Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 41 a 50 da novela “Vidas Opostas”, exibida pela Record em 2006/2007.
Capítulo 41, 6 de janeiro de 2007 – Pé de Pato diz a Jeferson que é normal ter medo antes da guerra, mas, fica preocupado com o nervosismo do amigo. Mesmo contra a vontade de Joana, Miguel pensa em algum jeito de ajudar seu pai a conseguir o emprego de volta. Pavio e Sovaco comandam os preparativos para a festa. Sextavado chega por trás de Jacson e lhe enfia uma faca no peito. Mofado, Torres e Jacson atacam Sextavado, que morre. Jacson afirma para Torres e Mofado que não quer ir para a enfermaria, pois tem que dar ordens a seu irmão pelo celular. Carlinhos convida Alfredo, Mariana e Carla para festa de Sovaco. Cicio avisa Jeferson que chegou a hora do ataque. Miguel e Joana vão ao cinema. Jeferson chega às proximidades do Torto, ele está soando frio e agoniado. Na hora de cantar parabéns a Sovaco, Cicio liga para Jeferson e diz que ele pode atacar. Sovaco ouve fogos e pede para Pavio checar o que está havendo, enquanto a festa continua. Uma parte da gangue de Jeferson começa o ataque pela parte de baixo do Torto. Pavio volta desesperado para a festa e avisa que está tendo ataque.
- Veja também:
- Resumo da novela Vidas Opostas
- Resumo das novelas
Capítulo 42, 8 de janeiro de 2007 – Sovaco ordena para seus homens se colocarem em seus postos e responder ao ataque. Jéferson olha a foto de Joana antes de entrar para a guerra. Lúcia pergunta para Ísis se ela pretende se casar com Mario. As crianças da favela correm para suas casas ao saber da invasão. Ísis diz a Lucia que ela e Mario são apenas amigos. Sovaco percebe que os tiros vêm vindo da parte de baixo do morro e manda todos os homens irem para lá. Hélio diz a Sovaco que a polícia não poderá ajudar e ele fica desesperado. Marcelo avisa no microfone que a festa acabou e que a favela está em guerra. Carla e Alfredo ficam desesperados sem saber para onde correr. Olho de Boi, que está atacando pela parte de baixo do Torto, avisa Jéferson que ele precisa atacar logo para ajudá-los. Jacson orienta o irmão para ele esperar mais um pouco para atacar. Lisinha liga para Leonardo e avisa que Carla sumiu. Alfredo está com medo de morrer e pede um beijo para Carla. Carlinhos aparece e ajuda os dois a saírem da favela. Sovaco manda mais homens, que ficam na parte de cima da favela, descer e ajudar na parte de baixo. Joana se apavora ao saber que está tendo guerra no Torto. Pé de Pato avisa Jéferson que agora eles já podem atacar, eles começam a atirar e matam a maioria dos homens que estavam na parte de cima da favela, conseguindo ganhar a boca de fumo. Sovaco e Pavio decidem fugir. Jéferson ganhou a batalha, mas, está um pouco constrangido. Pé de Pato comemora e diz que agora Jéferson é o rei do Torto.
Capítulo 43, 9 de janeiro de 2007 – Todos os soldados comemoram com Jéferson em cima do morro. Carla chega em casa depois de voltar do Torto e pede segredo para Alfredo. Jéferson avisa Jacson que ele ganhou. Jacson vibra com a notícia, mas, logo desmaia, está muito ferido. A gangue de Jéferson se esconde no mato ao ver a polícia chegando. Carmo vê Leonardo chegando em casa com Patrícia. Mario revela a Lúcia que ele a quer somente como uma amante. Joana está aflita na casa de Miguel, preocupada com sua família. Ele pede para ela dormir com ele e esquecer dos problemas. Jacson delira e liga para Jéferson, dizendo que ele está vendo o pai deles, Jéferson fica assustado. Alguns enfermeiros chegam para levar Jacson.
