Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Maria Esperança”, exibida pelo SBT em 2007.
Capítulo 16, 16 de abril de 2007 – Eugênia continua determinada a casar a sobrinha. Dr. Alberto não aceita a proposta de Malvina e diz que fará cumprir a vontade de Santiago. Malvina insiste em saber quais são os termos do testamento do sobrinho e fica perplexa quando o advogado diz que ela terá que viver sob o mesmo teto com a bilheteira. Incomodada com a situação, Maria diz a Filó que pensa em devolver o dinheiro para a família de Santiago. Gabriel, o amigo de Eduardo, procura Maria e tenta descobrir tudo que aconteceu entre ela e Santiago. Preocupada em manter a vida de madame, Eugênia continua determinada a casar a sobrinha com Otávio. Depois de ouvir toda a história, Gabriel concluiu que o casamento de Maria com Santiago não é válido e avisa o amigo. Malvina procura desesperadamente por documentos que possam impugnar o testamento de Santiago. Os filhos insistem com Malvina, mas ela se recusa a deixar a mansão e pensa no que fazer para infernizar a vida da bilheteira.
Capítulo 17, 17 de abril de 2007 – Os moradores da Vila começam a falar mal de Maria. Malvina sai de casa determinada a acertar as contas com a bilheteira. Os moradores da Vila começam a falar mal de Maria e decidem se unir para expulsá-la do local com toda a família. Malvina encontra Maria no farol e tenta se aproximar dela. Inocente, Maria diz a ela que seu casamento com Santiago não é válido e deixa claro que não está interessada na herança. Malvina volta para casa eufórica e convencida de que colocará as mãos na fortuna do sobrinho. Conceição lidera o grupo que pretende expulsar Maria, procura Ramiro e afirma que sua filha recebe homens em casa. Ramiro acredita nas fofocas e agride verbalmente a filha. Revoltada, Maria decide ir embora de casa e procura Filó. Aurélio assedia Beatriz, mas ela resiste às investidas do mordomo. Filó convida Maria para passar a noite em sua casa, e no dia seguinte tem uma conversa séria com Ramiro e critica a atitude dele. Ramiro se diz arrependido e pede a Filó que convença Maria a voltar para casa. Eduardo arruma as malas para deixar a mansão e Malvina tenta impedí-lo.
Capítulo 18, 18 de abril de 2007 – Maria chega à mansão acompanhada pelo advogado. Filó e Rosa dizem a Maria que a família depende dela e tentam convencê-la a voltar para casa. Maria segue o conselho das amigas e volta para casa. Emocionado, Ramiro pede perdão a ela. Malvina diz a Eduardo que o casamento de Maria e Santiago não é válido e convence o filho a ficar na mansão. O advogado de Santiago procura Maria para informar que precisa acompanhá-lo à mansão, onde será conhecida a última vontade de seu cliente. Depois telefona para Malvina e marca para o dia seguinte a leitura do testamento. Maria chega à mansão acompanhada pelo advogado, que a apresenta como viúva de Santiago. Ele dá início à leitura do documento e o clima esquenta entre Maria e Malvina.
Capítulo 19, 19 de abril de 2007 – Maria volta à rotina normal. Dr. Alberto apresenta um vídeo, gravado pelo próprio Santiago, no qual ele revela sua última vontade. Malvina fica à beira de um ataque de nervos ao ouvir o sobrinho dizer que Maria é a herdeira absoluta de toda a fortuna e se recusa a permanecer na sala. As exigências de Santiago para que seu testamento seja cumprido deixa todos perplexos. O advogado contratado por Malvina confirma que tudo foi feito dentro da lei e diz que não há nada que possa ser contestado. Eduardo comenta com a mãe as determinações de Santiago e diz que o testamento permite que ele se case com a bilheteira para ter direito à fortuna. Maquiavélico, Aurélio se coloca ao lado de Malvina para destruir Maria. Sem entender direito o que está acontecendo, Maria volta à rotina normal. No dia seguinte, Filó acompanha Maria ao escritório do advogado, fica sabendo de todos os detalhes do casamento de Maria com o milionário e promete ao Dr. Alberto que fará tudo para Maria cumprir as determinações de Santiago.
