Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 161 a 170 da novela “Chamas da Vida”, exibida pela Record em 2008/2009.
Capítulo 161, 10 de janeiro de 2009 – Suelen fica nervosa no depoimento. Eurico pergunta se Suelen estava com Vilma na tarde que Walter morreu. Suelen diz que não estava com Vilma. Vivi ensina Demoro a usar o computador. Lipe tenta falar com Vivi pelo computador. Demoro desliga o computador. Suelen diz que foi passear no dia que Walter morreu e comprou uma peruca com um ambulante. Suelen diz que precisa de segurança agora que denunciou Vilma. Fausto pergunta se Suelen já foi ameaçada por Vilma. Ela mente que não. Fausto diz que ela não precisa de segurança. Pedro visita Carolina e a convida para um almoço a dois. Tomás avisa Ivonete que vai depor no quartel. Antônio tenta tirar Vivi e Demoro de dentro do quarto. Demoro diz para Antônio que está só vendo o computador. Tomás diz para Eurico que estava jogando squash na tarde que Walter morreu. Cazé pergunta por que neste dia foi de táxi. Eurico pergunta se ele sabe onde Vilma estava. Eurico diz para Fausto que nem Vilma, Tomás e Suelen tem álibis. Suelen mente para Raissa e Roberto que faz tempo que não fala com Vilma. Suelen pergunta para Lourdes se Vilma pode querer matá-la. Lourdes diz para ela ficar de olhos abertos. Vilma liga no celular de Suelen. Ela diz que é o dentista e não atende.
Vilma diz que Suelen a traiu e vai pagar caro. Miguel vai até a casa de Vilma. Antônio avisa Beatriz que o racha com Marreta e Manu será nesta noite. Antônio diz que se ele ganhar, vinte por cento do ferro-velho é dele. Manu diz para Marreta que está tudo armado para o racha contra Antônio. Manu liga para Kiko e encomenda drogas. Miguel conta para Vilma que o legista que ela subornou morreu em uma explosão igual ao carro de Adeilson. Miguel diz que alguém além deles sabe como João morreu e que ela pagou para o legista falsificar a causa da morte do marido dela. Miguel diz que ela está lidando com alguém mais doente que ela. Miguel diz para Vilma que ela deveria ir até a polícia e assumir a morte de João. Ela não aceita. Miguel diz que não aguenta mais guardar este segredo. Vilma diz que isto pode destruir a relação dela com Tomás. Tomás chega e dá de cara com Miguel. Roberto diz para Suelen que ela continua a trabalhar na fábrica. Vilma diz que Miguel foi à casa dela para conversar sobre Guga. Tomás desconfia. Miguel diz que veio falar sobre a morte de Walter. Carolina diz para Pedro o perdoa sobre o beijo em Michele. Pedro diz que ama Carolina. Diego pede para ir no racha com Marreta. Marreta não deixa. Manu diz para Kiko que vai pegar as drogas com ele e que desta vez Antônio vai se ferrar. Brito diz a Guilherme que arrumou os telefones de grupos de apoio. Ele que Guilherme tem que voltar a sonhar e não pode deixar Michele escapar da vida dele. Gildete diz para Carolina que Arlete vai ficar feliz que ela voltou a namorar Pedro. Antônio sai com Beatriz. Rafa diz para Vivi que acha que Antônio vai aprontar. Tomás diz para Vilma que não entende o que ela vai ganhar tirando Rafa e Vivi de Pedro. Antônio chega para o racha. Manu pega um rojão para preparar a largada do racha. Manu joga as drogas no carro de Antônio. Manu manda Marreta acelerar.
