberam nenhum convite para o casamento de João e Virgínia. Demétrio comenta com Verônica sobre o casamento de João. Virgínia vai ao apartamento do amante Santiago, quer ligar para casa e contar que está numa reunião com amigas. Demétrio fica sabendo pelo peão que o iate voltou. João liga para Verônica e insiste para que o casal compareça no seu casamento. Verônica sai a cavalo para se encontrar com Demétrio. Jandira a intercepta e pede para que ela vá embora o mais rápido possível.
Jandira conta para Verônica todo o plano do rapto que Demétrio queria fazer com ela. Verônica não acredita, chega Demétrio e grita com Jandira, dizendo que ela o traiu contando tudo para Verônica. Ele olha para Verônica e diz que tem medo perdê-la. João almoça com Teodoro e os dois estranham as atitudes de Sara e Virgínia, não compreendem o fato de Verônica não ter recebido o convite de casamento. Teodoro pergunta se o filho está mesmo seguro de casar com Virgínia. Pergunta se ele quer suspender a cerimônia. Santiago diz a Virgínia que está preocupado por que João está se metendo nos negócios da Fundação. Ele pede para ela cuidar melhor do futuro marido, para que ele não venha a ter problemas. A mãe de Carla encontra a filha desmaiada no chão do quarto. Chama um médico que descobre, através da empregada, que a paciente está envolvida com álcool e drogas. Uma ambulância a leva para o Hospital.
Capítulo 27, 3 de maio de 2016 – Irma encontra o recorte de jornal que pode provar a inocência de Verônica. Demétrio e Verônica discutem mais uma vez, e ela a acusa de vários crimes. Ela pega a arma e aponta para a cabeça de Demetrio e pede para ele provar tudo o que disse. Ela não tem coragem de atirar. Agora é a vez dele pegar a arma e apontar para a cabeça de Verônica. Ele mostra o broche para ela, que reconhece como de Virgínia, assim como a letra da carta que Ricardo deixou. É Virgínia a culpada. Verônica vai embora. Demétrio reconhece a burrada que fez, e tenta se matar com um tiro na cabeça. É salvo pelo padre Willians. Verônica viaja no iate de Belot. Irma conta a Demétrio sobre o recorte do jornal que tem a foto da verdadeira namorada de Ricardo. Demétrio reconhece a grande injustiça que cometeu com Verônica. Ele pede a Jacinto que vá atrás dela.
Acontece a Festa de despedida de solteira de Virgínia. Ela descobre que terá que estar usando o broche no dia do casamento. Ela fica muito preocupada. Belot vai receber Verônica no cais da nova marina. Eles seguem para o Hotel, onde ela assume o nome de solteira. Irma traz o recorte do jornal. Demétrio reconhece Virgínia na foto. O padre conta a Belot, por telefone, que Demétrio deu um tiro na cabeça, mas que está fora de perigo. Belot conta que Verônica está bem. Demétrio confirma com Jandira que Virgínia era a moça da foto. Chega Jacinto e diz que Verônica foi embora no iate de Belot. Virgínia, após a festa e rodeada de presentes, diz a Sara que seu maior desejo é dar em breve um filho para o João. Verônica janta com Belot à luz de velas num restaurante à beira do mar. Brindam pela felicidade que Verônica nunca poderá perder. Virgínia continua se encontrando as escondidas com Santiago. No dia seguinte Sara a lembra que deverá estar usando o broche no vestido de noiva. Ela não sabe como resolver isto. Demétrio procura o padre e pergunta sobre o paradeiro de Verônica.
Capítulo 28, 4 de maio de 2016 – Demétrio chega com Francisco de avião na capital e comenta com ele que foi Virgínia que o convenceu de que Verônica que tinha sido a noiva de Ricardo. Verônica conversa com Belot e fica sabendo que vão voltar hoje mesmo para a capital. Os pais de Pepe conversam com a médica de que o estado de saúde dele é muito grave, pode levá-lo a morte. Ele tem câncer. Demétrio depois de liberado na consulta com o neurologista, decide ficar na capital para procurar Verônica. Despede-se do Doutor Moguel. Verônica diz a Belot, na viagem de volta a capital, que quer vingar-se de Virgínia contando toda a verdade, justamente na hora do casamento. Já na capital, Belot propõe que Verônica trabalhe com ele, como sua representante no escritório que está abrindo nesta cidade. Ela aceita. Carla e Beatriz ligam para a fazenda para falarem com Verônica e descobrem por Jandira que ele não mora mais ali. Demétrio se hospeda no mesmo hotel de Verônica e Belot, e do seu quarto pensa que escutou as vozes deles no corredor. Tenta descobrir suas presenças pela telefonista do hotel, mas não é norma do hotel dar informações de possíveis hóspedes.