Capítulo 20, 20 de abril de 2007 – Malvina vasculha o quarto de Santiago. Prestes a voltar para o Brasil, Maria Helena tenta conversar com o marido sobre seu passado, mas ele se recusa a falar sobre o assunto. Dr. Alberto dá instruções a Maria de como deve agir com a família de Santiago e a previne sobre Malvina. Filó aconselha Maria a não comentar com ninguém que agora é milionária, nem mesmo com a família. Malvina vasculha o quarto de Santiago e encontra joias e muito dinheiro. Maria procura Eduardo para tentar convencê-lo de que não é uma golpista, mas é maltratada por ele. Diante da humilhação de ter que dividir a casa com a bilheteira, Eduardo tenta convencer a família a deixar a mansão.
Capítulo 21, 23 de abril de 2007 – Maria pede a Filó que guarde seu dinheiro. Malvina gasta todo dinheiro que roubou do sobrinho e volta para casa repaginada. Nocaute descobre que está com um tumor no cérebro e pede ao médico que não comente nada com sua enteada. Eugênia incentiva Otávio a ser mais ousado com sua sobrinha. Maria usa o dinheiro que ganhou de Santiago para proporcionar uma vida com mais fartura para a família e todos começam a desconfiar dela. Preocupada que a família descubra o esconderijo, Maria pede a Filó que guarde seu dinheiro. Certa de que vai ganhar a batalha contra a bilheteira, Malvina faz planos. Maria confessa para Filó que está apaixonada por Eduardo. A cigana a aconselha a esquecer o rapaz. Maria vai até a mansão de Santiago.
Capítulo 22, 24 de abril de 2007 – Maria enfrenta a maldade de Aurélio. Maria enfrenta a maldade de Aurélio. Beatriz, ao contrário, vê com bons olhos a presença de Maria. Malvina fica furiosa ao saber que a bilheteira esteve em sua casa e diz a Beatriz que vai declarar guerra contra ela. Depois de ler e reler o testamento do sobrinho, Malvina se convence de que não existe a possibilidade de anulá-lo e percebe que casar Eduardo com a bilheteira pode ser a saída para colocar as mão na herança de Santiago. No dia seguinte, Maria volta à mansão, é humilhada por Malvina e reage.
Capítulo 23, 25 de abril de 2007 – Maria volta à mansão e é recebida por Eduardo. O clima esquenta entre as duas, Maria chama Malvina para briga e Eduardo chega para separá-las. Dias depois, Malvina chega à conclusão de que não há nada que se possa fazer para anular o testamento de Santiago, muda de tática e diz a Beatriz que vai convencer Eduardo a se casar com a bilheteira. Malvina procura o Dr. Alberto, faz muitas perguntas sobre a cláusula que prevê a união de Eduardo com Maria, mas não admite que esteja interessada em casá-los. Depois de dias sem aparecer, Maria volta à mansão e é recebida por Eduardo. Os dois conversam sobre o casamento com Santiago e Maria deixa claro que só aceitou se casar para matar a fome de sua família. Malvina chega, muda completamente sua maneira de tratar Maria e começa seu jogo para aproximá-la do filho. Eduardo estranha o comportamento da mãe e fica perplexo quando ela propõe que ele se casa com a bilheteira.
Capítulo 24, 26 de abril de 2007 – Eugênia convida Malvina para um chá. Furioso, Eduardo diz que não existe a menor possibilidade de vir a se casar com a bilheteira. Eugênia convida Malvina para um chá, conta que Renata recebeu proposta de casamento de um milionário e pede a ela que a ajude a convencê-la de que Eduardo só a vê como uma amiga. Malvina encontra Maria vendendo bilhetes no farol e tenta convencê-la de que não precisa mais trabalhar, pois é uma mulher milionária. Maria conta o que aconteceu para o advogado e o Dr. Alberto a aconselha a seguir as determinações de Santiago para não perder seu direito na herança. Isabel e Andrézinho encontram Ramiro desacordado. Depois de examiná-lo, o médico diz a Maria que seu pai sofreu um AVC. Malvina pede a Beatriz que convença a bilheteira de que Eduardo está interessado nela.
Capítulo 25, 27 de abril de 2007 – Renata se matricula na mesma faculdade de Eduardo. Dando seguimento a seu plano, Malvina pega Maria vendendo flores no farol e a leva até um restaurante para conversar. Enquanto Eugênia planeja o casamento da sobrinha com o milionário, Renata se matricula na mesma faculdade de Eduardo para tentar se reaproximar do ex-noivo. Malvina conversa amigavelmente com Maria e tenta convencê-la a melhorar seu visual. Diante da negativa da moça, que insiste em cumprir à risca as determinações de Santiago, Malvina procura o Dr. Alberto e se irrita quando ele afirma que sua cliente está agindo corretamente. Guilherme volta para casa, diz a Maria que está metido em confusão e pede dinheiro à irmã para pagar suas dívidas. Maria acaba influenciada pela conversa que teve com Malvina, esquece os conselhos do advogado e aparece na mansão com novo visual. Maria Helena, mãe de Maria, volta ao Brasil decidida a reconquistar o amor de seus filhos.