Capítulo 162, 12 de janeiro de 2009 – Marreta sai na frente de Antônio. Telma diz para Junior que está preocupada com Marreta e Manu. Raissa chega para falar com Junior. Telma fica com ciúmes. Antônio bate no carro de Marreta e passa a frente. Diego e Leo discutem. Xavier aparece e separa a briga. Ele diz para avisar Marreta que precisa falar com ele. Manu manda Marreta pressionar Antônio para não parecer que eles estão armando. Manu avisa que eles estão chegando perto da barreira onde está a polícia. Marreta sai da pista e entra em um atalho. Antônio segue sozinho. Beatriz percebe que Manu e Marreta não estão mais atrás deles. Manu diz para Marreta que colocou drogas no carro de Antônio. Antônio avista a barreira da polícia. Beatriz diz que só pode ser uma armadilha. Os policiais mandam eles descerem do carro. Antônio diz para Beatriz ficar no carro. Manu observa de cima de um barranco e deixa umas pedras rolarem e caírem em cima dos carros da polícia. Antônio aproveita a distração. Manu fica louca ao ver Antônio escapar. Marreta e Manu fogem. Antônio quase bate em um caminhão, que tomba. O carro de Marreta bate em uma árvore. Antônio volta e ajuda Marreta e Manu. A polícia chega perto. Antônio acelera e aciona o nitro. Pedro conta para Michele que ele e Carolina voltaram. Michele fica sentida mas diz que está feliz pelos dois. Miguel diz a Pedro que precisa falar com ele sobre a morte de João, marido de Vilma. Miguel diz que pode ser a próxima vítima de Vilma.
Vilma tenta falar com Suelen, mas não consegue. Ivonete conta que Darlene avisou que Miguel tem alguma coisa a ver com a morte do pai de Tomás. Miguel conta para Pedro que matou o marido de Vilma e que não foi à polícia porque Vilma o manipulou. Miguel conta que Vilma pagou o legista para atestar que João morreu de enfarte e depois inventou que ele morreu de desgosto por ter sido acusado de roubo por Walter. Pedro diz que Miguel tem que contar isto para Tomás, porque tudo que ele faz é para vingar a morte do pai. Miguel diz que o legista está morto e não tem provas. Miguel diz que alguém tem uma gravação com o legista afirmando que recebeu dinheiro para mudar o atestado de óbito. Miguel diz que Vilma sempre confessou os crimes dela. Pedro diz que além de Vilma pode existir outro incendiário misterioso. Miguel diz que precisa achar a gravação para contar a verdade para Tomás. Antônio diz para Marreta que ele e Manu armaram para ele ser presos. Marreta e Manu negam. Antônio diz que agora tem vinte por cento do ferro-velho. Carolina diz para Pedro que eles precisam contar a verdade para Tomás. Pedro diz que prometeu para Miguel esperar ter provas para contar a verdade. Ivonete sai para encontrar Tomás. Mercedes fica sozinha na pensão. Vivi termina a palestra e todos aplaudem de pé. Ivonete diz para Tomás que ele pode comer na pensão, que está apenas Mercedes lá e que ele não a conhece. Ele diz que não dá porque Mercedes o conhece. Ivonete fica feliz porque ele diz a verdade. Suelen diz para Mercedes que quase se queimou no fogão. Vilma aparece e diz para Suelen que ela pode se queimar.
Capítulo 163, 13 de janeiro de 2009 – Suelen se assusta ao ver Vilma. Vilma diz que Suelen vai pagar um preço muito alto pela traição. Mercedes chama Ivonete. Tomás diz que Vilma não pode vê-lo na pensão. Carolina diz que Vilma deve ser presa, pois ela não tem álibi. Eurico e Pedro dizem que outras pessoas não tem álibi.Carolina avisa Eurico que pode haver outro incendiário. Vilma diz que Suelen estava com ela. Vilma diz que vai se vingar de Suelen. Vilma vai saindo da pensão, quando dá de cara com Vó Tuquinha, Arlete e Dionísio. Catarina diz que Vilma matou Walter. Arlete se aproxima de Vilma e diz que quer vê-la sofrendo cada vez mais. Vilma diz que nunca mataria Walter. Eurico diz para Pedro e Carolina que a informação de Miguel é importante para as investigações. Ivonete conta para Tomás que Darlene contou para ela sobre o plano de Vilma e Mercedes. Ivonete diz para Tomás não fazer nada contra Darlene. Demoro diz para Guga que ele é a pessoa certa para namorar Vivi. Guga diz que não vai batalhar por Vivi. Lipe consegue falar com Vivi. Vivi não se assusta e diz que Lipe vai ser preso e morrer na prisão. Vivi diz que não tem medo de Lipe.