Capítulo 44, 10 de janeiro de 2007 – Agitado, Jacson é erguido do catre e é colocado na maca por dois enfermeiros. Mofado e Torres observam preocupados. Jacson sua muito e delira. Maria Lucia se levanta antes que Mario e não consegue esquecer a conversa que tiveram sobre ele e Isis. Maria Lucia se sente enojada com o jogo duplo dele, mas ao mesmo tempo confessa ter medo de ficar sozinha. Jacson não para de ter alucinações. Ele se vê no bairro do Torto. Abre caminho entre as pessoas, que parecem não querer sair do lugar. Na sala há um caixão. Jacson olha dentro e vê seu irmão morto. Nervoso não consegue parar de gritar. Na mesma hora enfermeiros se aproximam dele. O carcereiro comenta que Jacson deve ter pirado. Haroldo diz para Lucília que não gostou do fato de Joana ter dormido fora de casa. Joana acorda cedo e deixa Miguel dormindo. Sueli oferece um café da manhã para Joana. Após o café Joana liga para casa para avisar que está a caminho. Lucília pede para que sua filha espere até que a polícia saia do morro. Helio e Nogueira tentam descobrir quem foi o responsável pelo estrago no Torto. Patricia fala para Carla que o limite dela estourou e que elas terão que sair do hotel. Carla sugere a casa da avó dela. Lisinha recebe a visita de sua grande amiga de jogatina: Margarida.
Lisinha diz que tem altas dívidas com Berloque e não sabe o que ela pode fazer para solucionar esse problema. Leonardo procura por Nogueira, mas não o encontra. É informado que saiu para o Torto. Leonardo diz para Marcos que está desconfiado de Nogueira, mas que ainda não tem provas contra ele. Joana chega no Torto e se depara com Helio, que a metralha de perguntas. Marcelo chega próximo a eles e diz que Joana é moradora de lá. Helio a libera. Miguel acorda e logo fica sabendo por Sueli que Joana sairá cedo. Preocupado sai atrás dela. Isis fica preocupada. Mario assina umas papeladas com um sorriso estampado na cara. Felix fica surpreso. Mario lhe conta que conseguiu convencer Maria Lucia que ele não está atrás de Isis,e que o amor por ela é autêntico. Isis se relembra da festa ao tocar piano. A entrada do morro permanece ocupada. Os policiais fazem suas diligenciais. Miguel estaciona o carro para começar a subir o morro, mas logo é visto por Helio que o intercepta. Nogueira chega e começa a tirar com a cara de Miguel. Helio tira o revolver da cinta e o coloca debaixo do queixo de Miguel. Miguel não abaixa seu olhar.
Helio abaixa a arma e o leva para o paredão onde Carlinhos e outros estão de cara para a parede. Carmo observa a cena de longe. Torres e Mofado perguntam para o carcereiro sobre Jacson. Pedro chega na academia e Neusa não o vê. Ele fica parado por um tempo a observando, até que vai ao seu encontro. Ao vê-lo Neusa se perturba e disfarça a tensão. Eles se afastam para um canto e conversam. De repente Isabel se aproxima falando alto. Neusa e Pedro sorriem e disfarçam o constrangimento. Jéferson fica sabendo que seu irmão foi ferido e que corre perigo de vida. Miguel é liberado pelos policias assim como os outros moradores do Torto. Ele telefona para Joana e conta do ocorrido. Marcelo encontra com Cicio e lhe pergunta quem tomou o lugar de Sovaco. Cicio diz a ele que Jéferson é o novo rei do Torto. Rosaria e Marcelo ficam preocupados com a informação.
Capítulo 45, 11 de janeiro de 2007 – Jéferson reúne seu pessoal e pede uma faxina geral. Não quer nada de remeta ao Sovaco na área. Navalha mostra para Jéferson que restou uma carga de “farinha” dentro da casa onde eles estão. Jéferson pede para eles começarem a faturar. Rosaria corre até a casa de Joana para lhe contar sobre Jéferson. Miguel chega em seguida. Maria Lucia não consegue parar de sentir raiva de Isis e Mario. Alfredo conta para Mariana como foi a noite dele e da Carla durante o baile funk na favela. Mariana tenta fazer Alfredo esquecer Carla e pensar um pouco mais nela. Carla e Patricia chegam na casa de Lisinha e contam que não tinham mais condições de ficar no hotel. Lisinha diz para Carla que Margarida, que está na sala dela, pode ser uma grande aliada delas. Carmo vai até o escritório de Leonardo, mas não o encontra. Porém Marcos conta para ela como Leonardo a elogia. Carmo fica feliz com o que ouve. Passa um tempo, chega Leonardo. Carmo conta do tiroteio ao Torto e das suspeitas dela com relação a Nogueira. Leonardo diz para Carmo que se preocupa com ela pelo fato dela estar sozinha naquela delegacia com pessoas que não são de confiança.