Verônica descobre que o casamento é no próximo sábado. Demétrio chega na casa de Teodoro. Lá todos perguntam por Verônica. Demétrio disfarça e diz que não sabia do casamento. Evita falar sobre o que passou com ele e a esposa. João vai ao apartamento de Santiago. Está havendo uma oficina de literatura, com a presença de Carla na turma. João não sabe que após a aula, Santiago vai receber a visita de Virgínia. Ela leva um susto ao encontrar João no apartamento, arruma uma desculpa esfarrapada e consegue convencer João. Demétrio conta toda a verdade para Beatriz e jura vingança a Virgínia. Ele pede a ela para ajudá-lo a encontrar Verônica. A mãe de Carla descobre que a filha não dormiu em casa. Descobrem ela desmaiada na garagem da casa. Beatriz diz a Demétrio que não vai ajudá-lo. Vai contar toda a verdade para João. Na saída do café, Verônica vê Beatriz e fala com ela. Demétrio quase os descobre, mas Belot consegue escondê-las. Chega ao hotel a Sra. Miranda Montezino, que cruza um olhar com Verônica. Miranda na realidade é a mãe de Verônica. Ela abandonou a filha para que a família Fernandes Negrete a criasse. Teodoro vai visitar Demétrio no Hotel.
Capítulo 29, 5 de maio de 2016 – Sara comenta com a irmã que sempre teve ciúmes do amor de Teodoro por Verônica. Ele sempre gostou mais de Virgínia. Teodoro convida Demétrio, dizendo o endereço e o horário do casamento. Demétrio diz que vai acontecer. Virgínia tem mais um encontro íntimo com Santiago. Seu plano é engravidar de Santiago para seu filho não ser um legítimo Fernandes Negrete. A secretária de Miranda liga procurando Teodoro (que não se encontra), e descobre que vai haver um casamento. Demétrio diz a Teodoro que tem uma coisa muito importante a lhe dizer, que ele culpou Verônica pela morte do seu irmão. Conta toda a sua vida com ela. Diz que descobriu que ela não foi culpada por nada. Neste momento Teodoro atende o telefone: É Miranda Montezinos. Beatriz pede a ajuda a Verônica no caso de Carla com as drogas. Demétrio conta a Teodoro que não sabe do paradeiro de Verônica. Teodoro pede desculpas a Demétrio, dizendo que ele tem uma reunião importante: com a mãe de Verônica. Miranda diz a Teodoro que voltou por causa da filha.
Capítulo 30, 6 de maio de 2016 – Verônica e Beatriz tentam conversar com a mãe de Carla, mas são expulsos da casa. Teodoro conta a João que Verônica abandonou Demétrio. João diz que Verônica não o ama, por isso vai se casar com Virgínia. Chega o dia do casamento de João e Virgínia. Todos prontos, Sara se lembra de buscar o broche no cofre. Ela não encontra o broche dentro do estojo no cofre. Fica preocupada. A culpa recai sobre a pobre governanta, Antonia. Demétrio mais uma vez quase cruza com Verônica no saguão do hotel. É salva por Belot. Virgínia começa a mostrar as garras para Teodoro antes de entrar na igreja. Um acidente de trânsito impede a passagem do carro com Verônica e Belot. Ela decide ir caminhando, pois está perto da igreja. Começa a cerimônia de casamento. Verônica entra na igreja disposta a impedir o casamento de João e Virgínia. É impedida por Teodoro que não permite tal atitude por parte da sobrinha. Decepcionada, diz aos noivos que sejam felizes e sai da igreja, seguida por Demétrio.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 40 de A Mentira!