Lipe desliga o telefone e entra na internet para pesquisar novos tipos de maquiagem para se disfarçar. Antônio diz para Beatriz que vinte por cento do ferro velho é dele. Antônio diz que quer casar com Beatriz. Carolina conta para Beatriz que Miguel matou o pai dela sem querer. Miguel diz para Andressa que alguém está desafiando Vilma. Pedro explica para Beatriz que Miguel e Vilma eram amantes e o pai dela flagrou os dois na cama, os dois brigaram e João bateu a cabeça na mesa. Carolina conta que Vilma subornou um legista para adulterar a causa da morte. Beatriz diz que vai acabar com Vilma. Michele, Guilherme e Leo vão ao quartel para fazer o documentário sobre os bombeiros. Guilherme chora e diz para Michele que por algum instante pensou que ainda era bombeiro. Beatriz diz para Carolina que vai colocar uma escuta no telefone de Vilma. Demoro diz para Brito que vai voltar a morar com Andressa. Brito diz que ele vai partir o coração de Margareth com está decisão. Demoro diz que o amor dela o sufoca. Demoro diz para Brito que gosta dele como um pai. Dionísio diz para Vilma que ela está sendo acusada pelos melhores amigos dele. Um oficial de justiça entrega uma intimação para Arlete. O oficial diz que Walter fez um testamento. Gildete pergunta se Arlete sabia de testamento. Arlete disse que Walter uma vez falou em deixar tudo para Carolina. O oficial avisa que Vilma e Tomás também foram intimados. Arlete não entende a razão.
Capítulo 164, 14 de janeiro de 2009 – Arlete assina a papelada e diz para Gildete que espera que Walter não tenha feito nenhuma besteira. Vilma diz para Tomás e Dionísio que está surpresa com a notícia do testamento. Dionísio diz que com certeza Vilma e Tomás estão no testamento. Tomás acha que Walter deixou o apartamento para ele e Vilma. Arlete diz para Gildete que anula o testamento se Walter fez a besteira de deixar alguma coisa para Vilma e Tomas. Manu diz para Marreta que aprendeu a gostar dele e que não tem nada com Antônio. Antônio chega ao ferro-velho. Marreta diz que vai dar os vinte por cento, mas quem continua mandando é Marreta. Antônio diz que só quer trabalhar e que tem ótimas ideias para faturar mais dinheiro. Manu diz que Antônio está se achando empresário. Telma diz para Junior que ele não é babá de Gabriel e que Raissa está abusando dele. Junior diz que Raissa precisa de força e pede que Telma não fique com ciúmes. Carolina conta para Arlete o segredo de Miguel. Miguel diz para Andressa que precisa ajudar as pessoas que sofreram na mão de Vilma. Miguel diz que teme por Andressa. Ivonete diz para Vó Tuquinha que está feliz com a volta dela. Tuquinha fica emocionada. Cazé tenta consolar Suelen, que diz que Vilma vai matá-la. Cazé e Suelen quase se beijam, mas Catarina chega na hora. Vivi diz para Antônio que vai voltar para escola. Antônio diz que vai levá-la e busca-la. Ela diz que não precisa pois os policiais irão acompanhá-la.
Vilma encontra Beatriz e percebe que a filha está triste. Beatriz chora e diz que estava lembrando do pai dela. Vilma se amedronta. Beatriz diz que lembrou da morte do pai dela. Vilma diz que ele morreu de enfarte. Beatriz enxuga a lágrima, mas segura a raiva. Arlete e Carolina se arrumam para ver o testamento de Walter. Vilma e Tomás saem de casa. Vilma diz que espera que Walter tenha sido justo com ela. Dionísio diz que Walter deve ter deixado o apartamento para eles. Tomás diz que Walter tinha culpa por ter matado o pai dele. Dionísio diz que aquilo foi uma fatalidade. Dionísio diz para Vilma não provocar Arlete. Pedro se despede de Vivi e Rafa que vão para a escola. Vivi diz para ele se acalmar. Vilma e Arlete se encontram no tribunal. Vilma provoca Arlete. Carolina manda Tomás afastar Vilma, antes que ela faça justiça com as próprias mãos. O escrivão lê o testamento de Walter. Vilma recebe a notícia que Walter deixou o apartamento para ela. Vilma agradece. Arlete não se conforma. Walter deixa a mansão para Arlete. Walter deixa no testamento quarenta por cento da fábrica para Carolina. Arlete diz que se ela tem cinquenta por cento e Carolina quarenta quem ficará com os dez. O escrivão diz que Walter deixou cinco por cento para Vilma e cinco por cento para Tomás. Arlete e Carolina não se conformam.