Capítulo 26, 30 de abril de 2007 – Maria confessa a Filó que está apaixonada por Eduardo. Maria se sente aliviada quando Argemiro se oferece para cuidar de seu pai. Eduardo não consegue esquecer Daniela e falta no encontro com Renata. Abalado ele desabafa sua frustração com o amigo Gabriel. Hospedada em um hotel, Maria Helena procura uma casa para se instalar na cidade ao lado do marido e do filho. Isabel continua sendo motivo de preocupação para Maria. Ela não sabe mais o que fazer para controlar a rebeldia da irmã. Decepcionada com Eduardo, a ambiciosa Renata decide aceitar o pedido de casamento de Otávio. Maria confessa a Filó que está apaixonada por Eduardo. A cigana lê as cartas e deixa Maria preocupada ao afirmar que ela vai voltar a se casar.
Capítulo 27, 1 de maio de 2007 – Isabel decide procurar emprego. Maria paga o aluguel atrasado de Filó e volta a ser alvo de comentários maldosos pelas fofoqueiras da Vila. Maria Helena vai à Vila e observa, de longe, o local onde vivem seus filhos. Eduardo entra no jogo da mãe e decide se casar com a bilheteira para recuperar a herança de Santiago. Dias depois, Malvina tenta convencer Eduardo a ser mais gentil com a bilheteira, pois caso contrário ela não aceitará se casar com ele. Isabel decide procurar emprego e, por coincidência, vai parar na empresa do marido de sua mãe.
Capítulo 28, 2 de maio de 2007 – Filó aconselha Maria a deixar Isabel. Eugênia liga para Malvina e conta que Renata vai se casar com Otávio. Isabel consegue emprego e vai ser secretária de Rodolfo, o marido de sua mãe. Eduardo fica frustrado ao saber que Renata vai se casar. Malvina tenta convencer o filho a conquistar o coração da bilheteira. Maria proíbe a irmã de aceitar o emprego e Isabel ameaça sair de casa. Filó aconselha Maria a deixar Isabel seguir seu destino. Sem imaginar que está diante da própria filha, Maria Helena encontra Isabel e tem a sensação de que já a conhece. Eduardo decide aceitar o conselho da mãe, tenta conquistar Maria, mas no fundo se sente culpado por estar enganando a bilheteira. Os comentários sobre Maria tomam conta da Vila onde ela vive. Camila pressiona Maria e ela acaba contando que se casou com um milionário e se tornou a única herdeira depois de sua morte. A reação de Camila surpreende Maria. Eduardo se convence de que Maria é apenas uma vítima da vingança de Santiago e se recusa a continuar brincando com seus sentimentos.
Capítulo 29, 3 de maio de 2007 – Isabel volta a ofender Maria. Furiosa, Malvina exige que Eduardo cumpra o que prometeu e exige que ele siga com o plano de recuperar a fortuna de Santiago. Camila conta ao padrasto o segredo de Maria. Isabel volta a ofender Maria e Filó sai em defesa da amiga. Cansada das fofocas, Maria decide deixar a Vila, mas enfrenta a oposição do pai. Malvina insiste com Beatriz para que se torne amiga da bilheteira e ganhe sua confiança. Maria vai à mansão. Malvina pressiona o filho a ser gentil com ela e força uma situação para que os dois fiquem sozinhos. Eduardo conversa com Maria e, seguindo os conselhos da mãe, se declara. Pega de surpresa, Maria pede a Eduardo que não brinque com seus sentimentos e se emociona quando ele a pede em namoro e a beija.
Capítulo 30, 4 de maio de 2007 – Maria aceita namorar Eduardo. Emocionada, Maria aceita namorar Eduardo e os dois se beijam. Maria chega à Vila trazendo a cadeira de rodas que foi de Santiago e é, mais uma vez, vítima dos comentários maldosos das vizinhas. Eduardo diz à mãe que pôs em prática seu plano e confessa que se sente enojado consigo mesmo por estar brincando com os sentimentos da bilheteira. Malvina agora pressiona Eduardo a se casar o mais rápido possível. Eduardo leva Maria para passear e a surpreende com o pedido de casamento.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Maria Esperança!