Helio chega na delegacia e lhe conta que o novo dono do Torto é um tal de Jéferson. Nogueira planeja fazer contato com o novo dono da região. Helio afirma que o homem ideal para esse trabalho é o Alencar. Jéferson diz para Pé de Pato que só falta encontrar com a rainha dele para ficar completo. Pé de Pato pede para ele ter calma. Primeiro ele precisa acalmar a comunidade. Boris chega na empresa para uma reunião com Isis. Eneida o chama para entrar na sala de Isis. Mario sai de sua sala e o vê indo em direção a sala de sua pretendente. Mario pede para que Claudia o avise quando ele sair. Isis se restringe a falar de negócios com Boris. Boris examina os relatórios que recebeu de Isis, que o observa contendo as emoções. Miguel conversa um pouco com Joana e Lucília e depois se despede. Jéferson, Pé de Pato, Tamancão e Navalha passeiam pelas vielas. Aos poucos o Torto retoma seu cotidiano. Jacson começa a dar sinais de melhora. Boris e Isis terminam sua reunião. Miguel pára no bar de Marcelo para tomar um suco e encontra Carmen. Miguel se despede e vai embora. Jéferson chega no bar de Marcelo. Nogueira chega em casa e encontra seu filho e Neusa. Felipe pega a arma do pai. Neusa fica desesperada. Nogueira pede para ela se aclamar. basta ele não apertar o gatilho que tudo bem. Pedro liga para Neusa. Neusa desliga o celular. Margarida chama Lisinha para ir ao bingo. Berloque vai também até a casa de Lisinha. Leonardo chega e não entende nada. Todos estão na casa dele. Haroldo fica preocupado com o fato de Jéferson ser o novo dono do Torto e ter sido ex-namorado de sua filha. Jéferson pára diante da casa de Joana.
Capítulo 46, 12 de janeiro de 2007 – Jéferson se detém na frente da casa de Joana. A luz no interior indica de que a gente em casa. Jéferson contempla longamente a casa e por fim decide e começa a descer a escada que conduz à casa de Joana. Pé de pato chega ofegante e o detém. Jéferson reluta mas começa a voltar com Pé de Pato. Lucília vai até o quarto de Joana para conversar com sua filha sobre Jéferson. Joana conta para sua mãe que não falou nada para Miguel. A confusão começa na casa de Lisinha. Margarida e Berloque saem do apartamento. Berloque avisa para Margarida que Lisinha pagará as dívidas dela de uma forma ou de outra. Miguel conta do ocorrido para Pedro enquanto tomam um uísque. Miguel diz que precisa tirar Joana de lá. Erínia, Sergio e Cilene assistem ao noticiário da televisão sobre o tiroteio no Torto. Erínia fica brava por ter sido trocada por uma favelada. Sergio pede que ela tenha cautela e que continue sendo amiga e solidária a ele. Pedro desabafa seus problemas conjugais com Miguel. Erínia telefona para Miguel para dizer que ficou preocupada com ele por causa do tiroteio no Torto. Nogueira chama Neusa para o quarto, ela tenta conversar sobre a relação dele, mas ele se nega a discutir problemas de casa ou familiares.
Nogueira pega nos ombros de Neusa e a joga na cama. Neusa se assusta. Quando ela tenta se levantar da cama, ele a pega de jeito e algema um de seus pulsos no espaldar da cama. Ele pega outro par de algemas em uma gaveta. Neusa entra em pânico. Ele a imobiliza curtindo a situação, tranquilo e frio. Patricia e Leonardo discutem. Ele decide ir dormir em um hotel a ter que ficar ouvindo o papo dela. Lisinha vai acalmar Patricia. Boris e Daniela brindam ao amor no quarto dele do hotel. Maria Lucia e Mario dormem juntos mais uma vez. Maria Lucia diz a Mario que se ele se cara com Isis ela se mata. Mario sorri e pensa que não seria uma má ideia. Felipe escuta a voz alta de sua mãe. Ele faz menção de ir até o quarto deles, mas acaba desistindo e sai apressado para o quarto tapando os ouvidos. Neusa cai em lágrimas. Ele a despe com volúpia e depois a acaricia. Ela olha para o teto desesperada. Leonardo vai até a casa de Carmo. Eles começam pelo chá, mas Leonardo não resiste e a beija. Jéferson se encontra com Cicio para saber do namoro de Joana. Leonardo pede para dormir com Carmo, mas ela nega. Porém o deixa dormir na sala e ela no quarto. Lucília recebe flores para Joana. Joana pega a corbelha de folhes e abre o cartão. Joana fica apavorada, são de Jéferson.