Capítulo 165, 15 de janeiro de 2009 – Arlete não se conforma com o testamento de Walter. Vilma diz que Walter fez justiça. Arlete diz que o testamento tem que ser anulado. O juiz diz que os documentos estão em ordem.O juiz diz que se Vilma for acusada da morte de Walter, ela não receberá a herança. Vilma e Tomás vão embora e diz que agora é sócia de Arlete e Carolina. Pedro não gosta de saber de Ivonete que ela voltou com Tomás. Pedro diz que Tomás está sempre ajudando Vilma. Ivonete diz que ele está mudando. Pedro diz que Miguel está em busca de informações sobre a pessoa que está ameaçando Vilma. Fausto diz para Eurico que vai convocar Miguel para um depoimento, porque ele cometeu um crime ao matar o marido de Vilma. Eurico diz que ninguém sabe quem está ligando para Vilma e a ameaçando. Miguel diz para Roberto que Vilma pode tentar matá-lo. Miguel diz para Roberto cuidar de Andressa, que ele vai acabar o namoro com ela. Roberto não gosta do pedido de Miguel. Miguel pergunta o que Roberto descobriu quando falou com a mãe dele. Roberto não responde e sorri enigmático. Pedro conta para Beatriz que Walter deixou uma parte da fábrica para Vilma e Tomás. Beatriz diz que Vilma vai para cima de Carolina. Vilma brinda com Dionísio. Tomás diz que Carolina e Arlete podem anular o testamento. Dionísio diz que é melhor vender a parte dela. Ela diz que não vende.
Carolina diz para Arlete que a única forma de tirar Vilma da fábrica é provando os crimes dela. Beatriz diz para Antônio que é a hora de falar a verdade para Tomás. Antônio atende. Lipe disfarça a voz. Antônio fala que ela voltou para a escola. Lipe fala com a voz normal. Antônio diz que vai pegar Lipe. Lipe diz que vai pegar Vivi. Pedro e Antônio vão atrás de Vivi. Beatriz pressiona Ivonete para contar a verdade para Tomás. Vilma fala com Mercedes no telefone. Mercedes diz que tem pressa em pedir a guarda de Vivi e Rafa. Vilma diz que não é o momento certo. Tomás diz para Darlene que sabe que ela está espionado Vilma. Ela pede para Tomás não fazer nada contra ela. Tomás diz que não irá fazer nada porque prometeu para Ivonete. Vivi diz para Antônio que Lipe quer deixar todo mundo apavorado, mas que não tem medo dele. Lipe conhece um senhor cego que é seu vizinho. Suelen diz para Raissa que vai ficar frente a frente com Vilma na delegacia. Eurico diz para Cazé e Junior que é possível que exista outro incendiário que está tentando incriminar Vilma. Eurico diz que Miguel está envolvido. Carolina conversa com Miguel e conta que Vilma e Tomás receberam uma parte da fábrica no testamento de Walter. Miguel fica pasmo.
Carolina pede para Miguel contar para Tomás que ele matou o pai dele. Suelen chega na delegacia. Miguel diz que Tomás não impede Vilma de trabalhar na fábrica. Carolina diz que o ódio de Tomás pode fazer revelar alguma prova contra Vilma. Miguel diz que tem outra ideia que pode resolver. Vilma chega para acareação com Suelen. Vilma confirma que estava com Suelen. Suelen nega. Fausto pergunta se Suelen tem provas que não estava com Vilma. Suelen diz que não tem. Guilherme chama Michele para jantar. Carolina aceita o plano de Miguel, mas diz que a cabeça dele irá ficar a prêmio. Ele diz que vai falar com Vilma à noite. Ivonete chama Tomás para ir à pensão. Antônio diz para Beatriz que propôs um novo negócio para o ferro-velho. Diogo e Manu dizem para Marreta que a ideia de Antônio é boa. Marreta diz que vai pensar na proposta dele. Miguel pergunta se Vilma tem alguma pista sobre quem está ligando para ela. Miguel diz para Vilma abrir mão dos cinco por cento da fábrica ou ele conta a verdade sobre a morte do pai de Tomás.
Capítulo 166, 16 de janeiro de 2009 – Vilma diz que Miguel está louco. Miguel mente e diz que Tomás tem provas contra Vilma. Miguel diz que ela vai passar a vida na prisão e que é melhor abrir mão dos cinco por cento. Vilma diz que é um blefe. Miguel diz que então vai esperar Tomás para contar a verdade. Vilma fica com medo. Miguel diz que Tomás contou para Ivonete que tem provas contra Vilma. Vilma diz que Tomás e Ivonete se afastaram. Miguel diz que eles estão mais juntos do que nunca. Miguel liga para Ivonete. Vilma toma o celular dele e diz que aceita passar os cinco por cento para Tomás. Miguel diz que ela tem que passar para Carolina. Vilma liga para Tomás. Ela pergunta onde ele está. Ele diz que saiu com os amigos. Ela percebe que Tomás está com Ivonete. Junior conta para Raissa o segredo sobre a investigação de Vilma. Raissa faz um massagem em Junior. Telma chega e as duas brigam. Brito fica animado com a aproximação de Guilherme e Michele. Eles vão para o quarto conversar. Os dois acabam se beijando. Guilherme fica envergonhado e pede para ela ir embora.
Miguel conta para Carolina e Pedro que Vilma aceitou passar os cinco por cento para Carolina, mas não foi fácil convencê-la. Pedro diz para Miguel que agora ele corre risco de vida e pede que ele saia da cabana. Ele diz que vai com Andressa para um hotel. Beatriz chega e encontra Miguel. Tomás e Ivonete se beijam. Beatriz diz que Miguel é safado de esconder que matou o pai dela e que Guga tem muita admiração por ele. Ele pede desculpa. Beatriz diz que eles têm direito de sentir raiva de Miguel. Miguel concorda. Beatriz diz que não perdoa Miguel. Vilma oferece dinheiro para Xavier matar Miguel. Ele diz que nunca matou ninguém e que o combinado era ferrar Carolina e Pedro sem mortes. Ela diz que oferece o triplo para ele fazer o serviço à noite. Antônio diz que vai ajudar Beatriz. Miguel diz para Andressa ir para um hotel que ele vai ficar na cabana. Andressa diz que Vilma pode ir até a cabana e matá-lo. Miguel diz que seria muito óbvio se Vilma fizer isto. Andressa diz que vai ficar também. Xavier fica de tocaia observando a cabana.
Telma chora e diz para Manu que não quer perder Junior para Raissa. Xavier sabota o freio do carro de Miguel. Vilma finge que está passando mal e pede para Dionísio chamar o motorista para levá-la ao hospital. Guga chama o motorista. Lipe conversa com Aderbal, o senhor cego que é seu vizinho. O médico diz para Dionísio e Guga que Vilma não tem nada grave e ficará em observação até o dia seguinte. Dionísio diz que fica com Vilma. Guga vai embora para casa. Ivonete acorda Tomás e diz que Catarina irá bater na porta. Andressa diz para Miguel que eles têm que dar uma volta para espairecer. Guga conta para Beatriz que Vilma passou mal e ficou no hospital.Carolina diz que com ela no hospital, Miguel fica mais seguro. Miguel dirige na estrada e percebe que o freio não funciona. O carro fica desgovernado e começa a descer em alta velocidade.
Capítulo 167, 17 de janeiro de 2009 – Miguel manda Andressa se segurar firme no carro. Ele diz que vai tentar puxar o freio de mão. O carro derrapa e bate. Miguel e Andressa ficam inconscientes. Tomás diz para Guga que ele devia ter avisado que Vilma estava no hospital. Andressa recobra a consciência e liga para polícia. Miguel é resgatado pelos paramédicos. Beatriz diz para Tomás tocar a vida dele e sair do rastro de Vilma. Tomás não entende a preocupação de Beatriz. Guga e Beatriz dizem que sabem que ele está saindo com Ivonete. Vilma volta para casa. Xavier liga para Vilma e diz que o serviço está feito. Vilma desliga o telefone e fica triste. Beatriz pergunta quem era. Ela diz que era coisa do trabalho. Vilma diz que vai trocar o nome da fábrica. Beatriz nota que Vilma está muito confiante em voltar pra a fábrica. Pedro pergunta para Mercedes o que ela quer. Ela finge que está ofendida. Pedro diz que não quer que ela se aproxime de Vivi e Rafa. Mercedes percebe que Pedro já sabe do plano dela. Andressa liga para Carolina e conta do acidente de carro. Carolina avisa para Arlete que Miguel está internado em estado grave. Carolina vai para hospital.