Capítulo 47, 13 de janeiro de 2007 – Lucília tira as flores e o cartão da mão da filha e os atiram no chão. Joana fica nervosa. Lucília passa mal. Carmo vai até a sala e acorda Leonardo. Ele não resiste e a beija. Carmo se entrega. Wilson chama Rosaria para ir até sua casa a pedidos de sua mãe. Lisinha fica preocupada com Leonardo por ele não ter dormido em casa. Leonardo chega na casa de Lisinha que pergunta de seu paradeiro. Leonardo diz que dormiu na casa de amigos. Patricia e Carla o observam. Felipe briga com a mãe e diz que ela não pode se separar do pai dele. Neusa explica que ela e Nogueira não andam numa fase boa, dai as brigas. Nogueira chega contente no trabalho e diz que arquivará o caso do Torto. Joana diz para Rosaria que não sabe se conta ou não para Miguel de Jéferson. Isis fica chocada com as notícias sobre o Torto ao ler o jornal pela manhã. Rute pede para Mario ajudá-la. Ele poderá orientar Miguel como pai.
Joana teme perder Miguel. Latife diz para Cristina que quer entrevistar a pessoa que tomou o Torto. Mariana se encontra com Carla. Carla diz para Mariana que não gosta de Alfredo como ela. Mariana hesita, mas confessa que é apaixonada por Alfredo. Carla pede para sua amiga confiar nela. Ela dará um jeito de unir os dois. Alfredo pede conselhos para sua mãe, para saber como conquistar uma mulher. Isis vai ao escritório para falar com Mario. Maria Lucia sai para chamá-lo. Latife e Chico sobem o morro do Torto para fazer as entrevistas. Isis pede para Mario conversar com Miguel e orientá-lo. Miguel e Joana se encontram no pátio da faculdade. Miguel pergunta sobre a situação do Torto. Joana olha para ele sem graça. Pé de Pato avisa Jéferson que tem uma jornalista no morro querendo entrevistá-lo. Pé de pato diz não achar uma boa ideia. Navalha vai no lugar dele. Miguel pede para Joana sair do Torto e ir morar com ele em um apartamento para eles. Joana diz que o casamento não pode ser a forma de resolver esse terror do Torto. Cicio dá entrevista para Latife. Joana sobe pelas vielas do Torto. De repente Jéferson surge na sua frente. Ele sorri. Joana fica sem reação.
Capítulo 48, 15 de janeiro de 2007 – Jéferson fala para Joana que nunca a esqueceu. Joana fica sem saber com sair desta saia justa. Latife e Chico contam para Cristina como foi a entrevista deles no Torto. Joana acelera a conversa com Jéferson afirmando que precisa voltar para casa. Jéferson lhe pergunta se ela está namorando. Joana sai do assunto e se despede. Jacson volta para cela por falta de espaço na enfermaria, mas ainda não está 100%. Joana chega em casa e desabafa para a irmã. Erínia vai até o apartamento de Mario para ter uma reunião com ele e com Felix. Durante a conversa, Erínia diz a eles que a mulher da vida de Miguel é ela, e que eles precisam ajudá-la. Lucília tenta acalmar sua filha. Jeferson telefona para Torres e fica sabendo da melhora de seu irmão. Jacson pega o telefone e dá alguns conselhos para seu irmão.