Xavier vai ao ferro-velho e diz para Marreta que ele e Manu têm que ir à delegacia para prestar depoimento sobre a morte de Walter. Leo diz para Michele que ficou com vontade de ser bombeiro. Roberto diz para Lourdes que alguma coisa aconteceu porque Miguel antes do acidente disse para ele tomar conta de Andressa. Lourdes conta para Roberto que Miguel matou o pai de Tomás sem querer. Roberto fica pasmo. Andressa conta para Carolina que Miguel está com hemorragia interna. Andressa conta que o carro perdeu o freio. Carolina diz que só pode ser sabotagem de Vilma. Pedro diz que Vilma passou a noite no hospital. Carolina estranha. Andressa diz que Miguel é muito cuidadoso com o carro. Demoro mostra para Beatriz, Michele, Margareth as roupas que comprou. De repente a produtora é atacada por um rapaz encapuzado portando uma arma. Demoro acalma Margareth. O rapaz vai diz que vai prender todos em uma sala. Demoro reconhece o bandido. É Lincon, um amigo do reformatório. Andressa diz para Lourdes que os médicos já controlaram a hemorragia de Miguel. Carolina diz que o risco maior já passou. Demoro diz para Lincon sair desta vida. Lincon diz que não teve a mesma sorte que Demoro. Lincon pega o dinheiro e foge. Demoro dá o telefone dele para Lincon. Demoro solta o pessoal da produtora. Michele diz que ele não levou nada. Demoro mente e diz que ele levou o cara na conversa.
Antônio aparece no ferro-velho com um visual arrumadinho. Marreta diz que ele está se achando empresário. Antônio diz que está tomando um novo rumo. Marreta diz que ainda não se decidiu. Antônio diz para Marreta pensar grande para não se sujar nunca mais de graxa. Marreta diz que não tem grana para mudar o ferro-velho. Antônio diz que eles vão levantar o dinheiro fazendo um assalto. Marreta se assusta. Antônio diz que é apenas um assalto planejado e depois eles tocam a vida normalmente. Guilherme diz para Brito que ficou em pânico quando beijou Michele. Brito diz que ele não precisa ter medo de se contaminar. Manu diz que é uma boa ideia. Marreta diz que Manu está maluca. Antônio diz que eles vão assaltar um banco, mas quer Beatriz fora de tudo. Antônio diz para Marreta pensar. Guga convida Vivi, Demoro e Cíntia para acampar perto da cabana de Miguel. Lipe diz para Aderbal que vai levá-lo até a reserva de Tinguá. Tuquinha diz para Raissa que Miguel não corre risco de morrer. Carolina, Pedro e Ivonete vão à casa de Vilma. Pedro entrega um documento e a manda assinar. Carolina diz para Vilma abrir mão dos cinco por cento ou eles contam tudo para Tomás. Vilma manda todos saírem casa dela. Pedro diz que Miguel sobreviveu à sabotagem que ela mandou fazer. Tomás chega e pergunta o que eles estão fazendo.
Capítulo 168, 19 de janeiro de 2009 – Vilma diz para Tomás que Carolina, Pedro e Ivonete foram até a casa dela para inventar mentiras. Carolina diz que Vilma tomou a decisão dela. Ivonete diz para Tomás acreditar nela. Pedro diz para Tomás que Vilma escondeu a verdade sobre a morte do pai dele. Carolina diz para Tomás que ele sempre agiu movido pelo desejo de vingança da morte do pai. Ivonete conta para Tomás que Miguel e Vilma eram amantes, que o pai dele o flagrou, eles brigaram e João bateu a cabeça e morreu. Vilma diz que eles estão inventando. Pedro diz que Vilma subornou um legista para mentir a causa da morte.Tomás diz que quer ouvir da boca de Vilma como Miguel matou o pai dele. Andressa diz para Roberto que Vilma sabotou o freio do carro de Miguel. Tomás explode de raiva e pergunta para Vilma desde quando ela traia o pai dele com Miguel. Ele diz que odiou, mentiu, fingiu para vingar a morte do pai. Ela diz que o casamento dela com João era ruim. Tomás diz que Vilma estragou a vida dele. Vilma confessa que Miguel matou João porque ele a flagrou com Miguel.
Tomás dá um tapa na cara de Vilma. Vilma chora e diz que não tem culpa de ter se apaixonado por outro homem. Marreta diz para Manu que não tem certeza se quer transformar o ferro-velho em um bar. Manu diz que é a chance da vida deles. Marreta diz que aceita fazer um assalto. Tomás diz para Vilma que vai destruir a vida dela. Guga paquera Cíntia. Cíntia fica muda. Vilma pega um isqueiro e acende três vezes. Cada vez ela fala, olhando para a chama, o nome de seus inimigos: Pedro, Carolina e Ivonete. Tomás sai de casa com as malas. Vilma tenta impedi-lo. Arlete diz que Vilma vai querer se vingar de todos. Manu diz para Eurico e Fausto que Telma falou sobre o encontro de Arlete e Vilma. Manu diz que estava com a mãe na hora do encontro. Fausto diz que vai falar com a mãe de Manu. Manu diz que a mãe está muito doente é capaz de não lembrar de nada. Eurico diz para Manu que quem não tiver álibi será suspeito da morte de Walter. Eurico diz para Fausto que a reação de Manu foi estranha. Guga tenta abrir a porta do quarto de Vilma.
Vilma diz que a única coisa que Pedro, Carolina e Ivonete conseguiram fazer foi destruir o amor que Tomás tinha por ela. Vilma pede para Guga sair do quarto. Miguel diz que só pode ser Vilma quem mandou sabotar o freio do carro dele. Tomás chora diante do túmulo do pai dele. Vilma chora acariciando as placas da fênix. Fausto diz para Eurico que os suspeitos da morte de Walter são: Vilma, Suelen, Telma, Manu, Marreta e Roberto. Ele diz que ainda falta Beatriz. Tomás diz que Miguel vai pagar pelo que fez. Guga diz para Darlene que confiava em Miguel. Beatriz chega em casa e consola Guga. Manu diz para Diego que eles vão fazer um assalto e que ele pode ser necessário. Marreta diz para Antônio que topa fazer o assalto. Marreta diz que não quer morte no assalto. Antônio diz que vai ser um assalto tranquilo. Tomás entra no hospital. Andressa diz para Miguel que vai sair e já volta. Tomás vê Andressa saindo do hospital. Tomás entra no quarto e olha no olho de Miguel com ódio.
Capítulo 169, 20 de janeiro de 2009 – Tomás chama Miguel de assassino. Miguel tenta acalmar Tomás. Tomás diz que ele matou o pai dele. Miguel diz que tentou se defender. Ele diz que Miguel é pior que Vilma. Miguel diz para Tomás o matar. Pedro e Carolina vão ao hospital para falar com Miguel. Miguel diz a Tomás que não é um assassino frio. Tomás diz que ele não sabe o ódio que está sentindo. Tomás tenta esganar Miguel. Pedro afasta Tomás de Miguel. Carolina diz para ele não fazer besteira. Tomás diz que vai matar Miguel. Pedro tira Tomás do leito de Miguel. Tomás diz que Pedro não sabe a dor que ele está sentindo. Tomás diz para Carolina que nunca a amou que só a namorou para tomar as fábricas que Walter tinha roubado do pai dele. Tomás pergunta para Carolina desde quando Ivonete sabia. Ela diz que Ivonete ia falar para Tomás mas eles pediram para ela esperar. Dionísio não se conforma ao saber que Vilma e Miguel tinham um caso. Suelen diz para Cazé que está com medo de morrer. Cazé consola Suelen. Fausto diz para Xavier que o carro de Miguel vai ser periciado.