Margarida ensina uma simpatia para Lisinha e Carla para que Leonardo e patrícia fiquem juntos. Pedro e Neusa se encontram novamente em um lugar ermo. Nogueira vai pessoalmente até o escritório de Leonardo lhe levar as papeladas do inquérito de Oscar. Leonardo aproveita o momento e afirma que tem como objetivo não só acabar com a criminalidade, mas também com a corrupção policial. Nogueira fica invocado e disfarça. Rosaria aconselha Joana contar de uma vez tudo sobre ela e Jéferson para Miguel. Jéferson se lamenta com Pé de pato pelo fato de Joana o temer. Erínia vai embora. Mario diz para Felix que o melhor para eles é ter Miguel concentrado em Joana e longe da empresa. Erínia só iria atrapalhar os planos deles. Nogueira encontra Helio e fala da conversa que teve com o promotor. Erínia pede a Sergio que converse com Nogueira e coloque Joana na cadeia. Mario vai até a casa de Isis para conversar com Miguel, que de cara diz não acreditar que ele tenha algo de novo para lhe dizer. Mario disfarça seu desprezo pelo rapaz. Miguel o encara sério.
Capítulo 49, 16 de janeiro de 2007 – Sergio se nega em primeira instancia a ajudar Erínia, mas ela lhe joga na cara que ele nada tem a perder, pois sequer lhe resta dinheiro, bens ou dignidade. Sergio então aceita ajudá-la. Mario enrola um pouco Miguel na conversa, mas depois lhe diz que apoia o relacionamento dele com Joana, mas que eles sofreram por um tempo com o preconceito. Miguel fica ressabiado e encerra a conversa. Neusa decide se separar de Nogueira, pois não aguenta mais sua vida com Nogueira e essa vida dupla. Leonardo e Patrícia jantam juntos amigavelmente, até que ele se lembra da filha e fica preocupado por onde ela anda. Os dois começam a discutir. Leonardo vai embora e segue para a casa de Carmo. Os dois fazem amor. Joana telefona para Miguel e diz que precisa conversar com ele. Neusa chega em casa, mas não arranja coragem para contar sobre sua decisão à seu marido. Mario chega em casa e se depara com Maria Lucia que afirma ter uma cópia da chave dele. Ele se irrita e a pega pelo pescoço. Ela começa chorar, mas ele continua a apertá-la. Jéferson se encontra com Carlinhos e pergunta de Joana. Ele fica sem saber o que falar. Alencar volta ao trabalho. Helio o coloca a par dos acontecimentos. Leonardo chega em casa e é logo interrogado por sua mãe. Joana é recebida por Sueli. Miguel vai ao encontro dela. Joana de cara pergunta se Miguel a ama. Joana diz ter algo muito grave para lhe contar. Os dois se olham apreensivos.
Capítulo 50, 17 de janeiro de 2007 – Joana conta toda a verdade para Miguel e diz que se ele não quiser ficar mais com ela entenderá. Mesmo atordoado, Miguel afirma que ele a ama que nem passou pela cabeça dele largá-la. Nogueira comenta com Alencar que Carmo deve estar tendo algum caso com o promotor. Alencar diz que pode dar um trato nela caso ele queira. Nogueira da o endereço dela. Leonardo diz para Marcos que de agora em diante será homem de uma mulher só. Entra então uma bela advogada na sala querendo falar com ele. Leonardo se empolga. Marcos ri. Mario sai da sala de Maria Lucia e a deixa só. Ela promete dar o troco a ele. Felix se dá uma tarde de folga e vai a praia. Lá encontra Carla. Joana chega em casa e fala para seus pais que decidiu ir até Jéferson e dizer que está namorando. Joana vai até Rosaria pedir sua casa para que ela possa conversar com Jéferson.
Pedro vai até a academia falar com Neusa. Diz que está nervoso com o jantar entre os dois casais. Felix convida Carla para sair a noite, ela aceita. Haroldo sai de casa para resolver umas coisas e não fala para ninguém o que é. Jéferson recebe o recado que Joana quer encontrá-lo. Jéferson liga para Jacson para falar das vendas da boca de fumo que andam boas e também para falar que Joana quer se encontrar com ele. Neusa e Nogueira chegam no restaurante. Carla discute com sua mãe antes de sair de casa. Patrícia não quer deixá-la sair, mas ela sai assim mesmo. Felix a pega de carro. Sem acender a luz, Haroldo vai até um canto e pega sua caixa de ferramentas. Senta-se à mesa, põe a caixa de ferramentas sobre ela e abre o embrulho, retirando dele um revólver e uma caixa de balas. Ele abre a caixa de balas, retira uma e fica olhando-a, cheio de pensamentos sombrios. Jéferson chega no local marcado por Joana. Ela disfarça sua tensão.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 51 a 60 de Vidas Opostas!