Fausto diz para Xavier que quer que ele siga mais de perto os passos de Vilma. Lipe conversa com Aderbal e repara no relógio de ouro dele. Vilma pede perdão para Dionísio. Ele diz que quem tem que perdoá-la são os filhos dela, principalmente Tomás. Antônio diz para Manu que não era para contar para Diego sobre o assalto. Marreta deixa Diego participar do assalto. Tomás não atende nenhuma ligação de Ivonete. A pessoa misteriosa liga para Vilma disfarçando a voz. Vilma pergunta se a conhece. A pessoa diz que sim. Vilma pergunta o que ela quer dela. A pessoa diz que quer se divertir. Vilma oferece dinheiro para a pessoa. A pessoa diz que Vilma vai pagar mas não é em dinheiro. Marreta diz para Diego que Manu foi à festa de uma amiga. Manu chega ao ferro-velho com cheiro de álcool. Pedro diz que Antonio não dormiu em casa. Guilherme e Michele se beijam. Tomás aparece na pensão. Ivonete fica com medo. Tomás pergunta se ela sabia de tudo sobre a morte do pai dele e não contou nada. Ivonete implora para Tomás que sabia, mas não podia contar e pede para ele não se afastar dela.
Capítulo 170, 21 de janeiro de 2009 – Tomás diz que Ivonete já mentiu muito para ele e que não pode perdoá-la pela terceira vez. Ivonete diz que não contou porque ia atrapalhar o plano de Miguel. Ivonete pede desculpa para Tomás e diz que estava com medo de Tomás não compreender. Tomás diz que sente muito e vai embora. Michele diz que quer ficar com Guilherme. Ele aceita, mas diz para Michele que não quer que ela fique com ele por pena. Guilherme diz que ama Michele. Beatriz diz para Pedro que Antônio quer transformar o ferro-velho em um bar. Pedro pergunta com que dinheiro ele vai montar um bar. Beatriz diz que pode ajudá-lo a conseguir um empréstimo no banco. Pedro diz que acha que Antônio precisa ter os pés no chão para ter um negócio. Antônio chega e diz para Beatriz que esteve em um bar para conhecer o movimento. Beatriz diz que passou a noite dirigindo para espairecer. Beatriz diz que precisa de paz na vida dela. Antônio diz que vai dar paz a ela. Junior diz para Raissa que sabe que Gabriel é filho dela. Ivonete, chorando, diz para Lourdes que desta vez Tomás foi embora sem volta. Raissa conta para Junior porque ela não contou para ninguém que Gabriel é filho dela. Junior diz que ela tem que falar a verdade para Gabriel. Raissa diz que não pode falar a verdade.
Guga diz para Andressa que veio falar com Miguel. Xavier cobra Vilma. Ela diz que vai pagar, mas que o serviço foi ineficiente, afinal Miguel não morreu. Guga pergunta para Miguel por que ele mentiu. Miguel pede perdão e diz que foi uma fatalidade. Tomás vai à casa de Arlete e pede perdão pelo ódio que ele tinha de Walter. Arlete diz que Vilma foi cruel com Tomás e que perdoa o ódio dele porque ele agiu pelo amor que tinha pelo pai. Arlete pede Tomás proteger Carolina se alguma coisa acontecer com ela. Tomás dá a palavra dele. Lipe arruma a casa de Aderbal. Aderbal paga Lipe. Lipe pega dinheiro a mais, mas se arrepende e devolve o dinheiro. Beatriz diz para Michele e Carolina que vai sair de casa para morar com Antônio. Leo fica chateado. Ivonete invade o apartamento de Vilma. Ivonete diz para Vilma que ela libertou Tomás das mãos dela. Vilma diz que vai se vingar de Pedro, Carolina e de Ivonete. Pedro diz para Cazé que vai pedir Carolina em casamento.
Vilma depõe sobre o acidente de Miguel. Ela diz para Fausto que foi internada na noite do acidente. Fausto pergunta quem Vilma pagou para sabotar os freios do carro de Miguel. Ela diz que agora virou culpada de tudo que acontece. Fausto diz que vai pegar Vilma. Brito fica feliz com a notícia de que Guilherme voltou a namorar Michele. Lincon liga para Demoro. Brito atende e diz que Demoro não está. Brito dá o endereço dele para Lincon, que está fugindo da polícia. Mercedes dá um abraço em Rafa. Pedro chega e não gosta de ver Rafa com Mercedes. Pedro manda Rafa ir embora. Rafa estranha o jeito de Pedro. Brito avisa Demoro que Lincon ligou. Demoro estranha. Pedro diz para Mercedes que não quer ela perto dos irmãos dele. Demoro abre a porta da casa e dá de cara com Lincon. Lincon diz que a polícia atrás dele.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 171 a 180 de Chamas da Vida!
